Você já provou o chocolate Melken Belga? Tem duvidas se ele vale a pena? Vem comigo que nesse Review a gente vai ver tudo sobre essa linha e testar esse chocolate!
Nunca mais tenha seu chocolate derretendo e sem brilho
Quero te entregar todos os segredos do chocolate para que você possa produzir sem erros e desperdícios na sua cozinha de casa.
Quero ter chocolates firmes e com brilhoOi, eu sou a Joy e hoje é dia de mais um post da séria reviews, pra você que não conhece ainda, essa é uma série especial do canal porque é nela a gente testa as marcas de chocolate e cobertura usados pra confeitaria.
Então se você tem curiosidade se tal marca de chocolate ou cobertura é saborosa, se a consistência é boa, se é fluído se cristaliza bem, se o preço é bacana... Ou seja, quer saber se vale a pena? É nesse quadro que a gente testa.
Aqui a gente vai estar falando um pouquinho sobre a marca e avaliando preço, embalagem, ingredientes que compõem o produto, o comportamento no derretimento e na temperagem no caso dos chocolates, enfim tudo bem esmiuçadinho pra avaliar a qualidade do produto e dividir com você essa experiencia e, é claro, a minha opinião pessoal a respeito de determinada marca, determinada linha.
Hoje a gente vai testar o Melken Belga ao leite, que é a segunda linha de chocolate premium da Harald, antes eles tinham o Unique, agora tem também o Melken Belga em dois sabores, o Melken Belga Meio Amargo 52% Cacau, e Chocolate Melken Belga ao Leite 33% Cacau que é o que a gente ai testar aqui nesse vídeo.
O chocolate da linha Melken Belga, como o nome já sugere, é produzido na Bélgica e importados com exclusividade pela Harald. Já, já, vou te mostrar a embalagem do produto e você vai ver que isso ta bem detalhadinho lá.
Sendo um chocolate belga, ele promete ter a cremosidade e o sabor característicos dos chocolates europeus, como o concorrente Callebaut, mas será que entrega o que promete mesmo? Bora conferir!
Quero aproveitar pra te agradecer por ter clicado nesse post pra ler, espero que você goste, fiz com muito carinho e te convido pra ver a versão em vídeo desse review no meu canal do youtube. Eu vou deixar o link aqui pra você.
FAIXA DE PREÇO DO CHOCOLATE MELKEN BELGA E SABOR
Bora começar então?
Antes de mais nada, deixa eu falar um pouquinho sobre a faixa de preço do Melken Belga ao Leite.
Eu sempre gosto de começar os posts review falando sobre o preço porque querendo ou não esse é um dos pontos que mais pesa na nossa decisão de compra né?
Bom, o Melken Belga é encontrado em uma embalagem de 400 gramas e ele vem em gotinhas. Não tem outra opção de embalagem, é só em gotas e só nesse peso.
Quanto a ser em gotas é bom porque o derretimento é mais fácil e a embalagem ser de 400g facilita usar o pacote todo.
O problema do chocolate em gotas é que ele é muito sensível a umidade e quando a gente abre um pacote de 1kg ou mais, e acaba não usando tudo, tem muita chance do chocolate que ficou naquele pacote aberto acabe pegando umidade e impossibilitando a gente de usar ele novamente pra casquinhas.
Com essa embalagem pequena, de 400 gramas, a gente não tem esse problema porque na maioria das vezes acaba usando a quantidade toda. Então por esse lado essa embalagem pequena acaba sendo vantagem.
Sobre o custo, esse pacotinho de 400 gramas tem uma média de preço de 30 reais. As vezes você consegue encontrar por um pouquinho menos, mas a média é mais ou menos essa, uns 30 reais.
Mas veja, 30 reais, por apenas 400 gramas. O que seria mais ou menos 75 reais o kg.
O preço fica bem parecido com a Linha Unique que também é da Harald e fica mais em conta que o concorrente Belga Callebaut, que fica ali perto dos 90, 100 reais o kg.
