USAR CHOCOLATE OU COBERTURA PARA OVOS DE PÁSCOA?

Afinal, devemos usar Chocolate nossa produção de Ovos de Páscoa ou podemos usar Cobertura Fracionada?

Lucre com Chocolate o Ano Todo

Conheça a melhor maneira de trabalhar com chocolate e gerar uma renda extra

Quero gerar renda extra com Chocolate!

Se você já me acompanha a algum tempo, já sabe que eu não gosto de usar Cobertura Fracionada pra produzir os meus bombons e trufas, e que até uso sim cobertura, mas em casos muito específicos mesmo.

A casquinha de ovo de Páscoa é um dos casos em que nunca eu uso cobertura fracionada, em hipótese alguma, mesmo em épocas em que eu trabalhava sem ambiente climatizado.

Por não usar Cobertura Fracionada nesses casos, eu também não recomendo que se utilize, se eu recomendasse estaria sendo hipócrita, porque eu realmente não acho que essa seja a melhor escolha.

Mas calma que isso não é só uma opinião vazia, eu tenho meus motivos para isso, e nesse post quero dividir eles contigo, quero compartilhar cada “porquê” dessa minha escolha até pra ajudar você a tomar a sua da melhor maneira possível. 

Lembrando que, claro, cada um sabe onde o calo aperta, como diz o ditado, então você não deve levar a minha escolha como verdade absoluta, e sim usar o conteúdo desse post para pesar os pontos que eu vou apresentar aqui e então ponderar a sua decisão final do que vai usar, Chocolate ou Cobertura Fracionada tomando uma decisão consciente, mas sua. 

Ou seja, no final, quem decide sempre é você. 

Então, antes de continuar o post, já deixa seu comentário me contando como prefere fazer os seus ovos de páscoa, com Chocolate mesmo ou Cobertura Fracionada?

COMO TER UMA PÁSCOA LUCRATIVA 

Aliás, dia 10, daqui a dois dias, vai ao ar o primeiro episódio da série Como Ter Uma Páscoa Lucrativa. 

É uma série gratuita com 3 posts onde vou falar um pouco sobre o que pode tornar a sua páscoa lucrativa, falando desde a melhor maneira de manipular o chocolate e gerenciar a sua produção para evitar erros e desperdícios, até a produção de fato de dos seus ovos, e também vamos falar um pouquinho de precificação, pra garantir realmente uma páscoa lucrativa. 

A série vai ficar no ar apenas por uma semana, então clica aqui no link para participar porque vai ser bem legal e já tem um monte de pessoas se inscrevendo <3

QUERO ME INSCREVER NA SÉRIE

DIFERENÇA ENTRE COBERTURA E CHOCOLATE 

Antes de começar, quero falar sobre a diferença entre Chocolate e Cobertura Fracionada. 
Chocolate só pode ser chamado de chocolate quando possui pelo menos 25% de sólidos de cacau em sua composição. 

O que são esses sólidos de chocolate Joy? É principalmente o liquor do cacau ou massa de cacau, que é feita dos grãos de cacau que foram fermentados, e passaram por um processo de torra e moagem mas também é a manteiga de cacau manteiga de cacau, que inclusive é o motivo para que a gente precise fazer a temperagem do chocolate. 

A massa de cacau é o que dá o sabor e a cor escura ao chocolate. Quanto mais escuro o chocolate mais massa de cacau ele tem e mais saudável ele é porque consequentemente menos açúcar e menos manteiga de cacau ele tem.  

Então chocolate só pode ser considerado chocolate e ter esse nome na embalagem se tiver mais do que 25% de sólidos de cacau porque é isso que a legislação brasileira determina. 

Segundo determina a legislação brasileira, os produtos feitos com menos de 25% de sólidos de cacau são considerados doces com sabor de chocolate. 

