TESTEI O CHOCOLATE DA GENUINE SERÁ QUE É BOM? - REVIEW #001

  • Receba dicas gratuitamente em seu e-mail

    Mais de 10 mil pessoas recebem minhas dicas toda semana. Assine também!

Hoje vim te contar que experimentei uma marca de chocolate que eu não conhecia. Quer saber o que deu? Então fica comigo até o final do post que eu te conto!

Lucre com Chocolate o Ano Todo

Conheça a melhor maneira de trabalhar com chocolate e gerar uma renda extra

Quero gerar renda extra com Chocolate!

Resolvi fazer esse post porque percebi que muitas pessoas aqui são como eu. São curiosas a respeito das marcas de chocolate e se chocolate não fosse um produto tão caro, comprava todas pra experimentar.

Porque a gente gosta mesmo de saber sobre as maricas, se são boas ou não.

Muitas pessoas entram em contato comigo pra saber se determinada marca é boa ou não, e como nem sempre eu conheço, eu resolvi criar um quadro aqui no canal onde eu vou experimentar os chocolates que eu não conheço e dar a minha opinião a respeito. Um post review, é esse é o primeiro deste tipo.

Eu vou dar a minha opinião a respeito dele, vou avaliar desde as informações que ele traz na embalagem, como ele se comporta ao derretimento, á temperagem e a cristalização final, e claro, no final vou provar para avaliar o sabor também... haháa 

Já quero deixar claro aqui que esse post não é, de forma alguma, uma propaganda pra marca, não tô recebendo nadica de nada pra fazer esse post.

Tô fazendo porque acredito que falar sobre as marcas é importante, afinal é uma das maiores duvidas que a gente tem, sobretudo quando estamos começando.

Tanto que já fiz um post onde falo das marcas de chocolate que eu uso e a marca Sicao, Nestlé, Garoto e Harald e a marca que veremos hoje, não é uma delas. 

Porque afinal de contas é uma marca que eu não uso, aliás nunca nem tinha experimentado até hoje porque aqui no sul tenho bastante dificuldade de encontrar ela.

Eu gostaria de saber o que você  acha de eu trazer desse tipo de conteúdo, então peço que você assiste até o fim, e me conte nos comentários o que achou, e claro, pode sugerir outras marcas para que eu possa fazer o mesmo aqui.

Mas antes de começar eu quero trazer um aviso rápidos e superimportante.

É sobre o post anterior, onde falei sobre qual o melhor panetone usar no natal, comprar ele pronto ou fazer a massa em casa.

Esse post teve uma reação que eu realmente não esperava, praticamente todos os comentários me pediram para ensinar a fazer a massa do panetone aqui no canal, e confesso que isso não estava nos meus planos.

Mas foram tantos pedidos que eu resolvi criar uma série com 3 posts, sendo o primeiro ensinando a fazer a massa, o segundo ensinando a fazer um recheio trufado que eu já havia prometido, e o ultimo post será comigo montando e finalizando o panetone. 

Estou confiante que vai ficar bem legal e realmente espero que agregue de alguma forma positiva na sua produção.

Eu preciso deixar bem claro que apesar de eu utilizar o chocolate nesse post, avaliar como ele se comporta na temperagem inclusive, esse não é um post de receitas ou técnicas, sendo assim, não vou me prender a falar da técnica de temperagem ou de produção, o propósito aqui é apenas expor minha opinião sobre o chocolate. Certo? 

Bom, minhas primeiras impressões sobre o chocolate Genuine

Esse que eu estou aqui é o meio amargo, é que ele não é um chocolate gourmet. Ele tem uma faixa de preço que fica ali próximo dos 30 reais o quilo assim como Nestlé, Garoto, Sicao e o Melken da harald. 

E não é pelo preço que eu sei que ele não é gourmet, ou um chocolate puro, de maior qualidade. Chocolates puros são sim mais caros, mas o que define o chocolate ser puro é o fato de não ter outro tipo de gordura na composição, além da manteiga de cacau. E o Genuine possui gordura vegetal assim como todos esses que eu citei e que ficam nessa faixa de preço.

Você pode observar no rótulo os ingredientes da composição, você vai encontrar lá gordura vegetal. 

Isso não faz eles deixarem de ser chocolates, afinal, se tem mais de 24¢ de sólidos de cacau são chocolates sim. É o que determina a nossa legislação.

Só que não são chocolates tão puros, digamos que eles são sejam Classe A, como são os chocolates que são feitos apenas com manteiga de cacau.

