EU CHOCOLATE FICOU SUADO, COMO RESOLVER?

E hoje a gente vai falar de chocolate suado, você já passou por isso?

Lucre com Chocolate o Ano Todo

Conheça a melhor maneira de trabalhar com chocolate e gerar uma renda extra

Quero gerar renda extra com Chocolate!

Eu já fiz um vídeo no canal sobre esse assunto, aliás, foi um dos primeiros vídeos do canal, e lá eu falo o porquê que o chocolate sua e como evitar esse problema.

Depois daquele vídeo eu recebi, e ainda recebo, muitas mensagens nos comentários do próprio vídeo me perguntando como resolver esse problema depois que ele já aconteceu, porque como eu disse, lá eu falo porque isso acontece e como evitar, mas não chego a falar o que fazer depois que o problema já aconteceu.

E é exatamente sobre isso que vamos falar hoje, pra ajudar com esse assunto.

O que fazer com o chocolate que suou? Tem como resolver isso?

RESPOSTA RAPIDA

E como em todo vídeo do Joy Responde, já vou dar uma resposta na lata aqui pra você.

O ideal é evitar que isso aconteça, é aprender a evitar mesmo porque esse chocolate entrou em contato com a umidade e vai sofrer sugar bloom.

O Sugar Bloom é uma formação granulada que surge no chocolate, são manchas esbranquiçadas, como pequenos cristaizinhos mesmo, tipo açúcar. Quando isso ocorre deixa uma textura áspera na superfície da barra.  

E isso ocorre quando o chocolate entra em contato com o a umidade que pode ser do ar, da geladeira, do suor, de vapor do banho maria, de respingos de água que caíram no chocolate ou da gente usar algum utensilio molhado para mexer no nele. 

Essa água faz o açúcar presente no chocolate derreter e quando ele cristaliza novamente forma cristais cada vez maiores isso causa manchas no chocolate e deixa ele esfarelado.

É por isso que chocolates têm embalagens tão bem vedadas e é por isso que a gente precisa ter tanto cuidado ao armazenar ele para proteger da umidade.

RELEMBRANDO O PORQUÊ DE ELE SUAR

Quando o chocolate fica tempo demais na geladeira e nós vamos desenformar ele em temperatura ambiente, ocorre uma mudança brusca de temperatura e a umidade do ar condensa na superfície dele fazendo o chocolate suar. Se o clima está úmido então, isso se agrava.

Porque esse suor, nada mais é do que umidade, e o chocolate não reage bem a ela, então isso certamente irá provocar o sugar Bloom, cerca de 24 a 48 horas depois que a umidade entrou em contato com o chocolate, a superfície do chocolate, que é a região que foi afetada pelo suor vai começar a esbranquiçar, por conta dessa reação, e isso é o famoso sugar bloom.

E o Sugar Bloom é o açúcar da composição que vai para a superfície do chocolate 

Então eu lamento te dizer isso, mas, isso complica para comercializar. 

Se a sua ideia é vender, eu preciso te dizer que eu não recomendo.  

Ah Joy, mas eu vou perder o meu trabalho, então? 

Bom, o que eu posso te dizer é que eu não recomendo que você venda, mas sabendo que você tem 24 horas para as manchas começarem a aparecer, essa é uma decisão sua, porque próprio para o consumo ele está. Não estragou nem nada disso, não vai fazer mal algum para quem for consumir.  

Apenas não está com uma aparência agradável e isso pode fazer o cliente não te considerar um bom profissional, e eu acredito que você não gostaria disso. Certo? 

Mas você sabe que gosto de trazer os porquês e sempre trago alguma forma de contornar a situação, então fica comigo até o final do vídeo se quiser saber mais sobre o que é possível fazer para remediar essa situação crítica.

“É SÓ SECAR COM UM PANO OU PAPEL TOALHA” 

Durante todo esse tempo trabalhando com chocolate eu já ví algumas soluções meio duvidosas para esse problema de chocolate suado, como por exemplo:

“Ah, basta secar com papel toalha que resolve”  

“Deixa descansar de um dia para o outro que seca” 

Será que resolve mesmo? 

