GERAR RENDA COM CHOCOLATE EM CASA: O QUE VOCÊ PRECISA SABER

Saber produzir doces com chocolates é uma coisa, agora saber produzir e ainda e gerar renda com eles é outra bem diferente.

Quero ter chocolates firmes e com brilho

Nunca mais tenha seu chocolate derretendo e sem brilho

Quero te entregar todos os segredos do chocolate para que você possa produzir sem erros e desperdícios na sua cozinha de casa.

Quero ter chocolates firmes e com brilho

Oi, eu sou a Joy, e nesse post eu vou te contar tudo o que você precisa saber

Para um gerar renda com chocolate em casa.

Saber produzir doces com chocolates é uma coisa, agora saber produzir e ainda e gerar renda com eles é outra bem diferente.

É por isso que nesse post eu vou listar 5 pontos fundamentais para você focar e ter sucesso na sua jornada.

Eu vou te contar quais são esses 5 pontos para que você não apenas produza os seus chocolates, mas transformá-los em lucro no final do mês.

PRIMEIRO PONTO - CONHEÇA OS FUNDAMENTOS DAS RECEITAS

Bom, o primeiro ponto que você precisa focar é em conhecer os fundamentos por trás das técnicas, receitas e ingredientes.

Pode parecer besteira, mas grande parte dos erros na hora de lidar com o chocolate e arrisco até em dizer que na confeitaria em geral, vem de tentativas adaptações das receitas, essas adaptações muitas vezes acabam virando testes e mais testes que acabam comendo o seu dinheiro.

Quantas vezes eu já vi pessoas me pedindo socorro por uma ganache que ficou mole demais, ou dura demais, por terem substituído alguns dos ingredientes.

Eu usei o exemplo da ganache que é um exemplo bem simples, na maioria das vezes que ela está mole, basta colocar mais chocolate que já resolve, mas tudo isso faz com que a gente perca tempo e até mesmo o controle do custo da receita.

E quando a gente está falando em vender, em transformar o chocolate em um negócio, essas coisas acabam pesando muito no custo final, sem que a gente nem perceba. Um erro bobo desses come uma parte do nosso lucro o pior é que a gente fica cego pra isso, a gente simplesmente nem vê.

Isso quando você não perde a receita e acaba tendo prejuízo, precisando refazer ela do zero.

A proporção dos ingredientes da ganache vai variar de acordo com o tipo de chocolate que você vai usar, se branco, ao leite ou meio amargo e também do ponto que você deseja atingir, do objetivo que você precisa atingir.

O que que eu quero dizer com isso?

Que mesmo usando o mesmo chocolate ao leite, se você quer um ponto de ganache de corte você não pode usar a mesma proporção de ingredientes de uma ganache de bico, por exemplo.

A mesma coisa ao substituir ingredientes. É muito fácil pensar em substituir manteiga por margarina em algumas receitas, porque a manteiga é um ingrediente bem mais caro que a margarina. Mas quando a gente não conhece os fundamentos por trás de cada ingrediente, as chances da receita, qualquer que seja, dar errado, são enormes.

E novamente, se o que a gente pretende é ter um negócio de doces, esse tipo de coisa vai se refletir no nosso bolso em forma de perda ou prejuízo.

É por isso que entender os fundamentos por trás da receita é importante. Porque eles são a base de tudo, nos permitem produzir produtos de maior qualidade, criar e adaptar receitas sem erros, eliminando prejuízo, garantindo um produto perfeito pro cliente e aumentando o lucro sem aumentar o custo de marketing.

Porque claro, cliente feliz divulga o seu serviço através de recomendação: o famoso, boca a boca.

SEGUNDO PONTO - O CHOCOLATE É ILIMITADO

O segundo ponto que você precisa focar pra transformar chocolate em renda, é ter consciência de que quando falamos de venda de doces com chocolate, não estamos falando apenas de trufas, bombons e ovos de Páscoa.

A verdade é que ao aprender a lidar com o chocolate somos capazes de criar uma infinidade de doces com ele, desde sobremesas empratadas até verdadeiras esculturas.

Ou seja, podemos aplicar o chocolate em muitos outros doces, como carolinas, brownies, biscoitos, pipocas e até bolos. O que abre pra gente um leque de comercialização muito grande.

É por isso que o chocolate é considerado uma excelente oportunidade de negócio.

E quando enxergamos o tamanho do impacto que saber trabalhar com chocolate tem em nossas produções, estamos preparados para criar um negócio de chocolate sem ficar preso a um único tipo de produto. Chocolate te permite criar doces criativos e lucrativos.

TERCEIRO PONTO - ESCALABILIDADE

O que nos leva ao terceiro ponto: escalabilidade.

