DÁ PRA TRABALHAR COM CHOCOLATE SEM AMBIENTE CLIMATIZADO?

Vamos falar de ar condicionado hoje? 

Lucre com Chocolate o Ano Todo

Conheça a melhor maneira de trabalhar com chocolate e gerar uma renda extra

Quero gerar renda extra com Chocolate!

Eu tenho observado que essa é uma questão que muitas pessoas tem dúvidas, afinal, dá ou não dá pra trabalhar com chocolate sem ambiente climatizado?

Antes de começar, eu quero avisar pra quem estava esperando abrir as vagas para primeira turma do ano do meu treinamento online Dominando o Chocolate vai estar disponível na próxima segunda feira, então se é uma dessas pessoas ou se nem sabia desse treinamento mas ficou interessado, tem um link na descrição desse post pra você fazer a sua pré-matrícula. É o primeiro link abaixo, bem facinho de achar.

Se você não conhece o meu treinamento Dominando o Chocolate, na página de pré-matrícula tem um post curto que te explica o que é e como ele pode te ajudar a dominar o chocolate.

FAZER MINHA PRÉ-MATRÍCULA

Bora falar do ar condicionado então?

SEPARANDO AS COISAS 

Antes de mais nada, pra podermos entender bem as coisas, precisamos esclarecer o que é trabalhar com chocolate em ambiente climatizado.

Por exemplo, quando se fala em trabalhar com chocolate em ambiente climatizado a ideia é que o local de trabalho, ou seja, sua cozinha, seu atelier, sua produção, seja climatizada com ar condicionado regulado a uma temperatura de 20, 21 graus para que você produza os seus chocolates com maior eficiência e conforto. Mas também que você tenha um espaço para armazenar esses chocolates em ambiente climatizado. Pode ser a própria cozinha de produção ou alguma outra peça da sua casa com ar condicionado, como uma sala ou quarto por exemplo, porque não vai adiantar muito se você fizer o chocolate em ambiente climatizado e, na hora de armazenar, deixá-lo exposto ao calor.  

Se ele ficar exposto a temperaturas mais altas do que 34 graus, ele não vai resistir e vai deformar porque essa é a temperatura de fusão dele. É a temperatura que os cristais começam a se desfazer e ele inicia o processo de derretimento. O branco, é ainda mais frágil, ele inicia esse processo já aos 33 graus. 

Isso significa que não dá pra trabalhar com chocolate sem ar condicionado? 

Sim, é possível trabalhar sem ter o ambiente de trabalho climatizado, bastando ter alguns cuidados. 

TENHO AR CONDICIONADO NO QUARTO 

Se você tem em casa algum ambiente com ar condicionado, seja quarto ou sala, você já tem um recurso ótimo que é um local para armazenar os seus chocolates sem risco de comprometer ele.

Agora se na sua casa não tem nenhuma peça com ar condicionado, e sua região é muito quente e está ultrapassando os 32 33° graus, que é a temperatura que eu considero o limite do limite para que a gente consiga trabalhar, aí as coisas mudam de figura. 

Isso porque a primeira parte do processo, que é temperar e levar a forminha pra geladeira, apesar de ser mais difícil com uma temperatura mais alta ainda é possível, com certa “sofrência”, sim, mas é possível. Só que já ao desenformar, você vai precisar armazenar o chocolate imediatamente em um local com uma temperatura abaixo de 32 ou 33°, porque senão não tem jeito, o chocolate vai sofrer. Pra você ter uma ideia, se o chocolate atingir os 33 graus os cristais que dão a estrutura firme ao chocolate vão se desprender e se soltar, ou seja, o chocolate vai perder a temperagem e todo o seu trabalho será perdido. 
Isso quer dizer que não dá sem ar então? 

Dá, mas é muito mais complicado, a gente precisa ter jogo de cintura pra contornar essa situação.  

