PINTURA COM MANTEIGA DE CACAU - TEMPERANDO E APLICANDO

  • Receba dicas gratuitamente em seu e-mail

    Mais de 10 mil pessoas recebem minhas dicas toda semana. Assine também!

No vídeo de hoje nós vamos aprender a trabalhar com a famosa pintura com manteiga de cacau!

Lucre com Chocolate o Ano Todo

Conheça a melhor maneira de trabalhar com chocolate e gerar uma renda extra

Quero gerar renda extra com Chocolate!

Eu já comentei nos posts anteriores que todas essas receitas e técnicas que eu tô trazendo nesses últimos vídeos eu já mostrei lá no Viver de Chocolate, que foi uma série gratuita que disponibilizei uns meses atrás.

Aliás, os 2 últimos posts de recheios que subi aqui no canal tem umas receitinhas deliciosas, você chegou a ver? O que? Não viu?? Então eu vou deixar o link abaixo pra você ver depois, certo?

RECHEIO DE COULIS DE MORANGO

RECHEIO DE GANACHE DE NINHO
 
Além disso ontem eu lancei um post onde eu explico como dominar o chocolate em 10 dias ou menos. É um post onde eu explico as vantagens de seguir um passo a passo pra acelerar nosso aprendizado, e onde eu aviso que as inscrições para o meu treinamento estão abertas.

Com um vídeo curto onde eu explico mais sobre como ter acesso ao treinamento, então se você tem interesse assista o vídeo o quanto antes, pois as vagas não duram muito tempo. 

QUERO SABER MAIS SOBRE O TREINAMENTO 
Bom, nós vamos fazer uma casquinha de bombom, aplicando uma decoração muito fácil e muito prática com manteiga de cacau colorida.

Essa técnica permite que a gente crie bombons que parecem até joias de tão lindas que ficam. Pra quem quer vender, é uma dica fantástica, ainda mais agora, com Natal chegando.

Com essa técnica a gente pode criar cascas personalizadas e únicas, para os nossos bombons e chocolates em geral, inclusive na Páscoa, porque essa técnica não se limita somente a bombons, a gente pode fazer muitas outras coisas incríveis com ela, até flores, pra decorar tortas e bolos.

Bom, primeiro de tudo o que a gente vai precisar?

Moldes de bombons, os que você preferir.

Ah, mas não precisa ser aqueles caros de policarbonato?

Não precisa.

Eu vou usar aqui formas de PVC mesmo, dessas com silicone, que é pra mostrar que não precisa investir muito pra fazer bombons lindos. Forminhas simples também podem ser usadas sim. 

Se você quiser e puder comprar as de policarbonato, ótimo, elas facilitam a gente alcançar um brilho melhor no chocolate, mas meu propósito aqui é mostrar que usando ferramentas simples a gente também consegue bons resultados, se usarmos as técnicas certas.

Bom, já temos a forminha, o que mais vamos precisar?

  • Color Bits de cores diferentes 
  • Escovas de dente (nunca usada) 
  • Pincéis 
  • Papel manteiga e Toalha de Papel 

Antes de começar eu preciso falar da manteiga de cacau.

Você pode comprar ela e derreter, é bem fácil encontrar em lojas online de produtos pra confeitaria.

Existem 2 tipos, o Mycryo, que é em pó, ou em pacotinho que vem como umas lascas quebradinhas. Tanto faz, os dois tipos funcionam, só que o Mycryo costuma sem bem mais caro.

Daí você vai precisar derreter, colorir, temperar e usar.

Eu pessoalmente, acho mais prático usar a manteiga de cacau da Gran Chef que já vem colorida. O Color Bits.

Acho mais vantajoso até pra quem trabalha com cobertura, porque que a manteiga de cacau a gente só pode utilizar pra chocolate, mas o Color Bits existe na versão chocolate e Cobertura, então não tem desculpa pra não fazer esses bombons pintados lindos.

O Color Bits Cobertura utiliza a mesma gordura que compõe a cobertura fracionada e por isso nós não precisamos temperar, basta derreter e utilizar.

Já o Color Bits Chocolate nós precisamos temperar antes de utilizar para obter um melhor resultado, afinal de contas ela é manteiga de cacau e manteiga de cacau precisa ser estabilizada para cristalizar, igualzinho o chocolate.

