Meu chocolate está suando, e agora?

  • Receba dicas gratuitamente em seu e-mail

    Mais de 10 mil pessoas recebem minhas dicas toda semana. Assine também!

Meu chocolate está suando, e agora?

Se você também passa por isso veja como evitar ou resolver esse problema

Uma das dores de cabeça mais frequentes de quem começa a trabalhar com chocolate é quando ele começar a suar. Bate um desespero enorme em ver que todo aquele trabalho que tivemos em derreter e temperar o chocolate direitinho, tudo para que ele saia perfeito, ir por água abaixo.

O pior é saber que não vai nem adiantar derreter e começar tudo de novo, pois a umidade já se instalou e agora ele não serve mais para banhos e casquinhas, apenas como ingrediente de receitas. Não tem remédio que salve. Desespero é a palavra exata para definir esse sentimento!

Porque o chocolate "sua"?

O chocolate é extremamente sensível a umidade e temperaturas, por isso ele deve permanecer sob refrigeração apenas por um curto período, que geralmente não deve ultrapassar 15min.

Quando “esquecemos” ele sob refrigeração ele resfria em demais e quando ele volta a temperatura ambiente, ao entrar em contato com as moléculas de água que estão sempre presentes no ar no estado de vapor (e que chamamos de umidade relativa do ar) se estabelece uma diferença de temperatura entre o chocolate e o ambiente.

Em uma explicação mais científica, podemos dizer que as moléculas de água dispersas no ar, quando encontram uma superfície mais fria, acabam perdendo calor, isso faz com que essas moléculas se condensem, passem para o estado líquido e apareçam como gotículas d'água por toda a superfície do chocolate.

Como evitar esse problema

O chocolate é inimigo declarado da umidade, por isso o ponto mais importante é não deixar ele “morando” dentro da geladeira -a não ser que você queira como resultado uma aparência suada, melada e nada agradável.

O chocolate perde todo o brilho, embora o suor não seja o único motivo do chocolate não ter brilho, como contei nesse post

Para evitar esse resultado o chocolate deve permanecer sob refrigeração apenas o tempo necessário para a forminha ficar opaca.

Lembre-se: se ele precisar de mais de 20 min lá dentro, é bem provável que a temperagem não tenha dado certo. Geralmente o tempo não chega a atingir 15 min.

Por isso, depois de colocar ele na geladeira, fique perto, não atenda telefone, não fique de papo no Whatsapp nem esqueça da vida navegando no Facebook ou nada do tipo.

Fique por perto aguardando para retirar as forminhas imediatamente da refrigeração assim que notar que ficaram completamente opacas para em seguida desenformar o chocolate.

Se você desconfiar que ele pode ter ficado alguns minutos a mais dentro da geladeira e que o choque de temperatura vai ser muito grande, apenas vire a forminha na bancada mas não a retire de cima do chocolate, permaneça com a forma sobre ele por 10 a 15 minutos.

Essa simples ação é um grande "pulo do gato" pois evita muitos problemas fazendo com que a umidade do ar condense sob a forma, ao invés do chocolate, e assim é a própria forminha que acaba suando, não mais o chocolate, o que garante ao chocolate o brilho e qualidade que ele merece.

Você gostou desse "pequeno truque"? Já conhecia ele? Me conta nos comentários, vou adorar saber ;) 

Um beijo doce pra você, e até o próximo post!

Tags: DICAS DIFICULDADES TÉCNICAS
Lucre com Chocolate o Ano Todo

É possível lucrar com chocolate o ano todo, e não apenas na Páscoa!

Quero essa apostila agora!

Veja Também:

Artigos Relacionados

Olá, deixe seu comentário para QUAL É O MELHOR TERMÔMETRO PRA CHOCOLATE

Já temos 1 comentário(s). DEIXE O SEU :)
Maria Salete Da Silva

Maria Salete Da Silva

Eu não consegui derreter o chocolate fracionado o que será que aconteceu,tentei mais de meia hora e ele não derreteu,por favor me de um retorno obrigada!
★☆☆☆☆DIA 18.07.19 23h12RESPONDER
N/A
Enviando Comentário Fechar:/
Enviando Comentário Fechar:/