NÃO TENHO AR CONDICIONADO EM NENHUM LUGAR DA CASA 

Se você não tem ar condicionado em nenhuma peça da sua casa, mas precisa produzir os seus chocolates e mora em uma região onde a temperatura é acima de 32°, você tem duas opções para trabalhar nessa situação extrema. 

A primeira, que é a que eu prefiro e acho mais segura, que é trabalhar de madrugada, quando a temperatura cai e o calor dá uma trégua, as vezes fica até abaixo dos 30 graus e daí a gente fica super feliz. Mas estando abaixo dos 33, 32 já dá pra trabalhar. 

A gente aproveita esse momento para fazer os nossos chocolates e já vai guardando-as pra proteger do calor, que vai acabar voltando. 

Então outro cuidado que vai precisar é ter uma caixa de isopor, e enquanto você produz os chocolates já deixa na caixa algumas bolsas de gelo, e depois, na hora de armazenar elas estarão bem fresquinhas. 

Só não pode esquecer de tirar o gelo de dentro e secar bem. Chocolate não gosta de umidade, então a caixa precisa estar bem sequinha. Estando geladinha e sequinha é só colocar os chocolates dentro de caixas de isopor.  

Se tiver que empilhar faça uma camada de papel manteiga e papelão, para que um chocolate não machuque o outro, porque se você empilhar direto acaba marcando e manchando o chocolate.  

Pra bombons essa sobreposição não é boa, porque acaba machucando a superfície, mas se não tiver outra opção de armazenamento essa acaba sendo a única saída. 

A outra opção pra trabalhar com chocolate sem ar condicionado é produzir o seu chocolate no calor mesmo, tudo normalmente, temperar, colocar no molde, rechear se for o caso e levar para a geladeira para cristalizar. 

Porém nesse caso não podemos tirar ele da geladeira de forma alguma até chegar uma hora mais fresca para desenformar. 

Eu sei, eu sempre digo que chocolate e geladeira não combinam, que ele não pode morar lá e tudo mais, porque ele vai suar. 

Mas, nesse caso não tem outra saída. É uma situação extrema, lembra? 

Então a gente deixa na geladeira, esperando uma hora mais fresca e quando a temperatura cair abaixo dos 32 graus, podemos desenformar. 

Mas nessa hora surge outro problema. 

Lembra que eu falei que a gente precisa ter jogo de cintura? 

Então... 

Agora que já desenformamos precisamos evitar que ele sue, nessa situação, vamos precisar desenformar só pro chocolate soltar, mas sem tirar o molde de cima do chocolate. 

Mas porque precisa deixar a forminha em cima? Isso eu falo sempre nos meus posts, a gente deixa em cima que é pra ela suar e não o chocolate. 

Então a gente deixa a forminha em cima, ela que fica em contato com o ar então a umidade vai condensar nela e ela vai acabar suando. È só deixar ali quietinho, paradinho fora da geladeira por uns 15 ou 20 minutos antes de retirar seu chocolate do molde e o chocolate sai sequinho. 

Novamente a caixa de isopor é necessária, fazemos do mesmo jeito que comentei, colocamos um saco com gelo dentro, deixamos um pouco lá para a caixa gelar um pouquinho por dentro, depois secamos bem, chocolate e umidade são inimigos, lembra?

Depois de sequinha aí e só colocar os chocolates dentro. 

Mas você precisa saber que esse não é o melhor jeito. Está longe de ser a melhor maneira ou a maneira ideal. 

É apenas um modo de lidar com uma situação extrema. 

Você precisa saber também que corre riscos, isso porque se você fez uma pré-cristalização errada, você só vai descobrir isso depois de desenformar, e descobrir o erro na madrugada assim, em cima do laço é bem ruim, por isso você precisa estar com a técnica de pré cristalização, a famosa temperagem bem dominada, por assim dizer.  

