MINHA CIDADE É ÚMIDA, QUAL CHOCOLATE DEVO USAR?

No Joy Responde de hoje vamos falar de qual chocolate usar caso sua cidade seja úmida.

Lucre com Chocolate o Ano Todo

Conheça a melhor maneira de trabalhar com chocolate e gerar uma renda extra

Quero gerar renda extra com Chocolate!

Diariamente recebo muitas perguntas com dúvidas sobre chocolates, mas infelizmente não consigo responder todo mundo que me manda mensagem, é humanamente impossível.

Além disso, muitas perguntas que recebo é feita por outras pessoas com a mesma dúvida, então acredito que um post respondendo essa dúvida pode ajudar a tirar a mesma dúvida de outras pessoas.

Pra resolver isso, criei um quadro novo para atender a demanda de perguntas que recebo sobre chocolates, o Joy Responde.

E no primeiro Joy Responde vamos falar de qual chocolate usar caso sua cidade seja úmida, uma das top 10 duvidas que recebo.

Lembrando que chocolate e umidade não combinam, e não existe um chocolate especial que seja resistente a umidade não, todo chocolate e cobertura é inimigo da umidade, sendo assim, não vamos falar especificamente de marcas aqui, mas sim do tipo de chocolate que nós vamos comprar.

Também é importante frisar que nesse post eu falo sempre em chocolate mas tudo que eu falar aqui se aplica também a cobertura fracionada então seguir o que eu falo aqui vai te ajudar não só a quem prefere trabalhar com chocolate mas também para quem prefere e usa cobertura que muitos chamam de chocolate fracionado, mas que não é chocolate como eu já comentei em outros posts.

Vamos nessa então?

RESPOSTA RAPÍDA

Se você é do tipo que gosta que vá direto ao ponto vai gostar agora porque já respondo isso de cara, pra evitar umidade, use sempre chocolate em barra.

Se a sua região é úmida evite chocolate em callets que são aquelas gotinhas. Corra das gotinhas.

O chocolate em Callets, apesar de ser mais fácil de trabalhar em várias situações porque é mais fácil de derreter, as gotinhas, mesmo ainda no pacote, tem muito ar entre uma gotinha e outra, e muito mais superfície para entrar em contato com o ar. Então mesmo vedando bem, se o tempo for úmido, as chances de ter umidade dentro da embalagem é muito alta, e daí o estrago se faz naturalmente.

Quando eu digo estrago, não quero dizer que estragou e ficou improprio para o consumo, não é isso. Apenas vai fazer o chocolate perder o ponto dele. Uma vez que entrou em contato com umidade ele vai ficar grosso e não pode ser usado em casquinhas porque só poderá ser usado como ingrediente em ganaches, recheios, brownies e outras receitas. 

Mas se quiser se aprofundar um pouco mais no assunto, fica aqui comigo até o final do post porque vamos falar sobre o que essa umidade pode causar no chocolate, como evitar que o chocolate seja atingido por ela e além disso vamos entender como proteger as casquinhas depois de prontas para que elas não sejam prejudicadas também.

O PROBLEMA DA UMIDADE NO CHOCOLATE

Pra evitar o problema de umidade no chocolate a gente precisa ter cuidado já na hora da compra. Evite lojas com pouca movimentação de clientes ou com muito estoque porque nessas lojas há mais chances de os produtos ficarem estocados por muito tempo, e quanto mais fresco o produto, menor a chance de ele ter absorvido umidade. Principalmente se a sua cidade for úmida.

Independente do chocolate ser em gotas ou em barra, sempre olhe a data de fabricação sempre para se certificar de levar o mais novo possível pra casa.

Prefira comprar em lojas especializadas porque elas tendem a saber armazenar melhor os chocolates.

Evite comprar chocolate em dia de chuva porque você pode molhar ele no transporte e se a embalagem não estiver bem vedada o chocolate pode absorver essa umidade. Se não tiver como, se está chovendo e mesmo assim você precisa comprar chocolate, tenha cuidado redobrado com ele, coloque em 4 sacolinhas se for preciso mas não permita que a chuva entre em contato com ele.

Depois do chocolate em casa a responsabilidade em armazenar ele corretamente é sua.

Então escolha um local fresco, seco, longe de odores, longe do calor do fogão ou micrrondas e também de motores como geladeira ou freezer porque não adianta nada proteger da umidade e deixar em contato com o calor né.

