10 Utensílios indispensáveis para trabalhar com bombons modelados

  • Receba dicas gratuitamente em seu e-mail

    Mais de 10 mil pessoas recebem minhas dicas toda semana. Assine também!

10 Utensílios indispensáveis para trabalhar com bombons modelados

Nesse post trago um checklist básico que facilita muito a nossa vida na hora de fazer doces e bombons modelados

Lucre com Chocolate o Ano Todo

Conheça a melhor maneira de trabalhar com chocolate e gerar uma renda extra

Quero gerar renda extra com Chocolate!

Depois de tanto tempo trabalhando em confeitaria, é fácil perceber que alguns itens são indispensáveis, principalmente quando se trata de confeitaria artística. Por isso hoje trago uma listinha com alguns utensílios são essenciais para um bom preparo e outros que facilitam (e muito) a vida de qualquer confeiteiro!

01 - Uma balança de cozinha

A balança já é item indispensável na cozinha ou ao menos já deveria ser, mas para a decoração de docinhos modelados precisamos ir um pouco além. Uma balança de precisão se torna uma aliada poderosa, tanto para permitir um padrão nas modelagens quanto para otimizar e acelerar o processo de trabalho. Apesar do nome assustar, elas não são nada caras e são muito fáceis de comprar. A minha eu comprei em um daqueles sites chineses com frete gratuito e preços muito abaixo dos praticados no Brasil – e paguei menos de 15 reais!!!

02 -Uma panela de fundo grosso

Se você já faz brigadeiros e docinhos para festas, muito provavelmente você já tenha uma assim. Elas são muito importantes para evitar que o docinho queime, perca a textura ou acelere o processo de cristalização. A panela de fundo grosso é o maior segredo para aquele brigadeiro que permanece gostoso, cremoso e demora a cristalizar depois de pronto.

03 -Potes que podem ir ao micro-ondas

Toda cozinha que se preze deve ter vários potes, plásticos, de inox ou de louça, eles servem tanto para preparar a receita quanto para separar os ingredientes. Mas cuidado, alguns deles não vão ao micro-ondas! Por isso, um joguinho de potes próprios para uso em micro-ondas é essencial. Afinal, precisamos derreter os nossos chocolates, não é?

04 -Termômetro culinário

Se você optar por fazer os bombons usando Chocolate, ao invés de Cobertura Fracionada, irá precisar fazer a temperagem e, como comentei neste post o termômetro culinário será um aliado valioso nessa hora.

Descubra os 10 Utensílios indispensáveis para trabalhar com bombons modelados

05 -Espátula de silicone

Ela é um dos utensílios mais importantes da confeitaria e é essencial na cozinha de qualquer confeiteiro, principalmente porque tem a função de substituir a colher de pau (proibida pela Anvisa). E, acredite, facilita muito na hora de raspar o conteúdo da panela ou tigela. Mas atenção, não confunda com uma de plástico, (que irá derreter na sua panela) apenas a espátula de silicone resiste às altas temperaturas. 

06 -Mangas e bicos de confeitar

Não servem apenas para decorar bolos, cupcakes, biscoitos e qualquer doce. Servem também para rechear e fazer lindas formas e desenhos dependendo do bico utilizado.

07 -Tapete de Silicone ou Teflon

É a definição da perfeição! Vai ao forno, ao freezer e nada gruda nela! Ideal para macarrons, biscoitos, suspiros e o melhor, abrir a pasta americana sem precisar ficar polvilhando mais açúcar impalpável ou amido.

Existem inúmeras marcas no mercado mas eu recomendo comprar naquele site chinês que comentei a pouco... A demora na entrega compensa porque é muito mais barato! Um tapetinho desses dura bem uns 10 anos (o meu já tenho a 6) e é super útil e versátil!!!

08 - Um Kit de estecas

Começar a modelar sem estecas até dá, mas elas facilitam muito a nossa vida para fazer diversas marcações, como sorrisos, cabelos ou escamas de peixe. Existem estecas de plástico, acrílico, metal e borracha, mas a função é sempre a mesma, o que pode variar é a qualidade e durabilidade do produto. As estecas de plástico são menos duráveis, mas valem muito a pena para quem está começando.

09 -Moldes e cortadores

Moldes e cortadores são necessários para facilitar na hora realizar o acabamento no nosso docinho. É legal ter cortadores em diversos formatos e tamanhos, mas não precisa sair comprando tudo que vê pela frente.

Crie a sua coleção de doces e compre apenas os moldes e cortadores necessários para eles, sempre pensando do detalhamento e na beleza de seus docinhos. Depois, com o tempo, você pode ir comprando modelos novos.

10 -Corantes em gel nas quatro cores básicas

Para as decorações em glacê real ou pasta americana o corante mais utilizado é o corante em GEL, mas para tingir o chocolate é necessário que o corante seja o próprio para chocolate (lipossolúvel). É importante ter sempre no estoque no mínimo as cores primarias dos dois tipos de corante.

Esses são alguns dos itens que eu considero indispensáveis na minha cozinha mas você não precisa sair comprando tudo na mesma hora.

Defina algumas prioridades e, conforme o tempo for passando (e o lucro entrando), você poderá então investir em novos instrumentos que facilitem a sua vida sem que isso doa no bolso

Tags: DICAS DIFICULDADES TÉCNICAS
Lucre com Chocolate o Ano Todo

Descubra como em apenas alguns minutos você será capaz de encontrar preço certo de venda dos seus produtos e dar adeus aos prejuízos

Quero precificar do jeito certo

Olá, deixe seu comentário para MINHAS DICAS DO QUE VENDER NO NATAL

Enviando Comentário Fechar:/