O nome parece complicado, mas o conceito é simples: Escalabilidade nada mais é do que a possibilidade que uma empresa tem de crescer.

A gente tá falando sobre gerar renda com chocolate né? Então a ideia é que essa renda se mantenha em crescimento, pro negócio se sustentar e se manter em crescimento.

Quando estamos começando, a verdade é que a gente não precisa ter uma grande rotina de produção. Porque na maioria das vezes a gente não começa com muitos clientes, eles são poucos, por isso no início a gente mantém uma produção bem mais caseira e artesanal, porém ao mesmo tempo, profissional, claro.

Mesmo trabalhando em casa, é possível multiplicar a produção, e reduzir muito o tempo de mão de obra apenas organizando o seu cardápio e a sua rotina de produção. E adivinha onde que isso se reflete? No bolso, claro.

Eu sozinha conseguia produzir em torno de 100 casquinhas em cerca de 6 horas de produção por dia. Talvez pra você isso seja muito, talvez seja pouco, mas o fato é que ter um processo de produção bem desenhado permite produzir muito mais gastando menos tempo, em qualquer situação, até em épocas de pico e correria como a Páscoa.

Ou seja, começar a pensar em produção em escala vai te ajudar a se preparar para altas demandas quando o seu negócio de doces começar a crescer.

As vantagens são muitas e vão desde reduzir o seu custo de operação e custo de mão de obra até facilitar a gestão do seu estoque, evitando dinheiro parado no estoque e aumentando o seu lucro no final de mês.

Porque por menor que seja a produção, a gente sempre tem dinheiro parado no estoque. Leite condensado, ovos, farinha, açúcar. Quanto mais amplo o seu cardápio, maior a variedade de ingredientes que você vai precisar ter na dispensa e isso é dinheiro parado em estoque.

Quanto mais a gente consegue otimizar isso, melhor pro nosso negócio.

O cardápio precisa ser bom, assim como o produto precisa ser bom, claro, mas o ideal é que ele possibilite produção em escala. Por isso o que eu indico é que, se você está começando agora, comece com poucos produtos e de preferência que eles te permitam produção em escala.

O interessante é que o seu cardápio converse entre si, ou seja, você consiga produzir produtos diferentes com os mesmos ingredientes, sem precisar comprar muita coisa extra.

Deixa eu te dar um exemplo: Quem produz brigadeiros, pode ter no cardápio palha italiana e bala de brigadeiro, que os ingredientes são basicamente os mesmos.

Com plano de produção bem feita, você consegue produzir muito mais em menos tempo, o que vai te possibilitar aumentar o tamanho da sua produção conforme aumentam a sua demanda, te permitindo vender muito, mas muito mais. Principalmente em épocas de pico como Natal e Páscoa.

Onde eu quero chegar com isso?

Quero que você veja os seus chocolates com uma visão empreendedora e não apenas de produtora.

Consegue perceber a diferença?

QUARTO PONTO - PRECIFICAÇÃO

Por falar em empreendedorismo com chocolate, de nada adianta você produzir os melhores produtos, ter uma boa gestão de produção se você não faz a precificação dos seus produtos do jeito certo.

Esse é o 4° ponto: O preço certo.

Volta e meia eu tô batendo nessa tecla, mas ela é fundamental.

Precificação não é simplesmente aquela parte que a gente torce o nariz e gosta de empurrar com a barriga, a precificação é o pulmão do seu negócio.

Ela é responsável por trazer o oxigênio na quantidade certa pra que o seu empreendimento consiga respirar e se manter vivo.

E com oxigênio eu quero dizer dinheiro mesmo!

Uma precificação feita de qualquer jeito tem muito potencial de afundar o nosso negócio e ainda deixar a gente com dívidas, no negativo, no cheque especial, no SPC e por aí vai.

Por isso que eu sempre bato nessa tecla, tô sempre falando pra você não se basear no preço da concorrência e nem ficar baixando preço porque o cliente quer mais barato.

O cliente sempre quer mais barato. Se você entra nesse ciclo de baixar preço, nunca mais sai disso.

Se o público ta achando o seu produto caro, você ta errando o seu público-alvo. O seu produto precisa estar alinhado com o que o cliente deseja.

O preço do seu produto não é definido pelo seu cliente. É definido pelos seus custos, pela sua mão de obra, pelas suas necessidades, e esse preço precisa se adequar a sua estratégia de vendas.

Isso é super necessário para que você tenha lucro, gere caixa e possa reinvestir pra aumentar a sua capacidade de ter mais clientes, mas muito clientes com segurança que isso vai trazer lucro.

Porque ter muitos clientes, com um preço mal calculado, a médio longo prazo isso pode ser a sentença de morte do seu negócio.

Ao invés de escalar, que é o objetivo, ele afunda.

