Muffin de Chocolate com Gotas de Chocolate

Essa é a primeira de uma série de receitas que eu vou trazer aqui no blog pra vocês, começando com uma deliciosa receita de Muffin de Chocolate!

Quero ter chocolates firmes e com brilho

Assista uma aula gratuita para evitar chocolates derretendo na mão

Conheça também os dois atalhos furados que levam aos erros no chocolate.

Quero ter chocolates firmes e com brilho

Oiii Eu sou a Joy e hoje estamos estreando um quadro novo aqui no blog. A partir de agora vamos ter mais receitinhas por aqui.

Eu quero compartilhar com você algumas das minhas receitas, e admito que já faz tempo que eu tava querendo trazer aqui no blog pra dividir com você e quem sabe te ajudar a vender, ganhar um dinheirinho, que sempre vai bem né?

A receita que eu escolhi para hoje foi o Muffin de Chocolate, um bolinho bem chocolatudo, delicioso pra um lanchinho.

RECEITA: MUFFIN DE CHOCOLATE

Não é cupcake, os Cupcakes possuem uma massa mais levinha, na maioria das vezes são recheados, e sempre levam cobertura e tem uma decoração bem caprichadinha...

Os Muffins não, eles possuem massa mais densa, raramente levam recheio até porque a massa é geralmente muito rica, leva carga que podem ser de frutas, como pedços de maças e bananas, podem ser nuts também castanhas e nozes, podem ser frutas secas também como damascos e uvas passas... Ou, gotas de chocolate que é o que a gente vai utilizar aqui hoje.

Nós vamos fazer aqui Muffins de chocolate ricos e deliciosos feitos com uma massa de chocolate intensa e cravejados com gotas de chocolate por toda parte. Esses muffins têm um sabor incrível e são super fáceis de fazer, perfeitos para o café da manhã ou como lanche! E no final do post eu vou te dar algumas sugestões de venda pra você lucrar um pouco com essa delícia!

Esta receita usa ingredientes realmente fáceis e simples, além do passo a passo aqui eu também fiz ela em vídeo la no meu canal. É só clicar aqui pra assistir o vídeo.

La você vai ver certinho como eu preparo essa receita na prática, é bem simples seguir o vídeo.

Bom bora começar então?

 

O que nós vamos precisar para fazer essa receita

Ingredientes:

  • 2 ovos grandes
  • 170g de creme de leite
  • 120ml de ButterMilk. o buttermilk nada mais é do que um leite talhado de propósito com um pouco de suco de limão. A gente mistura 110g de leite e 10g de suco de limao, ele talha assim e por incrível que pareça só de fazer esse passo a gente muda todo o resultado que a gente teria usando só o leite nessa receita. O buttermilk vai dar mais umidade e cria uma migalha mais tenra. Se você preferir você também pode usar iogurte natural, o resultado vai ser o mesmo.
  • 2 colheres de chá de extrato de baunilha (10ml) A Baunilha é opcional, eu gosto de usar porque acho que traz mais sabor, mas se você não quiser não precisa.
  • 210g de farinha de trigo.
  • 50g de cacau em pó. Nesse caso o melhor é 100% natural e não o cacau em pó alcalino, porque o alcalino teve o PH alterado e não vai reagir tão bem com os fermentos em pó para gerar um bom crescimento.
  • 20g de cacau black. Se você não tiver não tem problema é só somar mais 20 gramas do cacau natural mas o cacau Black vai deixar nosso muffim mais escuro e com um ar bem mais chocolatudo.
  • 200g de açúcar refinado.
  • 1 colher de sopa de fermento em pó.
  • 3/4 colher de chá de sal – Eu sou adepta da pitadinha sal nos bolos, acho importante porque ajuda a realçar os sabores e fazer eles ainda mais deliciosos.
  • 2 xícaras de gotas de chocolate nobre forneavel. Se voce não encontrar o forneavel pode utilizar gotas de chocolate nobre normal ou até pedaços de chocolate picado, mas embora fique bem saboroso ele vai derreter no forno e sumir um pouco... O ideal mesmo é que seja um chocolate forneavel para que ele não suma e a gente consiga sentir os pedacinhos de chocolate na mordida. Não utilize cobertura, de preferencia ao chocolate mesmo porque isso vai te dar um resultado final muito mais saboroso.
  • 120ml de óleo. Ele vai ser o responsável por nossos muffins ficarem macios e úmidos. Você pode usar óleo de canola, óleo de milho, óleo de girassol ou até óleo de coco. Não recomendo muito o óleo de soja porque ele tem um sabor mais forte e algumas pessoas não gostam, mas se você gosta pode usar também sem problema.

 

Modo de Preparo:

Primeiro de tudo nós vamos pré aquecer o forno a 200°C enquanto ele está aquecendo nos vamos preparar as nossas assadeiras.

RECEITA: MUFFIN DE CHOCOLATE

Vamos usar uma assadeira de cupcake e encaixar as forminhas de papel. A minha é uma forminha em formato de tulipa que acho que fica com um acabamento mais bonitinho para o muffin, mas pode ser uma forminha de cupcake normal.