E é justamente por isso que na embalagem a gente encontra o nome Cobertura Fracionada sabor chocolate, porque a cobertura não possui essa quantia de sólidos de cacau, aliás, nem toda cobertura utiliza massa de cacau, quando utiliza é muito muito pouquinho  e além disso ela não tem nada de manteiga de cacau na composição, ela utiliza outro tipo de gordura que nas melhores coberturas costuma ser o óleo de palma, mas na grande maioria é uma gordura vegetal hidrogenada e o pior, o tipo de gordura não vem discriminado no rótulo então não tem como ter certeza da gordura utilizada... 

Ou seja, enquanto o chocolate tem massa de cacau e manteiga de cacau, a cobertura tem muito pouca massa de cacau, quando tem, e a manteiga de cacau é substituída por uma gordura que a gente não conhece e que pode ser gordura hidrogenada, que é uma gordura que sofre um processo químico para solidificar.  

Bateu dúvida é só você ver o rótulo. Se lá nos ingredientes aparecer na ordem “açúcar, gordura vegetal, cacau em pó”, comece a desconfiar porque chocolate mesmo precisa ter manteiga de cacau e massa de cacau na composição.

SAÚDE 

Bora falar então dos meus motivos para escolher trabalhar com chocolate e não com cobertura fracionada, E o primeiro motivo é saúde. 

Eu sei que não sou a Rainha da saúde, mas a gente precisa sim falar sobre isso e refletir um pouquinho a esse respeito porque estamos lidando com a saude de outras pessoas. 

Bom, essa gordura vegetal que a Cobertura fracionada utiliza não é o que a gente pode chamar de saudável, porque afinal de contas não é uma gordura que existe na natureza, é um tipo de óleo vegetal que passa por um processo químico chamado “processo de hidrogenação”  onde esse óleo é exposto a condições de alta pressão e alta temperatura por um determinado tempo e esse processo transforma esse óleo em uma espécie de gordura sólida. È o mesmo processo que é feito na margarina que a gente sabe que passa longe de ser considerada uma coisa saudável. 

Tem até algumas pesquisas indicam que esse tipo de gordura (criada pela indústria), pode causar diversos danos à saúde como doenças cardiovasculares, doenças no fígado, no sistema nervoso central, obesidade, diabetes e até mesmo alguns tipos de câncer como o de mama, por exemplo.  

Já o chocolate, quanto mais escuro ele for, mais saudável ele é.  

Inclusive eu tenho lido muitos estudos sobre isso e segundo esses estudos, devido a massa de cacau que o chocolate contém, ele é repleto de propriedades que fazem bem pro nosso corpo e eu listei aqui 6 benefícios que o chocolate traz a saúde e que vou compartilhar com você agora. 

Anota aí porque eu tenho certeza que isso vai pesar na sua escolha, principalmente o número 6, quer ver só? 

  1. Chocolate amargo faz bem ao coração porque promove um fluxo adequado de sangue devido aos flavonoides que ele possui 
  2. Chocolate estimula o sistema nervoso central e os músculos cardíacos, porque ele possui teobromina, que é uma substância com ação semelhante à cafeína;
  3. Chocolate dá sensação de bem estar, porque a sua ingestão faz nosso corpo liberar o hormônio serotonina; 
  4. Chocolate aumenta colesterol bom e ajuda a diminuir o colesterol ruim, além de ter efeito antioxidante e cardioprotetor; 
  5. Chocolate melhora a função cerebral devido às substâncias estimulantes como a cafeína e a teobromina, que também ajuda a prevenir o Alzheimer; 
  6. Chocolate pode ajudar na perda de peso. Essa é a que eu mais amo. 

Estudos recentes apontam que os ácidos fenólicos presentes no cacau podem ajudar no processo de emagrecimento. Estas substâncias interferem na produção do hormônio da saciedade, e ainda ajuda o corpo a queimar mais calorias. 

Esses benefícios se referem aos chocolates escuros, quanto mais amargo mais saudável.  

O branco é feito basicamente de manteiga de cacau leite em pó e açúcar então não chega a ter nenhuma dessas propriedades porque não tem massa de cacau na composição. 

Quando a gente olha uma casquinha de chocolate e uma casquinha de cobertura fracionada, assim só olhando parece tudo igual né? 

