Por que meu chocolate não tem brilho?

  • Receba dicas gratuitamente em seu e-mail

    Mais de 10 mil pessoas recebem minhas dicas toda semana. Assine também!

Por que meu chocolate não tem brilho?

Uma das maiores dúvidas para quem quer trabalhar com chocolate é conseguir um chocolate com brilho. Nesse post eu conto os segredos para conseguir isso

Lucre com Chocolate o Ano Todo

Conheça a melhor maneira de trabalhar com chocolate e gerar uma renda extra

Quero gerar renda extra com Chocolate!

Depois de tantos anos trabalhando com chocolate eu continuo apaixonada por ele. Virou um caso de amor mesmo, com cumplicidade e principalmente compreensão, como toda boa história de amor deve ser.

Eu acredito que é por isso, por esse amor ser tão visível, que algumas pessoas vêm até mim pedindo ajuda dizendo que o seu relacionamento com o chocolate passa por alguns momentos de crise...

Uma queixa comum é quando o chocolate, apesar de todo e amor e carinho oferecidos, não corresponde à altura, negando um resultado brilhante ao desenformar. Por isso vou contar aqui neste post qual o principal erro que causador dessa rebeldia toda por parte do chocolate.

Onde estou errando?

Uma das coisas que mais dificulta conseguir um chocolate com brilho é excesso de tempo de geladeira. Isso é muito prejudicial pois o chocolate fica todo suado e perde completamente o seu brilho. Por isso o tempo de geladeira deve ser o mínimo possível, apenas o suficiente para que a forminha fique opaca (aproximadamente 10 min).

 Outro grande causador da falta de brilho é a falta do termômetro.


Quando não atingimos as temperaturas certas o chocolate não cristaliza corretamente e deixa de ter aquele brilho esperado. Ao elevar demais a temperatura, ou reduzir de menos, além de ter um chocolate sem brilho podemos ter um chocolate cheio de manchas ou ainda pior, um chocolate que não cristaliza e não desenforma.

Sabemos que, em tudo na vida, quando somos iniciantes em algo a nossa margem de erro aumenta bastante devido a pouca informação e até mesmo uma certa dose de insegurança, e é por isso que eu insisto tanto em dizer que adquirir um termômetro é um divisor de águas, principalmente quando somos iniciantes.

Por que meu chocolate não tem brilho?

Isso porque ele facilita demais a nossa vida pois quando trabalhamos com temperaturas exatas, estamos trabalhando com precisão e isso nos traz uma maior segurança de que estamos fazendo tudo certinho.

O segredo do chocolate com brilho

Se você não tem termômetro e tem dificuldades com o chocolate, certamente você irá notar uma diferença enorme ao adquirir um e fazer a temperagem controlando as temperaturas corretamente. O segredo para conseguir um chocolate com brilho é simplesmente obedecer as temperaturas corretas. 

E se você já adquiriu um, me conta nos comentários como foi a diferença de trabalhar com ou sem termomêtro, quero muito saber!

Beijão e até o próximo post ;)

Tags: DICAS DIFICULDADES TÉCNICAS
Lucre com Chocolate o Ano Todo

Descubra como em apenas alguns minutos você será capaz de encontrar preço certo de venda dos seus produtos e dar adeus aos prejuízos

Quero precificar do jeito certo

Veja Também:

Artigos Relacionados

Olá, deixe seu comentário para CHOCOTONE OU PANETONE CASEIRO RECEITA FACIL E QUE DESFIA

Enviando Comentário Fechar:/