Senão você pode passar muito sufoco, muito desespero. Não tõ falando isso pra te desmotivar não, tô falando isso porque é real. Na Páscoa passada por exemplo, você não tem ideia da quantidade de pessoas me enviando mensagens desesperadas porque estavam errando a temperagem e tinham encomendas para entregar. 

Então se você vai trabalhar com chocolate nessa páscoa, não deixe pra última hora pra aprender a lidar com ele. Faça testes antes, domine a temperagem para não passar sufoco depois. 

E trabalhe em temperaturas altas só se não tiver outra opção. Faça isso apenas em casos extremos porque não é o ideal, combinado? 

O QUE EU INDICO 

Se sua situação é essa de não ter em nenhuma peça de casa com ar condicionado  mas você deseja trabalhar com chocolates e fazer disso mais do que uma renda extra, deseja ter o seu negócio de chocolates, então eu indico que assim que possível você invista em um ar condicionado, que vai fazer toda a diferença na sua produção, e assim não vai ter dor de cabeça com a temperatura.

É um investimento que vale muito a pena, te dá mais produtividade, mais assertividade, maior qualidade e mais conforto também. 

Mas se não pode fazer esse investimento agora, não desanime, e você tem a opção de trabalhar com cobertura fracionada pra começar. Porque ela é sim mais resistente. Escolha uma de boa qualidade, eu até tenho posts aqui no canal sobre as marcas que eu uso e mais gosto. 

Assim dá pra ir fazendo um dinheiro com suas produções, economizando os lucros para assim que conseguir acumular recursos, investir o quanto antes em um ar condicionado. 

Mas é importante que, se estiver trabalhando com cobertura fracionada, que seja transparente com seu cliente. Cobertura Fracionada não é Chocolate, e se você vender como chocolate, corre o risco de perder o cliente porque ele pode se sentir lesado.

Transparência sempre. 

Por falar em cobertura, tem uma cobertura que tem um pouquinho de manteiga de cacau e por isso tem o sabor bem mais próximo ao chocolate, que é uma linha da Harald chamada Inovare. Mas, justamente por ter manteiga de cacau na composição ela também precisa ser temperada assim como o chocolate. Só que por ser cobertura acaba sendo um pouquinho mais resistente ao calor.

Estou preparando para trazer um review da cobertura Inovare aqui no canal em breve, então você se estiver a fim de saber mais sobre esse produto com meu review, se inscreve no canal e ativa o sininho pra não perder quando for pro ar.

FINALIZANDO

E se esse post tenha te ajudado de alguma forma, meu muito obrigada pelo seu carinho de ter lido esse post até o final, um beijo bem doce pra você. 

E até o próximo post. 

Tags:
Lucre com Chocolate o Ano Todo

Descubra como em apenas alguns minutos você será capaz de encontrar preço certo de venda dos seus produtos e dar adeus aos prejuízos

Quero precificar do jeito certo

Olá, deixe seu comentário para BATEU ÁGUA NO CHOCOLATE, O QUE FAZER? | JOY RESPONDE #006

Enviando Comentário Fechar:/

Você está a um passo de Dominar o Chocolate

Dominando o Chocolate é um treinamento que vai te ensinar de forma simples e dinâmica, a dominar o chocolate em 10 dias ou menos.

Quero Saber Mais
  • Para amantes do chocolate

    Pra quem ama o Chocolate e sempre sonhou em produzir chocolates de qualidade em casa, para presentear amigos e parentes, ou apenas por hobby, mas sem interesse de vender.

  • Para empreendedores

    Pra quem quer gerar uma renda extra, abrir o próprio negócio de chocolates ou pra quem já tem um negócio de doces, mas quer enriquecer o seu cardápio com produtos de chocolate com maior qualidade.

  • Para profissionais

    Pra quem deseja se capacitar profissionalmente para trabalhar na área seja em ateliês de doces, chocolaterias, confeitarias, hotéis ou patisseries.

Quero Saber Mais