Chocolate suando, conheça 3 dicas matadoras para evitar!

  • Receba dicas gratuitamente em seu e-mail

    Mais de 10 mil pessoas recebem minhas dicas toda semana. Assine também!

Esse é um dos problemas que mais incomodam quem quer trabalhar com chocolate, mas a boa notícia é que existe como evitar, e eu conto tudo nesse post.

Lucre com Chocolate o Ano Todo

Conheça a melhor maneira de trabalhar com chocolate e gerar uma renda extra

Quero gerar renda extra com Chocolate!

Você também sofre com chocolate suando?

Esse é um dos problemas que mais incomodam quem quer trabalhar com chocolate. Eu arrisco a dizer que não existe uma confeiteira na vida que nunca tenha passado por esse problema.

Eu sei, por experiência própria, que muita gente se descabela quando resolve fazer seus próprios chocolates. Com certeza essa é uma das coisas mais irritantes que a gente enfrenta quando decide aprender a trabalhar com chocolate.

Estamos a poucos meses da Páscoa e tenho certeza de que daqui a pouco muita gente estrará tentando vencer esse desafio, por isso eu resolvi ajudar contando porque isso acontece e o que podemos fazer para evitar que isso ocorra.

Esse post também está em formato de vídeo, e caso você prefira assistir, ao invés de ler, pode clicar aqui. Caso contrário, basta continuar lendo ;)

Se você já trabalha com chocolate ou já tentou alguma vez fazer trufas e bombons, e na hora de desenformar ele saiu lindo, com brilho... mas logo em seguida já começou a suar, ficar melequento, difícil de embalar e tal... Pois então, trago boas notícias!!

A primeira é que você não está sozinha!

Tem muita gente que passa por isso... eu passei também e aposto que muitos chefs famosos também passaram por isso lá no início da carreira deles.. É porque isso é muuuito comum mesmo de acontecer. Não fique desesperada achando que o chocolate não te ama e que vocês nunca irão se dar bem porque não é bem assim...  falta só um pouquinho de compreensão como em qualquer relacionamento...

A segunda boa notícia é que tem como evitar! Sim, afinal tem gente que consegue né? Porque você não conseguiria? Claro que consegue, chocolate não é bicho-de-sete-cabeças não!

Não é novidade pra você que o chocolate é inimigo da umidade, certo? Então se ele sua, fica úmido, né.. óbvio... Então nem mesmo aquelas cascas de ovos de páscoa que suarem a gente consegue derreter e reaproveitar... A menos que utilize em recheios, brownies e tal, mas pra casquinhas esquece.... Se já entrou em contato com umidade não vai ficar perfeito, pode ficar todo manchado... então melhor deixar pra recheio e evitar dor de cabeça...

Quando isso acontece com chocolates já recheados como trufas e bombons a gente pira mesmo porque não existe solução... ele vai mesmo ficar com aquele aspecto melado, a menos que você o mantenha sob refrigeração, mas isso não é realmente uma solução porque ele vai ficar bonito apenas no momento da entrega, e quando o cliente for servir ou degustar ele já estará todo suado e com uma aparência nada boa... o que pode fazer com que esse cliente não volte a comprar os seus produtos.

Então a melhor maneira de evitar isso é cortar o mal pela raiz e pra isso a gente precisa entender porque isso acontece...

Porque o chocolate sua?

O chocolate “sua” por causa da troca de temperatura, exatamente como aquela Coca-Cola estúpidamente gelada que você já deve ter tomado alguma vez na vida, quem nunca né? Aquele dia bem quente... aquele coca-cola bem gelada...com o copo bem suado... Nessa hora o suor nem é problema né? Isso porque quando ela sua assim que você sabe que ela tá bem gelada, certo? Pois é, no chocolate é exatamente a mesma coisa! A umidade do ar condensa em cima da superfície gelada e se transforma em líquido. Por isso que a caneca de chopp sua, a lata de coca sua, e o chocolate quando tá gelado, sua também!

Então a primeira coisa que a gente faz pra evitar que ele sue é lembrar que chocolate não precisa gelar, e nem deve! Ele deve apenas resfriar um pouco para finalizar a cristalização. Por isso, nada de chocolate "morando" na geladeira e muuuito menos colocar ele no freezer.

