Eu fiz esse post para compartilhar 5 dicas para que você possa produzir os seus panetones em casa sem erros - A quinta dica é a que eu acho mais importante!
Nunca mais tenha seu chocolate derretendo e sem brilho
Quero te entregar todos os segredos do chocolate para que você possa produzir sem erros e desperdícios na sua cozinha de casa.
Quero ter chocolates firmes e com brilhoOi, eu sou a Joy e hoje eu tô aqui pra trazer 5 dicas pra você que pretende produzir os seus panetones em casa.
Quando eu comecei a produzir os meus próprios panetones em casa a intenção era valorizar e trazer um diferencial pro Panetone Trufado que eu já vendia, mas que até então comprava ele pronto e só recheava.
Eu não vou mentir pra ti, não foi fácil acertar o ponto ideal, o panetone muitas vezes deixava a desejar, ficava massudo, não assava direito, era sempre oito ou oitenta, ou assava demais e ressecava muito ou então ficava cru no miolo. Pensa no desespero da pessoa aqui.
Por isso nesse vídeo vou compartilhar com você 5 dicas que fizeram a diferença no meu processo de produção e que pode fazer na sua também.
Já vou avisando que a 5º dica é a que eu considero mais importante de todas, então fica até o final do vídeo comigo. Quero te pedir também, que caso você goste desse post e dessas dicas que compartilhe esse conteúdo, isso me ajuda demais mesmo. Conto com a sua ajuda.
Vamos às dicas então?
A primeira dica é: ENTENDA O SEU FORNO
Entre as confeiteiras existe um ditado que diz que forno é que nem marido, cada um conhece o seu e as vezes alguns podem dar problema.
Brincadeirs à parte, por que eu digo isso? Porque não adianta eu falar que você deve colocar a temperatura do seu forno em 180°C se o seu forno estiver desregulado. Nos fornos dos fogões à gás isso é bastante comum mas mesmo os fornos elétricos podem vir de fábrica desregulados ou irem desregulando com o tempo.
Para assar panetones você precisa saber se o seu forno é forte, fraco, ou distribui mal o calor.
O panetone não pode assar nem em temperatura muito alta porque senão, ele assa rápido demais, cresce, doura por fora, fica lindo, mas quando a gente vai ver, ele não assou por dentro e continua cru.
Mas não pode assar em forno baixo demais também. Senão os erros também virão e ainda vai demorar mais e gastar mais gás. Mesmo ficando mais tempo dentro do forno, como o panetone é alto o calor do forno baixo não é o suficiente para atingir o centro do panetone e assar o interior, então o panetone assa e ganha cor por fora (consequentemente resseca, porque passa muito tempo no forno) e o centro continua cru.
Se não estiver tão baixo pode até chegar a assar o miolo mas até isso acontecer, depois de passar tanto tempo dentro do forno, o panetone já ressecou além do que deveria nas bordas e vai perder maciez.
Se o seu forno é a gás, use ele na temperatura média, mas se você tiver um termômetro de forno isso vai ajudar bastante porque você pode testar e observar se a temperatura está correta utilizando um termômetro (a temperatura de forno ideal para o panetone é entre 180°C a 200ºC)
⠀
Se você perceber que a chama está muito intensa, se os seus bolos já pegam um pouco no fundo, use duas assadeiras uma dentro da outra na hora de assar, isso ajuda a bloquear o calor e ele circular melhor dentro do forno. Na dúvida, deixe o forno com temperatura entre média e baixa, e faça fornadas menores para ir testando.
A segunda dica é A ESCOLHA DA FORMA
As que eu indico são aquelas que são micro perfuradas, cheias de furinhos sabe? Elas são as melhores pois tem micro furinhos que fazem a massa assar toda por igual. Além disso faz com que o panetone cresça e asse homogeneamente e diminui a chance de ficar cru na parte interna - claro que esse tipo de forma não faz milagre, então cuidar da temperatura do forno é super importante como eu já comentei, ok?!
Essas formas microperfuradas são feitas com papel antiaderente e à prova de gordura. Elas chamadas de "forminhas italianas para panetones" e são excelentes! Se você encontrar elas nas lojas de confeitaria na sua cidade, invista pois valem muito a pena. Essas características vão deixar os seus panetones com um acabamento mais perfeito, e uma apresentação ainda mais bonita e única.
Os panetones artesanais têm uma massa bem amanteigada, então se nós usamos formas de papel simples, eles tendem a ficar com manchas de gordura no papel. Se a intenção é vender ou presentear isso não é muito interessante pois não dá uma aparência agradável e profissional. Se a ideia é presentear ou comercializar é legal cuidar desses detalhes de acabamento para valorizar ainda mais né?
