Dessa vez eu comprei o Nestlé Marfim para experimentar. Será que ele é bom? Vale a pena? Vem que eu te conto!
Nunca mais tenha seu chocolate derretendo e sem brilho
Quero te entregar todos os segredos do chocolate para que você possa produzir sem erros e desperdícios na sua cozinha de casa.
Quero ter chocolates firmes e com brilhoOi, eu sou a Joy.
Bem vindo a mais um post da série reviews.
No post de hoje eu trouxe o Chocolate Branco Nestlé Marfim, pra analisar a média de preço, embalagem, os ingredientes, vamos testar temperagem pra ver como ele se comporta no derretimento e cristalização e eu vou provar o sabor também.
Então se você tá pensando em fazer suas casquinhas com chocolate branco, leia esse post antes porque tenho certeza de que ele vai ser útil pra você.
Bora começar falando sobre média de preço e sobre onde encontrar.
Bom eu não sei você, mas os chocolates da Nestlé são os que eu encontro com mais facilidade aqui em Porto Alegre. Como a Nestlé é a maior empresa de alimentos e bebidas do mundo, isso tende a tornar a distribuição mais ampla e isso facilita com que a gente consiga encontrar os chocolates Nestlé em lojas de produtos para confeitaria, em atacados e dependendo de onde você mora, até em alguns supermercados. Isso é muito bom, porque nos facilita encontrar fornecedor bom e infelizmente não é com toda marca que a gente tem isso.
EU SEMPRE GOSTO DE COMEÇAR FALANDO SOBRE O PREÇO NÉ
Esse aqui eu paguei 34 reais, em um atacado, aqui na zona norte de Porto Alegre, aquele ali que fica perto da Fiergs.
Ele fica também nessa faixa por volta dos 30 reais, como outros chocolates que eu trouxe aqui, Melken, Nestlé, Garoto, a maioria dos que eu trouxe eram escuros, com exceção do genuine Branco, que eu paguei 32 reais em uma loja de confeitaria de são Paulo, mas que tive que pagar frete. Então vale ficar de olho nessas coisas quando você estiver pesquisando por preço: pagar mais barato no produto e mais caro no transporte nem sempre compensa, é sempre bom colocar tudo na ponta do lápis primeiro. Fica aí dica.
É mais difícil você encontrar um chocolate branco mais barato do que o chocolate escuro e se você encontrar, ligue o alerta, confere data de validade e essas coisas pra não correr nenhum risco de levar um chocolate comprometido pra casa.
O QUE A EMBALAGEM PROMETE E INGREDIENTES
Vamos dar uma olhadinha na embalagem pra ver qual é o diferencial que o Chocolate Nestlé Marfim promete?
Aqui diz que ele é para todo o tipo de preparação, ideal para derreter cobrir e moldar. (ou seja, serve tanto pra fazer receitas quanto para casquinha e recheios)
Puro e Delicioso chocolate Nestlé. Aqui tá vendendo a marca, há danado!
Bora ver os ingredientes que ele contém.
Eu recebo muitas dúvidas tipo "Joy como eu sei se o chocolate é bom?". O bom é relativo né?
As vezes o que é bom pra ti pode não ser Bom pra mim e pode ser ótimo pra outra pessoa, então a melhor maneira é testar, mas pra você não precisar gastar dinheiro testando, eu testo aqui pra você e te conto. E também tem outro jeito de saber a qualidade do chocolate que você pode avaliar antes mesmo de comprar ele, que é observando os ingredientes do rótulo. Só em observar isso gente já consegue ter uma noção se ele é bom e eu vou te ensinar como a gente faz isso.
Todo chocolate tem essa lista de ingredientes na embalagem, Essa lista sempre apresenta os ingredientes em ordem de quantidade. Quanto maior a quantidade dele no produto, mais no topo da lista ele vai estar. No chocolate branco os primeiros ingredientes que devem aparecer são o açúcar, a manteiga de cacau e o leite em pó.
Bora conferir aqui quais que a gente tem no Marfim: Em primeiro está o açúcar, depois temos o leite em pó e terceiro a manteiga de cacau, Por isso que o nestlé branco tem sabor forte de leite, é que tem bastante, é o segundo ingrediente, viu só? Daí em quarto gordura vegetal, emulsificantes lecitina de soja e poliglicerol polirricinoceato e aromatizantes.
Esse nome feio que mais parece um trava-língua, é um emulsificante, substituto da manteiga de cacau e usado para reduzir a viscosidade do chocolate e deixar ele mais fluído.
Geralmente ele é usado mais no chocolate branco, porque vai bastante leite em pó que é higroscópio, isso quer dizer que o leite em pó tende a absorver muita umidade e isso no chocolate é muito ruim, qualquer coisinha ele já espessa por causa de umidade, e é aí que entra esse ingrediente com nome feio.
Isso quer dizer que ele ajuda o chocolate branco a ter uma fluidez melhor, sem aumentar tanto o custo, porque a manteiga de cacau é bem mais cara.
