Como saber a validade de meus recheios?

  • Receba dicas gratuitamente em seu e-mail

    Mais de 10 mil pessoas recebem minhas dicas toda semana. Assine também!

Como saber a validade de meus recheios?

Saiba o que deve ser levado em conta na hora de definir a data de validade dos seus doces

Definir a data de validade dos produtos é uma coisa bem chata e complicada, afinal devem ser levados em conta, além dos ingredientes, o ambiente de preparação.

Este deve estar muito bem higienizado, incluindo nós mesmos, que devemos ter cuidados com a própria higiene, (como unhas curtas, não usar jóias e bijouterias e usar toucas) tudo isso para evitar a temida contaminação cruzada, conforme nos orienta a cartilha da Anvisa.

Definindo a data de validade

Levando em conta todos esses cuidados no preparo, podemos então definir a data de validade do recheio, sempre levando em conta o ingrediente com a data de validade mais curta.

Por exemplo, em uma trufa que leve frutas frescas como uva ou morango, o recheio tem validade de apenas 24 horas, pois começa a iniciar a sua decomposição muito rapidamente, devido a quantidade de umidade que ela contém.

Já os chocolates sem recheio podem ser produzidos até 60 dias antes, embalados e acondicionado em caixas de papelão próprias para alimentos.

Cuidados no armazenamento

Um armazenamento mal feito pode comprometer a validade do seu produto. Por isso lembre de armazenar os seus chocolates em caixas para alimentos e elas deverão estar longe do chão e do teto. Isso porque no chão poderão ser contaminados por insetos, umidade e mofo, e próximas ao teto podem facilmente derreter pois o ar quente, por ser mais leve, fica sempre na parte de cima de um ambiente fechado.

Armazenar o chocolate na sob refrigeração não é recomendado pois ele captura umidade, modifica a estrutura, sabor e o aroma. 

Por falar em chocolate na geladeira vale lembrar que o chocolate é tão sensivel a refrigeração que até mesmo na hora da secagem o tempo para resfriamento deve ser o menor possível, como comentei nesse post, porque se ele ficar mais de 20 minutos sob refrigeração, muito provavelmente irá suar e ficar com aspecto melequento e nada agradável.

Com relação as datas de validade:

Bombons e chocolates maciços como pirulitos e porta retratos (sem recheio): até 60 dias embrulhados em papel chumbo.

Bombons recheados com brigadeiros cremosos: 15 dias embrulhados em papel chumbo, salvo bombons que contenham algum ingrediente que pereça antes de 15 dias, pois como dito acima, a validade que manda é a do ingrediente mais perecível.

Frutas frescas banhadas em chocolate: 24 horas.

Bombons com Frutas frescas: 24 horas.

Frutas desidratadas banhadas em chocolate: 30 dias guardados em potes bem vedados.

Trufas licorosas: 30 dias.

Mendiants:  20 dias guardados em potes bem vedados..

Bombons Crocantes (flocos de arroz): 30 dias guardados em potes bem vedados.

Bombons trufados: a data de validade pode variar de acordo com recheio utilizado.

Bombons tipo prestígio (de coco): 7 dias. Importante utilizar sempre o coco seco, nunca o fresco porque ele azeda muito facilmente e a validade cai para 24 horas.

 

Oferecendo segurança ao cliente

Devemos produzir os chocolates recheados o mais próximo possível da data da entrega, para que possamos oferecer ao cliente uma segurança maior, sem esquecer de colocar etiqueta com data de fabricação e validade na embalagem. Isso irá garantir um produto fresco para o consumo - e um cliente satisfeito também!

Já que estamos falando sobre recheio, tenho uma pergunta para você:

Você quer aumentar a variedade de recheios do seu cardápio?

Se sim, quero te contar que criei uma Apostila, totalmente gratuita, com alguns dos meus recheios favoritos para trufas, bombons e pães de mel, você já baixou a sua?

São receitas fáceis, práticas e deliciosas que vão valorizar ainda mais o seu cardápio e encantar os seus clientes!

Se você ainda não adquiriu a sua e quer ter acesso a algumas das minhas receitas preferidas de recheios de bombons, trufas e pães de mel, então baixe agora minha Apostila Gratuita e arrase nas vendas!

Um beijo bem doce pra você e até o próximo post!

 

Tags: DICAS DIFICULDADES TÉCNICAS
Lucre com Chocolate o Ano Todo

É possível lucrar com chocolate o ano todo, e não apenas na Páscoa!

Quero essa apostila agora!

Veja Também:

Artigos Relacionados

Olá, deixe seu comentário para QUAL É O MELHOR TERMÔMETRO PRA CHOCOLATE

Já temos 1 comentário(s). DEIXE O SEU :)
Maria Salete Da Silva

Maria Salete Da Silva

Eu não consegui derreter o chocolate fracionado o que será que aconteceu,tentei mais de meia hora e ele não derreteu,por favor me de um retorno obrigada!
★☆☆☆☆DIA 18.07.19 23h12RESPONDER
N/A
Enviando Comentário Fechar:/
Enviando Comentário Fechar:/