Nesse post eu vou dividir com você dicas de como começar a fazer e vender Panetones, desde utensílios, embalagens até dicas sobre como montar o seu cardápio. Vem comigo!
Nunca mais tenha seu chocolate derretendo e sem brilho
Quero te entregar todos os segredos do chocolate para que você possa produzir sem erros e desperdícios na sua cozinha de casa.
Quero ter chocolates firmes e com brilhoOi, eu sou a Joy e esse é o segundo post do quadro especial que eu tô trazendo aqui no canal pra falar de produções de Panetones Trufados para fazer e vender no Natal.
Até o fim de Novembro toda sexta-feira vai ter um post/vídeo novo falando sobre isso pra te ajudar a produzir os seus panetones caseiros em casa e ganhar muito dinheirinho nesse final de ano =)
No vídeo de hoje eu vou te contar o que você precisa para começar a vender seus panetones
Tudo que falo aqui é de acordo com a minha experiência, (claro)
Vamos falar aqui de utensílios, cardápio e até divulgação.
Mas antes de começar, preciso te avisar que as inscrições para o meu curso Panetones Chocolatudos já estão abertas, e eu fiz um vídeo explicando tudo que precisa saber sobre o curso, o conteúdo das aulas, formas de pagamento, enfim...
Para saber mais sobre o curso e fazer sua matrícula, é só clicar nesse link. Eu ficaria muito feliz em ter você nessa turma conosco =)
Bora então falar sobre o que é preciso para começar a fazer e vender panetones e chocotones trufados.
A primeira coisa que pensamos quando falamos em vender panetones artesanais, é em produzir eles, certo? E para produzir panetones na sua própria cozinha, não é necessário muita coisa. Eu listei abaixo o que você vai precisar para colocar a mão na massa (literalmente):
O QUE PRECISO PARA PRODUZIR PANETONES EM CASA?
- A primeira coisa é definir se você vai fazer a massa do zero ou comprar o seu panetone pronto. Lembre-se, você tem essa escolha, e ela é só sua.
Se você optar por um panetone 100% artesanal, como eu optei pois prefiro fazer a minha própria massa, você vai precisar de um forno que funcione (ah Joy, não me diga!) Ele precisa ser um forno topzera? Não! Eu asso os meus no forno do meu fogãozinho 4 bocas mesmo. Dá pra assar em forno elétrico também, eu já assei e dá super certo também. Eu só prefiro o do fogão porque a capacidade dele é maior mas os dois dão conta do recado super tranquilamente. - Você vai precisar de uma bancada ou mesa pra sovar a massa, de preferência de pedra, vidro ou fórmica porque madeira é porosa e pode grudar mais e a massa do panetone é bem hidratada, bem mais molinha do que um pão sovado normal.
Sovar em uma superfície de Inox também funciona, se você tiver uma bancada de inox pode usar sem problema também.
E olha, perceba que aqui eu tô falando de sova manual mesmo.
Dá pra conseguir o ponto de véu apenas sovando a mão sim. Não precisa de Batedeira Planetária para isso mas, claro, se você tiver uma batedeira planetária à sua disposição, com certeza ela facilita a vida. Você cansa menos e ganha tempo e produtividade.
E não precisa ser aquela "top-das-galáxias/sonho-de-consumo" não, aquela Arno de antigamente (a minha é tão velhinha que chega a estar desbotada) serve super de boa se você não tiver uma demanda de mais de 10 panetones por dia. É exatamente essa que eu uso e dá mais do que conta do recado a muitos Natais. - Depois disso você vai precisar de forminhas de papel para panetones, as que eu recomendo são as com papel anti-gordura porque não vão manchar e vão ficar mais apresentáveis, eles são um pouco mais caros, um pouquinho mais difícil de achar dependendo de onde você mora, mais vale a pena.
Você encontra essas forminhas com facilidade na Internet maaaas... Precisa se antecipar e comprar cedo pra chegar a tempo de você vender porque esse negócio de esperar entrega a gente sabe como é né?
- Uma balancinha pra pesar ingredientes é fundamental também, tanto pra padronizar a receita quanto pra controlar custo com ingrediente e calcular a sua ficha técnica. Medida em xícaras e colheres pra comercializar não dá certo, dá muita perda e uma balancinha dessas não é um equipamento caro, custa cerca de 30 reais só. Cá entre nós, se for considerar a importância que uma balancinha tem para um negócio de alimentação, esse preço é até muito barato.
- Outra coisa que você vai precisar é de uma espátula raspadeira de padeiro. Você encontra de metal ou de plástico e as duas são ótimas. Eu diria essenciais principalmente se você for escolher sovar à mão pois a massa do panetone é pegajosa no início da dova e gruda na bancada o tempo todo, sem essa espátula fica difícil remover para sovar.
No mais o restante eu acredito que você tenha em casa: Bowls, espátulas, talheres e afins..
ORGANIZE O ESTOQUE ANTES DE INICIAR
Se o seu objetivo é vender, é preciso se organizar de maneira profissional. Logo, uma vez que você já conferiu os equipamentos, você vai precisar organizar o seu estoque.
E quando eu falo de estoque me refiro tanto aos ingredientes quanto as embalagens.