Um chocolate branco sem isso, só com leite em pó, açúcar e manteiga de cacau, quando muito uma lecitina de soja, com certeza é um chocolate mais puro, de maior qualidade e mais saudável também, a gente tem isso hoje com o Unique da Harald e com o Callebaut, mas eles são geralmente pelo menos o triplo do preço do Nestlé, se não mais caros que isso.
Então é assim, questão de por tudo na balança, principalmente se a gente vai comercializar, porque nosso produto precisa ser saboroso e de qualidade sim, mas precisa estar dentro do orçamento também. Por isso que não dá sair demonizando esse ou aquele chocolate. Certo?
A escolha do chocolate que você vai usar vai depender muito do seu público-alvo, mas isso é assunto pra outro dia. Me cobra nos comentários que eu faço um vídeo pra gente falar sobre isso ta bom?
O QUE DIZEM SOBRE A TEMPERAGEM
Agora bora ver o que eles falam sobre temperagem na embalagem do produto: Aqui diz derretimento entre 40 e 45, é a temperatura de resfriamento 27 graus também.
Eu prefiro derreter chegando nos 45 graus. Como já comentei em outros posts aqui no blog, tenho resultados melhores quando o chocolate chega a pelo menos 45 graus, mais brilho inclusive, porque nessa temperatura o derretimento dos cristais da manteiga de cacau é mais eficiente. Se você tem termômetro em casa mas tempera sem chegar nos 45, experimenta testar elevar um pouquinho mais a temperatura e depois me conta o resultado.
FINALMENTE ENCARANDO O NESTLÉ MARFIM
Bom, na embalagem as informações que a gente tem são essas, agora é abrir o pacote pra conferir, eu vou picar, derreter, temperar, te mostrar tudo isso e depois vou experimentar claro, eu preciso te contar o sabor né? Que desculpa boa pra comer chocolate hein, eu amo esse quadro!
Ao abrir a embalagem do chocolate branco a gente percebe que ele não é branco de verdade, ele é mais amareladinho, principalmente se a gente for comparar com as coberturas fracionadas, que são bem mais clarinhas.
Lá na cobertura, não vai manteiga de cacau, vai só gordura vegetal, que é mais branquinha, por isso a diferença de cor. A manteiga de cacau é amarelinha, o leite em pó também, por isso que o chocolate branco, de verdade, tem essa cor assim. Alguns são ainda mais amareladinhos que outros, o Genuine é mais amarelinho que o Nestlé ainda, da uma olhada no post em que eu falo sobre ele.
MAS E O DERRETIMENTO E TEMPERAGEM?
Bom, eu vou picar e colocar meu Nestlé Marfim pra derreter em banho maria, mas você pode derreter e temperar do jeito que preferir, Certo?
O banho maria é um processo mais lento que o derretimento no micro-ondas, mas só precisa um pouquinho de paciência, não vai querer apressar pra não correr o risco de aquecer demais e o chocolate espessar ou sair com mancha ta bom?
Depois de derreter completamente, já acima de 45 graus, eu quero que você repare como ele derreteu sem grumos, com fluidez e o aroma de galak tá intenso aqui. Já bate na memória afetiva, é impressionante como isso influencia a gente. Não vejo a hora de poder provar.
Agora eu vou resfriar ele no banho maria frio pra fazer a tempera. Nesse quadro reviews eu sempre uso o banho maria pra derreter e o banho maria invertido pra resfriar porque usando sempre o mesmo método fica mais fácil comparar um chocolate com o outro, mas você, em casa, pode derreter e temperar como você preferir, na pedra, com mycryo, tudo isso funciona e não precisa ser sempre igual. Pra mim fica mais fácil comparar os chocolates, só por isso.
No que o chocolate vai resfriando, já da pra ir percebendo como ele já vai dando uma boa encorpada, fica até mais pesado de mexer, tu consegue perceber isso temperando aí em casa?
Isso é super normal tá? Quanto mais prática você for adquirindo, mais você vai percebendo essas mudancinhas no derretimento e resfriamento, você vai adquirindo essa sensibilidade...
Essa espessada que o chocolate dá, a medida que vai resfriando, é sinal que os cristais certos estão começando a se formar e que a pré-cristalização está se formando. Aqui ele já resfriou aos 27 graus e ele já está completamente temperado...
Aqui no meu teste ele espessou um pouco, mas a diferença é mínima. Ele continua com uma fluidez ótima, sem grumos, fluído e perfeito.
E aqui, a parte da temperagem já tá pronta.
O próximo passo é só colocar nos moldes e levar pra geladeira.
Eu vou usar essa forminha de tablete de 90g da Cristal Formas. Ela é de polipropileno, rígida, resistente e bem durável, bem mais do que as de acetato, maaas bem mais em conta do que as de policarbonato que são aquelas de material transparente.
