PANETONE COMPRADO OU PANETONE ARTESANAL

  • Receba dicas gratuitamente em seu e-mail

    Mais de 10 mil pessoas recebem minhas dicas toda semana. Assine também!

Hoje nós vamos falar de um dos melhores produtos para se vender no natal: Os panetones ou chocotones trufados! 

Lucre com Chocolate o Ano Todo

Conheça a melhor maneira de trabalhar com chocolate e gerar uma renda extra

Quero gerar renda extra com Chocolate!

E a gente pode fazer nossos panetones trufados tanto comprando a massa pronta quanto fazendo nosso próprio panetone caseiro, de fabricação própria mesmo.

Mas qual das duas é a melhor? 

É isso que nós vamos analisar hoje!

Então vamos lá?

A DIFERENÇA ENTRE OS DOIS

Apesar de ambos serem essencialmente o mesmo produto, a produção industrial do panetone é bastante diferente da produção caseira e mais artesanal.

Um dos fatores que mais afeta essa diferença é que a indústria precisa tornar o panetone durável o bastante pra estocar e distribuir pro brasil inteiro.

Então há bastante química envolvida basta observar o rótulo do produto, ler as informações que vamos encontrar produtos como aromatizantes, emulsificantes e conservantes, coisas que muitos de nós não fazemos nem ideia do que seja.

Afinal de contas, um produto artesanal, sem esses recursos todos, feitos com ingredientes frescos e de qualidade, precisa ser vendido fresquinho. Porque a durabilidade tende a ser de 5 a 7 dias.

AS VANTAGENS DO PANETONE INDUSTRIAL

Essas diferenças no processo de fabricação conferem diferentes características na massa de cada um, o que pode influenciar na hora de decidir qual das duas usar para fazer aquele lindo panetone trufado chocolatudo.

As vantagens de se usar uma massa de panetone industrial surgem principalmente quando a gente fala de praticidade.

Primeiro porque a gente não precisa fazer uma massa do zero, então se a gente vive na correria, é uma vantagem enorme porque o panetone artesanal demanda tempo, dedicação.

Segundo porque como ele é mais durável, a gente consegue estocar com uma tranquilidade e uma segurança muito grande então pra quem vende muito e não tem muito tempo disponível é realmente uma grande vantagem poder estocar e ganhar tempo.

Além do que, caso você pretenda vender, a mão de obra reduzida também pode ajudar a diminuir o preço se o seu público valorizar mais o preço do que o sabor.

Ou seja, o panetone industrial acaba sendo mais em conta do que o artesanal sim.

AS VANTAGENS DO PANETONE CASEIRO

Mas, em compensação quando a gente fala de sabor, de frescor, de qualidade de vida, e também de se destacar da concorrência, o panetone artesanal sai na vantagem, e disparado.

Primeiramente porque você consegue oferecer pro cliente algo sem conservante, supernatural, com bons ingredientes.

Depois porque você vai poder dar aquele toque especial pra aumentar a qualidade do panetone, podendo deixar a massa no sabor que você quiser, com a carga que você quiser, e não apenas frutas cristalizadas ou gotas de chocolate. Pode fazer um panetone de Oreo por exemplo.

Outra vantagem é que, quando você estiver assando o panetone automaticamente já tá fazendo divulgação pra vizinhança.

O cheiro de panetone fica no ar e todo mundo vai ficar com água na boca. Só isso já é, meio caminho pra venda.

Principalmente porque você vai ter um diferencial da concorrência. Já parou pra pensar que todo mundo vende panetone comprado pronto? Pouquíssimas pessoas fazem a própria massa.

Ah Joy mas o que isso tem de mais?

Imagina se a sua concorrente pudesse comprar a mesma massa do seu bolo? Idêntica? A mesma massa do seu brigadeiro?

Ou seja, todo mundo vende panetone praticamente com o mesmo sabor. Muda só o recheio, que embora seja gostoso, ele é só 50% do produto, os outros 50% são o proprio panetone, então eu não sei você, mas não me agrada a ideia de vender um produto com o mesmo sabor do meu concorrente. Porque assim eu não ofereço nada de especial.

Agora, um panetone seu, que você faz, ninguém consegue fazer igual.

Ninguém tem a mesma mão, o mesmo forno, então o seu panetone é só seu. Totalmente original. Quer diferencial maior que esse?

Claro, o panetone artesanal demanda tempo de produção, consome mais tempo de trabalho e a durabilidade e menor, porém a gente tem como manter esse frescor e estocar ao mesmo tempo utilizando um recurso muito simples.

Congelamento.

E no caso de vender eles recheados ou trufados, pode-se congelar já recheados inclusive. Basta envolver em 3 ou 4 camadinhas de plástico filme e pronto. Só congelar. 
Na véspera da entrega a gente deixa descongelando de um dia pro outro em na geladeira, e no outro dia tira da geladeira pra ficar 1 horinha em temperatura ambiente antes de aplicar a cobertura, daí é só decora, embalar e entregar.

Então, dá pra estocar sim. Basta ter espaço no freezer pra isso.

POR QUE EU PREFIRO O CASEIRO

Qual das duas massas você vai escolher depende de quanto tempo você tem pra isso, vai depender também da sua capacidade de produção versus a sua demanda porque analisando esse ponto você descobre se vai precisar estocar ou não e se tem como você fazer isso.

Além disso depende também do seu público, do que ele espera de você, se algo mais gourmet ou mais acessível.

Agora, em se tratando de gosto pessoal, eu pessoalmente prefiro muito mais a massa caseira.

Poder dar aquele toque especial no panetone desde o início da produção e garantir que não apenas o recheio, mas o chocotone inteiro tenha a maior qualidade possível é simplesmente um sentimento muito bom.

Mesmo que eu não vendesse, faço questão de fazer até pra presentear amigos e parentes, porque tem um outro valor... é um carinho, é mostrar o quanto a gente se importa.

É muito gratificante ver a felicidade de quem recebe um panetone chocolatudo desses, fabricado em casa. Da aquela sensação de algo feito especialmente pra você que a gente não consegue com algo industrializado.

FINALIZANDO

Então é isso, todos os dois tem vantagens e desvantagens e a gente precisa avaliar as nossas necessidades e ver qual deles se encaixa melhor.

O que não pode é deixar de vender porque o natal é uma das épocas mais lucrativas do ano pra quem trabalha com doce e o panetone trufado ou recheado é o produto que mais vende, é medalha de ouro disparado mesmo.

E a gente tem que aproveitar isso

Por falar nisso no próximo vídeo eu vou ensinar a fazer um recheio trufado pra panetone, que é delicioso e supersimples de fazer.

Se você ainda não é inscrito no canal se inscreve e ativa o sininho p não perder.

Então é isso, gostou do post de hoje?

Então não vai embora se deixar, ele me ajuda demais.

Muito obrigada por ter assistido até o final um beijo bem doce pra você e até o próximo vídeo! 

Tags:
Lucre com Chocolate o Ano Todo

Descubra como em apenas alguns minutos você será capaz de encontrar preço certo de venda dos seus produtos e dar adeus aos prejuízos

Quero precificar do jeito certo

Olá, deixe seu comentário para MINHAS DICAS DO QUE VENDER NO NATAL

Enviando Comentário Fechar:/