"TRABALHAR COM CHOCOLATE É CARO!" SERÁ?

Vamos falar hoje sobre trabalhar com chocolate. 

Lucre com Chocolate o Ano Todo

Conheça a melhor maneira de trabalhar com chocolate e gerar uma renda extra

Quero gerar renda extra com Chocolate!

Ou melhor, sobre um dos motivos que muitas pessoas usam para evitar de trabalhar com chocolate e optar pela cobertura fracionada. 

O preço. 

Não foi uma nem duas vezes que eu ouvi pessoas dizendo que preferem trabalhar com cobertura fracionada porque o custo do chocolate é alto, que ele aperta no bolso na hora de estocar para fazer uma grande produção, como as da Páscoa, por exemplo. 

Ou até mesmo pessoas que dizem que o alto preço do chocolate encarece demais o produto final, o que acaba impactando em menos vendas. 

Ou ainda, que pelo preço ser alto, é melhor arriscar trabalhar com cobertura, já que é mais fácil de se trabalhar e o risco de perdas é bem menor. 

Será que isso é real, ou isso é uma crença limitante? 

Vou discutir sobre isso nesse vídeo e tentar mostrar o meu ponto de vista da forma mais lógica possível, não com a ideia de converter para o chocolate quem usa cobertura fracionada, mas sim de mostrar o outro lado da moeda de forma mais clara. 

Vem comigo então?

O QUE É UMA CRENÇA LIMITANTE 

Uma crença limitante é como o nome diz, uma crença que nos limita. 

Quando acreditamos em algo que não nos permite avançar ou aprender ou desenvolver uma nova habilidade. 

Um dos exemplos que sempre cito em meus vídeos é sobre a crença de que não dá pra trabalhar com chocolate em regiões quentes. Isso é uma grande crença limitante, porque ao afirmar e acreditar nisso, você simplesmente desiste sem nem começar. 

Ou as vezes começa, erra alguma parte do processo, e coloca a culpa no calor, ou no chocolate que é muito sensível, e na primeira frustração, desiste. 

O ideal pro chocolate é trabalhar em temperatura próxima aos 20 graus? Sim, entre 18 a 22 seria o ideal. Mas a verdade é, quem tem essa condição? Pouquíssimos. 

E o que acontece é que o mundo não é preto ou branco. 

Não existe essa de trabalhe com o chocolate com o chocolate no ar condicionado ou não trabalhe. 

Você pode sim se adaptar para conseguir trabalhar com ele e proporcionar pro chocolate condições que minimizem os problemas do calor. 

Ou seja, isso é uma crença, porque você acredita nisso, mesmo que não seja bem assim e é limitante porque ela te limita a fazer diferente. 

Aaah Joy, tu fala isso mas tu trabalha com ambiente climatizado. 

Por muitos anos eu trabalhei sem ar condicionado, e consegui atingir ótimos resultados com o chocolate sem precisar dele. 

Claro, ter um ar condicionado ajuda, e muuuito mesmo. 

Mas não é verdade que trabalhar sem seja impossível e é por isso que eu fico batendo nessa tecla. 

E nem digo só por mim, digo também por meus alunos que conseguiram trabalhar com chocolate morando em regiões quentes, como pode ser o seu caso.  

Alunos do Rio, de Mato Grosso do Sul e até de Pernambuco já passaram por minhas turmas e arrasaram em suas produções. 

Tudo é questão de saber o jeito certo de se fazer. 

Mas esse vídeo não é sobre trabalhar com chocolate no calor, eu apenas estou citando isso como outro exemplo de crença limitante.  

Não querer trabalhar com chocolate por ele ser caro demais, é também uma crença limitante e eu vou te mostrar isso durante esse esse vídeo. 

Antes disso, me diz uma coisa. Você consegue identificar alguma crença que te trava em trabalhar com chocolate, ou que já tenha te travado algum dia? 

Me conta nos comentários. 

Isso é muito importante e vai me ajudar a trazer conteúdos melhores pra você, que ajudem você a perder esse medo, então deixa aqui embaixo pra mim. 

PREÇO DO CHOCOLATE É ALTO PARA ESTOCAR 

O primeiro motivo que percebo as pessoas alegarem é que chocolate é caro demais pra estocar, principalmente em épocas como a Páscoa, quando o volume de produção acaba aumentando bastante. 

Chocolate é mais caro que a cobertura, isso é inegável. Principalmente os chocolates gourmets feitos apenas com manteiga de cacau como o Callebaut, o Unique da Harald ou o Seleção da Sicao porque esses geralmente custam acima de 70 reais o kg. 