As de polipropileno como essa, são sempre meio leitosas, e custam ¼ do preço daquelas outras.
Pra quem produz pra vender, esses moldes tem o melhor custo benefício possível. Muito bom mesmo. Eu adoro! Não é “mercham” nem nada, não tô ganhando pra falar bem de ninguém aqui, mas, claro, se quiser me mandar uns moldes de presente, eu to aceitando viu? Vou ficar tri feliz! haha.
Brincadeiras à parte, pra moldar não tem muito segredo, ainda mais quando é pra fazer chocolate maciço. É só aplicar o chocolate até encher a cavidade do molde, dar aquelas batidinhas na mesa pra eliminar as bolhas e evitar os furinhos no chocolate e prontinho, tá feito. É só levar pra geladeira e esperar até a forminha ficar opaca.
Quanto tempo? Não tem tempo, varia do tamanho do molde, da espessura da casquinha, da temperagem se foi bem feita, da temperatura ambiente e da geladeira tudo conta. O importante não é cuidar o tempo é só não deixar na geladeira depois que a forminha ficou toda opaca, ficou já tira.
Se ficou muito tempo na geladeira e você perceber que vai ter uma troca brusca de temperatura quando tirar, então não arrisca, faz o seguinte, deixa o molde em cima de um papel toalha na bancada, emborcado mas sem desenformar. Deixa parado ali por uns 15-20 minutos que daí o molde vai suar e o chocolate não. Parece uma dica boba mas faz uma diferença enorme.
Se o processo de temperagem foi bem feitinho, independente do molde que você usar, o chocolate vai soltar sem precisar forçar. O do me teste mesmo soltou com facilidade, sozinho mesmo.
Ahh coisa mais linda, que brilho lindo, que coisa mais apetitosa...
E olha que eu nem sou fã de chocolate branco hein? Imagina se fosse?
Bom, agora não tem mais o que falar é só partir pra parte que interessa né.
O SABOR DO NESTLÉ MARFIM
Nem tem muito o que dizer, se você já comeu Galak alguma vez na vida, sabe o sabor do Nestlé Marfim. Ele é bem docinho, tem um sabor bem, bem lácteo e derrete na boca super fácil.
HORA DA NOTA?
Minha nota é 9,0
Joy, tu ta malvada né?
Não, não tô malvada, calma que eu vou explicar.
Ele é realmente muito saboroso, é fácil de trabalhar, tem a qualidade do Galak que a gente já conhece, mas eu preciso descontar um ponto porque afinal de contas ele não é feito só com manteiga de cacau, não é um chocolate considerado puro, ele tem gordura vegetal como eu mostrei nos ingredientes.
Não se assusta, mesmo com gordura vegetal ele é chocolate simm todos esses chocolates nessa faixa de preço tem. Só aqueles mais caros, beirando 90 - 100 reais que são só com manteiga de cacau, então quanto a isso pode ficar bem tranquila.
Mas se não é pura manteiga de cacau eu não posso dar nota 10 né? Porque eu também vou fazer vídeos testando esses e ai como é que eu vou dar nota?
Pra você ter uma ideia do quanto eu gosto do Nestlé Marfim eu vou te contar que é esse o chocolate branco que eu costumo usar. Muita gente me pergunta isso e já aproveito aqui pra tirar essa dúvida também.
Das marcas nessa faixa de preço de trinta e poucos reais, esse é um dos chocolates brancos mais gostosos e além disso eu tenho muita facilidade de encontrar ele pra comprar aqui na minha cidade e suprir o meu estoque.
A gente que trabalha com confeitaria, precisa ter um padrão, certo, não dá pra ficar trocando de marca de ingrediente sempre, porque querendo ou não, o sabor do produto acaba mudando um pouco quando a gente troca qualquer ingrediente, principalmente os chocolates pra casquinha.
O Nestlé Marfim não é o chocolate branco que eu acho mais saboroso, eu já trouxe o review de outro aqui no blog, ainda vou trazer outros, até já disse isso aqui, mas é ele que eu uso no meu dia-a-dia de produção. Devido a essas vantagens que eu comentei.
E você já tinha experimentado o Chocolate Branco da Nestlé? Qual a sua opinião sobre ele? Conta pra mim nos comentários.
Bom, por hoje é isso eu espero que você tenha gostado, se você quiser que eu faça um review de algum outro tipo de chocolate, ou outra marca que você tem curiosidade e tem medo de arriscar, deixa nos comentários pra mim que eu testo pra você aqui.
Se você gostou do post de hoje, compartilha ele nos grupos de confeitaria que você participa porque isso vai me ajudar muito, e já deixo aqui minha gratidão a você.
Meu muito obrigada pelo seu carinho e por ler esse post até o final.
Um beijo bem doce pra você e até o próximo review!
Veja Também:
Artigos Relacionados
Olá, deixe seu comentário para Armazenar o Mycryo, Chocolate pra Ganache e Recipiente para Derreter | Joy Responde #34