O QUE É CHOCOLATE BLEND E COMO EU FAÇO O MEU EM CASA

Nesse post eu te conto como fazer o Blend sem erro e mostro passo-a-passo como eu faço um Chocolate Nude em casa. Vem comigo!

Quero ter chocolates firmes e com brilho

Nunca mais tenha seu chocolate derretendo e sem brilho

Quero te entregar todos os segredos do chocolate para que você possa produzir sem erros e desperdícios na sua cozinha de casa.

Quero ter chocolates firmes e com brilho

Oi, eu sou a Joy e hoje eu to aqui pra gente falar de chocolate Blend. Você sabe o que é?

Como eu recebo muitas mensagens com dúvidas a esse respeito eu escolhi falar o Blend como tema pro vídeo de hoje.

Eu vou falar um pouco sobre o porquê desse nome, vou te contar como fazer nosso próprio blend em casa e ainda as temperaturas de trabalho dele, derretimento e resfriamento ou seja, hoje é o dia de matar todas essas dúvidas relacionadas ao Blend.

E o melhor, vou te mostrar passo-a-passo como fazer um blend nude.

O jeito mais fácil de fazer essa mistura pra ela ficar nessa tonalidade bem lisa e homogênea, segredinhos pra temperagem do Blend, e ainda vou dar algumas sugestões de aplicação como essas aqui, que são bem fáceis de fazer e eu vou explicar durante o vídeo.

Você vai sair desse vídeo pronto pra fazer seus blends em casa e ainda incrementar suas casquinhas pra dar um ar mais moderninho e refinado pra elas. 
Bora lá que hoje o negócio tá bom por aqui!

O QUE É CHOCOLATE BLEND

Pra começar, vamos falar sobre o que é o chocolate blend, o que significa esse nome.
 
A palavra Blend é um termo que se utiliza na gastronomia pra definir uma mistura.

A gente usa muito pra nomear cafés feitos com grãos diferentes, e até para hamburgueres e linguiças artesanais feitos com carnes diferentes. Sendo assim, o termo blend é aplicado para expressar essa mistura de dois ou mais tipos diferentes do mesmo ingrediente.
 
Então o chocolate tipo Blend nada mais é do que uma mistura de tipos diferentes de chocolate.

O BLEND COMPRADO

Sabe aqueles chocolates tipo Blend que nós compramos no mercado, como o da Nestlé, Garoto entre outros?

Eles são uma misturinha de tipos diferentes de chocolate, geralmente ao leite e meio amargo.

O diferencial desse blend é que ele tem um sabor não tão doce quanto o ao leite e nem tão amargo quanto o meio amargo. Ele equilibra o paladar e esse é o principal motivo das pessoas gostarem tanto - Eu gosto muito.

Porém, o chocolate que a gente chama de blend não bem é um tipo de chocolate, como disse antes, ele apenas uma variação - Uma mistura de tipos chocolates já existentes.

Os Tipos de Chocolate, continuam sendo apenas 4: O branco, o Ao Leite, o Amargo e o famoso Ruby.

O resto é apenas uma espécie de derivação ou variação desses 4 tipos principais. Como o Blend, por exemplo, e o Gold da Callebaut, que é um Chocolate branco com uma caramelização que dá cor e sabor pra ele.

O BLEND NUDE

Sendo o Blend uma misturinha, a gente pode fazer o nosso próprio Chocolate Blend em casa, misturando os tipos que a gente escolher.

Um exemplo bem legal disso é o Blend Nude, que nada mais é que a mistura de um percentual de chocolate branco com o chocolate ao leite.

Você pode fazer na proporção que quiser, basta saber que quanto mais chocolate branco mais claro o nude vai ficar e com mais sabor de leite e quanto mais escuro, mais o sabor do chocolate ao leite vai roubar a cena.

A proporção que eu mais gosto de usar é de 4 por 1, ou seja, para cada 100 gramas de chocolate ao leite eu uso 400 gramas de chocolate branco. Fica uma misturinha linda e deliciosa, com uma tonalidade meio Nude e o sabor fica super gostoso!

O BLEND NUDE NA PRÁTICA

Pra que ficar só falando né? Eu quero te mostrar na prática como é que eu faço o meu chocolate blend nude, e como é muito fácil fazer esse processo!