Peneire a farinha, o cacau em pó, o fermento em pó, o sal e o açúcar em uma tigela grande. Bata e reserve.

Em uma tigela separada, nós vamos misturar todos ingredientes líquidos... os ovos, a baunilha, o óleo vegetal, o creme de leite e o buttermilk e vamos bater bem misturando tudo com o fouet.

Pra não ter perigo de esquecer, nós vamos reservar agora cerca de 1/3 das gotas de chocolate para finalizar a receita colocar no topinho dos muffins e deixar eles bem bonitos e apetitosos.

Vamos terminar a receita agora colocando os ingredientes úmidos nos secos, mexendo até ficar bem homogêneo mas sem bater demais pra não ativar o glúteo da farinha. Vamos apresentar as gotas de chocolate, e misture até que a massa esteja com as gotinhas bem distribuídas.

Quando a massa já tá pronta nós vamos encher as forminhas de papel até o topo e polvilhe com as gotas de chocolate que a gente tinha reservado.

RECEITA: MUFFIN DE CHOCOLATE

Vamos agora levar ao forno a 210°C por 5 minutos e depois reduzir para 180°C e continuar assando por cerca de 15 minutos ou até que espetando um palitinho no centro ele saia limpo.

Você viu que prático? Não precisa usar batedeira, é até melhor sem ela porque diminui a chance de bater demais a massa. É só usar uma espátula ou um fouet e misturar até que tudo esteja totalmente homogêneo.

Muffins não demoram muito para assar, então tente não assá-los por mais tempo do que o recomendado. Para testar se estão prontos, insira um palito no centro de um muffin e se ele sair limpo sem nenhuma massa úmida, eles estão prontos.

Deixe esfriar em uma grade antes de servir ou armazenar.

Uma dica importante, nunca abra a porta do forno antes dos primeiros 15 minutos ou você corre o risco dos seus muffins murcharem!

Depois de retirar do forno você vai ver o quão lindos eles ficam! Bem fofinhos, bem chocolatudos, e se você abrir eles tem um aroma divino!

Você pode, como eu comentei no começo do post, mudar os sabores do muffin, pode trocar as gotas de chocolate por outra carga e quem sabe ate adicionar raspas de laranja para uma versão chocolate com laranja que fica delicioso.

 

Vamos falar de rendimento e durabilidade

Essa receita rende em média 12 muffins e eles podem ser mantidos bem por 3-5 dias em temperatura ambiente, guardados em um recipiente hermético ou podem ser congelados por até 3 meses.

Eu posso CONGELÁ-LOS então?

Sim, você pode embrulhar os seu muffins ja assados em filme plástico ou papel alumínio e guardá-los no freezer por até 3 meses, descongelando-os completamente antes de servir, deixa eles embaladinhos até chegarem em temperatura ambiente e depois leva ao forno pré aquecido por uns 3 minutinhos, ele fica novinho como feito na hora.

Pra comercializar, você pode vender por unidade, em embalagens com 2 ou 4 ou montar pequenos kits com chocolate quente cremoso ou um potinho de ganache cremosa para “xuxar” o muffin na hora de devorar ele. São ótimas opções de venda para o inverno, afinal quem não ama curtir um fim de semana com uma boa chocolatice no sofá, assistindo Netflix?

RECEITA: MUFFIN DE CHOCOLATE

Quero muito que você faça essa receita em casa, prove e claro, não se esqueça de deixar um comentário nesse post me contando como você se saiu e o que você achou dessa receita. Vou adorar saber a sua opiniao!

 

Se gostou da receita não esquece de dar uma olhada nos outros posts aqui no blog e checar o canal do youtube. E fica esperta que vamos ter muitas outras receitas por aqui, uma mais gostosa que a outra, sempre com dica de venda que é pra transformar essas delicias em lucro.

Lembrando que essa receita também tem em video la no meu canal, vou deixar o link pro vídeo aqui pra você assistir: é só clicar aqui.

Vou encerrando por aqui, obrigada por ter lido até o final, um beijo bem doce pra você e até o próximo post!

Tags: RECEITAS CHOCOLATE MUFFINS EMPREENDEDORISMO VENDAS

Olá, deixe seu comentário para Trocar Antimofo por Cachaça, Manteiga sem Sal e Chocolate na Geladeira | Joy Responde #30

Enviando Comentário Fechar:/

Você está a um passo de Dominar o Chocolate

Dominando o Chocolate é um treinamento que vai te ensinar de forma simples e dinâmica, a dominar o chocolate em 10 dias ou menos.

Quero Saber Mais
  • Para amantes do chocolate

    Pra quem ama o Chocolate e sempre sonhou em produzir chocolates de qualidade em casa, para presentear amigos e parentes, ou apenas por hobby, mas sem interesse de vender.

  • Para empreendedores

    Pra quem quer gerar uma renda extra, abrir o próprio negócio de chocolates ou pra quem já tem um negócio de doces, mas quer enriquecer o seu cardápio com produtos de chocolate com maior qualidade.

  • Para profissionais

    Pra quem deseja se capacitar profissionalmente para trabalhar na área seja em ateliês de doces, chocolaterias, confeitarias, hotéis ou patisseries.

Quero Saber Mais