Minhas 5 dicas para uma Páscoa mais lucrativa

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Esse Post é o primeiro de uma série especial de Páscoa que vou publicar aqui no Blog durante todo mês de março, para tornar a sua Páscoa ainda mais lucrativa!

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Vai ter um monte de coisa bacana nesse Especial de Páscoa e quando eu falo que é bacana não fica pensando que vou trazer só receita não, eu vou trazer muito mais que isso, tudo pra te ajudar a arrasar nas vendas nessa páscoa desde a produção, receitinhas, embalagens, precificação enfim,  tudo que você precisa pra vender muito!

Antes de começar quero te avisar que esse Post está em formato de vídeo também, então se você preferir assistir, ao invés de ler, basta dar Play neste vídeo

Esse especial já tem até nome, eu batizei ele de Lucrando na Páscoa, e ele vai contar com sete vídeos, todos eles focados em tornar a sua Páscoa mais lucrativa.

É praticamente um mini-curso gratuito!

Eu deixei o cronograma das aulas aqui embaixo, para que você já fique preparado para os próximos posts

SÉRIE LUCRANDO NA PÁSCOA


Hoje – Minhas 5 dicas para uma páscoa mais lucrativa
12/03 – 10 recheios em um + Ovo de colher decorado
15/03 – Tenha lucro real com 4 passos pra precificar seus ovos de páscoa
19/03 – Ovo Trufado
22/03 – Tipo de embalagens para os ovos de Páscoa
26/03 – Como temperar o Chocolate Ruby
29/03 – Receita urpresa com Chocolate Ruby

Ah, e durante todo esse tempo eu vou publicando algumas imagens e vídeozinhos do que tá rolando pelos bastidores lá no meu Instagram, então, se você gosta de saber tudo em primeira mão me segue lá no instagram, @saldanha.joy

Bora começar essas 5 dicas então que tô enrolando demais já, eu sei haha

Antes de começar a pensar em vender...

Antes de pensar em mil novecentos e trinta e sete receitas, a gente precisa parar, sentar, respirar fundo e organizar as ideias.

Pra isso eu montei 5 passos simples que se aplicados direitinho tornam lucrativa a páscoa de qualquer pessoa.

 

Passo  01

Você precisa entender quem é o seu cliente em potencial 

Mesmo que você ainda não venda nada, que ainda não tenha nenhum cliente, propriamente dito, ou que você já trabalhe com chocolate e já tenha os seus clientes, é importante prestar atenção nesse passo porque ele ajuda a definir desde o tipo de insumo que você vai utilizar, o tipo de produto que você vai vender, a embalagem, até se você vai precisar oferecer entrega ou não.

Se você não identificar o seu tipo de cliente você pode cometer o erro de vender um produto que ele não esteja interessado em comprar.

Por exemplo, você faz um ovo de ninho com Nutella porque você ama esse sabor e todo mundo fala que vende muito, e tenta vender para os seus clientes, que geralmente são mulheres preocupadas em manter a forma. Existe uma chance enorme dela não gostar do produto por achar muito doce e calórico e ir comprar na concorrência porque lá eles tem um ovo 70% cacau com nuts e frutas secas que é uma delícia.

Ou o contrário, você tem clientes que amam um doce bem doce, mas você gosta de fazer coisas inusitadas e diferentes e vai e faz uma linha de ovos de Páscoa com sabores exóticos, como ovo trufado de matchá ou até mesmo esse de nuts e frutas secas, que eu acabei de dar como exemplo.. As chances de não vender , ou vender muito pouco são bem grandes.

Por isso é importante conhecer o seu cliente, assim, você sabe exatamente o que ele espera de você, pode pensar em um cardápio que agrade mais, uma embalagem que impressione, já consegue prever se vai precisar oferecer entrega e essas coisas...

Por isso que esse precisa ser o primeiro passo, porque é a partir dele que você vai definir os produtos que vai vender. Fica muito mais fácil criar um cardápio de produtos depois que você já tem uma noção do que o seu cliente gosta, do que ele gostaria de comprar de você.

 

Passo 02

Você precisa saber precificar

Depois de criar o cardápio dos produtos que vai vender, é hora de colocar um preço neles. Essa é uma etapa muito importante porque é o que vai definir o seu lucro.

Eu acho que até já comentei com você que participo de alguns grupos de confeitaria no Facebook, e eu confesso que fico muito assustada com o que eu vejo por lá. Porque é muito comum ver postagens do tipo “vou começar a fazer pão de mel, quanto eu devo cobrar? Ou quanto vocês cobram?” Isso é um perigo porque cada um paga um preço diferente nos ingredientes, cada um tem uma receita diferente inclusive. Sem contar que cada um vende pra um tipo de cliente diferente.. E isso tudo precisa ser levado em consideração na hora de calcular o preço.

Não dá pra simplesmente chutar um valor, ou multiplicar x 2 ou x 3 porque isso não define o valor da tua mão de obra e da tua margem de lucro.

