REVIEW CHOCOLATE GAROTO AO LEITE

Hoje nós vamos experimentar e avaliar uma barra de chocolate garoto ao leite.

Lucre com Chocolate o Ano Todo

Conheça a melhor maneira de trabalhar com chocolate e gerar uma renda extra

Quero gerar renda extra com Chocolate!

Nessa época de páscoa é bastante comum a gente ficar indeciso sem saber qual marca de chocolate comprar e por isso eu tô trazendo aqui pro canal uma série de vídeos tipo review pra gente avaliar e ver as diferenças entre as marcas, como que elas se comportam no derretimento, na pré cristalização e depois de já cristalizado, na hora do desenforme e também o sabor, claro pra dividir com você o que eu achei de trabalhar com cada uma dessas marcas. 

Eu sempre gosto de deixar claro aqui que eu não estou fazendo qualquer tipo de propaganda, a ideia aqui é realmente dividir essa experiência, mostrar todo o processo de trabalhar com determinada marca e dividir contigo minha opinião de forma clara e transparente, contando que eu realmente achei, apontando tanto os pontos positivos quanto os negativos. 

O primeiro vídeo que fiz desse quadro foi sobre o chocolate meio amargo da Genuíne e o segundo com a Cobertura fracionada Confeiteiro da Harald Sabor chocolate branco. 

E hoje é dia de testar o Garoto ao leite. Será que é bom, será que vale a pena? 

Então fica comigo até o final, porque nós vamos derreter ele, pra ver como que ele se comporta no derretimento, e eu vou te contando quais são as minhas impressões, nós vamos também fazer um tabletinho só pra pra ver como ele a cristalização dele depois de temperado é boa e claro eu vou provar também e te contar se gosto se não gosto, o sabor que ele tem.  

No final eu vou dar uma nota de 1 a 10 e vou te contar se eu recomendo e em quais casos eu recomendo. 

Me acompanha nessa? Assim como nos outros vídeos dessa série de reviews, eu preciso começar deixando bem claro aqui que apesar de eu utilizar chocolate nesse vídeo, de avaliar  derretimento, inclusive nós vamos fazer uma barrinha pra você ver como esse chocolate se comporta durante todo esse processo, apesar disso tudo esse não é um vídeo de receitas ou técnicas, e é por isso que eu não vou me prender a falar sobre a técnica de derretimento ou de temperagem porque eu já ensino isso aqui no canal e também porque isso deixaria o vídeo ainda mais longo e o propósito aqui é apenas expor minha opinião sobre o Chocolate Garoto que é a marca escolhida pro vídeo de hoje. Certo?

PRIMEIRAS IMPRESSÕES 

As, minhas primeiras impressões sobre o Chocolate Garoto ao Leite é que ele mudou bastante.  

Digo isso porque ele é o primeiro chocolate que eu já trabalhei na vida, foi com ele que eu comecei e a barra era bem diferente. Era mais baixa e comprida, no formato das barras da Sicao, Genuine e Mavalério sabe?  

Agora o formato dele é igual ao formato da barra da Nestlé, e isso não é por acaso. 

A Nestlé comprou a empresa de chocolates Garoto em 2002 e em 2014 a fórmula do chocolate deles sofreu uma mudança, justamente nessa linha de chocolates para a confeitaria e culinária. 

Mas eu ainda não vou falar de sabor porque isso seria colocar o carro na frente dos bois, vamos do começo pra não ter atropelamentos... 

Primeiro de tudo eu quero falar da embalagem desse chocolate e das informações que a gente consegue obter antes mesmo de abrir o pacote. 

Vem comigo!

OBSERVANDO AS INFORMAÇÕES DA EMBALAGEM 

Aqui na embalagem a gente pode ver que eles orientam sobre o derretimento em banho maria e indicam que o tempo de derretimento em micro-ondas varia conforme a quantidade, eu até já comentei sobre isso aqui no canal. 

A temperatura de derretimento que eles indicam é entre 40 e 45 aí já perdeu ponto pra mim porque o mais adequado é subir acima de 45. Entre 45 e 50 é o ideal porque o chocolate cristaliza melhor, ganha mais estabilidade e mais brilho inclusive. 

