REVIEW COBERTURA CONFEITEIRO DA HARALD BRANCO

Hoje chegou a vez de testar a cobertura fracionada Confeiteiro da Harald Branco.

Lucre com Chocolate o Ano Todo

Conheça a melhor maneira de trabalhar com chocolate e gerar uma renda extra

Quero gerar renda extra com Chocolate!

No vídeo de hoje vou trazer o segundo vídeo do quadro Reviews, uma série onde pretendo ao longo se ano mostrar os testes que fiz com diferentes marcas de chocolates, avaliando os alguns aspectos como fluidez, comportamento durante derretimento e sabor, claro pra dividir com você o que eu achei de trabalhar com cada uma dessas marcas.

Sempre sem a intenção de fazer qualquer tipo de propaganda, a ideia aqui é realmente dividir essa experiência e mostrar a minha opinião de forma clara e transparente, contando que eu realmente achei, apontando tanto os pontos positivos quanto os negativos.

O primeiro vídeo que fiz desse quadro foi sobre o chocolate meio amargo da Genuíne, se você ainda não assistiu é só clicar no link que deixei pra você na descrição.

Mas hoje não vamos testar chocolate, e sim, uma cobertura fracionada. Porque no calor do verão muitas pessoas ainda preferem usar a cobertura que é mais resistente, principalmente nas regiões mais quentes do Brasil.

A primeira cobertura que eu escolhi pra trazer nesse quadro é a primeira cobertura que eu usei na vida, a Confeiteiro da Harald Sabor chocolate branco.

Então fica comigo até o final, porque vou mostrar como que essa cobertura vai se comportar ao derretimento, quais são as minhas impressões, nós vamos também fazer uma casquinha pra ver como ela fica depois da cristalização e eu vou provar também e te contar as sensações que ela causa no meu paladar. No final eu vou dar uma nota de 1 a 10 e vou te contar se eu recomendo e em quais casos eu recomendo.

Me acompanha nessa?

PRIMEIRAS IMPRESSÕES

Assim como no vídeo que eu fiz falando sobre o chocolate nuíne, eu preciso começar deixando bem claro aqui que apesar de eu utilizar a cobertura nesse vídeo, avaliar  derretimento, vou inclusive fazer uma casquinha pra mostrar como ele se comporta durante todo esse processo, esse não é um vídeo de receitas ou técnicas, sendo assim, não vou me prender a falar sobre a técnica de derretimento, porque isso deixaria o vídeo ainda mais longo e o propósito aqui é apenas expor minha opinião sobre a Cobertura de hoje. Certo?

Bom, minhas primeiras impressões sobre a Cobertura Confeiteiro, essa que eu estou aqui é a sabor chocolate branco, como você pode ver, já se dão antes de eu abrir a embalagem.

Essa cobertura tem uma faixa de preço mais barata do que a principal linha de cobertura da Harald que é a Top. Sendo assim, tudo leva a crer que das coberturas da empresa ela é uma espécie de “segunda linha”, por assim dizer.

Ninguém vende uma coisa um pouco mais barata sendo a melhor. Certo?

Aqui na minha cidade uma embalagem de 1kg da Cobertura Confeiteiro branca custa R$18,90.

Só pra fazer uma comparação mesmo, a Cobertura Top que é a principal linha de cobertura fracionada da Harald, aqui na minha cidade custa R$22,00 o pacote de 1kg nesse mesmo sabor chocolate branco.

Ou seja, a Cobertura Confeiteiro é por volta de 3 reais mais barato por cada quilo.

Para o bolso parece bom né?

Agora resta a gente vai descobrir é se essa economia vale a pena.

Vamos dar uma analisadinha na embalagem dela?

Uma coisa que eu queria que você observasse, e eu falo bastante sobre isso nas aulas e até aqui no canal, é que se a gente não estiver atento, a gente se engana fácil na hora de comprar nossos chocolates.

Olha aqui como o nome “cobertura fracionada” apesar de estar aqui em cima, o tamanho das letras é bem menor, fica com bem menos destaque do que o sabor dela que fica escrito “chocolate branco” aqui embaixo.