Bom, secar com papel toalha foi a minha primeira reação quando eu me deparei com esse problema lá em mil novecentos e lá vá bolinhas e eu posso te garantir que isso não ajuda. O bombom, ou o chocolate, qualquer que seja o formato, fica com uma aparência melecada depois que passamos papel toalha, dependendo da qualidade do papel pode até mesmo grudar e soltar pedaços de papel, é bem chato mesmo. 

O chocolate fica com aparência fosca, perde todo o brilho e fica com marcas do papel na superfície. Ou seja, perde as características que um bom chocolate deveria ter, que é um brilho acentuado e a textura uniforme.

“É SÓ DEIXAR QUIETO ATÉ O SUOR SECAR” 

Outra forma que dizem resolver o problema do chocolate suado é apenas esperando o suor do chocolate secar completamente, bem quietinho. 

Só que deixar secar também não funciona porque a água do suor acaba melando a superfície do chocolate, por conta do açúcar que ele contém, então quando o chocolate suado seca, a superfície dele fica com aspecto melado, pegajoso e desagradável.

ALGUMAS FORMAS DE CONTORNAR 

Mas trago hoje, pra você duas formas de contornar esse problema. 

A primeira é usando pó para decoração perolado ou metalizado, desses que nós usamos na confeitaria para colorir bolos e doces.   

Com o chocolate suado, ele fica melecado, certo? 

Então, olha que legal, se ele está melecado o pó para decoração vai aderir muito mais facilmente. 

E um dos problemas de quem tenta fazer bombons perolados ou metalizados é o pó não aderir direito, soltar nas mãos e tal. Mas fazendo assim ele não solta, ou seja 

Nesse caso nós transformamos o problema em solução. 

O problema, que no caso é o chocolate suado, foi a solução para o pó perolado aderir melhor e deixar o bombom perolado ou metalizado, com um acabamento perfeito! 

E como a gente aplica Joy? 

É só passar o pó puro mesmo, sem diluir nem nada, com um pincel macio no bombom. Eu gosto de usar pincel de blush, (comprado só pra essa finalidade, claro), e é só passar suavemente, praticamente como se estivesse maquiando o bombom. Bem simples mesmo. 

Fica lindo e fica vendável. 

Já a outra forma de remediar esse problema do chocolate suado.

É escondendo suas imperfeições com aplicação de texturas, que podem ser aplicações de chocolate ou colando confeitos também, como no ovo de páscoa dragée, que foi sucesso na Páscoa do ano passado. 

Essas texturas são um ótimo recurso porque ajudam a esconder imperfeições do chocolate como manchas de digitais por exemplo. 

Dessa forma nós criamos um produto mais rústico, ele vai ficar lindo e perder a aparência feia que estava antes. 

Essas técnicas de texturas podem salvar cascas de ovos de Páscoa por exemplo, porém, é preciso saber que nem todos os produtos vão ficar bons, porque se o Sugar Bloom já tiver ocorrido, daí é caso perdido mesmo, é melhor comer ou se for uma casquinha sem recheio, reaproveitar o chocolate para outras receitas.  

Porque o Sugar Bloom, ele é o açúcar que sobe pra superfície do chocolate então isso vai deixar o chocolate com um aspecto arenoso, mesmo que o chocolate fique bonito por fora, por dentro ele ainda estará com aquele aspecto então, sinceramente, eu não gostaria de comprar um produto assim.  

Imagina a situação, o produto está lindo por fora, você abre e, surpresa! 

O chocolate está todo esbranquiçado, todo esfarelento, arenoso...  

Certamente eu pensaria em pedir meu dinheiro de volta, você não? 

Então, minha mãe sempre me dizia, desde pequena, que nós não podemos fazer aos outros o que não gostaríamos que fizessem conosco.  