Mas claro que não é necessário trabalhar com esses mais caros. Esses chocolates são ideais para quem já tem uma clientela mais exigente, quem trabalha com produtos mais gourmets, chocolates finos e tal. 

A grande maioria dos mortais, como eu, trabalha quase sempre com os chocolates que o pessoal chama de nobre. Que são esses chocolates que a gente já conhece e que são mais acessíveis, com preço ali por volta dos 30 reais. Como Nestlé, Sicao, Garoto, Mavalério, Genuíne, Melken. 

Só pra gente comparar, o preço das melhores coberturas fracionadas fica ali em torno dos 20 reais o kg. 

Então o preço não é assim tão mais alto, se você for avaliar não chega nem a ser o dobro, então as vantagens nesse caso ainda são maiores e a gente vai falar delas mais pra frente. 

PREFIRO COBERTURA PORQUE O CHOCOLATE ENCARECE MEU PRODUTO 

Uma coisa que eu ouço muito é “Joy eu prefiro a cobertura porque o chocolate encarece o meu produto.” 

Tá certo, tá, acaba que sobe o preço sim, mas sobe o valor também. E preço e valor são duas coisas diferentes. 

Preço representa só o dinheiro que o produto vale. 

Valor, representa a importância que o produto tem. 

É uma grande diferença né? 

Então quando você trabalha com chocolate, você está sim tornando ele mais caro, mas está tornando ele um produto com um valor maior também, porque ele passa a ter uma importância maior. 

Quer ver um exemplo? 

Oi, eu sou a Joy e estou vendendo essa barra de cobertura fracionada a 2 reais, você gostaria de provar? 

Oi eu sou a Joy, estou vendendo essa barra de chocolate, chocolate mesmo, a 4 reais, você gostaria de provar? 

Oi eu sou a Joy, estou vendendo essa barra de chocolate de origem, feito somente com cacau da floresta amazônica, a 6 reais você gostaria de provar? 

Claro que essa não é a maneira que eu abordo os meus clientes, esse é só um exemplo pra você ver como a força do discurso de venda muda quando a gente tem um produto com um maior valor. 

Isso aumenta as chances de venda, aumenta o lucro, porque a importância que o cliente dá pro produto também aumenta e melhora o seu posicionamento no mercado, porque você deixa de ser conhecida pela pessoa que vende mais barato e passa a ser conhecida pela pessoa que vende o melhor produto. 

Então a vantagem aqui, ainda é maior também. 

Ah Joy mas se o meu produto estiver caro meu cliente não compra. 

Será? Você deu essa opção pra ele? 

Então experimenta fazer isso. 

Faz as duas opções e quando for oferecer, oferece os dois. 

Esse é com chocolate mesmo, a 4 reais, esse é com cobertura fracionada a 2 reais. Qual você prefere? 

E aí é o próprio cliente que vai decidir. Se a maioria decidir pela cobertura, está ótimo você continua com ela e não perde cliente.  

Se a maioria escolher o chocolate, você troca e passa a trabalhar com ele. 

E se der meio a meio, fica com os dois, não arrisca perder cliente não! 

Mas o que eu quero dizer aqui é que o preço do chocolate não deve ser o motivo da sua escolha. O motivo da sua escolha deve ser o seu cliente mesmo, pra quem você quer vender. Porque afinal de contas é ele quem vai pagar pelo produto e é ele quem vai consumir então você precisa saber o que ele prefere e saber mesmo, não por “chutômetro”.

A melhor forma de saber isso é testando, oferecendo os dois. 

SE EU ERRAR TRABALHANDO COM CHOCOLATE MEU PREJUIZO É MAIOR 

Tem uma coisa que eu ouço bastante, que é um motivo que as pessoas consideram muito forte pra deixar de trabalhar com chocolate e eu me incluo nisso porque isso quase me fez desistir de trabalhar com ele. 

Com chocolate eu tenho mais chances de errar e se eu errar trabalhando com ele o meu prejuízo vai ser maior. 

Nossa, quando eu comecei a trabalhar com chocolate eu errava muito, cheguei a colocar muito chocolate no lixo inclusive. 

Mas pra isso a solução é ainda mais simples. É aprender a trabalhar com ele, é dominar ele de vez. 

Quando você entende o chocolate, os motivos dele ser delicado, entender quais são os limites dele, e aprende ter jogo de cintura para proporcionar pra ele as condições que ele exige, aí as dificuldades vão embora e você não tem risco de ter prejuízo por erro.

NO FIM DAS CONTAS, O QUE IMPORTA É SEU OBJETIVO 

No fim das contas mesmo o que importa é o seu objetivo. 