Eu sei que a maioria das confeiteiras e confeiteiros ama fazer doce mas não ama fazer conta... Eu também não amo, não é a minha área e eu admito que tenho dificuldade nesse assunto, mas não é por isso que a gente pode simplesmente deixar pra lá. Se a gente quer ter um negócio, se quer ganhar dinheiro com isso, precisa sim fazer amizade com a calculadora e aprender a calcular direitinho o preço dos nossos produtos, caso contrário vamos produzir produzir como loucos o mês inteiro, pra depois descobrir que foi em vão porque não deu lucro nenhum. Não pode né?

E é justamente pensando nisso que uma das auas desse especial de Páscoa vai ser dedicado a esse assunto. Vou mostrar aqui como calcular direitinho pra não perder dinheiro e ver o lucro de verdade.

 

Passo 03

Você precisa saber otimizar a sua produção 

Depois do cardápio criado, do preço definido, é hora de produzir. Certo?

Então a gente precisa se organizar, fazer as cascas antes é uma ótima maneira de fazer isso, mas não é a única. A gente precisa adiantar tudo o que for possível. Por exemplo, se você for fazer ovos de colher, e comprar as embalagens dos ovos desmontadas (geralmente eu compro as minhas assim porque são mais baratas) o ideal é já deixar elas montadinhas, já deixar as colheres higienizadas e acomodadas nas casquinhas,  cortar as fitas todas do mesmo tamanho para facilitar na hora de dar o laço..

Existem alguns recheios para ovos de colher que é possível congelar, então se puder deixar preparado e congelado você não tem sustos se chega um cliente em cima da hora, pode inclusive trabalhar com pronta entrega, o que é uma maravilha porue brasileiro adora deixar tudo pra última hora e eles adoram vir fazer pedido quando você já fechou a agenda, então ter esses recheios prontos é uma salvação.

Além disso, ter um recheio que seja base para vários sabores facilita a vida da gente porque você não precisa ir para o fogão preparar 10, 20, sabores diferentes de recheios, Faz um sabor base, em quantidade maior, e fraciona e saboriza ele, ou faz a variação de sabor na hora da montagem, por exemplo, um recheio de leite ninho você pode saborizar com pasta saborizante de pistache, ou outro sabor da sua escolha.. ou pode usar o mesmo sabor de ninho no recheio, e variar o sabor dependendo do que você acrescenta na decoração, por exemplo, pode colocar morangos frescos em cima, ou uvas verdes sem semente. Com apenas um recheio já são 2 sabores diferentes. Ninho com morango, e ninho com uva verde. Mas poderia ser um crocante de nozes, biscoitos oreo picado.. a criatividade é o que manda..

Isso acaba inclusive reduzindo o preço de custo do ovo porque se você leva menos tempo produzindo, tem um custo de mão de obra menor, e o lucro acaba subindo... olha só que coisa boa.

Dica 04 

Você precisa do fator Uau. 

Depois de tudo isso você precisa impressionar o seu cliente, precisa criar um fator Uau para que ele realmente enxergue valor no seu produto e sinta necessidade de comprar. Você pode fazer isso com uma decoração impecável, com uma embalagem linda, com uma tagzinha, um cartãozinho contando em poucas palavrinhas o carinho que você teve escolhendo os melhores ingredientes, explicando o modo de conservação do produto.. Pode ser ainda um atendimento personalizado, oferecer entrega, enfim, qualquer coisa que te diferencie de concorrência e cause no cliente um efeito uau.

É isso que vai fazer com que ele queira comprar de você, ao invés do seu concorrente e isso pode inclusive abrir as portas para outras vendas durante o ano porque a gente não trabalha com chocolate só na Páscoa, a gente lucra com chocolate o ano todo, e essa é uma ótima oportunidade de conquistar clientes novos para as outras épocas do ano.

Dica 05

Você precisa inovar 

Quando eu digo inovar, não precisa necessariamente inventar um produto novo no mercado, se fizer isso nossa, que legal! Pra existir o ovo de colher, o ovo no pote por exemplo alguém teve que inventar isso, e quem inventou arrasou nas vendas, com certeza.

Mas como eu ia dizendo, não precisa criar do zero, ficar atenta as tendências e oferecer ao cliente as novidades que já estão arrasando por aí com certeza garante muitas vendas. Por exemplo, se ovo de colher é uma tendência e você só vende ovo tradicional o seu cliente pode querer ir na concorrência comprar. A gente tem que evitar a máximo isso, por isso vá atrás das tendências de Páscoa que estão estourando esse ano.

Claro, não deixe de oferecer aqueles produtos mais tradicionais, que são vendidos todos os anos, que são queridinhos do público, mas ofereça ao seu cliente a oportunidade de comprar um produto novo, ou com um sabor mais original. Isso também faz parte do fator Uau e ajuda a conquistar muitos clientes.

Na última aula dessa série eu vou te ensinar um produto, usando o lançamento da Callebaut que é o novo chocolate Ruby, esse chocolate, por si só já é uma tendência forte pra essa páscoa porque é super novidade no mercado. Mas eu criei uma receitinha super especial com ele e vou dividir com você no último vídeo da série.

Se você gostou desse post deixa o seu comentário aqui embaixo, que além de ser um gesto de carinho  é assim que eu consigo saber se você está gostando dos meus conteúdos.

Muito obrigada pelo seu carinho de ter lido esse Post até o final.

Beeijão beem grande pra você e até o próximo Post!

Tags: EMPREENDEDORISMO DICAS PÁSCOA LUCROS
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