FIZ UMA CASQUINHA DE PÁSCOA COM CHOCOLATE UNIQUE AMAZÔNIA - REVIEW #004

Fiz e provei uma casquinha de Ovo de Páscoa com Chocolate Amargo Unique Amazônia 70% Cacau da Harald.

Lucre com Chocolate o Ano Todo

Conheça a melhor maneira de trabalhar com chocolate e gerar uma renda extra

Quero gerar renda extra com Chocolate!

Hoje nós vamos experimentar e avaliar um chocolate Harald da linha Unique. 

O Amazônia 70% cacau. 

Se você já acompanha o canal, sabe que eu tô trazendo aqui uma série de vídeos tipo review pra gente avaliar os chocolates que a gente pode trabalhar e ver as diferenças entre as marcas, como que elas se comportam no derretimento, na pré-cristalização, depois de já cristalizado, na hora do desenforme pra saber se é fácil o manuseio, se não é e claro falar um pouco do sabor também, se o chocolate é saboroso, se tem sabor de gordura, essas coisas.

Esses vídeos são pra dividir com você a minha opinião, o que eu Joy, acho de trabalhar com cada uma dessas marcas.

Eu sempre sinto uma grande necessidade de começar esse tipo de vídeo deixando bem claro aqui que eu não estou fazendo qualquer tipo de propaganda, a ideia aqui é somente dividir essa experiência, mostrar todo o processo de trabalhar com esses chocolates de diferentes marcas e dividir contigo minha opinião de forma clara e transparente, contando que eu realmente achei, apontando tanto os pontos positivos quanto os negativos. Ou seja, não tô fazendo publi aqui.  

E já fiz vídeos aqui falando chocolate Genuíne meio amargo, da Cobertura Confeiteiro, da harald e também do chocolate Garoto ao leite, que a propósito foi o primeiro chocolate que eu usei na vida. 

Se você ainda não viu nenhum deles e quer ver, eu vou deixar na descrição do vídeo o link com essa playlist pra você assistir depois, eu recomendo até pra comparar com o chocolate que nós vamos usar hoje aqui. 

Bom, então deixa eu te contar como é que vai ser esse vídeo, eu vou primeiro te falar um pouco sobre ele, os ingredientes dele, alguns pontos importantes que a gente observa na própria embalagem, depois nós vamos derreter ele, pra ver como que ele se comporta no derretimento, eu vou temperar e nós vamos moldar uma casquinha de ovo de Páscoa só pra gene ver como é a cristalização dele depois de temperado e claro eu vou provar também, porque eu não sou boba nem nada.

Durante tudo isso eu vou te contando quais são as minhas impressões, se é fácil de trabalhar, sem tem algum ponto negativo e depois de provar eu divido com você a minha opinião sobre o sabor também 

No final disso tudo eu vou dar uma nota de 1 a 10, e contar se eu recomendo e em que que casos eu recomendo. 

Bora lá então? 

Antes de tudo, um lembrete: 

Apesar de eu utilizar chocolate nesse vídeo, de avaliar  derretimento, inclusive nós vamos fazer uma casquinha pra você ver como esse chocolate se comporta ao derretimento, pré cristalização e cristalização final, apesar disso tudo esse não é um vídeo de receitas ou técnicas, e é por isso que nesse vídeo eu não vou ensinar nenhuma técnica de derretimento ou de temperagem. Primeiro porque eu já ensino isso aqui no canal e também porque isso deixaria o vídeo ainda mais longo. 

O propósito desse vídeo aqui é apenas expor minha opinião sobre o Chocolate Unique Amazônia que é o chocolate escolhido para o vídeo de hoje. Certo? 

Bom, vamos começar falando sobre ele ser um chocolate diferenciado, especial. 

E não somente esse, mas toda a linha Unique, porque essa é uma linha de chocolate de origem da Harald. 

Joy o que é chocolate de Origem? 

Chocolate de origem é um chocolate feito exclusivamente com cacau de uma determinada região.  