A primeira dica

Então se o seu chocolate sua, ele pode estar passando muito tempo na geladeira então a gente precisa resolver isso e pra isso a gente precisa de uma geladeira vazia, ou quase, e com a potência ajustada pro máximo de resfriamento. Essa é a primeira dica.

Mas eu não tenho uma geladeira exclusiva pra chocolate Joy, o que eu faço? Olha só, quando eu era criança aprendi uma coisa que com a minha mãe que me salvou a vida muitas vezes na hora de fazer meus chocolates... É o seguinte, quando ela ia descongelar a geladeira ela colocava tudo dentro de uma grande caixa de isopor pra nada estragar enquanto a geladeira descongelava e a gente higienizava ela.

Hoje em dia tem geladeira moderna que descongela sozinha e tal, mas eu já fiz muito isso e se você faz assim como eu aprendi com a minha mãe, deve ter em casa uma caixa de isopor pra essas horas... Me conta nos comentários, vou adorar saber!

Então... essa é uma ótima solução porque com a geladeira vazia, higienizada e beeem gelada ela fica perfeita pra trabalhar com chocolate porque ele fica muuuito menos tempo lá dentro e isso ajuda muito a evitar que ele chegue a ficar gelado, ou seja, ajuda a evitar que ele sue.

A segunda dica é trabalhar em um ambiente mais fresco.

Ventilador não ajuda viu? Pelo contrário! Ele só sopra ar quente em cima do chocolate. Ele ajuda a amenizar o calor da gente porque o ar em movimento dá a sensação de frescor, mas o chocolate é danado e não se ilude fácil que nem a gente não.

O ideal de um mundo de conto de fadas de chocolate seria trabalhar em um ambiente climatizado, entre 20 e 22 graus, mas a gente sabe que a nossa realidade não é linda e perfeitinha assim... Então uma boa opção é trabalhar a noite, quando o sol dá uma trégua e a temperatura cai um pouco...

A terceira dica é matadora!

Se você ficar insegura achando que ele tá gelado e que a temperatura ambiente está muito quente é ao tirar da geladeira, manter o molde por cima do chocolate uns 10 a 15 minutos. Isso diminui a velocidade de produção, mas vai fazer com que a umidade do ar condense na superfície da forminha e é não no chocolate, então ela que sua e quando você retira ela o chocolate tá lá bem lindão.

Então foi isso, nesse post a gente viu três dicas matadoras pra evitar que o chocolate sue, vamos recapitular?

Primeira dica:  Geladeira vazia e bem gelada é uma ótima aliada. E Nada de deixar o chocolate morando lá dentro, viu?

Segunda dica: Trabalhar em um ambiente o mais fresco possível, respeitando a sua realidade.

Terceira dica: Desenformar, mas deixar a forminha em cima pro ar condensar em cima dela e não do chocolate.

Gostou das dicas? São dicas bem simples, mas que ajudam demais a evitar o chocolate suado.

Se você tem alguma dúvida a respeito de chocolate deixa pra mim nos comentários, a sua dúvida pode virar um vídeo lá no canal e ajudar muita gente!

E se você pensa em trabalhar com chocolate mas não sabe se isso é uma boa ideia, eu disponibilizei uma apostila gratuita, com 5 motivos para começar a trabalhar com chocolate hoje mesmo, baixe a sua agora mesmo!

http://bit.ly/5MotivosChocolate

Então é isso, eu vou ficando por aqui mas você pode me encontrar nas minhas redes sociais, mandar dúvidas, sugestões ou apenas um oizinho, eu adoro responder

Um beijão bem doce pra você e até o próximo post!

 

.

 

Tags: DICAS DIFICULDADES TÉCNICAS
Lucre com Chocolate o Ano Todo

Descubra como em apenas alguns minutos você será capaz de encontrar preço certo de venda dos seus produtos e dar adeus aos prejuízos

Quero precificar do jeito certo

Olá, deixe seu comentário para CHOCOTONE OU PANETONE CASEIRO RECEITA FACIL E QUE DESFIA

Enviando Comentário Fechar:/