Depois de muitos pedidos, eu enfim comprei o Chocolate Branco Genuíne para experimentar. Qual será o resultado disso? Vem que te conto!
Nunca mais tenha seu chocolate derretendo e sem brilho
Quero te entregar todos os segredos do chocolate para que você possa produzir sem erros e desperdícios na sua cozinha de casa.
Quero ter chocolates firmes e com brilhoOi, eu sou a Joy e você está em mais um post da minha série de Reviews =)
O Chocolate escolhido da vez foi o Chocolate Branco Genuíne então, se você tem curiosidade a respeito de trabalhar com ele, você está no lugar certo!
Eu tinha muita curiosidade de experimentar o chocolate Genuíne Branco porque muitas pessoas me recomendavam ele - inclusive ele por duas vezes recebeu o selo internacional de Produto Excepcional e de Alta Qualidade. Pra quem não conhece, ele é produzido pela empresa Cargill em Porto Ferreira (SP).
Aqui na minha cidade (Porto Alegre) preciso dizer que é uma dificuldade enorme conseguir encontrar chocolates ou coberturas Genuíne. Das lojas de confeitaria daqui que eu conheço, a única que vende os produtos da Cargil fica do outro lado da cidade e pra mim nem sempre compensa ir até lá buscar porque custo com a locomoção ou com frete acaba ficando alto, mas talvez você tenha mais sorte que eu. Talvez você encontre com mais facilidade na sua cidade e é por você que eu estou fazendo esse vídeo, pra te ajudar a descobrir ele vale a pena ou não adquirir ele.
Lembrando que aqui eu estou falando sobre o chocolate mesmo, e não a cobertura fracionada, certo?
Eu sempre gosto de começar os reviews falando sobre o preço
Esse Genuíne Branco eu paguei 32 reais, em uma loja de confeitaria online de São Paulo, como eu comentei achar aqui na minha cidade é uma chatice, mas quando acha o preço é um pouco mais alto, mas em geral parecido com isso. Isso é comum, as vezes a gente encontra um chocolate mais em conta, depende bastante da loja e da cidade que você mora por isso é sempre importante fazer uma pesquisa de preço. Mas pelo que eu pesquisei pela internet, geralmente o Genuníne Branco fica nessa base em volta dos trinta e dois reais.
Esse é um preço parecido com outras marcas que eu Já trouxe aqui no Blog como: Melken, Nestlé, Garoto, todos que eu trouxe até então são chocolates escuros mas também ficam nessa mesma faixa de preço mas os chocolates brancos como contém mais manteiga de cacau, costumam ser um pouquinho mais caros então o preço desse Genuíne Branco tá muito bom.
Bom, eu sempre gosto de começar avaliando a embalagem porque é onde eles apontam o diferencial deles. O ponto forte do produto, e é bom ver o que eles prometem pra ver se cumprem mesmo né? Aqui o diferencial que eles prometem é uma textura cremosa, dizem ser um chocolate ideal para derreter, rechear e moldar. OU seja, serve tanto pra casquinha quanto para recheios.
Ingredientes do Chocolate Branco Genuíne
O meu próximo passo agora é dar uma conferida nos ingredientes que ele contém, pois só observando os ingredientes de um chocolate, já é possível ter uma noção se o chocolate é bom.
No Chocolate Branco Genuíne temos: Açúcar, manteiga de cacau, (a manteiga de cacau é o segundo ingrediente e isso é muito bom, significa que é o segundo ingrediente que mais tem nesse chocolate e isso nos mostra a qualidade dele) Em seguida temos também: leite em pó integral, soro de leite integral, gordura vegetal, gordura de leite desidratada, emulsificantes lecitina de soja e poliglicerol polirricinoceato e aromatizantes.
Por falar em "poliglicerol polirricinoceato" Nome feio esse né? deixa eu te contar o que é isso. Ele é um emulsificante natural, substituto da manteiga de cacau, utilizado para reduzir a viscosidade do chocolate e deixar ele mais fluído. Isso quer dizer que provavelmente o chocolate genuíne branco tenha uma fluidez boa, mas a gente vai ver isso daqui a pouco.
O que a embalagem fala sobre temperagem e validade
Eles indicam derretimento entre 45 e 50, é a temperatura que eu recomendo também e o resfriamento 27 graus também.
Eu fui dar uma olhadinha na data de fabricação, pra ver quanto tempo ele tem de validade ele tem e tomei um choque...
Lembra que no começo do post eu comentei que tinha comprado esse chocolate pela internet? Então... O problema de comprar chocolate pela internet é que a gente compra sem poder conferir a data de fabricação, eles simplesmente mandam o que tem no estoque e pronto, as vezes a gente dá sorte de receber bem novinho, em outras vezes não...
Esse que eu comprei já vence em pouco mais de 2 meses e como já não é um chocolate novo existem boas chances dele estar espesso (já te conto o resultado disso) Quanto mais novinho comprar melhor, sempre.
O chocolate é composto por ingredientes muito volátil, quando mais tempo parado maior a chance de absorver umidade ou até de ressecar e ficar formando gruminhos, como eu sei que o meu não está novo, existe chance de ele apresentar essas características - seja o que Deus quiser!