Uma coisa que eu gostei é que logo na embalagem eles informam os dados corretos de temperatura de derretimento, que é entre 45°C a 50°C.

Não são todas as marcas que informam isso corretamente, algumas ainda informam entre 40 e 45 que era o recomendado lá em 1900 e lá vá bolinhas, mas que hoje a gente sabe que não é o melhor. $5 e 50 é o mais recomendado é onde obtemos um resultado bem melhor quando falamos de brilho, contração e resistência do chocolate.

Mas, eu não achei legal uma coisa que encontrei na embalagem.

Eles comentam na embalagem o uso do lábio pra sentir se o chocolate está pronto pra uso.

Pra quem não conhece, é uma técnica antiga de temperarem que dispensa termômetro, onde a gente apenas coloca o chocolate nos lábios pra sentir que ele baixou a temperatura o suficiente. Teoricamente a gente derrete o chocolate e depois resfria ele até, ao levar um pouco de chocolate nos lábios, tenha a sensação que ele está gelado.

É uma técnica bem ultrapassada, antiga mesmo, inclusive foi a primeira forma de temperar que eu aprendi.

E sim, é possível acertar a temperagem com essa técnica, só que a margem de erro é muito grande, é absurdamente grande. Principalmente se a gente trabalha no calor. 

Porque assim a gente não tem precisão nenhuma. Ninguém nasce com termômetro embutido no lábio né? Então, quando fazemos essa técnica o que realmente estamos fazendo é chutando a temperatura.

É chocolate não gosta de chute, gosta de precisão.

Então essa é a única informação que eu dispensaria, principalmente se você vai produzir pra vender, pois as possíveis perdas aqui podem acabar com o seu lucro.

Agora vamos testar ao comportamento desse danado à temperagem.

Vou começar derretendo em banho maria, poderia ser no micro-ondas também, mas vou usar o banho maria porque eu percebi que essa é a forma que a maioria das pessoas preferem derreter o chocolate.

Uma dica importante para derreter em banho maria

Sempre faça isso fora do fogo viu? Aquece a água até começar a formar bolhas no fundo da panela, aí retira do fogo e encaixa o bowl com chocolate picadinho. Não tem mistério.

Aqui já gostei do comportamento dele. Percebi que ele derrete bem fácil, e o brilho desse chocolate quando ele está derretido é muito lindo né?

Bem escuro e brilhoso, e o cheiro também é super gostoso.

Mas aqui nesse momento ele já me parece um pouco mais denso

Ele esta menos fluido que os que eu estou habituada. A tendência é que ele seja mais grosso depois de temperado, vamos ver se isso se confirma depois.

A 42,5ºC ele já está completamente derretido, sem nadinha de grumos.

Com ele já derretido na temperatura correta, eu vou resfriar ele na minha bancada e ver como ele reage.

Vou espalhando e recolhendo, pra ele resfriar e percebo que realmente a minha desconfiança se confirma. Ele realmente é mais denso, menos fluído que os chocolates que eu estou mais acostumada, Nestlé e Sicao.

É mais pesado...

Não que isso queira dizer que ele é ruim, na verdade isso só atrapalha um pouco para fazer chocolates banhados, que pedem um chocolate mais fluído pra uma casquinha mais delicada. 

Mas para bombons moldados em forminhas sem silicone, isso é muito bom, principalmente para moldes de casquinhas grandes como ovos de páscoa, barras, corações... porque com uma só camada de chocolate a gente já consegue obter uma casquinha na espessura ideal.

Ao passo que com um chocolate mais fluído precisamos de 2 ou até 3 camadas.

Então pra pães de mel, bombons banhados, alfajores, cones trufados, todo tipo de produto que a gente precise banhar, eu não recomendaria.

Mas, para ovos de páscoa, barrinhas rústicas e mendiants, barras maciças, corações trufados ele é perfeito. Maravilhoso mesmo!

E até bombons moldados, contanto que sejam moldes lisos ou sem muitos detalhes, porque quanto mais detalhes tiver o molde de bombons, mais ele precisa de um chocolate fluído, que alcance todos os detalhezinhos para que não fiquem furinhos de ar depois.

Aqui eu vou fazer somente umas barrinhas maciças, pra testar o desenforme dele, ver a contraçao e o brilho, e claro, o sabor dele depois. haha 
Ele não ficou muito tempo em geladeira, ficou 12 minutinhos e o molde já ficou completamente opaco.

Lembrando que quando a gente faz um chocolate maciço ele tende a precisar de mais tempo de geladeira do que uma casquinha fina, afinal de contas, tem muito mais chocolate pra solidificar.