Assim como acontece com as uvas e o vinho, no cacau as características de altitude, exposição solar, composição mineral do solo (entre tantas outras coisas) são diferentes de região para região e interferem no sabor do chocolate produzido. Porque o cacau, assim como a uva, absorve as propriedades da região em que cresce. 

A gente chama isso de Terroir. 

Então é um chocolate fino, especial, feito com todo um cuidado pensando na experiência de sabor que esse chocolate vai nos proporcionar. 

Se você quiser que eu fale mais sobre chocolate de origem, deixa aqui embaixo nos comentários que eu providencio pra você, é um assunto bem legal e eu adoraria trazer aqui no canal. 

Vou começar falando do preço, é um chocolate especial, feito apenas com manteiga de cacau então é um produto mais caro sim. Esse pacote de 1kg eu paguei 70 reais aqui em Porto Alegre, É mais do que o dobro do que os chocolates mais comuns como Nestlé, Garoto e Sicao, por exemplo, que são 3 marcas que uso bastante também. 

Vamos dar uma olhadinha na embalagem do Harald Unique Amazonia, ver quais as informações que a gente consegue obter antes de abrir o pacote? 

Vem comigo! 

Aqui na embalagem a gente pode ver que é um chocolate feito somente com cacau da região transamazônica e baixo xingu, é um chocolate 70% cacau, ou seja, considerando desse 1 kg, 700 gramas é de massa de cacau. Ou outros 300 gramas são os demais ingredientes. Por falar em outros ingredientes, um deles é a manteiga de cacau e aqui a gente pode ver que 100% da gordura que ele utiliza é manteiga de cacau mesmo.

Nada de gordura vegetal aqui.  

O que faz esse chocolate ter uma qualidade bem superior aos que nós experimentamos aqui nos outros reviews, porque todos eles tinham outro tipo de gordura além da manteiga de cacau. Esses chocolates que têm uma faixa de preço mais baixa, por volta dos 30 reais, como o Nestlé, Sicao, garoto e Genuine, eles têm uma gordura vegetal compatível com a manteiga de cacau que é pra tornar o produto mais barato.

Aqui no rótulo eles falam um pouco sobre ele ser um chocolate de origem, falam sobre o terroir que eu comentei e aqui na lateral da embalagem a gente pode ver os ingredientes que ele leva na composição. 

Massa de cacau, açúcar, manteiga de cacau, e emulsificante INS 322 que é a lecitina de soja. 

Aqui temos também a curva de temperatura dele pra fazer a temperagem.

A temperatura de derretimento que eles indicam é próximo aos 50 graus, eu sempre gosto de recomendar entre 45 e 50 porque o chocolate cristaliza melhor, ganha mais estabilidade e mais brilho inclusive. 

Deixa-me da ruma olhadinha na fabricação, 21 de agosto de 2019, e validade 21 de agosto de 2021. Dois anos de validade. O dobro dos chocolates comuns que a gente vê por aí. Essa embalagem de papelão também ajuda a proteger bem mais do que as embalagens que a gente costuma encontrar. E é linda né?  

Bom, na embalagem as informações que a gente tem são essas, e são boas informações. 

A gente sabe de onde vem o cacau utilizado, a única gordura utilizada é a manteiga de cacau, as informações sobre temperatura são ótimas e é um chocolate especial feito somente com 4 ingredientes sem aquele monte de ingrediente que a gente encontra nos chocolates mais comuns que a gente chama de Nobre, mas que na verdade não merecem esse título. 

Se fosse pra dar o título de nobre, eu daria somente para esse tipo de chocolate aqui, feito com poucos ingredientes e sem outro tipo de gordura além da manteiga de cacau. 

Aqui, só com essas informações já sei que o que a gente vai encontrar ao abrir a embalagem é coisa boa. 

Agora vamos abrir a embalagem, eu sempre gosto de abrir com cuidado porque se não vou usar toda a barra posso guardar dentro dela pra proteger melhor. 

O aroma já sobe, e que aroma gostoso... Caramba tinha que ter cheiro no vídeo pra você sentir isso, é uma delícia. 