Por falar em preço, na hora da compra, pesquisa bem os fornecedores porque a diferença entre uma loja e outra pode ser de mais de 10 reais o kg, então não custa ficar alerta quanto a isso. Na verdade não ficar alerta é que pode custar caro.
AVALIANDO INFORMAÇÕES DO RÓTULO
Bom, comparando o preço com o preço da concorrência eu já vi vantagem. Agora vamos ver se essa vantagem se mantem quando a gente avalia mais profundamente.
E a gente vai fazer isso testando a temperagem e provando, claro, mas antes bora ver quais informações a gente consegue obter só observando a embalagem, como ingredientes e tal.
Aqui na embalagem a gente vê que o Melken Belga não é produzido pela Harald, ele é produzido na Bélgica pela empresa Fuji Oil Europe, e é embalada e distribuída pela Harald. Então apesar da Harald ser uma empresa brasileira, esse é sim um chocolate Belga, produzido na Bélgica e importado e comercializado pela Harald.
Eu admito que fiquei com essa dúvida quando vi esse chocolate pela primeira vez, mas ta aí, é Belga mesmo.
Agora bora ver os ingredientes pq se tem uma coisa que nos diz se o chocolate é bom, antes mesmo da gente provar, é conferir se os ingredientes são de qualidade.
Lembrando que no caso do chocolate ao leite, quanto mais leite, mais massa de cacau e manteiga de cacau ele tiver, melhor vai ser a qualidade dele, mais saboroso vai ser, então bora ver comigo quais são os ingredientes que o Chocolate Melken Belga ao Leite contém:
- Açúcar
- Leite Integral em Pó
- Manteiga de Cacau
- Massa de Cacau
- Emulsificantes Lecitina de Soja
- Aromatizante
O que a gente consegue perceber aqui, observando esses ingredientes? Que é um chocolate de qualidade, feito apenas com manteiga de cacau e nenhum outro tipo de gordura, ele tem apenas 6 ingredientes, contando com o aromatizante.
O açúcar é o primeiro ingrediente da lista isso nos diz que é um chocolate bem docinho, até ai tudo normal já que é um chocolate ao leite.
O segundo ingrediente que mais temos é o leite então deve ter um chocolate ao leite com sabor bem lácteo.
A proporção dos ingredientes nos indica que é um chocolate bem doce, bem fluido porque tem bastante manteiga de cacau. Mais manteiga do que massa de cacau inclusive.
Outras informações que a gente pode observar na embalagem do Melken Belga é que eles indicam as mesmas temperaturas de derretimento que eu costumo indicar, que é entre 45°C a 50°C.
A temperagem que a embalagem ensina é por indução, mas a temperagem pode ser feita também por tablagem, que é na pedra, pode usar o Mycryo ou temperar no banho maria frio também e inclusive esse é o método que eu vou temperar aqui com você.
E eles também dão dica para armazenar o chocolate em local fresco, seco, arejado, longe de produtos que emitam odor, e avisam também pra vedar bem a embalagem com filme plástico caso não use o pacote todo e pra não colocar o chocolate na geladeira, porque isso pode alterar a qualidade do produto.
Isso é super importante lembrar sempre que a humidade é inimiga do chocolate. Qualquer umidade vai deixar o chocolate empastado na hora de derreter e com manchas depois de cristalizado.
Bom, na embalagem é isso. Bora abrir o pacotinho para pôr a mão na massa então.
AVALIANDO O DERRETIMENTO DO MELKEN BELGA AO LEITE
Ao abrir a embalagem o chocolate estava perfeitinho, gotinhas lindas e com um aroma lácteo muito gostoso. Eu despejei todo conteúdo do pacote no meu bowl de derretimento pra derreter em banho maria. Mas vale lembrar que o derretimento poderia ser no micro-ondas também sem problemas.
