Que tipos de recheios você usa pros seus doces, bolos e etc? Você sabia que além de usar recheios deliciosos, você também pode combinar esses recheios? Vem comigo que eu te conto como e quais os diferentes tipos de sabores que a gente pode combinar nos nossos recheios!
Nunca mais tenha seu chocolate derretendo e sem brilho
Quero te entregar todos os segredos do chocolate para que você possa produzir sem erros e desperdícios na sua cozinha de casa.
Quero ter chocolates firmes e com brilhoOiii Eu sou a Joy e hoje eu estou aqui pra gente falar sobre como combinar sabores de recheios.
E dentro desse assunto entram recheios de bolos, tortas, barrinhas, bombons e tudo que existe dentro da confeitaria.
Existe regra?
Não existe, você pode usar os sabores que você gosta e criar as suas combinações para alcançar um sabor que agrade o seu paladar. A gastronomia é alquimia e é assim que nascem os sabores mais exóticos, testando coisas novas.
Maas, na gastronomia em geral, existem alguns tipos de combinações que tendem a funcionar mais ou que tendem a agradar mais o nosso paladar, melhor dizendo.
Mas, vale lembrar que essas preferencias podem mudar de acordo com a cultura de determinada região.
OS DOIS PRINCIPAIS TIPOS DE COMBINAÇÕES DE SABOR
As combinações de sabor que costumam agradar mais são as que misturam sabores que eu chamo de constrastantes e complementares.
Eu chamo de sabores complementares aqueles que não brigam um com o outro, não se destacam tanto mas que funcionam bem juntos, como Ninho e Nutella por exemplo. Se vc prova um isolado do outro percebe que ambos são bem docinhos, não tem acidez, não tem amargor, nada que destaque tanto um do outro.
E o sabor dois dois juntos é uma delícia.
Esse mesmo princípio de combinar constrastantes e complementares também vale para texturas,
Um pão de ló que é levinho, vai combinar super bem com um recheio que também seja levinho, como um chantilly ou uma mousseline.
Já os constrastantes são os sabores que são diferentes mas que combinados criam uma explosão de sabor.
Chocolate com morango é o exemplo que eu acho perfeito. O azedinho do morango e o docinho do chocolate são sabores bem diferentes se a gente provar um isolado do outro, mas que ao se misturar casam maravilhosamente bem.
Aí entra também o Queijo e a Goiabada, o Abacaxi com coco, Doce de leite com ameixa e por aí vai que exemplos não faltam.
E ai, novamente não falo só de sabores, mas de texturas também.
O contraste de texturas é super agradável ao paladar é sempre muito interessante dentro da confeitaria também.
Exemplos disso são o Petit Gato com sorvete, a própria casquinha de sorvete que tem o sorvete cremoso e a casquinha crocante, Cheesecake Nova Iorke, uma massa crocante embaixo com o recheio de cream cheese e a cobertura azedinha de frutas vermelhas. Tudo isso casa muito bem e tem muito contraste.
E é por isso que a gente gosta tanto.
Se a gente para pra analisar vê que a confeitaria ama brincar com isso porque a gente encontra exemplo em tudo que é canto.
Só ai a gente já tem uma boa base pra ta começando a criar as nossas combinações de sabores, mas é legal também pensar em outro ponto. O clima.
AS PREFERENCIAS MUDAM DE ACORDO COM AS ESTAÇÕES
As nossas preferencias mudam de acordo com as diferentes estações.
Você concorda comigo que o clima quente pede sabores mais leves refrescantes?
E quando o clima esfria nosso paladar pede por sabores mais quentes, como chocolates e especiarias, certo?
Ainda vale combinar texturas diferentes, sabores que casem ou que contrastem mas é importante pensar na mudança de clima principalmente se a ideia for comercializar, porque ai a gente consegue criar um cardápio que agrade mais na hora da venda.
QUE COMBINAÇÕES DE SABOR DEVO TER NO MEU CARDPIO DE DOCES
Por falar em criar cardápio que agrade mais, quais as combinações de sabores que a gente deve ter no cardápio?
Essa é uma pergunta que eu recebo muito, é um assunto que gera muita dúvida e eu sei que o tema de hoje não é cardápio mas eu vou aproveitar para dar algumas pinceladas sobre esse assunto aqui.
Quais sabores combinar no cardápio?
Eu sempre recomendo 3 tipos de sabores.
Os mais populares, aqueles que todo mundo pede, os mais clássicos, aqueles que ninguém esquece e volta e meia tem alguém pedindo e os diferentosos que vão chamar a atenção.
Ai deixa eu falar um pouquinho sobre cada um deles.
OS SABORES MAIS POPULARES
Os mais populares são os reis do baile. Aqueles sabores que todo mundo ama, os que mais vendem porque ninguém consegue dizer não.
Exemplos?
Brigadeiro, Morango, a bendita da Nutella.
OS SABORES MAIS CLÁSSICOS
Os sabores mais clássicos são aqueles mais clássicos mesmo. Aquele sabor que todo mundo conhece e que tem aquela legião de fãs fieis.
Aqui no Sul um exemplo perfeito disso é a Torta Martha Rocha mas o Romeu e Julieta também é um exemplo ótimo e o pistache também é.
Eu usei a Torta Martha Rocha só pra ilustrar mas eu não tô falando só de torta e bolo ta bom? Falo de doces em geral.
Se for falar de sabores de Trufas e bombons um desses sabores clássicos é a Trufa de Uísque.
OS SABORES DIFERENTOSOS
E aí a gente tem os sabores mais diferentosos, esses que a gente não costuma provar sempre e que gera uma curiosidade no cliente querer experimentar, Matchá com limão siciliano, Damascos e laranja, Tangerina com café e por aí vai...
Então ao colocar essas 3 linhas de sabores no seu cardápio vai atrair mais pessoas, fazer você se destacar mais e por consequência vender mais.
Mas vc percebe que desses exemplos todos que eu dei, quase sempre tem ou um contraste ou um complemento de sabor?
Por que o nosso paladar gosta muito disso, independente da região ou do clima, brincar com esses diferentes tipos de sabores é geralmente muito agradável.
É muito legal combinar sabores e texturas e criar sensações diferentes e até sabores inusitados inusitada.
Então se vc quer criar um sabor de recheio novo, não tenha medo e use a sua criatividade!
Você usa recheios misturados? Que tipos de misturas você faz? Me fala aí embaixo nos comentários! Eu vou deixar aqui pra você a versão em vídeo desse post caso queira assistir, é só clicar nesse link aqui.
Bom, por hoje é isso, vou encerrando por aqui, obrigada por lido esse post até o final, um beijo bem doce pra você e até o próximo!
Olá, deixe seu comentário para Armazenar o Mycryo, Chocolate pra Ganache e Recipiente para Derreter | Joy Responde #34