E eu acho que aqui, essa frase cabe perfeitamente, concorda comigo?  

É preciso ter ética e bom senso sempre. 

Porém, em muitos casos essas dicas podem salvar sim, se forem usadas antes do bloom e para produtos que sejam consumidos em no máximo 48 horas. Que é o tempo do sugar bloom aparecer. 

Mas vale lembrar que essas soluções são o típico tapar o sol com a peneira.  

Até pode aliviar a situação na hora, mas não são soluções ideais ou definitivas, e só devem ser usadas em caso de emergência, porque não garantem que o problema foi resolvido. Na verdade, apenas esconde ele. 

Por isso, é importante saber dominar o chocolate para evitar esses problemas e não ter perdas e dores de cabeças desnecessárias. 

FINALIZANDO

Lembrando que já estão abertas as vagas para o meu treinamento Dominando o Chocolate, um treinamento que vai te ensinar a dominar o chocolate em 10 dias ou menos. 

Essa é a primeira turma de 2019 e eu estou super feliz. 

Se você é uma das pessoas fez a sua pré-matrícula antecipada, corre no seu e-mail porque hoje eu enviei pra você um link de inscrição na turma por lá. 

E se você gostou desse vídeo, não deixe de me mandar as suas dúvidas, são elas que me ajudam a manter o quadro Joy Responde ativo e com suas dúvidas podemos resolver as dúvidas de outras pessoas também. 

Resumo da ópera, chocolate suado vai sofrer sugar bloom que são aquelas manchas que deixam ele esfarelado. E isso acontece de 24 a 48 horas depois do chocolate entrar em contato com umidade. Então eu não recomendo para a venda. 

Porém, apresentei 2 soluções aqui pra você, uma é o pó para decoração, perolado ou metalizado e a outra é aplicar texturas na casquinha do chocolate, que pode ser apenas aplicando chocolate temperado com uma esponjinha ou pincel, ou colando confeitos como no ovo dragée. 

Nem sempre isso pode ser feito porque isso não vai evitar o sugar bloom de aparecer então, você tem no máximo 48 horas para que esse chocolate seja consumido se você não quiser que os defeitos sejam percebidos por ninguém. 

E se já está com bloom, daí é causa perdida mesmo, não tem o que fazer, infelizmente.

Eu espero que esse vídeo tenha te ajudado de alguma forma, e se ajudou não esquece de deixar seu like que me deixa tão feliz, porque isso me ajuda demais e é assim que eu sei que tô no caminho certo para sempre evoluir e trazer o melhor conteúdo sobre o mundo do chocolate para você.  

Meu muito obrigada pelo seu carinho de ter assistido esse vídeo até o final, um beijo bem doce pra você e até o próximo vídeo. 

Tags:
Lucre com Chocolate o Ano Todo

Descubra como em apenas alguns minutos você será capaz de encontrar preço certo de venda dos seus produtos e dar adeus aos prejuízos

Quero precificar do jeito certo

Olá, deixe seu comentário para A PÁSCOA ACABOU?

Enviando Comentário Fechar:/

Você está a um passo de Dominar o Chocolate

Dominando o Chocolate é um treinamento que vai te ensinar de forma simples e dinâmica, a dominar o chocolate em 10 dias ou menos.

Quero Saber Mais
  • Para amantes do chocolate

    Pra quem ama o Chocolate e sempre sonhou em produzir chocolates de qualidade em casa, para presentear amigos e parentes, ou apenas por hobby, mas sem interesse de vender.

  • Para empreendedores

    Pra quem quer gerar uma renda extra, abrir o próprio negócio de chocolates ou pra quem já tem um negócio de doces, mas quer enriquecer o seu cardápio com produtos de chocolate com maior qualidade.

  • Para profissionais

    Pra quem deseja se capacitar profissionalmente para trabalhar na área seja em ateliês de doces, chocolaterias, confeitarias, hotéis ou patisseries.

Quero Saber Mais