Você faz a precificação dos seus doces? Sabe se o preço deles está certinho e dando lucro pra você? Se a gente precifica errado a gente corre o risco de pagar pra trabalhar. Vem comigo nesse post que eu te explico certinho como checar seus preços.
Nunca mais tenha seu chocolate derretendo e sem brilho
Quero te entregar todos os segredos do chocolate para que você possa produzir sem erros e desperdícios na sua cozinha de casa.
Quero ter chocolates firmes e com brilhoOi, eu sou a Joy.
E o post de hoje é pra falar de preço.
Volta e meia a gente ta falando sobre como transformar a sua paixão por chocolates e doces em lucro então nada mais justo que falar de preço, porque ele é essencial pro negócio de doces dar certo.
Não adianta nada vender e não ter lucro né?
Claro que eu sei que você faz os seus doces com o maior carinho do mundo e que coloca tudo na ponta do lápis pra calcular todos os seus custos, mas quem nunca se pegou na duvida se todo o cálculo de preço estava certo?
Porque na hora da venda o cliente sai lá todo feliz com a encomenda que vc entregou e você super feliz também, mas quando chega no final do mês sempre volta aquela pulguinha, aquela voz que ecoa na cabeça...
E se eu estiver cobrando o preço errado sem nem perceber?
Nesse post eu quero explicar o que precisa fazer parte do cálculo de preço do seus doces, quais são as variáveis que vão interferir na margem de lucro e definir o seu preço de venda, e claro, como avaliar todos esses dados pra saber se o preço final a ser cobrado está bom ou não.
A ESTRUTURA DO PREÇO EM UM PRODUTO
Pra começar, vamos entender qual é a estrutura ideial da precificação do seu produto, ou seja, o que precisa estar incluso nele na hora do preço final.
E essa estrutura é formada por seis partes.
O custo de produção, ou seja, os insumos. Tudo aquilo que você gasta como ingrediente para preparar a receita que você for vender.
Os custos invisíveis também precisam entrar no cálculo. E o que eles são?
São tudo que você gasta sem perceber, o detergente, o papel toalha, o papel manteiga, o plástico filme que você usa para cobrir os preparos, tudo isso que você gasta mas que não entra como ingrediente da receita, são o que a gente chama de custos invisíveis.
Normalmente a gente calcula esses custos como sendo 10% do custo com ingredientes.
Depois disso temos os seus custos fixos e variáveis, o que entra nisso? O aluguel da maquininha de cartão, a internet que você usa pra divulgar seus doces e falar com seus clientes, água, luz, gás e coisas do tipo.
Acabou por ai?
Não, porque afinal de contas quem é que vai produzir? A hora de trabalho é um custo que precisa entrar nesse cálculo. É o custo de mão de obra e isso é muito importante na composição do preço do doce que a gente vai vender.
Então somando tudo isso é quando a gente tem o custo do produto. E é em cima desse valor que a gente vai aplicar a margem de lucro.
E depois de calculados os custos e definida a margem de lucro a gente acrescenta o valor da embalagem, e esse valor entra por último porque normalmente a gente não lucra em cima dela. Já que a gente não produz a embalagem o lucro vai incidir só pelo que a gente produz.
Claro, se você produz a sua própria embalagem o lucro é aplicado só depois de você acrescentar o custo dela. Eu mesma tenho alunas que fazem questão de produzir e ter uma embalagem diferenciada, o que é perfeito, desde que lembre de calcular o custo dela e o lucro sobre ela também.
PORQUE CONHECER E APLICAR A ESTRUTURA É IMPORTANTE?
Seguir essa composição de preço é super importante, e vai garantir que você cobre um preço de venda que esteja ajustado de acordo com o a realidade do seu negócio.
Ou seja, você não vai cobrar o mesmo que a concorrência cobra e nem o preço que o cliente chora..
Porque de nada adianta você fazer isso e vender muito se no fim do mes você não tem lucro.
E se você não tem um cálculo de preço que identifique facilmente onde que tá a parte referente ao seu lucro, onde que tá a parte referente à sua mão de obra e o que ta sendo os custos com ingredientes, como é que você vai saber quanto ta lucrando de verdade com seus doces?