No banho maria, o chocolate mal chegou as 40 graus e já estava completamente derretido, a temperatura do meu ambiente de trabalho no momento da temperagem estava bem fresquinha, por volta dos 18, 20 graus, e o chocolate derreteu muito muito fácil e bem rápido, apesar de estar um clima bem fresquinho.
Ele se mostrou bem fluído, eu diria até mais fluído do que alguns chocolates que eu tô mais acostumada a usar e eu adorei isso! Chocolate fluído é ótimo pra fazer casquinha fina, tanto em moldes mas principalmente nos doces banhados em chocolate.
Depois do resfriamento ele provavelmente perca um pouco dessa fluidez, isso é natural por conta da pré cristalização, mas vamos ver depois como ele se comporta após temperado.
Aos 47 graus o chocolate já estava completamente derretido, zero grumos e perfeito.
O resfriamento eu fiz no banho maria também, sempre uso essa temperagem nesse quadro reviews que é pra ficar mais fácil a comparação com os chocolates de outras marcas. Se eu mudo o modo de temperagem isso pode dificultar a comparação então mantenho sempre essa.
Ele resfriou bem fácil, rapidinho, espessou um pouco como eu esperava mas ainda se manteve bem fluído, com uma fluidez maravilhosa.
Bom, depois de já temperado agora é a hora de testar a cristalização final.
COLOCANDO NO MOLDE E DESENFORMANDO – COMO SERÁ QUE VAI FICAR?
Eu fiz barrinhas maciças, to usando aqui o molde de tablete de 90 gramas da Cristal Formas. A gente aplica na forminha, bate pra tirar as bolhinhas de ar e não formar furinhos na superfície da casquinha, raspa o excesso de chocolate pra ficar com a bordinha bem bonitinha e colocar na geladeira até que o molde fique opaco.
O meu chocolate ficou 34 minutos na geladeira e ficou completamente opaco e já pude desenformar.
Lembrando que o tempo de geladeira sempre varia, o importante é não desenformar enquanto a forma não estiver completamente opaca.
O desenforme perfeito, soltou super fácil, zero manchas e o snap também ficou super firme, uma perfeição!
HORA DE EXPERIMENTAR
Depois de todo o trabalho é chegada a hora de experimentar o sabor do Melken Belga ao Leite.
Olha eu posso dizer, derrete na boca. Suuuper saboroso e bem lácteo. O sabor me lembra muito o concorrente belga viu?
Ele tem um sabor todo dele é claro, to comparando mais você ter uma referencia de sabor, mas é assim, muito cremoso, muito lácteo, é sedoso sabe.
Delicia demais!
VEREDITO
Bom bora dar o veredito, será que o melken Belga passou no teste?
Oh duvida cruel!
Brincadeira, claro que passou!
A embalagem é ótima, prática, o preço é bom principalmente se comparar com o concorrente belga que é um pouco mais caro, A temperagem dele é ótima, derreteu super fácil, sem grumos, perfeitinho, resfriou com facilidade, continuou homogêneo e com ótima fluidez e o sabor, puxa vida, delicioso é pouco.
Nota? Vou dar 10 viu? Maravilhoso!
Não tenho o que falar além disso!
Muito bom, qualidade maravilhosa, preço bom, eu recomendo muito, vale super a pena!!
Você já provou o Melken Blend? Gostou? Concorda ou discorda de mim em algum ponto? Você também achou parecido com o belga famosinho lá? Deixa nos comentários vou adorar saber a sua opinião!
Se quiser que eu faça um review de alguma outra marca, deixa nos comentários também que eu providencio pra você.
Muito obrigada pelo seu carinho de ler esse post até o final, um beijo bem doce pra você e até o próximo!
Veja Também:
Artigos Relacionados
Olá, deixe seu comentário para Armazenar o Mycryo, Chocolate pra Ganache e Recipiente para Derreter | Joy Responde #34