Mas sabendo disso tudo e analisando friamente todos esses pontos a diferença é bem grande né? 

É por isso que eu fico tão doida da vida quando alguém chama Cobertura Fracionada de Chocolate porque são duas coisas bem diferentes, apesar de terem uma aparência parecida. 

Eu sei que vira e mexe eu tô falando desse assunto aqui, e talvez você possa até achar repetitivo, mas o fato é que até hoje muitas pessoas chegam até mim, ou vejo em comentários, chamando Cobertura Fracionada de Chocolate fracionado. 

Gente do céu, acontece que chocolate fracionado não existe! 

Existe o Chocolate e existe a Cobertura Fracionada. 

Então pra que eu possa seguir com o que vou falar nesse post e você possa entender tudo de forma clara, entender essa diferença entre os dois é extremamente essencial. 

Até já ví uma publicação na internet essa semana falando de 3 tipos de chocolate: o chocolate nobre, chocolate fracionado e cobertura.  

E tem muitas pessoas falando sobre isso, inclusive profissionais da área, só que isso não existe!  

Isso é vício de linguagem, é mania, igual chamar qualquer esponja de aço de bombril, então eu até entendo, mas que é errado é e um profissional falar isso acaba atrapalhando porque afinal de contas tá ensinando errado. 

E isso não é eu querendo ser chata não. É que não existe mesmo. 

Se você ainda tem dúvidas sobre isso bora fazer um exercício aqui. 

Me responde uma coisa, quando você compra o tal do chocolate fracionado, o que está escrito na embalagem? 

Eu te digo, tá escrito “Cobertura Fracionada sabor chocolate” 

Como já disse anteriormente e vivo falando sobre isso aqui no canal e nas minhas redes sociais, Chocolate fracionado não existe. 

O que existe é o chocolate mesmo, e a Cobertura, que pode ser a Cobertura Fracionada mesmo ou então a Cobertura Hidrogenada que eu nunca nem chego a falar da coitadinha porque ela é aquele sebinho brabo mesmo que nem dá pra querer de tão gordurenta que é. 

Então bora mentalizar aqui comigo. 

Não existe Chocolate Fracionado 

Não existe Chocolate Fracionado 

Não existe Chocolate Fracionado 

O nome disso é Cobertura Fracionada! 

O meu palpite é que esse nome de Chocolate Fracionado pegou só porque o pessoal não tinha coragem de dizer que não trabalhava com chocolate, e daí ao invés de falar Cobertura falou Chocolate Fracionado e esse apelido pegou. 

Isso é só um palpite, claro, mas eu falo isso porque no fundo no fundo na hora de comer todo mundo prefere chocolate, o que não gosta é de ter que fazer a temperagem. Tô dando uma de Joy sincera aqui, mas me diz, tô errada? Conta pra mim nos comentários se você concorda comigo.

SABOR MAIS EVIDENTE 

Um dos motivos pra eu não gostar de usar a cobertura fracionada pra fazer a casquinha dos meus ovos de Páscoa, é o fato dela ser bem menos saudável que o chocolate, principalmente os chocolates mais escuros. 

Mas outro motivo que me leva a não querer usar elas nas minhas casquinhas, é por causa do sabor mesmo. As coberturas Fracionadas, por melhor que sejam, não tem o mesmo sabor que o chocolate tem e isso se intensifica no caso dos ovos de Páscoa. 

Como as cascas dos ovos de Páscoa são bem mais grossos do que uma simples casquinha de bombom, o sabor da cobertura fracionada fica muito mais evidente, fica muito fácil perceber que aquela casquinha não é realmente chocolate. 

E isso complica sabe porquê? Porque na Páscoa os clientes já estão acostumados a comprar Ovos industrializados, de marcas como Nestlé, Garoto, lacta, Ferrero ou Cacau Show, entre outras. Empresas essas que utilizam chocolate mesmo nas suas casquinhas. 