(No vídeo acima você pode assistir todo o passo-a-passo)

Pra fazer o Blend Nude, ou qualquer outro Blend da sua escolha, eu recomendo que você tenha os dois chocolates derretidos separadamente - Esse ponto é muito importante, porque se derretermos eles juntos pode acontecer de não derreterem por igual e a mistura não ficar homogênea.

Além disso, se formarem alguns grumos de um ou de outro chocolate, acaba ficando mais difícil de dissolver depois. Por isso é sempre importante quando a gente misturar tipos diferentes de chocolate, que eles sejam derretidos separadamente.

Não quer dizer que não possa dar certo derretendo tudo junto, eu já fiz assim e deu certo, mas pela minha experiência a chance de empelotar e dar mais trabalho é bem maior fazendo assim, por isso eu prefiro derreter separado, apesar de ser um trabalhinho a mais, facilita o processo e diminui a chance de erro.

- Joy, precisa temperar separados também?

Não necessariamente, é um trabalho desnecessário a menos que você queira uma casquinha com efeito marmorizado, guarda essa que eu falo disso já já. 

Mas quando é pra ter um efeito nude, eu prefiro temperar só depois de misturar porque com ele quentinho ele fica mais fluído, e fica mais fácil incorporar os dois e deixar uma cor mais uniforme e sem manchas.

Se o objetivo é uma cor lisa e uniforme eu não tenho motivo pra temperar duas vezes o chocolate se posso fazer isso uma única vez. Certo?

Com eles já derretidos, aqui eles estão a 46 graus, é só misturar bem, até que fique uma cor uniforme. 

Ahhh eu ia falar do marmorizado né? Ele fica assim, quando a gente recém mistura os dois. Fica lindo!

Se, ao misturar, os dois chocolates estivessem temperados é possível aplicar eles com esse efeito marmorizado nos moldes e isso daria um visual lindo às casquinhas! Dá pra fazer essa técnica em bombons, ovos de Páscoa, tudo que você imaginar. Fica ai a ideia! 

Como eu optei por misturar eles antes de temperar, até que o chocolate esteja temperado eu já mexi tanto que misturei demais os dois e acabo perdendo esse efeito. Por isso que pra deixar assim a casquinha com efeito marmorizado, os dois chocolates precisariam estar já previamente temperados. Daí só mescla e já utiliza - sem mexer muito - pra manter esse efeito lindo.

Como a minha intenção é ter uma cor lisa (nude) eu misturei bem, e só depois da cor já uniforme que eu temperei o chocolate. Eu utilizei aqui o método de temperagem no banho maria-frio, mas você pode utilizar o método de temperagem que você preferir.

Ah, quase que eu esqueço... Para fazer a temperagem do Blend feito em casa tem um segredinho que eu preciso compartilhar contigo. 

Acontece que a temperatura de resfriamento do chocolate muda a depender do Blend que você fizer. Isso mesmo!

No caso do Blend Nude eu utilizei chocolate ao leite e chocolate branco, cada um com uma temperatura diferente de resfriamento. Aí você pode pensar: qual das duas temperaturas devemos seguir?  

É o seguinte: A temperatura que vai mandar é sempre a temperatura do chocolate mais sensível, por exemplo: Se estivéssemos usando o blend comprado, (que é chocolate meio amargo com chocolate ao leite) o que valeria aqui seria a temperatura de resfriamento do chocolate ao leite, que é de 28C°. Por isso que a temperatura de resfriamento desse chocolate tipo Blend que a gente compra no mercado é 28 graus.

Já no Blend Nude o chocolate mais sensível é o branco, então a temperatura de resfriamento deve ser a mesma do branco, que é de 27C°. 

Isso é importante porque se a gente usar a temperatura errada o chocolate não vai desmoldar, pode ficar com muitas manchas e vai derreter com muita facilidade – aqueles erros que a gente já conhece. 

Eu fiz a temperagem do Blend Nude resfriando a 27 graus, como manda o figurino e com ele já temperado é só aplicar na forminha, e seguir o mesmo processo de sempre.

APLICANDO O BLEND NUDE NOS MOLDES

A forminha que eu utilizei foi a número 9697 da Bwb - Tablete Aerado de 150 gramas.
 
Fiz a barrinha maciça mesmo, então foi só aplicar o chocolate no molde enchendo até a borda, bater bem pra tirar o ar e evitar aqueles furinhos na superfície e pronto. Daí foi só colocar na geladeira pra cristalizar.