Verifique quanto você vai precisar produzir, compre tudo pra não precisar sair para comprar alguma coisa no meio da produção. Isso é perda de tempo e pode dar até perda de ingredientes. Aquela máxima que diz "tempo é dinheiro" é muito verdadeira então, se a intenção é vender, é necessário se organizar pra fazer tudo certinho e evitar perdas de tempo e "re-trabalhos".
Por falar em compras tem as embalagens também, né?
E existem embalagens para todo tipo de bolso e ocasião: só com um saquinho tipo celofane e uma cinta ou uma tag, tem embalagens de papelão com visor de acetato, tem aquelas caixas com a tampa toda de acetato e tem as latas que são lindas e são as embalagens mais caras. A escolha da embalagem é bem pessoal e vai depender do seu bolso - e do seu público pois elas vão afetar o preço do produto, e podem deixar muito caro e dificultar a venda.
Se organiza pra comprar bem antecipadamente porque elas podem acabar bem rápido nas lojas e as vezes demoram um pouco a repor e a gente pode acabar ficando na mão.
Se puder comprar embalagem uma única vez é melhor porque não arrisca não ter a mesma embalagem quando você precisar. Principalmente se ela for decoradinha e tal, é mais fácil de isso acontecer então prevenir é a melhor coisa.
NÃO ESQUEÇA DE DEFINIR O CARDÁPIO
Outra coisa que você precisa ter pra começar é um cardápio já definido.
Eu não indico vender Panetones Trufados no Estilo monte seu Panetone sabe? Isso eu vejo muito na época da Páscoa com ovos de Páscoa e tem pessoas que fazem com Panetone também.
Nesse modelo, o cliente escolhe a massa, se com chocolate ou frutas secas e daí escolhe recheio e cobertura e algum adicional pra decorar, tipo KitKat, ou brigadeiro e por aí vai.
Eu já não indicava isso com Ovo de Páscoa e não indico pra Panetone trufado também. Não compensa, você precisa ter uma variedade boa de recheios e isso atrapalha a produção e o estoque sempre é melhor já ter um cardápio enxuto com alguns sabores pro cliente escolher aqueles e pronto.
Isso ajuda até na divulgação porque a foto que você vai divulgar vai ser o mesmo produto que o cliente vai ter em casa, igualzinho, a única variação seria escolher se quer a massa de chocolate ou de frutas secas.
Eu indico que o cardápio seja enxuto, no mínimo 3 e no máximo 5 sabores porque isso otimiza a produção, você ganha tempo, não fica com dinheiro parado no estoque com muitos ingredientes para recheios diferentes, tem menos perda e o cliente não fica tão perdido na hora de escolher. A pior coisa que tem é cardápio com "Efeito Netflix" onde são tantas opções que você fica perdido e não sabe o que escolher.
Procure montar um cardápio digital bem bonitinho, você pode fazer isso usando o computador ou até mesmo o Celular (existem vários aplicativos pra fazer isso, como o Canva) e você pode salvar como foto ou como PDF no seu aparelho. Assim quando o cliente solicitar o cardápio você tem o cardápio em mãos para enviar.
Uma dica bem legal é fixar nos destaques do Instagram também, o que nos leva pra o próximo passo: A Divulgação.
DIVULGUE OS SEUS PANETONES
Esse é o último passo antes de começar a vender.
Você já se preparou, já sabe fazer seus panetones, já tem todos os utensílios, já preparou estoque de embalagens e insumos, já preparou cardápio, então chegou a hora de divulgar o seu produto.
Não existe venda se ninguém souber que você está vendendo, certo?
Então tem que divulgar mesmo.
E como fazer isso?
Movimentando as suas redes sociais. Postando no insta, nos stories, no whatsapp, Publicando fotos que deixem o povo com água na boca e que valorizem todo o processo da produção artesanal, principalmente se você faz a sua própria massa de panetone, o processo de produção dele é lindo dá pra tirar muitas imagens lindas pro pessoal babar e ver que fazer o panetone é uma arte, que além de delicioso ele é lindo de ver e de fazer.
Isso tudo vai valorizar o seu produto e fazer as pessoas se interessarem por ele.
Imagens falam mais que mil palavras, não é o que o diz o ditado? E não é a toa, então capricha nas fotos, usa luz natural se puder e grava mini vídeos com cenas de gordice, cenas de maldade mesmo que é pra atiçar as lombrigas do povo.
Não tem quem resista um vídeo com um recheio bem gostoso escorrendo na tela.
Tenho certeza que seguindo todos esses passos você vai vender bastante, tudo que você precisa é seguir eles e partir pro abraço.
E você, vai fazer panetone pra vender esse ano?
Então comenta aqui embaixo pra mim se esse vídeo te ajudou. Tenho certeza que se você seguir essas dicas você vai faturar um bom dinheirinho com Panetones Trufados!
Espero que você tenha gostado do conteúdo que eu trouxe para você.
Se quiser minha ajuda nesse processo, as vagas para o meu curso Panetones Chocolatudos estão abertas! Eu adoraria ter você na turma comigo =)
Muito obrigada pelo seu carinho de ler esse Post até o final, um beijo bem doce pra você e até o próximo Post.
Veja Também:
Artigos Relacionados
Olá, deixe seu comentário para Armazenar o Mycryo, Chocolate pra Ganache e Recipiente para Derreter | Joy Responde #34