Fazer isso na base do chute é o que faz a gente desistir e acabar fechando o negócio depois de um tempo, porque simplesmente fica insustentável manter isso se nem sabemos onde que está o problema pra corrigir isso tudo.
VARIAVEIS QUE PODEM ALTERAR O PREÇO FINAL
Mas até aqui eu falei só falei sobre os cálculos que entram na composição do preço do seu doce.
E o que define o preço não é só isso.
Então você já segue essa composição à risca, se já sabe que seu preço não te faz pagar pra trabalhar, entenda que ainda existem algumas variáveis que podem mudar o preço final do seu doce e influenciar no seu lucro.
É por causa dessas variáveis que é possível criar estratégias mais eficazes de vendas ou até aumentar a sua lucratividade.
Por exemplo criar linhas de produtos especiais, de alto valor agregado ou uma linha de produtos isca, para atrair mais clientes.
Em ambos os casos, a margem de lucro é variável e vai ser ajustada de acordo com a sua estratégia de venda, visando uma lucratividade maior.
Outra variável do preço de venda é o público com a qual você trabalha.
Já aqui, ao invés de mexer no seu lucro, você vai mexer no custo de produção de seu produto e no custo de mão de obra.
Por exemplo:
Pra clientes que pagam menos, usar ingredientes mais baratos pode ajudar a vender mais no começo, mas você também pode expandir o seu publico com o tempo testando linhas de cardápio mais caras com edições limitadas pra entender se aquele produto específico tem demanda, e então ir migrando com o tempo.
Eu recomendo fortemente que use ingredientes de qualidade na sua produção, porque no fim, o cliente pode até vim por preço, mas só fica mesmo pela qualidade, então buscar fornecedores mais baratos, talvez comprando em maior quantidade, seja uma solução nesse caso.
Outra forma seria otimizar a sua produção, existem técnicas que podem te ajudar a produzir duas, ou até três vezes mais no mesmo tempo, e fazendo isso você diminui o tempo de produção de seu produto e consegue refletir isso no preço final pro seu cliente.
E claro, uma das variáveis de preço é o próprio mercado.
Fazer uma pesquisa dos preços da concorrência é sim importante porque isso vai te ajudar a melhorar estratégias, ajustar o preço e se tornar mais competitiva.
Porém, como comentei antes essa pesquisa não pode ser a base de definição do preço, mas uma vez que você calcule o preço dos seus doces conhecendo seus custos e lucro, é interessante fazer essa comparação com a concorrência para avaliar se o preço está competitivo e se for necessário, ajustar ele da melhor forma possível para que você não perca venda e nem lucro.
AVALIANDO SE MEU PREÇO ESTÁ CORRETO
No fim, o que vai dizer pra gente se o preço está bom ou não é saber se os custos batem, se o lucro entra e se o caixa do negócio fica no azul para que se possa ir reinvestindo, crescendo e prosperando.
Se isso não acontece e se você consegue vender mas não consegue reinvestir em equipamentos, estoque e marketing, isso pode significar que ou o seu preço está mal calculado ou o financeiro do seu negocio pode estar desorganizado, misturando o dinheiro do negocio com as despesas de casa, o que acaba acontecendo muito com quem está começando.
E sem reinvestir, não tem como fazer o negócio crescer e tornar ele sustentável e lucrativo ao longo do tempo.
Então se você sente que isso acontece contigo eu posso te ajudar.
Eu criei um curso de precificação onde te ensino como precificar passo-a-passo com uma ferramenta de precificação automática fácil de usar e que precifica seu doce em apenas alguns minutinhos.
Se você quer saber mais a respeito, eu vou deixar um link aqui pra você. É só clicar aqui que eu explico tudo sobre o curso, preço, garantias e tudo mais.
Quero muito que você transforme o seu amor por doces em lucro e fiz esse curso com o maior carinho do mundo, pode ter certeza.
Vou ficando por aqui, meu muito obrigada pelo seu carinho de ter lido até o final, um beijo bem doce pra você e até o próximo post.
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