E eu acredito que cada um tem o seu. 

Cada sonho é diferente do outro, e pra cada sonho existem metas diferentes que devem ser alcançadas para que a gente consiga realizar esses sonhos. 

Mas vou aqui fazer aqui uma listinha de objetivos que nós podemos querer alcançar, lembrando que são objetivos mais genéricos e sem considerar a individualidade e as dificuldades que cada pessoa passa. Porque isso seria impossível. 

Eu pensei aqui em três possibilidades, que inclusive já mencionei em outros vídeos. 

Ou você apenas quer uma renda extra, pra poder juntar uma grana e terminar de pagar a faculdade. 

Ou você ama chocolate e quer fazer por prazer, para família e amigos. 

O quer criar um negócio de chocolate mesmo que a longo prazo e começando da sua própria casa. 

Se o seu objetivo é de alguma forma parecido com o primeiro exemplo, sem problemas, trabalhar com cobertura fracionada pode atender suas necessidades. 

Se quer fazer só pra família, por prazer mesmo, trabalhar com cobertura não será ruim, mas acredite, será muito mais prazeroso superar seus conhecimentos, encarar o desafio de trabalhar com chocolate e chegar ao resultado que poucas pessoas conseguem com ele, com suas próprias mãos. 

Acredito que pagar um pouco mais caro no chocolate, ao invés de usar cobertura compensa e vai ter muito mais aprovação da família também. 

Agora se sua ideia é ter um negócio, mesmo que começando de forma mais simples, dentro de casa mesmo, trabalhar com chocolate vai te por a frente da concorrência, pois quem provar o seu produto vai sentir a diferença. 

Você não vai brigar por preço, porque vai estar gerando valor ao seu produto. 

E o preço que vai cobrar a mais, no fim irá se converter em mais lucro, mesmo que venda menos, o que sinceramente, não acredito que vai acontecer. 

E você ainda pode começar com um objetivo e migrar pra outro, eu comecei fazendo pra família, depois isso virou minha profissão e hoje estou dando aula. Jamais eu pensaria isso lá quando comecei. 

Enfim, o que você precisa saber é que trabalhar com chocolate é mais difícil que cobertura fracionada sim, mas não é esse bixo de 7 cabeças que todo mundo pensa. 

Com um pouquinho de vontade de aprender e de superar os obstáculos, você aprende a lidar com o chocolate fácil, fácil. 

Claro, existem vários outros motivos pra que as pessoas escolham a cobertura, mas nesse vídeo queria mesmo era me concentrar no preço do chocolate como motivação para não se trabalhar com ele. 

Por isso, não falei de outros motivos que também fazem as pessoas terem receio de trabalhar com chocolate, como morar em uma região muito quente. 

Inclusive, se é o seu caso, tenho um vídeo que pode te ajudar. 

É um vídeo onde falo sobre como trabalhar com chocolate sem ter ar condicionado, ou sem um ambiente climatizado dentro do seu ambiente de produção. 

FINALIZANDO 

Então é isso eu espero que você tenha gostado, se gostou não vai embora sem deixar seu like que me deixa tão feliz. 

Obrigada pelo seu carinho de assistir esse vídeo até o final, um beijo bem doce pra você e até o próximo vídeo. 

Tags:
Lucre com Chocolate o Ano Todo

Descubra como em apenas alguns minutos você será capaz de encontrar preço certo de venda dos seus produtos e dar adeus aos prejuízos

Quero precificar do jeito certo

Olá, deixe seu comentário para MEUS CHOCOLATES DERRETEM FÁCIL, O QUE ESTOU ERRANDO? | JOY RESPONDE #010

Enviando Comentário Fechar:/

Você está a um passo de Dominar o Chocolate

Dominando o Chocolate é um treinamento que vai te ensinar de forma simples e dinâmica, a dominar o chocolate em 10 dias ou menos.

Quero Saber Mais
  • Para amantes do chocolate

    Pra quem ama o Chocolate e sempre sonhou em produzir chocolates de qualidade em casa, para presentear amigos e parentes, ou apenas por hobby, mas sem interesse de vender.

  • Para empreendedores

    Pra quem quer gerar uma renda extra, abrir o próprio negócio de chocolates ou pra quem já tem um negócio de doces, mas quer enriquecer o seu cardápio com produtos de chocolate com maior qualidade.

  • Para profissionais

    Pra quem deseja se capacitar profissionalmente para trabalhar na área seja em ateliês de doces, chocolaterias, confeitarias, hotéis ou patisseries.

Quero Saber Mais