Você sabe como fazer a Temperagem no Mármore?

Você sabe como fazer a Temperagem no Mármore?

A Tablagem, também conhecida como Temperagem no Mármore, é a técnica mais usada e que geralmente garante os melhores resultados

Lucre com Chocolate o Ano Todo

Conheça a melhor maneira de trabalhar com chocolate e gerar uma renda extra

Quero gerar renda extra com Chocolate!

Para realizar essa técnica precisamos de alguns utensílos: Bancada de Mármore ou granito, uma espátula de confeiteiro, uma espátula raspadora e um termômetro para chocolate.

O primeiro passo é higienizar a bancada de mármore ou granito com álcool 70%. Deixe que seque totalmente, enquanto isso vamos para o segundo passo: O derretimento.

Derreta em banho maria ou no microondas

O derretimento pode ser feito em banho maria ou no microondas, em potência média, de 30 em 30 segundos. Sim, isso é realmente necessário para que seja possível alcançar um derretimento perfeito sem superaquecer o chocolate. Independente da forma de derretimento ele deve ser derretido somente até atingir uma temperatura entre 45 e 50 graus.

Jamais abaixo ou acima disso, o chocolate é exigente e se você não respeitar as temperaturas que ele gosta, lá na frente você sofrerá a punição dele: Um chocolate que não desenforma, ou manchado, sem brilho ou o pior, instável e derretendo!

Então chegamos a tablagem própriamente dita, onde o chocolate derretido é despejado (reserve 10% na vasilha) sobre a superfície de mármore ou granito previamente limpa e bem seca, e então deve ser trabalhado para resfriar até chegar à sua temperatura ideal – confira a imagem abaixo:

Você sabe como fazer a Temperagem no Mármore?

Com a espátula de raspar você espalha o chocolate pela bancada e vai “puxando” o mesmo para o centro, limpando na outra espátula. Repita o processo de espalhar e puxar até que o chocolate fique mais grosso e viscoso. Então confira com o termômetro para controlar a temperatura e quando atingir a temperatura ideal, coloque o chocolate de volta no recipiente em que foi derretido, junto com o chocolate que ficou reservado, misturando bem.

Está pronto para ser moldado em bombons, ovos, pirulitos, etc...

Importante:

A Tablagem não é recomendada para pequenas quantidades de chocolate, pois ele acaba resfriando muito rápido em contato com a superfície e não há tempo suficiente para a formação dos cristais estáveis e o resultado da temperagem não será perfeito. Para fazer a temperagem de 500g de chocolate ou menos prefira a técnica de temperagem em banho-maria frio ou a temperagem por adição.

Quando a temperatura ambiente estiver muito alta (como no período que antecede a páscoa aqui no Brasil) é bom resfriar a bancada de mármore antes de começar a temperagem. Você pode fazer isso esfregando gelo envolto em um guardanapo de cozinha limpo sobre toda a bancada, depois enxugue muito bem e passe um pano com álcool 70% para acelerar a secagem, pois a umidade é a inimiga número 1 do chocolate!!

Trate o chocolate com carinho

Se você quer ter um chocolate perfeito, faça as vontades dele, respeite todos os passos e tenha principalmente atenção com as temperaturas que ele gosta... o resultado será um chocolate com brilho, com desenforme fácil, estável e que não derrete nas mãos, apenas na boca!

Tags: DICAS PRECIFICAÇÃO DIFICULDADES APRENDIZADO
Lucre com Chocolate o Ano Todo

Descubra como em apenas alguns minutos você será capaz de encontrar preço certo de venda dos seus produtos e dar adeus aos prejuízos

Quero precificar do jeito certo

Veja Também:

Artigos Relacionados

Olá, deixe seu comentário para BATEU ÁGUA NO CHOCOLATE, O QUE FAZER? | JOY RESPONDE #006

Enviando Comentário Fechar:/

Você está a um passo de Dominar o Chocolate

Dominando o Chocolate é um treinamento que vai te ensinar de forma simples e dinâmica, a dominar o chocolate em 10 dias ou menos.

Quero Saber Mais
  • Para amantes do chocolate

    Pra quem ama o Chocolate e sempre sonhou em produzir chocolates de qualidade em casa, para presentear amigos e parentes, ou apenas por hobby, mas sem interesse de vender.

  • Para empreendedores

    Pra quem quer gerar uma renda extra, abrir o próprio negócio de chocolates ou pra quem já tem um negócio de doces, mas quer enriquecer o seu cardápio com produtos de chocolate com maior qualidade.

  • Para profissionais

    Pra quem deseja se capacitar profissionalmente para trabalhar na área seja em ateliês de doces, chocolaterias, confeitarias, hotéis ou patisseries.

Quero Saber Mais