POSSO FAZER AS CASQUINHAS QUANTO TEMPO ANTES DA PÁSCOA?

Hoje nós vamos falar da produção das casquinhas para a Páscoa. Mais especificamente de quanto tempo antes podemos produzir as casquinhas dos novos ovos para a Páscoa. 

Lucre com Chocolate o Ano Todo

Conheça a melhor maneira de trabalhar com chocolate e gerar uma renda extra

Quero gerar renda extra com Chocolate!

Essa inclusive é uma dúvida que recebo bastante, entra Páscoa e sai Páscoa essa é sempre uma dúvida que aparece.

Se você também tem essa dúvida, é hoje que ela vai embora, então fica comigo que vai valer a pena. 

CURSO PÁSCOA LUCRATIVA 2.0

Antes de começar, já quero avisar que as inscrições para meu curso Páscoa Lucrativa 2.0 já se encerraram ontem, ou seja, no momento estou trabalhando nas aulas que ainda estão em fase de produção e com o suporte da turma que entrou agora. É uma turma maravilhosa, cada aluno mais querido que o outro <3 

Se você estava com vontade de entrar, mas não conseguiu fazer sua inscrição a tempo, eu vou abrir uma nova turma no comecinho de março. Pra você não perder essa vaga, é só clicar no link abaixo que leva pra uma página com um formulário, aí você preenche e você já vai estar dentro da lista de espera do curso. 

Dessa forma, assim que eu abrir as vagas quem estiver nessa lista de espera terá prioridade, e será avisado das vagas com antecedência e terá mais chances de conseguir entrar na turma, porque eu sempre trabalho com turma pequena justamente pra conseguir dar esse suporte pessoal pra todo mundo. Eu não abandono aluno meu assistindo vídeo aula sozinho não!

Quero me cadastrar na lista de espera

DIRETO AO PONTO

Bom, indo direto ao ponto, você pode começar a sua produção de Páscoa agora, a depender da data de validade do seu chocolate. 

Ou seja, se comprou ele agora, e falta um ano para ele vencer, então você pode produzir até um ano antes. 

Claro, eu estou falando aqui de casquinhas simples, feitas apenas com o chocolate.

Casquinhas com carga, ou com recheio a durabilidade muda, de acordo com a carga que você acrescentar ou com o recheio que você usar. 

Mas já adianto que casquinhas com recheio eu não aconselho armazenar porque geralmente a validade não passa de 15 dias e dependendo do recheio nem chega a isso. Então as casquinhas precisam ser feitas simples só com chocolate pra que dai sejam recheadas somente perto da data da entrega. O que já é um adianto. 

A validade dessa casquinha feita só de chocolate, é a mesma validade do chocolate que você comprou porque você não acrescentou nada ali, o chocolate continua o mesmo então a validade não vai mudar. 

Maaaaas, tudo tem as suas variáveis, variáveis estas que podem diminuir esse tempo a depender do manuseio desse chocolate e a depender de seus recursos. 
Calma, que vou ser mais clara. 

Acontece que sempre gosto de trazer em meus vídeos uma resposta que não seja generalizada, isso porque o que funciona pra mim, pode não funcionar pra você por N motivos. 

Então você entendendo os principais fatores que podem influenciar nesse tempo de durabilidade, você consegue se planejar e se organizar. 

Eu gosto de dividir esses fatores em dois grupos: 

  • Qualidade do produto 
  • Capacidade de armazenamento 

O que eu chamo de qualidade do produto se refere não a qualidade da sua matéria prima, mas a qualidade da casquinha que você produziu. 

Se a cristalização foi bem feita, se ela não suou, se o chocolate não foi aquecido além da conta, se o chocolate não entrou em contato com umidade, essas coisas. 
Isso porque se a casquinha não estiver perfeita, a validade dela, talvez não venha a mudar.

Mas a vida de prateleira sim. 

E existe diferença entre validade e vida de prateleira, já até falei sobre isso no canal em outro vídeo. 

O tempo de Validade é o tempo em que o alimento está seguro para o consumo, onde o consumidor pode consumir sem que isso lhe cause algum dano. Ou seja, antes do produto estragar e se deteriorar. 

O tempo de prateleira se refere ao tempo em que o produto fica com uma boa aparência, que o produto fica apresentável para ser vendido.  

Um exemplo disso é um brigadeiro mofado, ou um brigadeiro que açucarou. 

O brigadeiro mofado, venceu a validade com certeza. Está impróprio para o consumo. 

Um brigadeiro cristalizado, não vai fazer mal a quem consumir, há até quem prefira assim inclusive. Porém, não é a aparência que o brigadeiro deve ter. 

Percebe a diferença? 

Então armazenar um produto que suou, pode tanto diminuir a validade quanto a vida de prateleira, porque dependendo da umidade a que ele foi submetido, e do local em que for armazenado, ele pode mofar, embolorar, ficar horrível mesmo. 

