Qual a diferença entre trufas e bombons

Você sabe dizer qual a diferença entre trufas e bombons?

Quero ter chocolates firmes e com brilho

Nunca mais tenha seu chocolate derretendo e sem brilho

Quero te entregar todos os segredos do chocolate para que você possa produzir sem erros e desperdícios na sua cozinha de casa.

Quero ter chocolates firmes e com brilho

Você sabe dizer qual a diferença entre trufas e bombons?

Nesse Post eu vou te contar que existe sim uma diferença entre elas e como isso pode afetar a percepção do cliente na hora da compra.

Afinal, o que as pessoas preferem, trufas ou bombons?

E você? Sabe diferenciar? Conta pra mim nos comentários!


Mas então, o que é trufa e o que é bombom?

A principal característica da trufa é utilizar chocolate nobre, creme de leite e bebida alcóolica destilada como base. A trufas são consideradas uma das maiores joias da chocolataria. Elas não são feitas em forminhas, são moldadas manualmente, em um formato arredondado, mas não uma bolinha perfeita, ela tem um formato irregular e é polvilhada com cacau em pó ou chocolate em pó.. E justamente por causa desse formato que ela tem esse nome, porque o doce ficou muito parecido com as trufas verdadeiras, especialmente por conta do cacau  que lembra a terra que envolve as trufas recém-colhidas.  uma  

Não, a trufa de verdade não é de chocolate...

A trufa verdadeira é uma espécie de fungo que cresce em algumas regiões da europa e é um requinte para a culinária salgada, não tem nada a ver com confeitaria – você já sabia dessa curiosidade?

Eu acredito que sim, até porque essa Trufa verdadeira já apareceu até no Master Chef então ela é bem famosinha... mas conta pra mim nos comentários quero saber se vc já sabia disso.

Com o passar do tempo, o a trufa de chocolate que originalmente era apenas passada no cacau em pó, ganhou a camada de chocolate com o objetivo de aumentar a durabilidade.

Sem essa camada protetora, ele absorve umidade e acaba deteriorando mais rápido então essa camadinha de chocolate ajuda a preservar melhor ela, principalmente pra gente aqui no Brasil porque como é um país quente na maior parte do ano, ela derrete com certa facilidade se não tiver essa casquinha protetora.

O que é bombom?


O bombom não precisa necessariamente ter essa base de chocolate, creme de leite e bebida no recheio, embora ele possa sim ser recheado com um creme trufado, assim como pode ser recheado com outra coisa, também, como doce de leite, frutas, leite condensado, nozes, licor, e a lista não termina...

Podem ser feitos a mão também, no caso dos bombons de morango e uva verde, onde a gente faz a bolinha e banha no chocolate com ajuda de um garfinho...

Mas geralmente eles são modelados em forminhas próprias para bombons, onde a gente faz uma casquinha de chocolate, recheia  só depois fecha o bombom com uma última camada de chocolate. Depois de todo esse processo os bombons precisam endurecer, ou cristalizar, para que a gente consiga então desenformar eles, e decorar, ou não.

O cliente se importa? Faz diferença na venda?


Tem muita gente que chama bombom de trufa e vice-versa, isso é errado então? Pra gente que trabalha com chocolate, é.

Mas pro público em geral não.

- Como assim Joy? Ta errado mas ta certo? Não entendi.

Calma que eu explico...

Pra gente, que se dispõe e se dedica a trabalhar com chocolate profissionalmente, é necessário que a gente conheça os nomes certos, a nomenclatura certa, dos produtos, certo? Até aí, tudo ok.

Mas os clientes não precisam disso, já virou vício de linguagem chamar bombom de trufa em qualquer lugar do brasil...

As próprias embalagens de bombons já vem escrito trufa...então na minha humilde opinião, não existe porquê lutar contra isso.

Se o cliente chama bombom de trufa, que diferença isso faz pra gente, honestamente?

Claro que como profissionais, que estamos sempre evoluindo, sempre estudando e tentando melhorar, a gente precisa saber o nome certinho dos produtos que vamos fazer, até dos ingredientes e técnicas que vamos usar, mas pro cliente isso não vai afetar nadica de nada.

É a mesma coisa que chamar fotocópia de Xerox. Ou amido de milho de maisena. Virou sinônimo já.

Porém, como eu disse, saber a diferença é importante para que a gente possa explicar pro cliente caso seja necessário, e passar mais domínio sobre o assunto e mais profissionalismo, mas na verdade, isso pouco afeta nas vendas, só vai afetar se o seu público já for um público mais gourmetizado e que "manja dos paranauê" - como diz meu filho Felipe, rsrsrs

 

E aí, você concorda comigo ou discorda de mim em algum ponto? Então deixa pra mim nos comentários


Gostou do vídeo de hoje? Então não vai embora sem deixar seu comentário, ou até mesmo um "oizinho" que isso me deixa muito feliz =)

 

 Muito obrigado pelo carinho de ter assistido esse post até o final.

Um beijo bem doce pra você e até o próximo post!

Tags:

Olá, deixe seu comentário para Armazenar o Mycryo, Chocolate pra Ganache e Recipiente para Derreter | Joy Responde #34

Enviando Comentário Fechar:/

NUNCA MAIS TENHA SEU CHOCOLATE DERRETENDO E SEM BRILHO

Tenho orgulho em dizer que 100% dos alunos que passaram pelo treinamento conseguiram driblar o calor e trabalhar com chocolate com ZERO problemas, mesmo os que não tinham ambiente climatizado em casa.

Quero Saber Mais