Dependendo do lugar onde você mora pode ser mais difícil encontrar esse tipo de forma, mas nas lojas de confeitaria pela Internet você consegue encontrá-las com muita facilidade, basta procurar por "forminha italiana para panetones". Uma dica extra, se você for comprar pela internet precisa se antecipar porque como tem muita gente comprando elas podem ficar sem estoque de uma hora pra outra e você pode acabar ficando na mão.
A ESCOLHA DA FARINHA
A terceira dica é outra coisa super importante e que faz bastante diferença no preparo do seu panetone: A escolha da farinha de trigo. Não utilize qualquer uma por favor.
Não economize logo com a farinha.
Ela pode deixar o seu panetone escuro e massudo por exemplo.
A farinha precisa ter clarinha, soltinha e ter o uma boa quantidade de proteína (pelo menos 10%). O glúten, responsável pela estrutura do seu panetone, está na proteína da farinha, então se você escolher uma farinha fraca de proteína, por mais que você sove super bem e faça tudo certinho, ainda assim seu panetone pode não ficar macio e não desfiar - que é aquela característica que a gente mais ama no panetone, né?
Então dedique tempo na escolha da farinha de trigo, se puder testar mais de uma marca teste, vale a pena, vai por mim.
CONGELAMENTO
A quarta dica é sobre armazenamento. Como eu trabalho com panetone artesanal e vendo usando esse argumento do artesanal eu não gosto de usar conservante, então o que eu faço pra conseguir trabalhar com pronta entrega sem perder o frescor do produto? Conservo os meus panetones congelados.
Assim eles não perdem frescor, não perdem sabor, não perdem validade e eu não preciso tacar aditivo químico nele. Assim o meu cliente consome um produto mais saudável e sem perder frescor.
Eu vi uma careta aí? O quê? Tu não gostas de coisas congeladas?
Não precisa torcer o nariz para o congelamento não! Ele é uma das melhores maneiras de conservar alimento, só que precisa ser feito adequadamente, claro.
Eu já fiz um post aqui no blog contando como eu faço pra congelar os meus panetones, você pode clicar aqui para acompanhar. Vale a pena e é muito melhor e muito mais saudável que usar um conservante químico.
TENHA PACIÊNCIA
A quinta dica é: Tenha Paciência
Eu acredito que essa seja a dica mais importante de todas, por isso que eu deixei pro final, como já tinha comentado lá no comecinho do vídeo.
Isso porque para preparar um Panetone bem delicioso, macio, molhadinho e com a massa bem leve e desfiante é preciso respeitar os tempos da massa. Tanto os tempos de sova, pra ela atingir o ponto certo de véu quanto o tempo de descanso da massa, que dura pelo menos 1h30 e que dependendo da receita pode levar muito mais que isso.
Então não adiante ter pressa.
O preparo de um bom panetone é um exercício de paciência e cá entre nós, o Natal é uma data especial, acontece uma vez no ano só, é uma data que merece um panetone bem caseirinho, bem artesanal com ingredientes frescos e sem conservantes, mesmo que você nem venda e produza apenas para família e amigos, quer presente mais gostoso que esse?
Eu adoro no Natal presentar meus parentes com um panetone bem fresquinho feito por mim, conforme o Natal se aproxima o pessoal até já vai pedindo, tri espertos <3
E lembrando que, se quiser minha ajuda pra produzir seus panetones Chocolatudos em casa, deliciosos e sem erros eu tenho um curso onde ensino todo o passo a passo e vou ter o maior prazer do mundo em te ajudar, inclusive lá você tem acesso ao meu whats pra tirar dúvidas na hora da produção.
Se você tiver interesse em ser minha aluna e ter esse acompanhamento de perto é só clicar nesse botão para saber tudo sobre o meu curso Panetones Chocolatudos.
Quero saber mais sobre o curso
Na outra página tem um vídeo explicando tudo que precisa saber sobre o curso e como fazer sua matricula.
Espero que você tenha gostado do conteúdo que eu trouxe para você.
Se você gostou não vai embora sem deixar seu like que ele me ajuda demais,
Muito obrigada pelo seu carinho de assistir esse vídeo até o final, um beijo bem doce pra você e até o próximo vídeo.
Olá, deixe seu comentário para Armazenar o Mycryo, Chocolate pra Ganache e Recipiente para Derreter | Joy Responde #34