Eu desconheço o motivo deles orientarem errado mas essa foi sempre a temperatura que eles indicaram. Inclusive esse é um dos pontos que me faziam errar muito quando eu usava garoto antigamente, mesmo depois de já estar usando termômetro. Eu passava muita raiva mesmo. 

Eu não sei se você me acompanha aqui no canal, ou se simplesmente caiu nesse vídeo hoje, mas se me acompanha você sabe que eu estou sempre comentando pra tomar cuidado com as temperaturas que as embalagens indicam. Algumas indicam a temperatura certa, mas outras, como o Garoto, não. E se você não sabe qual é a certa é muito fácil se confundir. 

Então é legal ficar sempre atento.

ORIENTAÇÕES SOBRE DERRETIMENTO E TEMPERAGEM 

Observando a embalagem a gente também tem orientação sobre a temperagem, eles trazem na embalagem 3 orientações sobre isso, a primeira é sobre banho maria frio, que inclusive eu ensino aqui no canal, e é a que eu vou usar hoje porque é um método ótimo, super prático. 

A segunda é sobre a tablagem ou temperagem na pedra. 

Em todas elas eles indicam a temperatura correta para o chocolate ao leite que é 28 graus. 

O que eu não gostei é que eles ainda orientam temperagem sem termômetro. Gente como que pode isso. É muita falta de responsabilidade na minha opinião. 

Basta esfriar até a consistência de mel? Como assim gente? Não não! Tá muito errado isso.

Caramba, de 10 vezes que você faz temperagem usando essa técnica você acerta 2, isso se já tiver alguma experiência com o chocolate, se for inexperiente tem risco de errar todas! Tô passada. 

Por isso que tem tanta gente que me procura e diz “Joy socorro fiz tudo certinho como vi na embalagem e não deu certo”  

Taí o motivo.  

Não pode, precisa de termômetro sempre, chocolate pede por precisão porque chocolate é química pura. Ele precisa ser exposto à determinada temperatura para que se alinhem os cristais da manteiga de cacau e ele possa cristalizar corretamente, senão ele cristaliza errado e daí surge aquele monte de defeitos que a gente já conhece, chocolate que derrete fácil, chocolate que não tem brilho ou que não desenforma e por aí vai... 

Antes de abrir para dar uma olhada no chocolate te mesmo eu vou dar uma espiadinha nos ingredientes dele. Bora conferir comigo 

Esse aqui é até difícil de olhar porque os ingredientes estão com a letrinha mega miuda e meio borrada, mas bora lá que a gente consegue.

Açúcar, manteiga de cacau, massa de cacau, leite em pó, gordura vegetal, cacau em pó,lecitina de soja, conservante e aromatizante. 

Ou seja, apesar de ser chocolate por conter mais de 25% de sólidos de cacau ( que é a manteiga de cacau e a massa de cacau) ele tem gordura vegetal também. 

Isso é normal nessa linha de chocolates que o pessoal chama de chocolate nobre. 

São chocolates que se encontram nessa faixa de 30 e poucos reais o kg, talvez um pouco mais ou um pouco menos, mas é geralmente próximo disso. Esse aqui eu paguei 32 reais na minha cidade. 

A indústria acrescenta um pouco de uma gordura vegetal especial, compatível à manteiga de cacau justamente para o custo cair um pouco sem comprometer tanto o sabor. 

Vale lembrar que o chocolate ao leite ideal é feito basicamente com 4 ingredientes que são massa de cacau, manteiga de cacau, açúcar e leite em pó. 

Esse tem bem mais do que 4 ingredientes e épor isso que eu não gosto de chamar esses chocolates de Nobre. São chocolates, sim, mas nobres? Eu acho que o termo nobre caberia mais para outras marcas, outras linhas, que eu pretendo trazer no canal em breve pra você entender melhor o que eu tô falando aqui, aproveita e se inscreve no canal se ainda não for inscrito, ativa o sininho pra receber notificação e não perder os vídeos novos. 