É normal isso.

A textura eu achei boa, até porque eu tô trabalhando sem ar condicionado aqui. A temperatura ambiente está 29 graus aqui em Porto Alegre hoje, eu quero mostrar que isso dificulta um pouco conseguir obter um snap perfeito já no desenforme.

O que eu quero dizer com isso é que a temperatura ambiente mais alta compromete sim o resultado do nosso trabalho. Não quer dizer que o chocolate não é bom ou que a temperagem foi malfeita, quer dizer apenas que eu não estou oferecendo a esse chocolate as melhores condições de temperatura.

E tá tudo bem, sem neura. Com o tempo, se a nossa meta for realmente se profissionalizar nesse ramo, a gente investe em um ar condicionado pra trabalhar com mais tranquilidade e com resultados melhores.

Agora chegou à parte que eu estava esperando.

Depois de todo esse trabalho, mereço provar esse chocolate e ver se realmente é saboroso né?

Bora comigo então!

Nossa, derrete na boca, como um bom chocolate deve derreter.

O sabor dele me lembra o nestlé, acho que seu eu provasse em um teste cego provavelmente eu confundiria. Bem parecido mesmo.

As marcas não costumam ser tão parecidas assim, geralmente elas têm uma espécie de assinatura de sabor, que faz com que a gente prove e já consiga reconhecer.

Um exemplo disso é são os chocolates da Callebaut que tem um sabor bem característico, fácil de identificar e a melken da Harald também, que até já comentei aqui no canal que eu percebo um sabor bem abaunilhado neles.

Ele tem um sabor intenso de cacau, lembrando que tô com o meio amargo aqui. Bem muito gostoso mesmo.

Fiquei até curiosa pra provar o branco, pra saber se lembra o galak.

Antes de dar o meu veredito eu queria te convidar pra me seguir no Instagram.

Se você já me acompanha lá, deve ter visto que tenho publicado conteúdo com maior frequência, a ideia é usar o Instagram como um canal de comunicação mais rápido entre eu e você, e por isso estou planejando em breve criar uma linha de conteúdos exclusivos pra ele.

Estou planejando ainda como vai ser isso, mas senti a necessidade de avisar aqui, porque afinal, é possível que você não esteja me acompanhando por lá e se não estiver, fica aqui o convite.

Isso não significa que eu vou parar de publicar aqui, vou continuar com os dois posts por semanas normalmente, porém, o Instagram vai me permitir criar conteúdo mais dinâmicos por conta da maior facilidade de interação que a plataforma oferece.

Eu acredito que você vai gostar dessas mudancinhas que tô preparando por lá, mas pra ficar por dentro você precisa estar me acompanhando.

Se ainda não me segue por lá é só clicar no link da descrição ou pesquisar por SALDANHA.JOY

Bom, rufem os tambores que agora eu vou dar o meu veredito pro chocolate Genuine meio amargo

Passou no teste ou não?

O que você acha?

Passou claro!

Primeiro, derreteu super fácil, sem grumos, perfeitinho.

Segundo, respondeu superbem à temperagem, resfriou com facilidade, continuou homogêneo e sem grumos.

É mais denso do que o comum, mas isso só é ruim para chocolates banhados e pode ser corrigido com manteiga de cacau. Mas daria pra corrigir, basta acrescentar manteiga de cacau antes de temperar que ele vai ficar mais fluído.

Ele é perfeito para chocolates moldados, principalmente em moldes grandes como barras, corações ou ovos de páscoa. A casquinha vai ficar perfeita e uniforme.

E o sabor, delicioso!

Sabor intenso de cacau, derrete na boca, não deixa residual. Muito saboroso mesmo. E, a mim, lembrou bastante o nestlé.

Veredito: Muito bom, recomendo.

Você já provou o Genuine? Gostou? Concorda ou discorda de mim em algum ponto? Você também achou parecido com Nestlé? Deixa nos comentários vou adorar saber a sua opinião!

Se quiser que eu faça um review do branco, deixa nos comentários também que eu providencio pra você.

Muito obrigada pelo seu carinho de ler esse post até o final um beijo bem doce pra você e até o próximo! 

Tags:
Lucre com Chocolate o Ano Todo

Descubra como em apenas alguns minutos você será capaz de encontrar preço certo de venda dos seus produtos e dar adeus aos prejuízos

Quero precificar do jeito certo

Olá, deixe seu comentário para CHOCOTONE OU PANETONE CASEIRO RECEITA FACIL E QUE DESFIA

Enviando Comentário Fechar:/