Pode misturar chocolate com cobertura?

  • Receba dicas gratuitamente em seu e-mail

    Mais de 10 mil pessoas recebem minhas dicas toda semana. Assine também!

Misturei chocolate com cobertura, e nesse post vou contar tudo o que aconteceu... Será que deu certo?

Lucre com Chocolate o Ano Todo

Conheça a melhor maneira de trabalhar com chocolate e gerar uma renda extra

Quero gerar renda extra com Chocolate!

Quem trabalha com confeitaria ou mesmo fazendo bombons, trufas ou ovos de Páscoa certamente já ouviu falar em misturar o chocolate nobre com o fracionado, e talvez até tenha pensado em testar essa mistura, visando ter um melhor custo-benefício para o seu produto, ou seja, uma qualidade boa e um lucro maior.

Mas será que vale a pena? Será que realmente dá certo?

Antes de te responder eu preciso te avisar que esse post também está em formato de vídeo, portanto, se você preferir assistir ao invés de ler, pode clicar aqui. Caso contrário, basta continuar lendo ;)

Hoje a gente vai falar de um assunto um pouco polêmico aqui! Misturar chocolate com cobertura pra fazer trufas, bombons e etc... sem precisar temperar. E aí, pode ou não pode???

Antes de tudo é bem importante falar da diferença entre eles.

E a diferença básica tá no tipo de gordura utilizada pra fazer cada um deles

O chocolate precisa conter manteiga de cacau na composição e a Cobertura Fracionada tem gordura vegetal, que geralmente é óleo de palma.

Dito isso a gente precisa saber que essas gorduras são produtos completamente diferentes portanto se comportam de formas diferentes, certo?

É por isso que Chocolate precisa ser temperado e a Cobertura não.

Mas enfim, pode ou não pode misturar?

Primeiro eu vou contar das minhas tentativas..  sempre tendo em mente que, como eu disse, são produtos diferentes e que se comportam de maneira diferente.

Mesmo sabendo disso eu tentei fazer como dizem por aí que dá certo e tentei acrescentar 50% de Chocolate em outros 50% de cobertura, o que aconteceu?

O resultado disso foi que o chocolate ficou muito mais mole do que estaria se estivesse sido temperado ou se eu estivesse usando somente a Cobertura e eu tive muito mais dificuldade em desenformar. E ainda derretia ao toque! Um chocolate totalmente instável, um horror mesmo. Foram muitas as tentativas e com marcas diferentes e em nenhuma delas eu tive sucesso.

Mas ainda assim resolvi tentar novamente porque existem algumas pessoas que orientam a acrescentar 30% de chocolate a 70% de Cobertura alegando que desse modo dá tudo certo, tudo ok. Então lá fui eu...

E o resultado disso foi novamente um fracasso. Um produto sem brilho, sem nenhum Snap. (Snap é como é chamado aquele barulhinho quando a gente quebra uma barra de chocolate bem temperada e bem durinha, sabe?) Ele desenformou melhor que o outro, mas ainda com dificuldade e ainda derretia ao toque.

Isso acontece porque a manteiga de cacau continuou instável, já que o chocolate não teve as temperaturas certas pra iniciar sua cristalização, logo, iria permanecer sem cristalizar. Mesmo que a Cobertura cristalize e seque. É por isso que ele fica com textura quase cremosa sem a dureza que um bom chocolate deveria ter.

A que conclusão eu cheguei?

A minha conclusão foi que essa “mistureba” acaba tirando o melhor que cada uma delas tem a oferecer. A praticidade de um e o sabor do outro, ambos com quebra e brilho perfeitos se feitos corretamente como a própria embalagem do produto orienta que sejam feitos..

Então... é por experiência própria que digo que não pode... ou que pelo menos eu não recomendo.

Maaaas... você tem toda a liberdade de testar, avaliar e chegar a sua própria conclusão, afinal, é um assunto polêmico e nesses casos é sempre bom que tenhamos uma opinião própria a respeito.

E você, já tentou fazer isso também? Conta pra mim nos comentários...

Você tem alguma dúvida a respeito de chocolate? Deixa pra mim nos comentários, quem sabe no próximo post ou vídeo eu responda a sua dúvida e a gente acabe ajudando um monte de pessoas que tenham a mesma dúvida que você?

Antes de me despedir quero te contar que eu disponibilizei uma apostila gratuita com Os 4 erros mais comuns ao trabalhar com chocolate, você já baixou a sua? Logo logo a Páscoa está chegando e até lá nós vamos, juntas, desmistificar essa história de que trabalhar com chocolate é difícil!

Baixe agora mesmo acessando http://bit.ly/4ErrosChoco

Eu vou ficando por aqui, agradeço de coração pelo seu carinho de ter lido esse post até o final!

Beeijão beem grande pra você e até o próximo post!

Tags: DICAS DIFICULDADES TÉCNICAS
Lucre com Chocolate o Ano Todo

Descubra como em apenas alguns minutos você será capaz de encontrar preço certo de venda dos seus produtos e dar adeus aos prejuízos

Quero precificar do jeito certo

Olá, deixe seu comentário para CHOCOTONE OU PANETONE CASEIRO RECEITA FACIL E QUE DESFIA

Enviando Comentário Fechar:/