Meu chocolate não desenforma, como resolver esse problema?

  • Receba dicas gratuitamente em seu e-mail

    Mais de 10 mil pessoas recebem minhas dicas toda semana. Assine também!

Você já tentou fazer chocolate alguma vez e o danado simplesmente não soltou da forma? Nesse post eu conto os motivos para isso acontecer e principalmente como resolver este probleminha

Lucre com Chocolate o Ano Todo

Conheça a melhor maneira de trabalhar com chocolate e gerar uma renda extra

Quero gerar renda extra com Chocolate!

Quem nunca passou por esta situação quando tentou trabalhar com chocolate?

Esse é um problema recorrente e que apavora muita gente, especialmente quem está começando a trabalhar com chocolates.

Mas não tem motivo pra medo, é bem simples evitar que isso aconteça e eu vou te contar tudinho, sem esconder nenhum segredo!

Ah, antes preciso te avisar que esse post também está em formato de vídeo, e caso você prefira assistir, ao invés de ler, pode clicar aqui. Caso contrário, basta continuar lendo ;) 

Você já tentou fazer chocolate alguma vez e o danado simplesmente decidiu não soltar da forma... decidiu que ali tava bom e resolveu morar de vez ali dentro?  

Então hoje nós vamos ver os motivos para isso acontecer e principalmente como resolver este probleminha...

Antes de tudo é bem importante falar das forminhas...

As coitadinhas das forminhas são geralmente as primeiras que a gente põe a culpa... Isso é até natural porque simplesmente a gente sempre acha tem que por a culpa em alguma coisa.

Pensando que a culpa foi daquela forminha mais baratinha que a gente usou, a gente vai lá e compra aquelas formas caras de polipropileno ou policarbonato pensando que o milagre do chocolate soltar vai acontecer.

Ou então acontece o contrário, a gente investe nesses moldes mais caros, afinal todo mundo diz que elas são melhores, mas daí o danado do chocolate simplesmente não desenforma e a gente fica achando que colocou dinheiro fora ou que tem algum segredo pra usar essa forma e a gente é que não sabe trabalhar com ela.

Só que é preciso falar que isto não ocorre por causa da forma.

Isso mesmo, as pobrezinhas são inocentes nessa história.

Mas então quem é o vilão que faz o chocolate querer morar na forma? Por que os chocolates não desenformam?

Na verdade existe mais de um motivo que pode causar isso... mas os mais comuns são 3

O primeiro é:

o chocolate não foi temperado corretamente.

Se o chocolate não atingiu as temperaturas certas de aquecimento e resfriamento as chances de ele não desenformar são beeem altas... Por isso, pra evitar esse e vários outros erros é que é tão importante utilizar o termômetro. Eu tô sempre batendo nessa tecla não é pra ser chata não, é porque ele realmente faz toda a diferença na hora de trabalhar com o chocolate.

 

O segundo é

O tempo de resfriamento foi muito curto,

E quando isso acontece o coitado simplesmente não teve tempo de cristalizar. A gente fica neurótica cuidando o relógio e com medo de deixar tempo demais lá dentro, a gente vai lá e tira antes da forminha ficar opaca porque a ansiedade não deixa esperar mais um pouco... afinal ele pode suar né, e a gente tem que evitar isso.

A gente evita todos esses problemas se a geladeira estivesse regulada pro máximo de resfriamento e o mais vazia possível. Quanto mais cheia ela estiver, maior a chance do seu chocolate passar muito tempo lá dentro e ainda assim não desenformar ou desenformar e suar.

Por falar em chocolate suado eu fiz um post falando sobre isso, e se você ainda não viu eu te aconselho a ir conferir - mas só depois de ler esse post, ok?

O terceiro motivo pra ele não desenformar é

A casquinha está muito fina.

Isso é bem comum de acontecer quando estamos fazendo chocolate recheado. A gente quer se certificar que vai ter muito recheio e acaba fazendo uma casquinha bem fininha... Ótimo, chocolates recheados com casquinhas finas são excelentes... Mas quando são finas demais, ele simplesmente não solta da forminha.

A espessura certa depende muito do tamanho do chocolate que estamos produzindo. A espessura de um bombom recheado não vai ser a mesma de um ovo trufado e nem de uma barra recheada... Com o tempo a gente vai se adequando e descobrindo as espessuras ideais. Mas é melhor um pouquinho mais grossa do que fina demais, porque senão ele nem solta da forma e dá uma baita mão de obra tirar ele lá de dentro..

E você, já passou por isso também? Conta pra mim nos comentários...

Você tem alguma dúvida a respeito de chocolate? Deixa pra mim nos comentários, quem sabe no próximo post ou vídeo eu responda a sua dúvida e a gente acabe ajudando alguém?

Além disso, eu disponibilizei uma apostila gratuita com os 4 erros mais comuns ao trabalhar com chocolate. Minha meta é desmitificar essa história de que trabalhar com chocolate é difícil! Você já baixou a sua? Não perde tempo, logo logo a páscoa ta aí!

Eu vou ficando por aqui, mas antes preciso agradecer pelo seu carinho de ter lido esse post até o final!

Beeijão beem grande pra você e até o próximo post!

Tags: DICAS DIFICULDADES TÉCNICAS
Lucre com Chocolate o Ano Todo

Descubra como em apenas alguns minutos você será capaz de encontrar preço certo de venda dos seus produtos e dar adeus aos prejuízos

Quero precificar do jeito certo

Olá, deixe seu comentário para CHOCOTONE OU PANETONE CASEIRO RECEITA FACIL E QUE DESFIA

Enviando Comentário Fechar:/