Ele vem assim, em callets, e a dificuldade maior aqui é se segurar pra não roubar umas gotinhas dessas pra provar, porque olha, dá vontade... 

Vou colocar meu chocolate pra derreter em banho maria, como ele é amargo ele tende a demorar um pouco mais do que chocolate ao leite ou branco, mas antes dos 40 graus ele já está completamente derretido. 

Eu sempre gosto de falar isso, acho muito importante pra falar sobre como o termômetro é essencial.

Aqui, como ele está derretido parece que já dá pra fazer a temperagem, sem problemas, afinal tá bem fluído, bem derretido. Só que não, chegar nas temperaturas certas é super importante pra garantir uma temperagem perfeita. 

Olha o brilho que ele tem, aqui a gente já percebe um brilho muito maior do que os outros chocolates quando derretidos. Isso não é por ele ser 70% não, isso se deve ao fato dele usar somente manteiga de cacau como gordura. É dela esse brilho todo. Se a pré cristalização for perfeita, esse brilho vai se manifestar depois, com o chocolate cristalizado. É lindo né?  

Com ele já derretido na temperatura correta, eu vou resfriar ele em banho maria frio e ver como ele reage. Eu tô usando derretimento em banho maria e temperagem no banho maria frio porque é o mesmo método que eu usei nos outros chocolates que já fiz review e isso facilita pra gente comparar um com o outro, só por isso. 

Vou sempre movimentando ele pra ele resfriar uniformemente e aqui eu já percebo como está bem fluído, muito mais fluído do que os outros que eu já fiz review aqui.

Se você não assistiu os outros vídeos de review e quiser dar uma espiadinha pra comparar eles, eu deixei o link da playlist na descrição do vídeo. Vale muito a pena. 

Olha como ele é lindo, brilhoso, bem fluído.

O chocolate mais fluído assim é ideal pra fazer aqueles bombons com a casquinha bem fininha, são bons também pra fazer bombons em moldes com bastante desenho, bastante relevo porque ele fluído assim entra com mais facilidade nos cantinhos e diminui bastante as chances de formar bolhas de ar. 

Bom, agora que o Unique Amazônia está temperadinho, que a pré cristalização já foi feita eu vou colocar nesses moldes de barrinha para testar, bora ver. 

Eu vou demonstrar fazendo uma casquinha de ovo de páscoa mesmo, simples, nessas forminhas de 3 partes, de pvc com silicone. 

É só aplicar o chocolate, bater pra tirar o ar, encaixar o silicone e a outra parte e levar a geladeira pra ver se solta com facilidade 

É na geladeira. Nunca freezer viu? Chocolate no freezer absorve umidade, sua no desenforme, então nunca freezer, sempre geladeira mesmo. Aqui ela e se soltou completamente. A minha casquinha ficou 16 minutos e já se soltou completamente.

Bora desenformar, e ver como que fica, brilhozinho vai? 

Olha que coisa mais linda mais cheia de graça.

Me diz se tem como não se apaixonar? 

As pessoas sempre me perguntam como ter um chocolate com brilho maior igual a gente vê na internet? 

A grande maioria das fotos que você vê com esse brilho, é um chocolate desses que tem apenas manteiga de cacau. É a manteiga de cacau que é a responsável por esse brilho todo.

A qualidade é, realmente superior e a gente não consegue obter esse mesmo brilho trabalhando com um chocolate que leva outro tipo de gordura junto com a manteiga de cacau. 

Não estou dizendo que esses chocolates não são chocolates, são. Se tem mais que 25% de sólidos de cacau, é chocolate sim. Mas que não tem a mesma qualidade não tem, a gente consegue perceber só de olhar porque o brilho entrega isso. 

Agora bora pra melhor hora que é a hora de experimentar o sabor... 

Ahh, eu queria que você pudesse provar comigo. Eu não consigo descrever o quanto é gostoso. Faltam palavras. 

É um sabor intenso de cacau, frutado, aromático, ele dissolve na boca com uma leveza impressionante, não deixa sabor residual nenhum, tem gostinho de quero mais. Fantástico é pouco pra ele. 