Se a você entra na loja de confeitaria procurando chocolate, essas lojas são geralmente bem movimentadas, daí você tá com pressa, tá procurando seu chocolate branco e não está acostumado com os produtos, não conhece as marcas, olha essa barra e não lê a embalagem com atenção, é muito fácil levar pra casa pensando que é chocolate branco, porque isso está escrito com destaque aqui na frente da embalagem, e até dos lados.

Então gente, precisa ler, precisa ter atenção, pra não levar gato por lebre pra casa, combinado?

Eu falo isso porque isso é super comum de acontecer.

Mas vamos dizer então que nós hoje não estávamos procurando por chocolate, estávamos querendo uma cobertura fracionada mesmo e vamos testar essa pra ver se ela é boa ou não.

Sem abrir a embalagem a gente pode ver os ingredientes utilizados aqui. O rótulo mostra aqui do ladinho a composição do produto. É basicamente açúcar, gordura vegetal e leite em pó. Zero cacau aqui.

O chocolate branco já não tem sólidos de cacau, por isso a cor branca dele, mas ele ainda tem a manteiga de cacau, certo? Mais de 25% da composição dele é manteiga de cacau e é por isso que ele pode ser chamado de chocolate.

Agora as coberturas brancas, como essa aqui, têm zero de cacau. Por ser branca não tem sólidos de cacau e por ser cobertura a gordura que ela utiliza é gordura vegetal, que pode ser óleo de palma, mas que como eles não discriminam aqui, não tem como ter certeza.

Essa gordura vegetal é feita industrialmente a partir de óleos vegetais, como o de palma ou outros, e que sofrem um processo industrial para se transformarem numa gordura sólida, como a manteiga de cacau e isso possibilitar que a cobertura fracionada solidifique como um chocolate. É por isso que as coberturas fracionadas tem uma aparência parecida com a do chocolate, mas são bem mais baratas e não necessitam da temperagem.

Lembra que no começo do vídeo eu comentei que a confeiteiro foi a primeira cobertura fracionada que eu experimentei e que foi por isso que eu a escolhi pro review?

Aqui no rótulo eles contam que a Confeiteiro foi a primeira linha de coberturas fracionadas vendidas no brasil, isso lá em 1989, ou seja, é uma linha com tradição de mais de 30 anos.

Eu acredito que talvez seja por isso que das marcas de cobertura existentes no mercado hoje, ela é uma das mais conhecidas.

Ainda falando sobre a embalagem, deixa ver aqui o que ela informa sobre o derretimento. Olha, derretimento sempre em potência média, igual eu sempre falo aqui pra você, pra derreter no micro-ondas sempre em pedaços o mais iguais possível, pra que o derretimento seja mais o mais uniforme possível, se for no banho maria, picadinha em pedaços pequenos pra acelerar o processo.

Vou abrir aqui a embalagem para picar nossa cobertura porque eu vou derreter em banho maria.

Olha como essa cobertura é clara. Como a gordura vegetal é mais clara do que a manteiga de cacau, por causa dos processos que ela passa, isso se reflete na cor da cobertura, que é bem mais branquinha que o chocolate branco. O chocolate branco de verdade é essa cor que tá aqui na embalagem, bem mais amareladinho. Será que eles deixam assim pra confundir?

Não sei, mas o fato é que a cor da foto da embalagem não é a cor do produto que tá dentro.

PONTO 1: DERRETIMENTO

Bom eu vou picar aqui a minha cobertura pra derreter no banho maria porque ele picadinho assim acelera o derretimento.

Eu até comentei que não ia falar sobre a técnica de derretimento, mas sempre gosto de lembrar que no banho maria a gente não pode aquecer demais a água, começou a querer formar aquelas micro bolhinhas no fundo da panela, já tira do fogo e encaixa o bowl para o derretimento, sempre cuidando pra não ter vapor escapulindo dos lados.

Aqui a gente já percebe que derrete bem facinho, não demora nadinha, bem fácil o derretimento maaas já dá pra perceber que ele não é tão fluído como a cobertura da linha Top da Harald, que é a que eu tô mais acostumada.