Quanto tempo o chocolate deve ficar na Geladeira? Não tem tempo, é até a forminha ficar totalmente opaca. Não tira antes, não força o molde pra ficar opaca, senão fica com manchas. Segura a ansiedade e espera até ficar totalmente opaca.
 
Como sobrou chocolate eu aproveitei para fazer uns bombonsinhos também - xô desperdício né?

Na verdade fiz só a casquinha do bombom mesmo, só pra mostrar pra você um efeito super legal que você pode fazer nas suas casquinhas. Pra fazer esse efeito mesclado eu usei só o chocolate branco e o chocolate preto, temperados. 

Com o chocolate preto e usando uma luva, eu passei o dedo na cavidade formando um meio círculo, dei levei pra gelar até o chocolate cristalizar e depois fiz a mesma coisa do outro lado usando o chocolate branco. 

Depois das camadas já secas, eu apliquei o chocolate blend nude enchendo o molde, para preencher todas as cavidades,sempre lembrando de bater bem pra tirar o ar, em seguida removi todo excesso do chocolate, raspando bem com uma espátula para dar acabamento na casquinha. 

Com a casquinha já moldada, eu repousei o molde em uma folha de papel manteiga e levei para a geladeira virado pra baixo, que a casquinha fique bem uniforme.

Sobrou chocolate novamente - Rendeu hein?

Então apliquei o blend nude em um molde que eu pintei previamente com manteiga de cacau, usando a técnica de respingos que eu ensino lá no meu treinamento dominando o chocolate. 

Esses bombons eu fiz maciços, então só apliquei o chocolate até encher todas as cavidades do molde, bati para tirar o ar, raspar pra tirar o excesso e dar um bom acabamento deixando as bordas bem retinhas e pronto. Levei para a geladeira até a forminha ficar opaca.

Ufa, rendeu esse chocolate né? 
 
O próximo passo é conferir como ficaram todas essas produções, se desenformau fácil, se as casquinhas ficaram com brilho, snap e claro o sabor porque é lógico que eu vou provar pra ver se ficou saboroso. 

Mas antes eu preciso te comunicar uma coisa importante

Principalmente se você me acompanha e tem interesse em entrar no meu treinamento Dominando o Chocolate. 

Não sei se você já conhecia o treinamento antes, mas o fato é que eu sempre deixava as matrículas fechadas e só abria vagas de tempos em tempos. Isso porque eu sempre fiz questão de acompanhar os alunos bem de perto, pra pegar na mão mesmo e ajudar cada um a compreender o chocolate e aprender a lidar com ele de acordo com a realidade da sua própria cozinha.

Esse suporte estava exigindo bastante do meu tempo, aí eu e minha equipe entendemos que isso acontecia devido ao fato dos alunos entrarem todos ao mesmo tempo. 

Então a gente tentou corrigir isso e um pouco mais de dois meses decidimos deixar as vagas sempre abertas, eu até avisei lá no meu canal do Telegram sobre isso.

O que a gente pensou: Que com a possibilidade dos alunos entrarem a qualquer momento no treinamento, não teria mais aquele "engarrafamento na hora do suporte".

Mas o que a gente viu ao longo desses dois meses foi que o tiro saiu pela culatra.

Não funcionou, na verdade o que aconteceu foi o oposto, como a turma não fecha eu não consigo limitar a quantidade de alunos e acabei me sobrecarregando.

Se você me acompanha no Instagram ou no meu canal no YouTube pode ter até notado que eu não consegui mais produzir os conteúdos com a mesma frequência de antes.

Então a gente decidiu voltar atrás mesmo e deixar o treinamento como era antes. 
Nos próximos dias as matrículas vão voltar a ser em turmas fechadas, com vagas limitadas e que serão abertas só de tempos em tempos.

Além disso o curso vai passar por algumas atualizações, inclusive o preço do treinamento vai subir já na próxima turma, e claro, quem já for aluno não terá que pagar nada a mais por nenhuma atualização - Eu não posso falar ainda sobre elas mas são muito boas tenho certeza que todo mundo vai gostar.

E por que que eu tô falando tudo isso?

Porque caso você tenha interesse entrar nessa jornada do chocolate comigo, agora é a sua melhor oportunidade de fazer parte do treinamento porque as vagas vão se fechar e todas as novidades que estamos preparando começarão já na próxima turma. 
 