Um ponto importante aqui é que não adianta querer ser prática e usar o color bits cobertura para fazer as suas decorações no seu chocolate porque não vai funcionar.

Isso porque as gorduras não são compatíveis e se a gente usar invertendo, como usar a Color Bits Cobertura com chocolate e usar o Color Bits Chocolate com a cobertura, por exemplo, o que vai acontecer é que a pintura não vai sair no seu chocolate, e se sair vai ficar manchada e feia. Por isso, Cobertura com Cobertura, Chocolate com Chocolate, cada qual no seu quadrado como se diz. Combinado?

Nesse bombom eu vou usar chocolate então vou usar o Color Bits Chocolate, que é aquele com manteiga de cacau mesmo. Então vou mostrar como que derrete e tempera.

Vou derreter em banho maria, exatamente como a gente faz com chocolate.

Pra isso é preciso aquecer a água até que ela forme essas bolhas iguais água com gás.

Depois a gente vai desligar o fogo, vamos colocar nossa manteiga de cacau colorida na água e volta e meia chacoalhar bem pra ver se já está líquido. Vamos abrir o potinho, medir a temperatura, pra ver se já chegou aos 45 graus (não mais que isso pra não queimar a manteiga e cor não desbotar) chegou a 45 graus a gente vai colocar o bichinho na agua fria, ficar monitorando a temperatura dele até ele atingir 31 graus, que é a temperatura que a gente vai utilizar.

Daí é só aplicar. Sem mistério: Derreteu a 45, esfriou a 31, utiliza. Certo?

Se você preferir derreter no micro-ondas não tem problema, é só ir devagarinho, de 15 em 15 segundos, potência média, até atingir a temperatura. Lembrando que primeiro de tudo a gente tira esse lacrezinho metálico que ele tem pra não correr o risco de tacar fogo na casa.

Agora chegou à parte divertida!

Para fazer efeitos de pingos usamos a escova de dente (nunca usada) e fazemos uns respingos na forminha.

Eu tô usando o branco aqui, mas poderia ser de qualquer outra cor que você preferir.

Lembra sempre que a cor que você quer que tenha mais destaque, é a primeira que vc respinga, tudo que você colocar depois, vai ir formando o fundo da sua pintura.

Feito essa primeira camadinha de respingos, a gente precisa limpar a forminha, pra não sujar o chocolate depois, e vamos esperar a manteiga cristalizar.

Agora a gente vai fazer o fundo vermelho, vamos dar esse efeito com pinceladas do color bits vermelho, basta umedecer o pincel e fazer cobrir a cavidade da forma, espere cristalizar para aplicar uma segunda demão e pronto, sempre limpando a forminha pra não sujar o chocolate depois.

Agora só esperar essa camadinha secar naturalmente, para fazer a casquinha como a gente sempre faz.

Se estiver muito calor, e não estiver secando, você pode levar 1 minutinho na geladeira, mas eu não aconselho muito porque pode suar quando você tirar da geladeira, e esse suor, vai atrapalhar na hora de pôr o chocolate. Afinal de contas é água, é umidade, então vai manchar e a camadinha de pintura pode nem sair no chocolate.

Então se quiser por, cuida muito pra não suar e se suar, espera secar totalmente antes de pôr o chocolate. Certo?

Aqui já tenho meu molde pintadinho. Na semana que vem vou trazer o vídeo onde eu vou montar o bombom, usando os dois recheios que fiz nos vídeos anteriores... o link tá aqui na descrição pra você. E vou cortar pra você ver a lindeza que fica tanto por fora quanto por dentro!

Gostou do post de hoje?

Eu vou ficando por aqui, muito obrigado pelo seu carinho de ter lido até o final, um beijo bem doce pra você, eu te vejo no próximo post!  

Tags:
Lucre com Chocolate o Ano Todo

Descubra como em apenas alguns minutos você será capaz de encontrar preço certo de venda dos seus produtos e dar adeus aos prejuízos

Quero precificar do jeito certo

Olá, deixe seu comentário para MINHAS DICAS DO QUE VENDER NO NATAL

Enviando Comentário Fechar:/