COMO MONTAR UM CARDÁPIO DE NATAL

O Natal está chegando e a gente sabe que é uma grande oportunidade. Você já começou a se preparar? Já tem um cardápio de Natal? Vem comigo que eu te ajudo a montar um cardápio super atrativo e lucrativo!

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Oii eu sou a Joy, bora falar de cardápio de Natal?

Sim… está chegando uma das Melhores datas sazonais do Ano… Natal é época de celebrar, de deixar renascer amor paz e esperança nos nossos corações mas também é oportunidade faturar muito dinheiro vendendo doces.

Pra não deixar essa oportunidade passar e transformar essa época no período mais lucrativo do ano, Planejamento é a chave.

Já estamos em Outubro e quanto antes você se organizar, definir o seu cardápio e começar a divulgar, melhor!

Pra te ajudar com isso eu estou preparando uma série de vídeos aqui pro blog, que vou chamar de Especial de Natal 2021, Tô muito criativa pra nome de série, soque não.

Mas uma coisa eu posso te garantir, vai ter muito conteúdo legal, e o mais importante, é conteúdo que vai te ajudar a vender e lucrar muito com seus doces no final do ano.

Pra gente começar a série, nada mais justo que começar falando sobre cardápio né?

Porque é por ele que o seu planejamento vai começar!

Então eu listei aqui 5 dicas pra você criar um cardápio de Natal atrativo e lucrativo!

 

DICA 01:

A primeira dica é pense com estratégia.

Em resumo é o típico muita calma nessa hora.

O que que isso quer dizer?

Eu não sei você mas no geral, a gente ama inventar moda e soltar a criatividade nessas épocas.

Testar um monte de receitas novas pra trazer novidades pros clientes, colocar 50 opções no cardápio e uma infinidade de opções de sabores diferentes, Quem nunca né? No Natal e Páscoa é difícil a gente não se render a esse instinto de querer abraçar o mundo com as pernas. A gente acha que dá conta de tudo.

Mas a verdade é que isso atrapalha. Isso esgota a gente e não é tão lucrativo quanto um cardápio elaborado de forma estratégica, com o pé no chão mesmo.

Claro que você pode testar receita, até porque vender sem testar é um risco que eu não recomendo que você corra.

Mas se for preciso testar, teste com pouca coisa.

Se você for testar receita de pavê, de torta disso, de sorvete e mais uma penca de coisa isso vai te desgastar e vai te gerar custos desnecessários.

Pense com calma e com estratégia.

 

DICA 02:

A segunda dica é não substitua o seu cardápio oficial pelo cardápio de Natal.

O cardápio de Natal é sazonal, é temporário. Ou seja, ele tem data para entrar e data para sair.

A maioria dos doces que a gente comercializa no Natal, comercializa durante o ano inteiro, apenas coloca uma cara Natalina nele e pronto. É o caso de bolos, brigadeiros, pães de mel e até sobremesas

Se você já vende esses doces durante o ano, não tem motivo para não vender nessas épocas também.

Claro que existem alguns doces que são clássicos de fim de ano e que a gente mal consegue fugir, como o Panetone Trufado. Nessa época todo mundo procura por ele, e não é a toa porque é delicioso, eu não escondo que sou devoradora assumida.

E não é só o Panetone que brilha nessa data, existem várias opções que não vendem tanto durante o ano mas que se destacam no Natal.

Doces com frutas secas, macarrons, Cupcakes decorados, sobremesas na taça são apenas alguns exemplos.

Por isso o ideal é conciliar os dois cardápios.

O seu cardápio oficial, de ano todo e o cardápio sazonal com data para ir embora.

Se você achar que pode não dar conta de tudo, separe aqueles que dão mais trabalho e menos lucro para sair de cena nessa época.

Estratégia, lembra?

Não vale a pena perder tempo com esse tipo de produto se o cardápio sazonal for te dar mais lucro.

Então tudo é pesar o que vale a pena e o que não vale.

 

DICA 03:

Terceira dica, escolha para o seu cardápio especial de Natal, produtos que façam sentido com o seu cardápio do ano todo.

Por exemplo, se você não faz salgados durante o ano, pode não ser tão vantajoso fazer Panetone Salgado pra vender nessa época.

Primeiro porque se o seu público já está acostumado a comprar apenas doces de você, isso pode confundir eles. Mas principalmente porque colocar um produto que distoa do seu cardápio habitual provavelmente vai exigir de você uma mão de obra maior e maior custo com ingredientes também.

Ou seja, as chances são de que esse tipo de produto faça você se desgastar mais e lucrar menos.

 

DICA 04:

Tenha opções variadas de preços e tamanhos.

Isso vai garantir com que você agrade tanto o público que procura algo mais caro e elaborado quanto o público que procura apenas uma lembrancinha.

Por exemplo, se você tem no seu cardápio um Pave de panetone, na taça, que é uma sobremesa de Natal linda e que muitas pessoas procuram para servir na ceia e nas festas de fim de ano, porque não fazer esse mesmo pavê em potinhos individuais, que podem ser vendidos como uma lembrancinha?

Eu usei o pavê apenas como um exemplo, mas poderia ser um mini panetone, um cone trufado, biscoitinhos Natalinos, trufinhas, enfim.

Com esse tipo de produto consegue criar opções de presentes que fiquem abaixo dos 15 reais, o que é muito atrativo.

 

DICA 05:

Defina um mix de produtos e monte Kits presenteáveis para vender.

A estratégia de montar kits tem como objetivo aumentar o ticket médio das vendas, ou seja, elevar o valor das compras. Além disso, ajuda a tornar a saída de produtos mais rápida e incentivar a compra de itens que não saem tanto mas que tem uma boa margem de lucro.

É uma forma de criar promoções sem necessariamente oferecer descontos altos

(nem preciso comentar que precificar direitinho e conhecer o seu percentual de lucro é fundamental, né?)

E é sempre legal ter mais de uma opção de kit, com preços diferentes, um kit mais caprichado, com preço mais alto e um kit mais simples, com preço mais econômico. Isso ajuda a atingir mais clientes e vender mais.

 

Recapitulando...

A primeira dica é pensar com estratégia. Não adianta querer abraçar o mundo com as pernas, como dizia minha mãe.

A segunda dica é não substitur o seu cardápio oficial pelo cardápio de Natal. Concilie os dois, lembra que aquelas lojas de chocolates famosas não deixam de vender os produtos dela pra vender os doces de Natal e os Panetones Trufados deles.

A grande maioria dos doces que a gente já vende durante o ano, pode vender nessas épocas também. Deixar de vender pode fazer você perder dinheiro.

Terceira dica, escolha para o seu cardápio especial de Natal, produtos que façam sentido com o seu cardápio do ano todo. Nada de trocar toda a identidade dos seus produtos.

Quarta dica: Tenha opções variadas de preços e tamanhos.

E a quinta dica é definir um mix de produtos e montar kits presenteáveis para vender.

 

Seguindo essas dicas eu tenho certeza que o seu cardápio vai ser sucesso.

Pense nele com antecedência, estipule preços e compartilhe as novidades com os clientes com certa antecedência. Assim, eles poderão se planejar para as compras.

Bom, por hoje é isso. E você? Já montou o seu cardápio pra esse natal? Me diz aí em baixo nos comentários o que você tem planejado, adoraria saber!

Obrigada por ler até o final, um beijo bem doce pra você, e até a próxima!

Tags: EMPREENDEDORISMO DICAS PRECIFICAÇÃO NATAL LUCROS CARDÁPIO VENDAS

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