Se a sua cidade e úmida ou se o clima está úmido, mesmo que o chocolate não tenha sido aberto, guarde em um saco plástico, só para garantir.

Se você saber armazenar ele do jeito certo ele não absorve a umidade.

COMO EVITAR A UMIDADE NO CHOCOLATE DEPOIS DE USAR (INSUMO)

Se você já usou o chocolate, mas não usou todo, precisou guardar uma parte, esse restante precisa ser bem armazenado porque a partir do momento que a embalagem está aberta, o chocolate fica muito mais exposto à umidade do ar.

Já aconteceu com você de usar só um pouco do chocolate, ou cobertura, guardar o restante para só usar depois de alguns dias e quando vai usar novamente ele está grosso, parece até que não derrete direito? Aí você pensa, nossa, será que estragou?

Não estragou, mas pegou umidade e já não dá mais pra usar pra fazer casquinhas... É uma dor de cabeça né?

Então precisamos saber como evitar isso, embalando corretamente as sobras.

Precisamos guardar em um saco, seja da própria embalagem ou um saco simples, caso você já não tenha mais a embalagem original.

Envolvemos bem em um filme de pvc, damos umas 3 ou 4 voltas, colocamos novamente em um saquinho, e guardamos dentro de um recipiente hermético, que pode ser de vidro ou de plástico, basta que ele feche bem. E pronto, é só guardar em um local fresco e seco.

Assim ele está protegido da umidade, mesmo que seja chocolate em gotas. Mas, pra evitar a umidade o chocolate em barra é melhor, simplesmente porque tem menos superfície para entrar em contato com o ar úmido.

COMO PROTEGER AS CASQUINHAS PRONTAS DA UMIDADE

Na época da páscoa, como tem bastante correria, é sempre bom antecipar as casquinhas, porque elas sem recheio duram muito, então dá pra ir antecipando. Mas as casquinhas prontas nós também precisamos proteger da umidade. Como fazer isso então? Eu gosto de armazenar as minhas casquinhas em caixas de papelão, dessas próprias para doces e salgados ou para bolos. Não gosto de empilhar, mas se preciso fazer isso eu dobro uma folha de papel manteiga para separar as camadas e faço no máximo 2 para que elas não danifiquem. 

Depois de elas já acomodadas na caixa, eu passo papel filme em toda a caixa, umas 4 ou 5 voltas no total, deixando-a bem vedadinha. E acomodo essa caixa em um local fresco e seco.

O importante é sempre lembrar de vedar bem a embalagem que o chocolate estiver, proteger bem com filme plástico e sempre escolher um local mais fresco e seco possível para guardar os chocolates.

Fazendo assim, não tem erro.

FINALIZANDO

E é isso, espero que de alguma forma esse post tenha tirado dúvidas sobre o assunto e te ajude de alguma forma.

Além disso, você pode me deixar suas dúvidas sobre o universo do chocolate aqui nos comentários ou me mandar por direct lá no Instagram, no @saldanha.joy, talvez eu não consiga responder rapidamente por lá, mas me comprometo em trazer a sua dúvida para ser respondida nesse quadro. Combinado?

Muito obrigada pelo seu carinho de ter lido a esse post até o final, um beijo bem doce pra você e até o próximo post! 

Tags:
Lucre com Chocolate o Ano Todo

Descubra como em apenas alguns minutos você será capaz de encontrar preço certo de venda dos seus produtos e dar adeus aos prejuízos

Quero precificar do jeito certo

Olá, deixe seu comentário para MEUS CHOCOLATES DERRETEM FÁCIL, O QUE ESTOU ERRANDO? | JOY RESPONDE #010

Enviando Comentário Fechar:/

Você está a um passo de Dominar o Chocolate

Dominando o Chocolate é um treinamento que vai te ensinar de forma simples e dinâmica, a dominar o chocolate em 10 dias ou menos.

Quero Saber Mais
  • Para amantes do chocolate

    Pra quem ama o Chocolate e sempre sonhou em produzir chocolates de qualidade em casa, para presentear amigos e parentes, ou apenas por hobby, mas sem interesse de vender.

  • Para empreendedores

    Pra quem quer gerar uma renda extra, abrir o próprio negócio de chocolates ou pra quem já tem um negócio de doces, mas quer enriquecer o seu cardápio com produtos de chocolate com maior qualidade.

  • Para profissionais

    Pra quem deseja se capacitar profissionalmente para trabalhar na área seja em ateliês de doces, chocolaterias, confeitarias, hotéis ou patisseries.

Quero Saber Mais