Então bora pensar um pouquinho no cliente provando uma casquinha de ovo de páscoa que a gente fez usando cobertura fracionada e uma casquinha que ele comprou no mercado. Se ele prova os dois e compara, qual você acha que ele vai escolher? Mesmo que seja um ovo de colher, lindo, super recheado... Se a casquinha for de cobertura, ele pode com certeza perceber e não gostar. Você não perceberia? Eu com certeza perceberia.  

Nesse caso podem acontecer 3 coisas, ou o cliente não percebe e fica tudo bem,  

Ou o cliente percebe e não quer mais comprar de você.

Ou o cliente percebe e chega à a conclusão que ovos e chocolates artesanais são ruins e nunca mais compra chocolate artesanal na vida, faz até propaganda contra para os amigos dizendo que não vale a pena. 

Percebe como isso é ruim? É toda uma classe sendo prejudicada e só a indústria ganhando com isso. Esse é com certeza o motivo que mais pesa pra mim porque eu definitivamente não gosto da ideia de enganar o cliente, porque afinal de contas, se você não informar que está usando cobertura ao invés de chocolate, está enganando o seu cliente sim. 

Nada contra usar a Cobertura desde que o cliente saiba disso, inclusive isso é uma coisa que eu sempre falo aqui no canal.

FIDELIZAÇÃO DO CLIENTE 

Eu não sei você, mas eu amo quando o cliente gosta do que eu faço e volta. É uma sensação tão maravilhosa, de reconhecimento sabe? 

Esse é outro motivo de eu usar apenas chocolates nas minhas cascas de ovos de Páscoa. 

A fidelização do cliente. Ele fica fiel a você e mesmo que não compre nada durante um ano inteiro, se ele gostou dos seus chocolates na Páscoa passada ele lembra de você e volta na Páscoa seguinte. Um ano se passa e ele não esquece da experiência de sabor que você proporcionou a ele. É incrível! 

Eu tenho clientes que me procuram apenas na Páscoa e no Natal e eu acho isso maravilhoso porque olha o tempo que a gente fica sem contato? Tem tudo pra ele não lembrar mais de mim, mas lembra, e volta e muitas vezes traz novos clientes junto ou recomenda. Isso é maravilhoso e eu sei que se eu trabalhasse com Cobertura não teria isso porque os feedbacks que eu recebo são do tipo “ Nossa Joy os seus chocolates são maravilhosos, não são como os que se encontram por aí, que deixam sabor de gordura na boca” Então, fica bem claro que eles não voltariam se eu não usasse chocolate de verdade.

MAS ONDE MORO É MUITO QUENTE 

Ah Joy, tu falas isso, mas tu moras no Sul, onde eu moro é muito quente, não tenho como trabalhar com chocolate de verdade... 

Olha, deixa eu te falar uma coisa, o frio aqui no Sul é só no inverno tá? 

No verão, o calor chega a bater os 40 graus sim, e mais, aqui em Porto Alegre é ainda pior porque o calor aqui é úmido, a cidade é rodeada por rios de todos os lados então a sensação que dá é que parece que a gente tá cozinhando no vapor. É horrível!   

Ou seja, são duas coisas pra atrapalhar, a umidade e o calor. E o chocolate odeia as duas. 

O que eu quero dizer com isso é que eu também sei que é complicado trabalhar com chocolate no calor, mas que se a gente quer, a gente consegue sim dar um jeito porque impossível não é. Em todos esses anos trabalhando com chocolate eu muito pouco usei ar condicionado, então quando eu digo que dá é porque eu já fiz, não é da boca pra fora não. 

Se você entende o chocolate e sabe o que precisa evitar e o que precisa fazer você consegue dançar conforme a música como se diz, e ir adaptando a sua realidade para conseguir chegar no resultado final de qualidade. 

Conhecimento é a chave nesse caso.

MAS MEU CLIENTE NÃO PAGA O VALOR REAL 

Joy, eu sei que o melhor seria trabalhar com chocolate, mas ele é caro e meu cliente não quer pagar por esse preço. 