Ainda falando sobre a embalagem antes de abrir ela eu quero te mostrar a data de fabricação dessa barra, foi produzida dia 27/07/19 e tem 1 ano de validade. 

Eu tô gravando esse vídeo na segunda quinzena de fevereiro de 2020 então essa barra já tem mais de 6 meses, ou seja, metade da validade dela já foi. 

Eu posso usar pra Páscoa, posso. Mas o ideal é que fosse mais novinha porque quanto mais vai passando a validade maior a chance desse chocolate ter absorvido umidade ou da prateleira, ou do estoque, enfim. Se no derretimento ele estiver grosso, espesso a gente já sabe que como ele esteve bastante tempo armazenado, pode ter absorvido umidade durante esse tempo.

COMPORTAMENTO NO DERRETIMENTO E TEMPERAGEM  

Agora vamos abrir a embalagem, eu sempre gosto de abrir com cuidado porque se não vou usar toda a barra posso guardar dentro dela e envolver no plástico filme depois pra proteger melhor. 

O aroma lembra muito o chocolate Nestlé, você que já experimentou os dois, concorda comigo? Deixa nos comentários pra mim.  

Eu vou picar aqui um pouquinho, pra derreter em banho maria, sempre quando a gente vai derreter em banho maria o melhor é deixar picadinho pra facilitar e eu vou derreter em banho maria porque foi esse o derretimento que eu usei no genuíne e eu quero comparar os dois. 

Aqui eu já percebo que o derretimento é bem rapido, até porque é um chcoolate ao leite ele tende a derreter mais fácil que o chocolate meio amargo mesmo, isso é normal. A 38 graus já está completamente derretido. 

Olha como é importante o termômetro, porque a olho, parece que já dá pra afzer a temperagem, afinal tá bem derretido. Só que não, chegar nas temperaturas certas é super importante. 

Com ele já derretido na temperatura correta, eu vou resfriar ele em banho maria frio e ver como ele reage. 

Vou sempre movimentando ele pra ele resfriar uniformemente e aqui eu já percebo que comparando com o Genuíne é bem mais fluído tu não acha? Se você não sabe, o Genuine meio amargo foi o primeiro chocolate que eu fiz review aqui no canal. Se você não assistiu e quiser dar uma espiadinha pra comparar os dois, eu deixei o link dele na descrição do vídeo. Vale muito a pena, o vídeo tá bem legal e eu acho que você vai gostar. 

Olha como ele é bem fluído, chocolate mais fluído é ideal pra fazer chocolates e bombons banhados e também pra fazer bombons em moldes com relevos porque a casquinha fica bem fininha. 

Eu gostei dessa fluidez, ganhou ponto com isso. 

COMPORTAMENTO NA MOLDAGEM E CRISTALIZAÇÃO 

Agora que o garoto está temperadinho, que a pré cristalização já foi feita eu vou colocar nesses moldes de barrinha para testar, bora ver. 

Pra facilitar colocar no molde eu coloquei o chocolate no saquinho, é um saquinho pp desses que a gente usa pra pão de mel mesmo, fiz um furinho na ponta e pronto é só colocar na forminha até completar o molde. 

Vou fazer a barrinha macia mesmo. 

Bater pra tirar o ar e levar a geladeira pra ver se solta com facilidade 

Aqui essas barrinhas ficaram 14 minutos e já soltaram completamente. 

Bora desenformar, e ver como que fica, brilhosinho vai? 

Não é o brilho de um chocolate 100% manteiga de cacau, mas até que é bem brilhosinho. 

O que eu quero dizer com isso é que a temperatura ambiente mais alta compromete sim o resultado do nosso trabalho. Não quer dizer que o chocolate não é bom ou que a temperagem foi mal feita, quer dizer apenas que eu não estou oferecendo a esse chocolate as melhores condições de temperatura.  

E tá tudo bem, sem neura depois de 24 horas essa cristalização vai estabilizar e ele fica mais resistente pra manipulação. 