Então eu já não recomendaria muito pra pães de mel ou chocolates banhados, a menos que corrigisse essa fluidez com óleo de coco, porque como ela é mais grossinha tende a formar uma casquinha grossa também, o que para doces ou bombons banhados não é o ideal, eles precisam eu a casquinha seja fininha e delicada. Mas para doces feitos em moldes, como pão de mel ou até decorações feitas com conezinho de papel, a textura dela é perfeita.

A Cobertura confeiteiro não chega a ser grossa, mas é bem menos fluída do que a Top e se você já usou ela você consegue perceber isso, se não usou não tem problema, eu vou trazer a Top aqui em breve pra você ver bem a diferença entre as duas.

Outra coisa que eu percebi é que o aroma dela é mais abaunilhado do que o Top também, percebo bem mais um cheirinho de baunilha nela.

Bom aqui já derreteu, já podemos usar então.

PONTO 2: PRÉ CRISTALIZAÇÃO

Eu vou testar a cristalização dela, em um molde de casquinha de ovo de páscoa, porque é um molde que eu tenho aqui à mão, mas eu queria até aproveitar pra falar um pouquinho sobre isso.

Quero falar sobre fazer ovo de páscoa com cobertura fracionada porque eu sei que você pode querer me perguntar isso.

E eu preciso dizer que eu, sinceramente, não recomendo.

Se você tá pensando em utilizar a cobertura porque tem dificuldade com chocolate, aqui no canal eu tenho vários vídeos ajudando com isso.

Mas se você simplesmente acha que chocolate não é pra você, se viu todos os vídeos que eu falo sobre chocolate aqui no canal e você ainda pensa assim, ou porque mora em lugar muito quente e não tem como guardar o chocolate, ou porque o chocolate é mais caro e o mesmo sendo mais saboroso e mais saudável o seu cliente não tá disposto a pagar por essa qualidade, aí não tem muito o que fazer, só recomendo que você escolha uma boa cobertura fracionada e não procure só a mais barata porque geralmente o barato sai caro e eu digo isso por experiência própria.

Mas assim, se você for trabalhar com cobertura, não minta pro seu cliente dizendo que é chocolate. Ele tem o direito de saber o que ele está consumindo. Então faça essa escolha com consciência e bom senso, combinado?

Não chame um ovo de Páscoa feito com Cobertura Fracionada de Ovo de Chocolate porque ele não é chocolate.

Ao fazer isso, você está enganando o seu cliente. Você quer mesmo ser esse tipo de profissional?

Nada contra usar a cobertura, se isso for melhor para você, mas sejamos verdadeiros, vamos ter ética né? Não adianta nada reclamar de corrupção se a gente faz esse tipo de coisa.

Dito isso, eu vou fazer a casquinha aqui pra testar essa cobertura, só aplicar ela na forminha, ajeitar bem dos lados pra ficar com a borda perfeita e pronto, é só levar pra geladeira até a forminha ficar completamente opaca.

PONTO 3: DESENFORME

Aqui foi só piscar e reloginho voou, agora a minha forminha já ficou opaca, o meu aqui como tá calor e a minha geladeira tá bem cheia, ficou bastante tempo em geladeira, demorou 17 minutinhos para o molde ficar completamente opaco. A cobertura teoricamente cristaliza com mais facilidade, mas como a gente trabalha com ela quente, pode acontecer demorar um pouquinho mais até soltar da forminha, principalmente se for uma casquinha mais grossa como no caso de ovos de Páscoa. é normal isso.

PONTO 4: TEXTURA

Olha o brilho que ela tem, que lindo! Perfeito pra fazer decorações, como carinhas de coelhinhos, para colar nos ovos de páscoa, enfeitezinhos de chocolate, dá pra colorir ela e fazer enfeites lindos para a Páscoa e também para outros doces que podem ser vendidos durante o ano todo.

Bom, eu vou partir e provar agora.

PONTO 5: SABOR

A textura eu achei boa, até porque eu tô trabalhando sem ar condicionado aqui. A temperatura ambiente está 32 graus aqui em Porto Alegre hoje, e ela nem sofre. A cobertura sempre tem maior resistência ao calor que o chocolate mesmo.

Agora chegou à parte que eu estava esperando.

Tem que provar e ver se é saboroso né?

Bora comigo então!

