QUAL O TEMPO MÁXIMO PARA DERRETER CHOCOLATE NO MICRO-ONDAS

Seja bem-vinda, ou bem-vindo, a mais um Joy Responde. 

Lucre com Chocolate o Ano Todo

Conheça a melhor maneira de trabalhar com chocolate e gerar uma renda extra

Quero gerar renda extra com Chocolate!

Recebi algumas dúvidas sobre derretimento do chocolate, principalmente se tem um tempo máximo para derreter chocolate no micro-ondas.

Tem tempo máximo pra isso? 

Como saber se vai queimar? 

Além disso, aproveitando que o papo hoje é sobre derretimento em micro-ondas, vou falar também sobre o método de não temperagem, também conhecido como o método dos 34 graus. Eu não vou ensinar ele aqui, porque não é o assunto do post de hoje, mas vou falar um pouquinho a respeito dela e te contar a minha opinião pessoal sobre essa técnica. 

Bom, fica comigo, que o assunto vai render hoje. 

RESPOSTA RÁPIDA 

Se você já acompanha o quadro Joy Responde, já sabe que costumo dar uma resposta rápida, logo de cara mesmo, pra quem gosta de respostas mais rápidas, mas esse post é um pouquinho mais complicado. 

Isso, porque de cara o que eu posso dizer é que não, não tem tempo máximo, porque o tempo de derretimento vai depender de vários fatores: 

Do tipo de chocolate que estamos utilizando.  

Da quantidade de chocolate que está usando 

Da potência do seu micro-ondas 

E principalmente, tensão da sua rede elétrica 

Por isso, como disse, não existe uma resposta simples e exata como 10 min ou 5 min. O tempo pode variar sim, não existe tempo máximo. 

Aliás, o derretimento no micro-ondas deve ser feito em ciclos de no máximo 30 segundos.

Ou seja, sempre pra derreter o chocolate no micro-ondas colocamos o chocolate para derreter de 30 em 30 segundos, tirando nos intervalos para mexer o chocolate, pro calor se distribuir melhor, afinal, o micro-ondas aquece de dentro pra fora, então essa mexidinha é super importante.

Daí fica a dúvida, quantas vezes eu preciso voltar pro micro-ondas? Quantas vezes eu repito esse ciclo de 30 segundos? Não tem quantidade certa, isso varia muito. Na verdade, precisa repetir isso até que alcance a temperatura certa de derretimento. 

Pôs 30 segundos, mexe, volta mais 30 segundos, até chegar na temperatura certa. 

Quando já tá alcançando a temperatura abaixamos o tempo para 15 em 15, pra ter uma maior segurança de que não vai superaquecer. 

Parece complicado, mas na verdade não é, e é por isso que eu vim aqui, pra tirar suas dúvidas e você não passar sufoco na hora de derreter o seu chocolate. 

Agora eu vou te explicar o porquê que esse tempo varia.

O TIPO DE CHOCOLATE TAMBÉM INFLUÊNCIA  

O tempo de derretimento do chocolate no micro-ondas pode variar dependendo do tipo de chocolate que estamos utilizando. 

Chocolates com maior percentual de massa de cacau, como os chocolates amargo 70%, 63% eles tendem a resistir um pouco mais o calor, por ter um pouco menos de gordura e por isso eles são os que mais demoram a derreter. 

E assim sucessivamente, os chocolates meio amargos, que são chamados também de chocolate 50% eles derretem um pouco mais fáceis, do que os mais amargos. 

Se a gente for comparar o meio amargo com o ao leite, o ao leite derrete ainda mais fácil, mas não tão fácil quanto o branco, que, suspirou, já derreteu praticamente. 

E ainda tem o Chocolate Ruby e também o tipo Blend que tem o derretimento bem parecido com o chocolate ao leite. 

A QUANTIDADE DE CHOCOLATE 

A quantidade de chocolate que você quer derreter, é uma coisa que também interfere no tempo de derretimento no micro-ondas. 

Quanto mais chocolate você precisar derreter, mais tempo vai levar, mas isso não significa que os ciclos aumentem o tempo. Continua sendo de 30 segundos, potência média, isso não muda viu? Lembra sempre que o micro-ondas derrete de dentro pra fora, se deixar mais de 30 segundos e ou em potência alta, ele pode queimar por dentro. 

Então com mais chocolate vai demorar mais a derreter porque serão mais ciclos de 30 segundos que teremos de fazer. 

Agora, se a quantidade for pouca, 100 ou 150 gramas porque você vai usar bem pouquinho, aí você pode diminui o ciclo também, o melhor é fazer ciclos de só 15 em 15 segundos, porque como é pouquinha quantidade o calor tem pouca massa para afetar e dependendo da tensão da sua rede pode acontecer de aquecer demais. 