Clicando nesse link você será redirecionado à página do curso, e lá você terá informações como o treinamento funciona, verá testemunhos de alunos, conteúdos das aulas, preços e condições de pagamento.

Quero conhecer o Dominando o Chocolate

Bom, chega de papo né? 

Já deu tempo pro nosso primeiro tablete ficar pronto, a forminha já ficou totalmente opaca, bora desenformar e conferir o resultado... (lembrando que no vídeo acima você pode conferir tudo em detalhes)

Soltou super fácil, com muito brilho e uma tonalidade nude linda! Se você quiser um tom mais claro, basta diminuir a quantidade de chocolate ao leite. O meu desenformou brilhoso, resistente e com snap. 

O QUE É CHOCOLATE BLEND E COMO EU FAÇO O MEU EM CASA

Oh lindeza, eu amo isso! 

E os bombons como será que ficaram também?

Soltaram tão fácil que eu tirei os primeiros com o dedo - É só encaixar o dedo e puxar da forminha. O efeito que eu comentei de mesclado, ficou lindo.

O QUE É CHOCOLATE BLEND E COMO EU FAÇO O MEU EM CASA

É bem simples de fazer, só com chocolate mesmo, e o efeito fica maravilhoso né? Eu adoro esse efeito dos 3 tons de chocolate, deixa lindo e apetitoso. 

O QUE É CHOCOLATE BLEND E COMO EU FAÇO O MEU EM CASA

Hora de conferir os bombons pintados, como o bombom é maciço passou mais tempo na geladeira, daí eu tirei da geladeira e antes de desenformar eu deixei a forminha suar um pouco pra não correr o risco do bombom suar.  

Eu fiquei apaixonada gente, olha que amor o resultado!

O QUE É CHOCOLATE BLEND E COMO EU FAÇO O MEU EM CASA

Bombons pintados ficam lindos né? Dá uma carinha tão refinada... 
E essa técnica de respingos também é muito fácil, você consegue fazer mesmo que não tenha experiência nenhuma com chocolates pintados. 

O QUE É CHOCOLATE BLEND E COMO EU FAÇO O MEU EM CASA

Esse tom nude fica lindo assim pintado, com chocolate preto e branco, só ele puro, agora bora ver se é gostoso né? 

Depois dele pronto, claro que chegou a minha vez de experimentar né?

Hmmmmm... Uma delíciaaa! 

O sabor, como é que eu posso descrever pra você, ele fica com um sabor que lembra o kinder ovo, o que até faz sentido já que é uma mistura do preto e do branco, só que a diferença é que no kinder ovo são duas camadas separadas.

É muito, mas muito gostoso.

Claro, quanto melhor a qualidade do chocolate branco que você estiver usando, melhor vai ser o resultado. Então escolha um chocolate branco bem saboroso que não tem erro. 
Você pode usar esse Blend Nude pra fazer casquinhas de barrinhas recheadas, bombons, pães de mel, corações trufados, ovos de Páscoa, tudo o que você quiser! 
Até pintados, como mostrei aqui. 
 
Uma das dúvidas que recebo sobre o chocolate tipo blend é justamente:

Como trabalhar com o Blend, qual a diferença dele para os outros tipos de chocolate? 

Não tem muita diferença, a não ser o cuidado de seguir sempre a temperatura de resfriamento indicada para o chocolate mais sensível que compõe o blend, seja o comprado ou o feito na sua casa. 

Ou seja, se você vai trabalhar com o blend comprado, e sabe trabalhar com chocolate ao leite, basta seguir o mesmo processo que vai dar tudo certo. 

Então é isso, eu espero que você tenha gostado, muito obrigada pelo seu carinho de acompanhar esse post até o final um beijo bem doce pra você e até o próximo!

Tags: DICAS TÉCNICAS RECEITAS CHOCOLATE BLEND

Veja Também:

Artigos Relacionados

Olá, deixe seu comentário para Armazenar o Mycryo, Chocolate pra Ganache e Recipiente para Derreter | Joy Responde #34

Enviando Comentário Fechar:/

NUNCA MAIS TENHA SEU CHOCOLATE DERRETENDO E SEM BRILHO

Tenho orgulho em dizer que 100% dos alunos que passaram pelo treinamento conseguiram driblar o calor e trabalhar com chocolate com ZERO problemas, mesmo os que não tinham ambiente climatizado em casa.

Quero Saber Mais