VALE A PENA USAR ANTIMOFO NOS PANETONES?

Nesse post eu vou te contar o que é anti-mofo, para que serve e a minha opinião pessoal a respeito dele. Ficou curiosa(o)? Então vem!

Quero ter chocolates firmes e com brilho

Nunca mais tenha seu chocolate derretendo e sem brilho

Quero te entregar todos os segredos do chocolate para que você possa produzir sem erros e desperdícios na sua cozinha de casa.

Quero ter chocolates firmes e com brilho

Oi, eu sou a Joy e no vídeo de hoje vou falar sobre o que é o antimofo e quais as vantagens e desvantagens de usar ele nos panetones pra que você possa pôr tudo na balança e fazer a melhor escolha pra você.

Nesse post eu vou falar também como usar ele de forma correta - afinal de contas, ele é um aditivo químico e não pode ser usado com exagero - e contar ainda, caso você decida utilizá-lo, onde é possível encontrar o antimofo para comprar. 
 
Depois de tudo isso eu vou te contar qual é a minha opinião pessoal sobre o uso desse conservante e explicar o meu motivo para não fazer uso dele nos meus panetones e doces.

O QUE É ANTIMOFO E QUAL A SUA INDICAÇÃO DE USO

Bom, bora começar do princípio: O que é antimofo?

Como o próprio nome já sugere, o Antimofo é um aditivo químico conservante muito utilizado na produção de pães, massas e biscoitos.

Não é novidade para ninguém que a indústria alimentícia faz uso de vários tipos de conservantes químicos pra evitar proliferação de fungos e bolores, ou pelo menos adiar esse processo (que é um processo natural).

O uso desses conservantes garante uma vida útil muito maior para vários tipos de produtos tanto os que precisam de refrigeração como iogurtes por exemplo, até os que não precisam como pães e biscoitos.
 
Se você tem algum produto industrializado em casa é muito provável que ele tenha algum tipo de conservante químico. Na dúvida, basta pegar aquele pacotinho de biscoito no armário observar no rótulo os ingredientes que compõem esse produto. O conservante vai estar lá, na grande maioria das vezes. 

Esses conservantes agem trazendo uma durabilidade maior pro produto, afinal a indústria alimentícia precisa de tempo pra fazer a logística e distribuir os seus produtos pelo Brasil afora, então o uso dos conservantes é necessário para que o alimento chegue em condições de consumo na mesa dos consumidores - porque uma vez contaminado por fungos, o produto fica totalmente impróprio para consumirmos, podendo trazer vários prejuízos para a saúde, causar alergias respiratórias, intoxicação alimentar e até coisas mais graves que isso, dependendo do tipo de fungo e do nível de proliferação.

São vários tipos de conservantes usados pela indústria alimentícia, alguns líquidos e alguns em pó, eu não vou mais a fundo em todos eles porque o foco desse post é o anfimofo, mas vale você saber que o uso de cada um desses conservantes varia dependendo do ingrediente usado no alimento e do modo de preparo do mesmo. Por exemplo: Alguns conservantes perdem suas propriedades se aquecidos a determinada temperatura, outros são mais recomendados em produtos à base de leite e derivados, e outros mais indicados para pães, massas e biscoitos.

Um desses conservantes é o propianato de cálcio, ou de sódio. Ele é uma espécie de sal, é apresentado em pó e parece realmente o sal de cozinha que a gente conhece. 

O propionato de cálcio ou sódio o conservante utilizado usado na panificação para a produção de pães, bolos e biscoitos e é utilizado não só por indústrias, mas também em padarias e confeitarias de porte menor. Como ele é em pó e pode ser aquecido ele é aplicado diretamente na massa, protegendo assim a parte interna do produto.

E é exatamente esse propianato de cálcio ou sódio que nós conhecemos como antimofo.

VANTAGENS DE USAR O ANTIMOFO NOS PANETONES

Existe vantagem de usar o antimofo já que ele é um aditivo químico?

Claro, existe sim, senão ele nem seria tão usado. 

Em pães, bolos e biscoito é muito normal o aparecimento de fungos e bolores - eu aposto que você já fez um pão em casa que depois de alguns dias acabou mofando não é verdade?

Conta pra mim nos comentários. Comigo nem sei contar de tanto que já aconteceu.
  
É comum isso acontecer e quanto mais umidade a massa tiver, maior vai ser a atividade desses microrganismos porque eles se desenvolvem na umidade. Isso quer dizer que com pães mais úmidos como o Panetone, o bolor vem bem fácil.

Por isso que os antimofos são tão usados para a produção de Panetones, pois ele quadruplica a durabilidade. Por exemplo um panetone caseiro que duraria ali, uma semana, com antimofo ele pode durar até 1 mês, se bem armazenado.

Sendo assim, para quem precisa produzir panetones em grande quantidade ter a possibilidade de fazer isso antecipadamente é uma ótima segurança até pra distribuir em pontos de venda porque o produto tem um bom tempo até ser vendido e consegue chegar a mesa do consumidor final ainda com uma boa validade e em excelentes condições de consumo. 

Isso acaba sendo uma vantagem muito boa pra quem produz bastante assim.

COMO USAR O ANTIMOFO DA FORMA CORRETA

Uma dúvida grande sobre o antimofo é, como usar ele da forma certa? 
Ele é um aditivo químico então a gente sabe que não é assim uma coisa muito saudável e que, se usado com exagero pode vir a fazer mal a saúde. 
Então se a gente for decidir usar, é preciso dosar da maneira certa, a proporção de uso recomendada do antimofo é 1% do peso em relação a farinha de trigo.