É, é cobertura né, então não se pode esperar um sabor de chocolate branco de verdade. Ele tem sabor de leite, tem sabor de baunilha também, eu tinha comentado que tinha sentido um aroma de baunilha né? E inicialmente o sabor de gordura a gente não sente, mas depois quando a boca esvazia, o sabor da gordura grita.

Deixa realmente bastante residual, bem mais do que o Top que é a principal linha de cobertura da Harald. Dá bem pra perceber que ele realmente é uma segunda linha, que a Top fica em primeiro lugar sim. Não tô dizendo que amo a Top sabor chocolate branco, eu não curto acho que o sabor dela passa longe do chocolate branco mesmo, mas essa da linha Confeiteiro deixa mais ainda a desejar.

Bom, rufem os tambores que agora eu vou dar o meu veredito pra Cobertura Confeiteiro sabor chocolate branco da Harald.

Aprovei ou não?

O que você acha?

Não aprovei!

Na verdade, na facilidade de uso ele passou, derreteu super fácil, sem grumos, perfeitinho.

É mais denso do que o Top e até que a Cobertura da Sicao que são as duas que estou mais acostumada. Mas daria pra corrigir, bastaria acrescentar 1 ou 2 colheres de chá de óleo de coco depois de derretida que já ficaria mais fluído e poderia usar sem problemas.

Mas no sabor eu não aprovei, então até usaria, mas somente para produzir esses enfeites que comentei, para decorar outros doces, porque como ele tem uma resistência maior ao calor fica fácil manipular e como tem bastante brilho fica lindo.

Você poderia fazer esses enfeitezinhos com antecedência de 1 mês, e guardar em uma caixa de doces, bem vedada com papel filme em local seco e fresco, e quando for usar, é só colar nos seus doces com um pouquinho de cobertura fracionada derretida.

Existem forminhas com esses moldezinhos de decoração no mercado, carinhas de coelhinhos, cenourinhas, corações, arabescos... uma infinidade de formatos.

E fazer e armazenar é bem facinho.

Agora, pra casquinhas de ovos eu não recomendo, realmente deixa bastante sabor de gordura na boca, e para recheios eu também não recomendo. Aliás, para recheios eu sempre recomendo usar chocolate mesmo, porque o sabor fica infinitamente mais gostoso.

Veredito:

É fácil de usar, é bonito, mas eu não recomendo para casquinhas de bombons e ovos de páscoa porque o sabor deixa a desejar. Se a ideia é usar cobertura mesmo, a própria Harald tem uma linha mais saborosa que essa. 

Se você quiser que eu faça um review do Top ou de alguma outra marca de chocolate ou cobertura, deixa nos comentários pra mim que eu providencio pra você.

Vamos ficando por aqui, se você gostou deixa seu like, se inscreve no canal e ativa o sininho pra mão perder os próximos vídeos.

Muito obrigada pelo seu carinho de assistir esse vídeo até o final um beijo bem doce pra você e até o próximo!

Tags:
Lucre com Chocolate o Ano Todo

Descubra como em apenas alguns minutos você será capaz de encontrar preço certo de venda dos seus produtos e dar adeus aos prejuízos

Quero precificar do jeito certo

Olá, deixe seu comentário para A PÁSCOA ACABOU?

Enviando Comentário Fechar:/

Você está a um passo de Dominar o Chocolate

Dominando o Chocolate é um treinamento que vai te ensinar de forma simples e dinâmica, a dominar o chocolate em 10 dias ou menos.

Quero Saber Mais
  • Para amantes do chocolate

    Pra quem ama o Chocolate e sempre sonhou em produzir chocolates de qualidade em casa, para presentear amigos e parentes, ou apenas por hobby, mas sem interesse de vender.

  • Para empreendedores

    Pra quem quer gerar uma renda extra, abrir o próprio negócio de chocolates ou pra quem já tem um negócio de doces, mas quer enriquecer o seu cardápio com produtos de chocolate com maior qualidade.

  • Para profissionais

    Pra quem deseja se capacitar profissionalmente para trabalhar na área seja em ateliês de doces, chocolaterias, confeitarias, hotéis ou patisseries.

Quero Saber Mais