O Unique Amazônia é o meu chocolate preferido pra trabalhar por todos esses motivos, a facilidade de trabalho e o sabor que é superior mesmo. 

Você já usou esse chocolate? Concorda comigo que o sabor dele é superior aos chocolates que eu citei? Conta pra mim nos comentários. 

Bom, agora chegou a hora do veredito... 

Passou no teste ou não? 

O que você acha? 

Nossa, claro! Gabaritou!  

É o tal de 10 de 10! 

Primeiro, porque derreteu com muita facilidade, sem nada de grumos, perfeitinho, lindo com brilho... 

Segundo, reagiu super bem à temperagem, resfriou com facilidade e continuou homogêneo e sem grumos e com uma fluidez ótima para trabalhar com bombons com casquinhas finas e chocolates banhados ou forminhas com relevos. 

E o sabor, delicioso, não tenho nem como descrever, sabor intenso de cacau, frutado, delicioso, cheio de aroma... aveludado... Um prato cheio para qualquer verdadeiro apreciador de chocolate. 

Veredito:  

Excelente. 10 de 10 mesmo. Super recomendo.  

A única desvantagem é o preço, que é realmente mais caro do que a gente tá acostumado. 

Mas pro pessoal que trabalha com chocolate belga, acaba sendo até mais em conta então bora rever os conceitos aí porque o Unique não deve em nada pra esses importados aí não.

Eu pessoalmente acho muito mais saboroso inclusive. E além de tudo a gente valoriza o nosso cacau, a nossa terra. Só tem ponto positivo. 

Lembrando que isso não é publi viu? É minha opinião real mesmo. Eu sou fã, sou mesmo, quando é bom a gente tem que falar. 

Faltou eu dizer em que casos eu recomendo, bom, não é um chocolate pra vender assim de qualquer jeito. É um chocolate especial pra uma ocasião especial então eu recomendo para chocolates finos, bombons presenteáveis, bombos finos para casamentos, formaturas e festas de debutantes, pra uma linha mais gourmet na páscoa... produtos que você quer valorizar mesmo. 

Ah, o Brownie com esse chocolate fica uma coisa de louco, se você tiver oportunidade de testar, testa porque vale a pena, depois vem me contar o que achou, combinado? 

Então é isso eu espero que você tenha gostado, se você já provou esse chocolate ou outro da linha Unique, me conta nos comentários o que você achou e se você quiser que eu faça um review de alguma marca de chocolate em especial, deixa nos comentários também que eu providencio pra você. 

Vamos ficando por aqui, se você gostou não vai embora sem deixar seu like que ele me ajuda demais e me deixa tri feliz. 

Muito obrigada pelo seu carinho de assistir esse vídeo até o final um beijo bem doce pra você e até o próximo vídeo!

Tags:
Lucre com Chocolate o Ano Todo

Descubra como em apenas alguns minutos você será capaz de encontrar preço certo de venda dos seus produtos e dar adeus aos prejuízos

Quero precificar do jeito certo

Olá, deixe seu comentário para MEUS CHOCOLATES DERRETEM FÁCIL, O QUE ESTOU ERRANDO? | JOY RESPONDE #010

Enviando Comentário Fechar:/

Você está a um passo de Dominar o Chocolate

Dominando o Chocolate é um treinamento que vai te ensinar de forma simples e dinâmica, a dominar o chocolate em 10 dias ou menos.

Quero Saber Mais
  • Para amantes do chocolate

    Pra quem ama o Chocolate e sempre sonhou em produzir chocolates de qualidade em casa, para presentear amigos e parentes, ou apenas por hobby, mas sem interesse de vender.

  • Para empreendedores

    Pra quem quer gerar uma renda extra, abrir o próprio negócio de chocolates ou pra quem já tem um negócio de doces, mas quer enriquecer o seu cardápio com produtos de chocolate com maior qualidade.

  • Para profissionais

    Pra quem deseja se capacitar profissionalmente para trabalhar na área seja em ateliês de doces, chocolaterias, confeitarias, hotéis ou patisseries.

Quero Saber Mais