Ah, ainda falando sobre validade, eu procurei data de fabricação por todo canto da embalagem e não encontrei. Preciso dizer que eu não gosto quando não a embalaca não indica a data de fabricação por que eu não sei quanto tempo o chocolate tem (A cobertura da Mavalério que eu testei também não indicava a fabricação, eu não gosto disso)
Eu sempre gosto de observar a data de fabricação porque ela vai me indicar quanto tempo esse chocolate esteve armazenado no estoque do revendedor. Com essa informação eu tenho uma maior segurança de comprar um chocolate mais novinho. Aqui nós não temos isso. Tudo bem, seguimos o barco!
Na embalagem as informações que a gente tem (e não tem) são essas, agora é abrir o pacote pra conferir, eu vou picar, derreter, temperar e moldar pra experimentar claro.
Cara a cara com o Chocolate Branco Genuíne
Abrindo a embalagem do Chocolate Branco Genuíne para ficar cara-a-cara com ele, uma surpresa: Ele é amarelo (ou será que não "é", mas devido a proximidade do vencimento "está"? eis aí uma dúvida!)
Eu me surpreendi com o quanto ele é mais amarelado. É praticamente da cor da manteiga de cacau. Lá nos ingredientes do rótulo eu havia percebido que ele tem bastante manteiga de cacau na composição, talvez por isso a coloração amarelada - ou pela idade. (se você já experimentou e o seu não era amarelo assim, me conta nos comentários?
Eu até comparei com um Chocolate Branco Nestlé pra você ter uma ideia da diferença na tonalidade da cor:
Deixa eu te contar sobre o aroma dele... Um aroma lácteo muito delicioso! Gente do céu é muito gostoso mesmo!
Nas fotos acima você consegue observar como ele está bonito, sem deformações... Tudo indica que foi bem armazenado – apesar da gente não ter aqui um exemplar tão novinho em mãos ele parece estar em ótimas condições. Fiquei bem feliz com isso =)
Hora de testar a temperagem do Chocolate Branco Genuíne
Bom, eu piquei ele em pedacinhos pra colocar o Genuine Branco pra derreter em banho maria e depois temperar no banho maria frio - Vale lembrar que eu sempre uso esse método pra testar os chocolates tanto no derretimento quanto na temperagem porque comparar um chocolate com o outro fica mais fácil se os processos forem iguais. Mas você pode derreter e temperar do jeito que preferir, ok?
O banho maria, apesar de ser lento, é ótimo pra derreter chocolate. Só exige um pouco mais de paciência, não podemos querer apressar pra não correr o risco de aquecer demais o chocolate.
Com o meu chocolate já completamente derretido (acima de 45 graus) e eu já posso retirar do banho maria para resfriar.
Depois de completamente derretido a fluidez do Chocolate Branco Genuíne estava ótima, ele é realmente bem fluído mesmo. Derreteu sem grumos e o aroma lácteo que ele deixou no ar me deixou apaixonada e louca para provar o sabor.
Depois de derreter e conferir a fluidez eu resfriei ele no banho maria frio, mas você pode resfriar como preferir, pode usar tablagem Mycryo, como preferir viu?
Eu dou preferência nesse resfriamento apenas para comparar melhor a reação dele ao resfriamento com a reação dos outros chocolates que eu já testei nessa série de Reviews.
No que ele vai resfriando já é possível perceber como vai espessando um pouco, mas isso é normal, é sinal que os cristais certos estão começando a se formar (início da pré-cristalização).
Na imagem abaixo você pode observar ele completamente temperado:
Eu não sei se você consegue perceber pela foto, mas embora ele tenha espessado um pouco, continua com uma fluidez ótima, permanece bem fluído, sem grumos, perfeito!
Depois do chocolate já temperado é o momento de aplicá-lo nos moldes. O molde que eu escolhi para utilizar foi uma forminha de tablete de 90g da Cristal Formas.
Essa forminha é feito de polipropileno e eu gosto muito dela - Se você acompanha essa série de reviews no meu canal do YouTube já deve até ter percebido isso porque eu uso bastante, principalmente nesse quadro "reviews".
MOLDANDO O CHOCOCOLATE GENUÍNE TEMPERADO
Para moldar o chocolate não existe muito segredo, eu basicamente só apliquei o chocolate até encher a cavidade do molde e depois dei umas batidinhas na mesa pra eliminar as bolhas e evitar os furinhos de ar na superfície. Esse é o momento de levar para geladeira e esperar até a forminha ficar opaca.
Antes que você me pergunte quanto tempo precisa deixar na geladeira, eu já vou até responder: Não tem tempo, isso sempre varia. São muitas coisas que podem influenciar nesse tempo como o tamanho do molde, a espessura da casquinha, a temperagem bem feita, a temperatura da geladeira e do ambiente de trabalho, tudo influencia um pouco então não existe um tempo exato.
