No post de hoje eu trago 5 dicas que considero super importantes se a sua intenção é lucrar produzindo e vendendo os seus Panetones Trufados.
Nunca mais tenha seu chocolate derretendo e sem brilho
Quero te entregar todos os segredos do chocolate para que você possa produzir sem erros e desperdícios na sua cozinha de casa.
Quero ter chocolates firmes e com brilhoOi, eu sou a Joy e escrevi esse post especialmente para te trazer 5 dicas importantes e que você precisa saber antes vender os seus panetones neste Natal.
Você está acompanhando essa série especial de Natal que eu tô trazendo aqui no Blog? Ela já tá rolando desde outubro esse já é o sétimo post, aqui nós já falamos sobre organização da produção, o que você vai precisar pra começar a vender panetone, sobre o dilema fazer a massa caseira ou comprar pronto, sobre antimofo e várias outras coisas, e você pode conferir eles todos acessando o botão Blog logo ali no canto superior direito da página.
A grande maioria dos posts dessa série especial de Natal tem a ver com Panetones artesanais e trufados porque eles são, sem dúvida nenhuma, o doce mais lucrativo dessa época do ano. Disparado mesmo.
É uma época muito boa porque pra ganhar um bom dinheirinho com eles porque você não precisa de muita coisa, com investimento baixo você tem um retorno incrível.
No vídeo de hoje eu trago 5 dicas que considero super importantes se a sua intenção é lucrar produzindo e vendendo os seus Panetones Trufados.
PRIMEIRA DICA
A Primeira dica é básica, mas importante:
Tenha dois a três tamanhos diferentes no seu cardápio.
Isso é uma coisa muito útil e que eu só aprendi na prática mesmo.
Por que que eu acho isso tão importante?
Porque cada tamanho atende um propósito diferente do cliente e você fica com opções mais baratas à aquela versão mais tradicional porém mais cara que é o panetone de 500 gramas (que depois de recheado acaba pesando 1kg) isso vale outra dica mas eu jajá falo disso.
Esse panetone maior, ele geralmente é comprado para consumo da família inteira, ou pra ser servido na ceia de Natal, claro que as pessoas também gostam de comprar ele pra presentear, mas a melhor opção nesse caso é os Panetones de tamanho 250 gramas, por isso ele não pode ficar de fora do seu cardápio.
E tem também a versão mini. Os pequetiticos de 100 gramas são uma opção ótima que fica um mimo mais pessoal, que o presenteado vai comer sozinho muito provavelmente.
Então é uma opção pra compra em volume maior. Desses é muito difícil a pessoa comprar só um, geralmente compra vários pra presentear e isso deixa eles muito lucrativos.
Você pode inclusive incentivar a compra em quantidade, tipo compre 3 leve 4 por exemplo. Mas precisa precificar direitinho pra ver se o retorno disso vai valer a pena. Se você não tem certeza da sua precificação estar correta não arrisque esse tipo de promoção porque pode ser um tiro no pé.
Eu comentei agorinha sobre o peso dos Panetones né?
Pois então, é preciso ter cuidado com isso! Os panetones trufados eles dobram de peso com relação ao tamanho da forminha.
Um Panetone de 500 gramas geralmente pesa 1kg pode chegar até 1200 dependendo do que você aplicar no topinho dele.
Os de 250 gramas geralmente pesa meio kg pode chegar até 600gr dependendo do topinho também e os mini panetone de 100 gramas geralmente ficam em torno de 200, 250 gramas depois de recheados e com a cobertura.
Quando você for divulgar os seus panetones deixe o peso bem claro, pro cliente saber que ele vai bem recheadinho. Isso valoriza bastante!
CONVERSE COM SEU CLIENTE SOBRE DURABILIDADE
A segunda dica importante é: Converse com o seu cliente sobre a durabilidade.
Como o pessoal já tá acostumado a comprar panetone industrializado com uma durabilidade longa, até os trufados nessas lojas como cacau show e companhia, eles acabam imaginando que o nosso panetone também tem essa durabilidade. E tudo bem não saber, a gente que é profissional que precisa alertar eles sobre isso.
È muito comum o pessoal comprar Panetones Trufados pra presentear amigos e parentes até nos amigos secretos da vida, e sabe-se lá quando é que essa pessoa vai decidir comer. Até lá pode muito bem já ter estragado.
Eu falo mesmo porque isso já aconteceu comigo, viu?
Então além de etiquetar a embalagem com data de fabricação e validade, vale conversar com o cliente e comunicar que a validade é curta, mas que se ele quiser conservar por mais tempo ele pode manter em refrigeração ou até congelar por até 90 dias.
Isso vai garantir que quem for consumir vai saborear um panetone saudável, dentro da validade e super saboroso.
PANETONE SALGADO VALE A PENA?
A terceira dica é sobre panetones salgados: O meu conselho é, se você não faz salgados, não entre nessa onda.
Por que que eu digo isso?
Porque os panetones salgados vão exigir de você ingredientes extras que você não tem o hábito de comprar e ter no estoque.
Além disso são ingredientes muito aromáticos, como calabresa, queijo parmesão, entre outros. E quando a gente tem uma só geladeira pra armazenar tudo, os doces podem acabar absorvendo esses aromas e isso não é nada legal.
O forno também. Se a gente assa uma fornada de panetone salgado para depois vir assar uma fornada de panetone doce, o panetone doce pode absorver o aroma desses ingredientes ou vice versa.
O que eu posso dizer é que eu não recomendo isso se a sua intenção é vender.
Se você já faz, e dá certo pra você, beleza. Mas se não faz e está apenas curiosa pra testar, eu não recomendo - pelo menos não para comercializar.