Ou mesmo que não mofe, uma vez que essa casquinha suou e entrou em contato com a umidade, ela vai apresentar sugar bloom, cedo ou tarde, que são aquelas manchas brancas e esfarelentas na superfície do chocolate. 

Então mesmo que o chocolate usado pra fazer essas casquinhas tenha sido um chocolate com validade de 1 ano, essas casquinhas não durarão isso com toda certeza. 

Por isso é importante fazer a pré-cristalização, a temperagem perfeitamente, para que se tenha casquinhas em excelente qualidade que durem pelo menos 3 meses até a Páscoa e dê tempo de se organizar e fazer um bom estoque de casquinhas. 

Isso quer dizer que produção antecipada das casquinhas pode fazer com que as melhores qualidades do seu produto se percam sim, se esse chocolate não for manipulado da maneira adequada. 

ARMAZENAMENTO: AR CONDICIONADO EM CASA 

Já o segundo ponto que a gente precisa observar é a nossa capacidade de armazenamento.  

Como você pretende armazenar essas casquinhas, em qual lugar da casa? 

Lembrando que armazenar no local inadequado pode fazer com que as suas casquinhas aqueçam e derretam, ou que mofem, ou que manchem, deformem ou arranhem, como no caso de serem guardadas sobrepostas. 

Tudo vai depender também do tipo de produto que você vai vender, se ovos decorados, em que as casquinhas ficam à mostra e precisam estar intactas, ou ovos que são embalados em papel chumbo, que se tiverem algumas marcas não são motivo para arrancar os cabelos. 

Quando precisamos que os ovos fiquem intactos, brilhosos e perfeitos, o armazenamento precisa ser ainda mais cuidadoso, as casquinhas não podem ser empilhadas, por exemplo, porque precisam evitar qualquer tipo de marca. 

Então o espaço físico que você vai ocupar com esse tipo de casquinha é muito maior do que casquinhas para ovos simples - esses fechados, tradicionais - porque no caso dos ovos simples não existe problema em empilhar, se for necessário. 

Então você precisa ter um local pra armazenar que não seja quente demais, não pegue luz solar direta, que não seja alto porque o ar quente sobe, porque tudo isso vai expor o chocolate a temperaturas que ele não vai suportar, e que não tenha umidade, porque isso pode fazer as cascas mofarem. 

Tudo isso pode influenciar na integridade das suas casquinhas e pensar nisso é super importante. 

Guardar em locais assim vão fazer com que suas casquinhas não durem nem 10 dias, quem dirá 3 meses. 

FINALIZANDO 

Resumindo, você pode fazer as casquinhas agora. Não perde tempo! 

Mas, precisa manipular o chocolate corretamente senão muito provavelmente ele não preserve nem a textura e nem o brilho. O chocolate é danado e se você faz a temperagem errada muitas vezes você não percebe na hora, vai perceber só depois da casquinha pronta, e talvez dias depois da casquinha pronta.  

Chocolate é mais rancoroso que taurino. Ele guarda o seu erro e esfrega na sua cara depois, nem que leve alguns dias. 

Como no caso dos famosos Bloons, o fat bloom e sugar bloom que são aquelas manchas que aparecem no chocolate sempre se que a gente expõe o chocolate a uma temperatura inadequada ou a umidade. 

É batata, chocolate sofreu com isso, os blooms aparecem. 

Mas manipulando o chocolate direitinho, não se tem esses sustos. 

E aí a durabilidade é a durabilidade do chocolate que você utilizou pra derreter e temperar. 

Tags:
Lucre com Chocolate o Ano Todo

Descubra como em apenas alguns minutos você será capaz de encontrar preço certo de venda dos seus produtos e dar adeus aos prejuízos

Quero precificar do jeito certo

Olá, deixe seu comentário para MEUS CHOCOLATES DERRETEM FÁCIL, O QUE ESTOU ERRANDO? | JOY RESPONDE #010

Enviando Comentário Fechar:/

Você está a um passo de Dominar o Chocolate

Dominando o Chocolate é um treinamento que vai te ensinar de forma simples e dinâmica, a dominar o chocolate em 10 dias ou menos.

Quero Saber Mais
  • Para amantes do chocolate

    Pra quem ama o Chocolate e sempre sonhou em produzir chocolates de qualidade em casa, para presentear amigos e parentes, ou apenas por hobby, mas sem interesse de vender.

  • Para empreendedores

    Pra quem quer gerar uma renda extra, abrir o próprio negócio de chocolates ou pra quem já tem um negócio de doces, mas quer enriquecer o seu cardápio com produtos de chocolate com maior qualidade.

  • Para profissionais

    Pra quem deseja se capacitar profissionalmente para trabalhar na área seja em ateliês de doces, chocolaterias, confeitarias, hotéis ou patisseries.

Quero Saber Mais