Então, por segurança, quando for derreter pouquinho chocolate, 100 ou 150 gramas, 15 em 15 ao invés de 30 em 30, porque só pela quantidade ser pouca já derrete mais rápido. 

AJUSTE A POTÊNCIA DE SEU MICRO-ONDAS 

Das coisas que interferem no tempo que o chocolate vai demorar pra derreter no micro-ondas a mais perigosa é a potência que você está usando. 

E por que isso?  Porque é comum esquecer de ajustar ela. 

O chocolate precisa ser derretido sempre em potência média ou baixa, nunca acima disso. E como a gente precisa fazer isso sempre em ciclos de 30 segundos não se pode de maneira nenhuma esquecer de ajustar a potência a cada vez que for colocar o chocolate novamente ali dentro, porque toda vez que o tempo acaba, o micro-ondas volta pra potência alta que é a potência que vem de fábrica. 

E é muito fácil esquecer. Então se você costuma esquecer de reajustar colar um post it no relógio do micro-ondas dizendo assim, ajuste na potência média, que isso já vai te ajudar a se lembrar. Isso só nas primeiras vezes, depois vira hábito e você não esquece mais. 

Tem pessoas que, pra não ter que ficar ajustando a potência toda hora, preferem colocar um tempo maior, tipo 5 minutos pra ajustar a potência uma vez só, dai fica cuidando o cronômetro, quando passou 30 segundos, daí pausa o micro-ondas, mexe, devolve pra dentro, liga novamente conta mais trinta segundos, dá pause pra mexer e assim por diante até alcançar a temperatura certa. 

Eu preciso dizer que eu não gosto assim, dá pra fazer assim, claro, mas eu não gosto e vou te contar o porquê disso. 

Porque é muito fácil se distrair e deixar mais do que os 30 segundos ali dentro e daí o chocolate pode superaquecer e quando você vai ver, já é tarde demais. 

É o filho que chama, é a vizinha, é o marido, é uma notificação no celular que você parou pra ler, e 30 segundos passa assim, num estalo, então é muito fácil perder o controle da temperatura, por isso eu, pessoalmente prefiro derreter assim, programando a potência toda vez que eu coloco o chocolate dentro do micro-ondas pra ter certeza de que não fica mais do que 30 segundos lá dentro sem eu tirar pra mexer. E como eu prefiro fazer assim, é assim que eu prefiro orientar. 

Além disso a potência pode variar um pouquinho de acordo com a marca e o modelo do seu micro-ondas.  

Se eu puser a mesma quantidade de chocolate a derreter no micro-ondas marca x modelo tal e em outro micro-ondas y modelo qualquer, o tempo que vai levar pra derreter pode ser bem diferente apenas porque a potência média dos dois não é exatamente igual. 

Por isso que o tempo varia tanto.

CONHEÇA A POTÊNCIA DE SUA REDE ELÉTRICA 

Quando a gente fala em derreter chocolate no micro-ondas tem uma coisa que a gente nunca considera, que é a tensão da nossa rede elétrica. 

É, eu tô falando da rede elétrica que alimenta a sua casa. 

A tensão da rede elétrica dificilmente é estável, as quedas e variações na tensão podem ocorrer por diversos fatores, inclusive por consumos durante o dia, por exemplo, aqui em casa, quando uso o forno elétrico, o ferro de passar roupa e o chuveiro ao mesmo tempo, dá pra perceber em uma lâmpada acesa que a tensão da rede fica mais fraca. 

E não é só isso, outro desses fatores é que durante toda extensão de uma rede de distribuição até a sua casa, não é possível manter a mesma tensão em todas as instalações, sobre todas elas haverá uma queda de tensão, por mínima que seja. Assim, se você mora no final da rede tem uma diferença considerável em relação a quem mora no início dela. 

Os horários de pico também influenciam porque nesses horários existem mais pessoas usando equipamentos elétricos e isso pode afetar a tensão da sua rede elétrica, principalmente se você mora no final da rede de distribuição. 

Ou seja, vou supor que eu more no final dessa rede de distribuição de rede elétrica e eu vou derreter chocolate, as 6h da tarde e você vai fazer o mesmo, no mesmo horário, mas você mora no início da rede de distribuição. 

A tensão da minha rede elétrica não vai ser a mesma da sua, vai ser bem mais fraca e eu vou levar bem mais tempo para conseguir derreter o meu chocolate. 

É assim que a tensão da rede elétrica influencia o tempo do derretimento do chocolate no micro-ondas.

A TÉCNICA DE NÃO TEMPERAGEM FUNCIONA? 

Bora falar do método de não temperagem agora? 