Isso vai exigir, além de um custo extra com os ingredientes completamente diferentes do que você já usa, uma organização maior pra assa-los em dias alternados e espaço para armazena-los afastados, já que não se pode arriscar que um abosrva aroma do outro.
Eu sei que essa não é uma orientação que você veja com frequência, parece um pouco radical mas eu já vivi isso na pele e sei os problemas que isso pode causar e não quero que você passe por isso, pelo menos não sem estar preparada.
Por isso eu não recomendo que você insira o Panetone Salgado no cardápio, a menos que você já trabalhe com salgados, esteja preparada pra isso e tenha esses cuidados todos que eu comentei.
NÃO INVENTE MODA NOS RECHEIOS
A quarta dica é não invente muita moda nos recheios.
Pela minha experiência os clássicos são sempre os que mais vendem. Claro que uma novidade é legal e vende também, mas os campeões de venda mesmo são os clássicos, entra ano e sai ano e isso não muda.
Ah, e evite usar frutas frescas porque a durabilidade delas é só 1 dia.
Lembrando que os Panetones Trufados e panetones recheados não são a mesma coisa, hein!
Todo Panetone Trufado é Recheado mas nem todo Panetone Recheado é Trufado.
- Como assim? Buguei agora Joy.... rsrsrs
É o seguinte: Para o Panetone ser trufado ele precisa ter um recheio à base de trufa, ou seja, a base de ganache - com chocolate de verdade, não cobertura.
Se o panetone for recheado com um mousse ou um brigadeiro, por exemplo, ele é um Panetone Recheado, mas não é trufado.
Por que saber disso é importante?
Porque um Panetone trufado acaba sendo mais chocolatudo e tendo um apelo maior de venda do que um panetone recheado.
E se você pretende vender os panetones trufados é legal que o seu cliente saiba dessa diferença porque ele pode até valorizar mais isso e você acabar vendendo mais.
Vale inclusive você postar essa informação como forma de curiosidade nas suas redes sociais e até nos stories do whats e do Instagram porque isso vai valorizar ainda mais o seu produto e te trazer um diferencial da concorrência. Porque afinal de contas, não é todo mundo que faz eles trufados de verdade ;)
CRIE UM SUB-PRODUTO COM OS PANETONES
A quinta dica é sobre otimizar os recursos pra não ter desperdícios:
Crie sub-produtos com Panetone!
Quando a gente faz panetone trufado, a gente tira o miolinho dele pra aplicar o recheio né?
É uma delícia pra comer num cafezinho eu sei, mas fazendo assim a gente tá colocando lucro no lixo.
Você pode fazer panetone no pote, panetone na taça, trufa de panetone, bem amado de panetone (que é tipo bem casado mas você usa massinha de panetone), sabe aquele pão de mel que você faz na forminha de acetato? Usa panetone ao invés do pão de mel.
Ou seja, ideias não faltam, e isso aumenta muito o lucro da gente!
Os recheios você pode usar os mesmos que já usa nos panetones trufados, então nem o estoque você precisa mudar, é só uma nova roupagem pra ele virar um produto de consumo rápido, tipo comprou comeu.
Dá até pra vender pelo Ifood, que tal?
Fora que ao consumir um produto desse, de baixo custo, o cliente já vai conhecer o sabor do seu produto e pode querer encomendar os panetones maiores e mais caros de 1kg ou meio kg, por exemplo.
Essa última dica foi boa né não?
Bateu aqui até um medo de você ter esquecido as outras, então...
Bora recapitular aqui as 5 dicas que você precisa saber antes vender os seus panetones?
- Tenha dois a três tamanhos diferentes no seu cardápio. Isso ajuda a vender mais.
- Converse com o seu cliente sobre a durabilidade, e não esqueça, panetones trufados e recheados tem uma validade curta por causa do recheio, mesmo que seja feito com panetone comprado pronto.
- Nem sempre fazer panetones salgados é uma boa ideia se você não faz salgados isso pode mais atrapalhar do que ajudar
- A quarta dica é sobre os recheios, não precisa criar muitos e nem inventar sabores mirabolantes, o simples converte mais.
- Crie sub-produtos com Panetone! Além de ajudar a não ter desperdício ajuda você a vender mais, usando os mesmos ingredientes que você já usa. Não é pão durice é "otimização de recursos". Oh que nome lindo?
Panetones Artesanais e Trufados são uma ótima forma de gerar renda no fim de ano, mesmo que você nunca tenha trabalhado com isso antes. Por isso, se você se interessou pelo assunto, ficou com vontade de lucrar com panetones, mas não sabe como fazer isso, eu posso te ajudar através do meu curso Panetones Chocolatudos.
Olha só uma amostra do feedback que ando recebendo dos meus alunos:
A ideia do meu método é economizar tempo ao invés de perder horas navegando por receitas que não entregam o que você precisa, então clicando no botão abaixo você vai ter acesso a um vídeo onde eu explico todos os detalhes sobre o curso, como conteúdo das aulas, como funciona o suporte, métodos de pagamento e como fazer sua matricula.
QUERO SABER MAIS SOBRE O CURSO DE PANETONES DA JOY
Se você gostou do post de hoje me ajude a espalhar ele pela internet, compartilhe esse posts nos grupos de confeitaria que você participa, isso vai me ajudar muito e eu já agradeço de antemão <3
Meu muito obrigada pelo seu carinho de ler esse post até o final, um beijo bem doce pra você e até o próximo!
Veja Também:
Artigos Relacionados
Olá, deixe seu comentário para Armazenar o Mycryo, Chocolate pra Ganache e Recipiente para Derreter | Joy Responde #34