Nossa isso eu já ouvi muito e isso é muito, muito fácil de resolver. 

Basta ter as duas opções no cardápio, na hora do cliente escolher qual ele vai encomendar você apresenta a opção mais barata com a casquinha de cobertura fracionada e a opção com chocolate de verdade, com um preço um pouco mais salgadinho. 

Se ele for realmente o cliente que quer preço baixo acima de tudo, ele vai escolher o ovo de páscoa de Cobertura.

Agora se ele escolher o de chocolate, nunca mais ele chora por preço baixo com você e vai respeitar o seu preço porque sabe que compensa.

MESMO ASSIM, QUERO USAR COBERTURA 

Ah Joy, eu entendo tudo isso, tô pesando aqui tudo que você disse, mas mesmo assim pra mim a Cobertura fracionada compensa mais. 

Beleza, como eu disse no começo do post, eu não sou a dona da verdade e o que foi a melhor escolha pra mim pode não ser a melhor escolha pra você e tá tudo bem, tá tudo certo. 

Mas o importante disso tudo é manter a ética sempre. Nisso não há escolhas então se você escolher pela Cobertura, não esconda isso do seu cliente, comunique ele, deixe isso claro no seu menu de Páscoa porque ele tem o direito de saber o que ele vai consumir.  

Se você deixar isso claro pro cliente, ele vai confiar mais em você porque você está sendo honesto sendo sincero e isso não tem preço, sobretudo nos dias de hoje, infelizmente.  

É como o meu pai já dizia, a melhor saída é sempre a sinceridade.

FINALIZANDO 

E se você quer fazer ovos de Páscoa esse ano, quer usar chocolate de verdade, mas tem dificuldade com ele, cola em mim que eu tô aqui pra te ajudar com isso. 

E não se esquece que agora no dia 10, daqui a dois dias, vai ao ar o primeiro episódio da série Como Ter Uma Páscoa Lucrativa. 

É uma série gratuita com 3 posts onde vou falar um pouco sobre o que pode tornar a sua páscoa lucrativa, mas vou falar também sobre a melhor maneira de manipular o chocolate e gerenciar a sua produção para evitar erros e desperdícios, vou falar um pouco sobre a produção dos ovos, enfim tudo pra te ajudar a ter uma pascoa lucrativa usando chocolate de verdade. 

Lembrando que os posts dessa série vão ficar no ar apenas por uma semana, e não vão ficar aqui no Youtube, então clica aqui no link para se inscrever e participar também.

Bom então é isso, esse post ficou maior do que eu esperava, mas eu espero que você tenha gostado, espero que ele tenha tem ajudado bastante 

Se você gostou desse post não vai embora sem deixar seu like que me ajuda demais e me deixa tri felizona.

Um beijo bem doce pra você e até o próximo post! 

Tags:
Lucre com Chocolate o Ano Todo

Descubra como em apenas alguns minutos você será capaz de encontrar preço certo de venda dos seus produtos e dar adeus aos prejuízos

Quero precificar do jeito certo

Olá, deixe seu comentário para "TRABALHAR COM CHOCOLATE É CARO!" SERÁ?

Enviando Comentário Fechar:/

Você está a um passo de Dominar o Chocolate

Dominando o Chocolate é um treinamento que vai te ensinar de forma simples e dinâmica, a dominar o chocolate em 10 dias ou menos.

Quero Saber Mais
  • Para amantes do chocolate

    Pra quem ama o Chocolate e sempre sonhou em produzir chocolates de qualidade em casa, para presentear amigos e parentes, ou apenas por hobby, mas sem interesse de vender.

  • Para empreendedores

    Pra quem quer gerar uma renda extra, abrir o próprio negócio de chocolates ou pra quem já tem um negócio de doces, mas quer enriquecer o seu cardápio com produtos de chocolate com maior qualidade.

  • Para profissionais

    Pra quem deseja se capacitar profissionalmente para trabalhar na área seja em ateliês de doces, chocolaterias, confeitarias, hotéis ou patisseries.

Quero Saber Mais