QUINTO PONTO - VENDAS

O que nos leva ao 5 ponto,

O ponto mais importante, as vendas!

Não é novidade que pra vender nossos doces é preciso organização e planejamento, até já mencionei isso durante o post.

Também não adianta vender sem estar com seu processo de produção bem otimizado, porque se suas vendas aumentarem muito você acaba não dando conta de produzir, acaba atrasando entrega, perdendo cliente, como já aconteceu comigo, antes de eu entender a importância de ter essa organização.

O pior é que essa falta de organização além de fazer perder dinheiro, deixa a gente frustrada, desmotivada e aí é um triz de querer abandonar o barco.

Você já passou por isso também? Conta pra mim nos comentários.

Como eu já comentei também, não dá pra vender sem ter um preço bem definido, senão o que acontece é que a gente se mata de trabalhar e não vê a cor do dinheiro no final do mês.

E aí eu te pergunto, se mesmo cuidando disso tudo que eu falei, se estiver tudo certo, planejado, e mesmo assim não tiver vendas? Não aparecer cliente querendo comprar?

Eu não disse que esse último ponto era importante?

Pra gente vender a gente precisa de público.

Quanto maior o seu público, maior serão suas vendas.

Parece lógico e simples, mas quando estamos começando a gente se frustra porque cria uma expectativa muito alta, que não bate com nossas vendas.

A gente tem um monte de amigos e conhecidos e pensa "oh vou vender um monte", e quando vê, vendemos muito no início, mas daí as vendas começam a cair porque é normal, o povo compra no início porque é novidade, depois para.

Daí bate aquele desespero. A gente pensa que o problema ta na gente e cria uma variação enorme de cardápio, e passa a ficar sempre criando coisa nova pra tentar pra vender mais pra aquele mesmo público. Não é não? Conta pra mim se isso acontece com você.

Aí a gente até vende, mas acaba atrapalhando a nossa gestão de produção. A gente ta sempre gastando dinheiro com teste de receita nova, quebrando a cabeça pra precificar mais produto até que deixa de fazer isso e decide calcular de cabeça porque afinal de contas isso nem tá dando resultado mesmo...

E isso vira um ciclo sem fim.

Você cria um produto que vende, aí pensa “agora vai” e as vendas caem de novo e assim por diante...

Por que que isso acontece? Porque a gente foca no produto e o erro não tá nele, tá no público.

Pra você vender mais, precisa atrair mais pessoas pra comprar.

Não quer dizer que criar produto novo não venda, mas isso atrapalha o crescimento.

O que realmente ajuda é manter o cardápio enxuto e atrair mais público.

Antigamente a gente fazia isso com folders, cartões de visita, anúncios nos mercadinhos e salões de beleza, propaganda boca a boca e por aí vai...

Eu até acredito que esse formato funcione até hoje, mas hoje em dia existe um jeito mais rápido de aumentar o nosso público.

Pra chamar a atenção do cliente a gente precisa estar onde o cliente está, e hoje em dia, onde é que tá todo mundo? Com a cara na internet, literalmente!

Criando o conteúdo certo na internet, você consegue atrair o seu público-alvo, que é aquele público com mais potencial de comprar de você, e atraindo ele consequentemente você aumenta as vendas.

MAS COMO USAR A INTERNET?

E daí a cabeça fervilha com perguntas do tipo:

Que conteúdo criar?

Como alcançar esse público?

Como criar um preço estratégico pros meus produtos?

Depois desse post é possível que eu tenha gerado muitas outras dúvidas na sua cabeça, mas se eu for falar de cada detalhe aqui o post vai ficar imenso, e é por isso que eu tô ampliando mais o conteúdo do blog a partir de agora.

Desde o meio do ano, principalmente depois da Páscoa e da pandemia, venho querendo fazer isso e trazer não apenas assuntos relacionados a manipulação do chocolate, mas também um conteúdo pra ajudar a transformar o chocolate em renda, mesmo trabalhando em casa.

Então a partir desse ano o foco desse blog vai ser te ajudar a gerar renda com chocolate em casa, eu e a minha equipe estamos preparando muita coisa pra você empreender e lucrar muito com chocolate em 2021.

Pra você não perder nada, eu te convido a fazer parte do meu canal do Telegram, volta e meia eu vou estar por lá, trazendo dicas e sacadas e te notificando a cada novo conteúdo.

Essas foram as dicas que eu to te trazendo hoje pra gerar renda com chocolate de casa.

Eu espero que você tenha gostado, muito obrigada pelo seu carinho de ler esse post até o final, um beijo bem doce pra você e até o próximo!

Tags: DICAS PRECIFICAÇÃO VENDAS RENDA PRODUÇÃO ORGANIZAÇÃO

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