Que diabos é isso Joy? Não precisa temperar? 

Então, pra te explicar isso preciso falar que o chocolate fica sólido assim devido a manteiga de cacau, que cristaliza dessa maneira sólida. Só que a manteiga de cacau é polimórfica, o que que é isso Joy? Isso quer dizer que ela pode cristalizar em 6 formas diferentes, dependendo do calor a que ela é exposta. É por isso que a temperagem pode dar tanto erro.

Das 6 formas que o chocolate pode solidificar, só uma delas é a que a gente quer, que dá as características que a gente procura, é resistente, tem brilho, sem manchas, tem contração, etc. 

Pra isso acontecer e o chocolate solidificar direitinho, a gente precisa derreter e pré cristalizar o chocolate corretamente, ou seja, temperar o bichinho. 

No método de não temperagem, ou o método dos 34 graus isso não é necessário por um simples motivo. 34 graus é a temperatura que o chocolate inicia o seu processo de derretimento, onde esses cristais que estavam todos agrupadinhos, deixando o chocolate sólido, e mantendo as características dele, se soltam e aí a gente perde as características. 

Em teoria isso quer dizer que se a gente derreter bem de boa, cuidando pro chocolate não aquecer mais do que 34 graus, redondo, sem ultrapassar nadica de nada, não precisa temperar porque a gente mantém os cristais certos, uma vez que o chocolate já vem temperado de fábrica.

O derretimento precisa ser muito lento, não mais que 15 em 15 segundos e em potência baixa, tipo potência 3 ou 30. 

Funciona, sim funciona e eu até posso trazer aqui no canal se você quiser, só deixar nos comentários pra mim que eu providencio isso. 

Mas eu preciso dar agora a minha opinião. 

Eu não gosto. Acho que demora demais, tem muita margem de erro, por exemplo a tensão da rede elétrica, que eu comentei ou até mesmo um termômetro um pouquinho descalibrado que seja, já colocaria tudo a perder.

Se for fazer só pra casa, só pra família, ok, porque provavelmente você não precisaria fazer uma quantidade grande. 

Agora, pra trabalhar com chocolate? 

Aí já não recomendo mesmo porque o tempo que você perde nisso é muito e tempo é uma coisa muito preciosa quando se fala em trabalhar em produção de doces. Se você já trabalha com doces ou bolos sabe bem o que eu quero dizer. 

Temos prazos a cumprir e não dá pra perder 30 ou 40 min só pra temperar 500g de chocolate que com um método de tablagem você faz em 15, dependendo da sua expertise até menos. 

Então é isso, na minha opinião até funciona, mas não compensa se a ideia for comercializar. 

FINALIZANDO 

Eu disse que hoje a gente tinha bastante assunto né? 

Nós falamos sobre o tempo máximo que leva pra derreter chocolate no micro-ondas e que não existe tempo máximo 

O tempo pode variar de acordo com o chocolate que você está usando, se é amargo ao leite ou branco, varia pela quantidade de chocolate que tá derretendo quanto mais chocolate mais tempo demora, isso é normal. Varia também pela potência do seu aparelho, da marca dele e do modelo, e por fim, pela tensão da sua rede elétrica 

Gostou do post de hoje? Se gostou deixa um curtir que me ajuda demais e me deixa feliz demais aqui porque eu sei que você tá gostando do meu trabalho. 

Por hoje vamos ficando por aqui, muito obrigada pelo seu carinho de ler esse post até o final um beijo bem doce pra você e até o próximo! 

Tags:
Lucre com Chocolate o Ano Todo

Descubra como em apenas alguns minutos você será capaz de encontrar preço certo de venda dos seus produtos e dar adeus aos prejuízos

Quero precificar do jeito certo

Olá, deixe seu comentário para "TRABALHAR COM CHOCOLATE É CARO!" SERÁ?

Enviando Comentário Fechar:/

Você está a um passo de Dominar o Chocolate

Dominando o Chocolate é um treinamento que vai te ensinar de forma simples e dinâmica, a dominar o chocolate em 10 dias ou menos.

Quero Saber Mais
  • Para amantes do chocolate

    Pra quem ama o Chocolate e sempre sonhou em produzir chocolates de qualidade em casa, para presentear amigos e parentes, ou apenas por hobby, mas sem interesse de vender.

  • Para empreendedores

    Pra quem quer gerar uma renda extra, abrir o próprio negócio de chocolates ou pra quem já tem um negócio de doces, mas quer enriquecer o seu cardápio com produtos de chocolate com maior qualidade.

  • Para profissionais

    Pra quem deseja se capacitar profissionalmente para trabalhar na área seja em ateliês de doces, chocolaterias, confeitarias, hotéis ou patisseries.

Quero Saber Mais