O que eu posso te dizer é que não adianta querer controlar o tempo, foque no que você consegue controlar - que é a forminha ficar opaca. Não deixe o molde na geladeira depois que de já ter ficado opaca para que o chocolate não resfrie demais ou absorva a umidade da geladeira. Fica de olho e quando perceber que ficou completamente opaca, tira da refrigeração.
A dica é essa: Foque no que você tem controle que não tem erro!
Se você perceber que o chocolate ficou tempo demais na refrigeração e que existe risco do chocolate de suar, faça o seguinte: Ao desenformar, deixe o molde apoiado em um papel toalha na sua mesa ou bancada, com a cavidade para baixo por alguns minutis (15 ou 20). Isso vai fazer com que a umidade condense na superfície do molde e é ele que irá suar e não o seu chocolate.
Após esse tempo desenforme normalmente e o resultado será um chocolate completamente seco, com zero suor.
Se o processo de temperagem foi bem feitinho o chocolate não vai demorar lá dentro e nem ficar preso na forminha, vai soltar sem precisa forçar, como esse da foto.
Eu sou tão apaixonada por isso gente do céu. Tem como não amar essa coisa mais linda, com esse brilho lindo?
Bom, agora chega de conversa, não tem mais o que falar a não ser partir para aquela parte que interessa né: Bora falar do sabor?
O SABOR DO CHOCOLATE BRANCO GENUÍNE
Hmmmm... que delícia! Imagine agora um chocolate branco com um sabor bem lácteo, e que derrete na boca super fácil. É o Genuíne.
Ele tem um leve sabor de caramelo no fundo que, eu imagino, deve ser o aromatizante que eles usam. Mas é muuuito, muito suave, deixa bem saboroso e não rouba o sabor do leite que é a estrela aqui.
Existem alguns chocolates brancos que puxam para um sabor de baunilha, tu já percebeu isso? Eu pessoalmente não curto, e o Genuíne não tem isso, ele é bem lácteo e com um leve sabor de caramelo. Tem sabor de leite mesmo, Por isso eu gostei bastante. Não é um chocolate premiado à toa não, merece!
Eu não sou muito fá dos chocolates brancos por causa da doçura e esse também é bem doce, mas é bem saboroso sim. Pra quem gosta de chocolate branco e coisas bem docinhas vão curtir.
Eu não tinha experimentado ainda, como eu comentei lá no início do post, eu tenho muita dificuldade em encontrar os chocolates e coberturas genuíne na minha cidade, mas eu adorei. Acho que eu tenho um novo favorito para chocolate branco! Uma pena que seja tão difícil de encontrar aqui em Porto Alegre. (buáaaa)
HORA DA NOTA
Bom, tenho que dar uma nota né?
Vamos lá então, eu vou dar uma nota 8,5.
Acima da média, mas não gabarita.
Por quê, se é tão bom assim?
Sim, ele é realmente muito saboroso, de ótima qualidade, fácil de trabalhar mas eu vou descontar um ponto porque afinal de contas ele não é feito só com manteiga de cacau, não é um chocolate considerado puro, como comentei antes, e eu preciso levar isso em consideração, e vou descontar mais meio ponto também por causa da data de fabricação que não consta na embalagem.
Eu considero essa uma informação super importante, que eles não precisam e não deveriam omitir. Sem ela nós corremos o risco de comprar um chocolate mais velho que pode estar mal armazenado à muito tempo. Eu tive sorte aqui, porque meu fornecedor armazenou super bem, mas poderia não ter tido essa sorte e ter acabado com um chocolate espesso e com grumos, essas coisas acontecem e observar a data de fabricação ajuda a evitar.
RECOMENDO?
Sim, com certeza! O chocolate branco Genuíne é ótimo! Principalmente se formos comparar com os chocolates brancos dessa mesma faixa de preço. A qualidade dele está realmente bem acima da média. Excelente e o custo-benefício dele é ótimo também, compensa muito para faça e venda, tanto para recheios e ganaches porque é super saboroso, quanto para casquinhas de bombons e ovos de Páscoa. Como ele é bem fluído é ótimo para chocolates banhados também. Pode usar com tranquilidade. Se você tiver a sorte de encontrar na sua cidade vale a pena sim!
E você, já tinha experimentado o Chocolate Branco Genuíne? Gostou? Conta pra mim nos comentários, eu quero muito saber de você!
Bom, por hoje é isso eu espero que você tenha gostado, se você quiser que eu faça um review de alguma marca de chocolate em especial, deixa nos comentários pra mim que eu posso até demorar um pouco, mas é como diz o ditado "a gente tarda mas não falha" (tenho uma leve suspeita que não é assim o ditado, mas enfim kk)
Se você gostou do post de hoje me ajude a espalhar ele pela internet, compartilhe esse posts nos grupos de confeitaria que você participa, isso vai me ajudar muito e eu já agradeço de antemão <3
Meu muito obrigada pelo seu carinho de ler esse post até o final, um beijo bem doce pra você e até o próximo!
Veja Também:
Artigos Relacionados
Olá, deixe seu comentário para Armazenar o Mycryo, Chocolate pra Ganache e Recipiente para Derreter | Joy Responde #34