Não é a falta do ar condicionado que pode frear a nossa paixão. Começamos sem, e daí com o tempo se a ideia for realmente nos profissionalizar nesse ramo, aí sim depois a gente guarda o lucro das vendas para investir em um ar condicionado ter mais tranquilidade e melhores resultados. 

É de baixo que se começa mesmo. 

Agora bora pra melhor hora que é a hora de experimentar o sabor... 

Ahhh, é muito gostosinho, é praticamente o sabor dos chocolates que a gente tá mais acostumado a comprar no mercado, não tem muita diferença. 

Pra quem gosta de chocolate docinho, é uma delícia. 

O sabor tá muito mais parecido com o Nestlé do que era antigamente. Perdeu um pouco da identidade do chocolate garoto original, na minha opinião. 

Mas eu só lembro disso porque eu sou das usuárias antigas do garoto mesmo, porque essa mudança de sabor ocorreu lá em 2014 como eu comentei no começo do vídeo então pra quem não usava antes disso não vai nem perceber a diferença. 

Você que já usou esse chocolate garoto, tu chegou a usar a receita antiga ou só usou essa versão de depois de 2014?  

Conta pra mim nos comentários. E se você é das antigas que nem eu, tu também percebes essa diferença de sabor? 

Me conta nos comentários quero saber se é só impressão minha ou se você concorda.

VEREDITO 

Bom, agora chegou a hora do veredito...

Passou no teste ou não? 

O que você acha? 

Passou claro! 

Primeiro, porque derreteu com muita facilidade, sem nada de grumos, perfeitinho. 

Segundo, reagiu super bem à temperagem, resfriou com facilidade e continuou homogêneo e sem grumos e com uma fluidez ótima para trabalhar com bombons com casquinhas finas e chocolates banhados 

E o sabor, delicioso, tem bastante sabor de leite, derrete na boca, não deixa residual. Muito saboroso mesmo. Pra mim tá parecido demais com o Nestlé, honestamente não percebo diferença nenhuma. 

Veredito: Muito bom, recomendo mas dou nota 9 porque eu sei que tem chocolates melhores, que são aqueles que não levam gordura vegetal na composição, a única gordura que usam é a manteiga de cacau. Esses são mesmo superiores e é por isso que eu não posso dar nota máxima para ele. 

O próximo review do canal vai ser de um chocolate desses, se você já ficou curioso aproveita  se inscreve no canal e ativa o sininho para não perder. 

Se quiser que eu faça um review de alguma marca em especial, deixa nos comentários também que eu providencio pra você. 

Vamos ficando por aqui, se você gostou não vai embora sem deixar seu like que  ele me ajuda demais e me deixa tri feliz. 

Muito obrigada pelo seu carinho de assistir esse vídeo até o final um beijo bem doce pra você e até o próximo vídeo! 

Tags:
Lucre com Chocolate o Ano Todo

Descubra como em apenas alguns minutos você será capaz de encontrar preço certo de venda dos seus produtos e dar adeus aos prejuízos

Quero precificar do jeito certo

Olá, deixe seu comentário para MEUS CHOCOLATES DERRETEM FÁCIL, O QUE ESTOU ERRANDO? | JOY RESPONDE #010

Enviando Comentário Fechar:/

Você está a um passo de Dominar o Chocolate

Dominando o Chocolate é um treinamento que vai te ensinar de forma simples e dinâmica, a dominar o chocolate em 10 dias ou menos.

Quero Saber Mais
  • Para amantes do chocolate

    Pra quem ama o Chocolate e sempre sonhou em produzir chocolates de qualidade em casa, para presentear amigos e parentes, ou apenas por hobby, mas sem interesse de vender.

  • Para empreendedores

    Pra quem quer gerar uma renda extra, abrir o próprio negócio de chocolates ou pra quem já tem um negócio de doces, mas quer enriquecer o seu cardápio com produtos de chocolate com maior qualidade.

  • Para profissionais

    Pra quem deseja se capacitar profissionalmente para trabalhar na área seja em ateliês de doces, chocolaterias, confeitarias, hotéis ou patisseries.

Quero Saber Mais