Isso significa que para cada 10kg de farinha de trigo a gente vai precisar de 100 gramas de antimofo. Em uma Padaria isso estaria ok, afinal eles tem maquinário pra bater uma massa em proporção de 10kg de farinha de trigo. Uma masseira industrial de padaria comporta até mais do que isso. 


Mas pra gente que tem uma produção caseira, a gente trabalha com uma quantidade pequena. A gente consegue à mão, fazer no máximo uma receita de 1kg de farinha de trigo. Você já tentou pesar 10 grama na balancinha de cozinha? Ela não pesa quantidades pequenas assim com precisão.

Então se você for optar por usar o antimofo como conservante nos seus panetones caseiros você vai precisar de uma balancinha dessas de precisão, pra pesar o ingrediente. 
Senão pode acabar colocando em excesso, o que não seria legal pra saúde. 
Essa balança pesa até um décimo de grama então é perfeita pra usar nesse caso e você encontra ela na internet por 20 ou 30 reais, não é cara não.

QUAIS OS NOMES PROCURAR E ONDE ENCONTRAR 

Você descobriu que o antimofo pode ajudar a conservar os seus panetones por mais tempo. Se você decidiu que isso é uma boa pra você, pode estar agora se perguntando:

- Onde eu encontro isso pra comprar? 

Você encontra isso com uma certa facilidade até em lojas de produtos para confeitaria. Na internet você encontra com muita facilidade mesmo.  

O preço fica em torno de 4 a 5 reais e ele vem em embalagens de 30 ou 50 gramas. 
Então dura muito, mas muito mesmo. 

Pensa comigo, você usa só 1grama a cada 1kg de farinha de trigo, então um pote dura até 50kg de farinha de trigo usadas. É muita coisa. 
Isso daria mais de 200 panetones.  
Rende muito, é barato e é fácil de encontrar em lojas de confeitaria, se comprar pela internet o frete vai sair muito mais caro que o produto. Aí é ver se compensa.

PORQUE EU NÂO GOSTO DE USAR ANTIMOFO NAS PRODUÇÕES

Bom agora que você sabe o que é o antimofo, pra que serve, como usa e até onde encontra, você já deve ter formado até a sua própria opinião a respeito dele, então chegou a hora de eu dividir com você a minha opinião pessoal a respeito dele, como eu prometi no começo do vídeo.

Eu até comentei já, eu não gosto de utilizar antimofo nos meus Panetones, aliás eu não gosto de utilizar nenhum tipo e conservante artificial. Por quê? 
Porque eu acredito que a confeitaria artesanal perde força quando a gente usa esse tipo de aditivo.

Um dos argumentos que eu utilizo pra vender os meus Panetones é que ele é fresquinho, feito à mão, com ingredientes selecionados, que ele é artesanal, tem sabor de caseirinho e que ele não tem os conservantes químicos que esses de mercado tem.

Como é que eu vou prometer esse diferencial todo e entregar um panetone com conservante? Não é coerente com o que eu prometo pro meu cliente, né? 
Então, é por isso que eu não utilizo.

Eu acredito que o diferencial da confeitaria artesanal precisa estar no frescor, nos ingredientes selecionados, na forma artesanal de preparo, no sabor caseirinho, no carinho e no cuidado mesmo. 

Você precisa concordar comigo? Lógico que não! Pode discordar e tá tudo bem! 

O que eu quero aqui com esse vídeo é dividir conhecimento com você pra que você saiba o que é o antimofo, conheça o produto e forme a sua própria opinião pra decidir decida o que for melhor pra você, usar ou não.

E eu não demonizo os conservantes, quero até deixar claro aqui isso. Eu acredito que se eles fossem assim tão tóxicos não seriam permitidos pelas agências de saúde, nacionais e internacionais.

E são, e a gente consome eles todos os dias, a menos que não consuma produtos industrializados.

Então novamente eu não estaria sendo coerente se eu demonizasse os conservantes mas tenho o hábito de comer aqueles pães de forma industrializados, ou biscoitos, ou iogurtes, pizzas congeladas, enfim. 

Eu consumo esses produtos, e muitos outros como os Kinder Bueno e Kit Kat que coloco nos meus doces, todos esses produtos têm esse tipo de conservante então eu estaria sendo hipócrita se condenasse.

O que eu acho é que hoje em dia, como a gente já consome tanto esse tipo de alimento com conservante, oferecer um produto fresquinho e sem aditivos é importante, é inclusive um diferencial muito bom e por isso eu pessoalmente escolho seguir por esse caminho. 
 

E aí, já decidiu se vai usar ou não o antimofo?

Conta pra mim nos comentários, quero saber a sua opinião a respeito deles. 

Espero que você tenha gostado do conteúdo que eu trouxe para você hoje, muito obrigada pelo seu carinho de ler esse post até o final, um beijo bem doce pra você e até o próximo!

Tags: DICAS PANETONES DIFICULDADES APRENDIZADO NATAL CONSERVANTES

Olá, deixe seu comentário para Armazenar o Mycryo, Chocolate pra Ganache e Recipiente para Derreter | Joy Responde #34

Enviando Comentário Fechar:/

NUNCA MAIS TENHA SEU CHOCOLATE DERRETENDO E SEM BRILHO

Tenho orgulho em dizer que 100% dos alunos que passaram pelo treinamento conseguiram driblar o calor e trabalhar com chocolate com ZERO problemas, mesmo os que não tinham ambiente climatizado em casa.

Quero Saber Mais