O PROBLEMA DE ARMAZENAR CHOCOLATE EM CALETS

Me conta uma coisa, como você prefere comprar o seu de chocolate? 

Lucre com Chocolate o Ano Todo

Conheça a melhor maneira de trabalhar com chocolate e gerar uma renda extra

Quero gerar renda extra com Chocolate!

Não to falando de comprar online ou ir na loja não.

Tô falando do formato da embalagem mesmo, você prefere barra ou em Callets que são aquelas gotinhas, ou na verdade tanto faz?  

Se você prefere em callets, saiba que essa pode não ser a melhor escolha por isso eu tenho algumas considerações pra apresentar pra você hoje, vem comigo?

VISÃO GERAL 

O chocolate que vem em callets ou em gotinhas, é muito bom para derreter, fácil de porcionar se não vamos usar o pacote todo. É prático também para fazer a temperagem por indução, e isso torna ele muito prático e eu não tô trazendo novidade ao falar disso porque acredito que essas vantagens você já conheça. 

O que talvez você não conheça é o maior ponto negativo dele. 

É nem tudo são flores com os chocolates em callets, como tudo na vida, nada é perfeito né?  

Acontece que esse ponto forte dele que é o formato, é também um ponto fraco. 

Porque em gotinhas assim, ele é bem mais difícil de proteger da umidade do que o chocolate em barra. 

Como ele tem muito mais área exposta ao ar, muito mais superfície para a umidade aderir, ele fica muito mais sensível a umidade relativa do ar e eu aposto que você já enfrentou esse problema, e possivelmente nem tenha notado. 

Quer ver? 

Bora puxar na memória aqui,  

Será que nunca aconteceu de você comprar o chocolate em gotinhas e usar só uma parte dele, guardando o restante no pacotinho para usar em outra oportunidade, daí, quando foi derreter pra usar novamente, ele não derretia direito, ficava pastoso, grosso difícil de trabalhar?  

Me conta nos comentários se isso já aconteceu contigo. 

Comigo sim, e eu admito que até hoje as vezes acontece. 

É nessa hora que muitas pessoas vão no tio google perguntar como deixar ele fluído novamente e eu já vou te responder aqui que, dependendo da umidade que ele absorveu, não tem mais como remediar isso. 

Não quer dizer que esse chocolate precisa ir pro lixo, bem capaz, não é isso. Ele está próprio para o consumo ainda, só não apresenta as suas melhores características que são a fluidez e o brilho que, depois de cristalizado, ele não vai ter. 

Porque se a gente insistir em fazer a temperagem nesse chocolate que espessou por umidade e usar para casquinhas esse chocolate sairá manchado e se não apresentar as manchas já no desenforme, certeza que elas aparecerão depois de 24 horas. Que é o famoso sugar bloom, aquelas manchas esbranquiçadas que surgem na superfície e deixam o chocolate meio esfarelento. 

Então melhor não arriscar. 

O PROBLEMA JÁ COMEÇA NA COMPRA 

As vezes isso acontece com pacote fechado mesmo, você comprou, abriu e usou e já tem esse resultado pastoso.

Isso significa que o seu fornecedor pode não estar armazenando corretamente os chocolates dele e ele pode ter absorvido umidade na própria loja. 

Por isso é importante escolher bem onde a gente compra, preferir comprar em lojas especializadas em confeitaria, e não em atacados porque elas geralmente sabem cuidar do chocolate como ele deve ser cuidado. Se for comprar em atacado escolha um que tenha grande fluxo de entrada e saída de produtos, para que pelo menos você tenha certeza que esse chocolate não tenha ficado muito tempo parado no estoque. 

E claro, observe sempre a data de fabricação para comprar o mais fresco possível. Quanto menos tempo de prateleira ele tiver, menor a chance de ele ter absorvido umidade. 

O CALLETS DURANTE O USO 

Para evitar que ele absorva umidade e fique assim, precisamos armazenar corretamente então se você usar só uma parte desse chocolate e for guardar o restante, precisa embrulhar ele bem em papel filme umas 4 ou 5 voltas, guardar em um saco plástico e depois em pote hermético para isolar e ele bem da umidade e você conseguir usar sem erros depois, como já comentei em posts anteriores. 

As vezes a gente até sabe como proteger ele mas tá lá, na correria e embala a sobra de qualquer jeito, pensa “ah depois eu guardo isso direito” e no fim esquece e o chocolate fica lá mal protegido. 

Daí quando vai usar, já deu ruim... Então o melhor mesmo é já embalar na hora, proteger na hora e não deixar para depois senão ele vai ficar espesso, denso, e daí já não adianta chorar...  

Mas cuidado, nem toda vez que o chocolate está espesso assim a culpa é dele ser em callets ou de ter absorvido umidade por erro no armazenamento. 

Primeiro porque chocolate em barra também pode absorver umidade, só que como tem menos superfície em contato com o ar, ele acaba absorvendo um pouco menos. 

E segundo, porque nem sempre a causa dele estar espesso é a umidade, as vezes ele simplesmente foi aquecido além da conta... 

Então quando você se deparar com um chocolate espesso, sempre faça essa reflexão para saber os motivos que levaram ele a ficar assim. Certo? 

ARMANEZAMENTO

Resumindo tudo isso, o chocolate em callets é ótimo, super prático, mas é muito mais sensível a umidade, então a gente precisa ter alguns cuidados extras com ele, que vão desde o momento da compra até o armazenamento em casa, o chocolate precisa estar protegido sempre para não ter contato com a umidade relativa do ar. 

Vale ressaltar que esses cuidados servem também para o chocolate em barra, porque ele também absorve umidade, mas os chocolates que vem em callets, gotinhas, são de longe, muito mais sensíveis. 

E tudo isso que eu falei nesse post, serve também para a cobertura fracionada, ela também sofre com umidade e os cuidados são exatamente os mesmos, certo?

FINALIZANDO

E é isso, espero que de alguma forma esse post tenha tem ajudado de alguma forma e se ajudou, se você gostou, deixa seu like que assim eu sei que você tá curtindo o conteúdo que tô trazendo aqui e isso me ajuda a melhorar sempre. 

Muito obrigada pelo seu carinho de ter lido a esse post até o final, um beijo bem doce pra você e até o próximo post! 

Tags:
Lucre com Chocolate o Ano Todo

Descubra como em apenas alguns minutos você será capaz de encontrar preço certo de venda dos seus produtos e dar adeus aos prejuízos

Quero precificar do jeito certo

Olá, deixe seu comentário para "TRABALHAR COM CHOCOLATE É CARO!" SERÁ?

Enviando Comentário Fechar:/

Você está a um passo de Dominar o Chocolate

Dominando o Chocolate é um treinamento que vai te ensinar de forma simples e dinâmica, a dominar o chocolate em 10 dias ou menos.

Quero Saber Mais
  • Para amantes do chocolate

    Pra quem ama o Chocolate e sempre sonhou em produzir chocolates de qualidade em casa, para presentear amigos e parentes, ou apenas por hobby, mas sem interesse de vender.

  • Para empreendedores

    Pra quem quer gerar uma renda extra, abrir o próprio negócio de chocolates ou pra quem já tem um negócio de doces, mas quer enriquecer o seu cardápio com produtos de chocolate com maior qualidade.

  • Para profissionais

    Pra quem deseja se capacitar profissionalmente para trabalhar na área seja em ateliês de doces, chocolaterias, confeitarias, hotéis ou patisseries.

Quero Saber Mais