CHOCOLATES PINTADOS SERVEM PARA QUALQUER TIPO DE CLIENTE?

Hoje vamos falar sobre vender chocolates pintados.

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Aqueles que usamos a técnica de pintura com manteiga de cacau sabe? 

Afinal, eles são lindos, mas como a gente pode trabalhar com eles?

Pra quem vender?

Eles servem pra qualquer tipo de cliente?

Qual é o grande diferencial desse tipo de bombom?

Como sei que preço colocar?  

A ideia desse post é te mostrar para que tipo de situação ele é recomendado, quando nós podemos incluir um bombom, ou chocolates pintados com manteiga de cacau no nosso cardápio de doces, se vale ou não a pena fazer isso, 

Ainda vamos falar um pouquinho sobre precificar esse tipo de produto da forma correta pra não ter prejuízo e também sobre o tipo de embalagem que devemos usar para vender esse tipo de produto.

O QUE É A TÉCNICA DE PINTURA EM MANTEIGA DE CACAU 

Antes de começar, já quero saber de você: você sabe o que é essa tal de técnica de pintura com manteiga de cacau? Já tentou aplicar essa técnica nos seus chocolates? 

Me conta nos comentários que eu quero saber se você já tentou, se deu certo e se não deu, qual foi a sua dificuldade com isso porque é normal ter alguma dificuldade no começo viu.

Principalmente se for tentar fazer por conta própria sem seguir alguns passo-a-passo que são bem importantes.

É uma técnica que valoriza o chocolate, deixa ele com um ar moderno, sofisticado, ou seja, agrega muito valor ao produto. 

Um bombom ou uma barrinha pintada com manteiga de cacau, é muito mais valorizado do que um bombom e uma barrinha simples e é por isso que ele não se encaixa em qualquer tipo de venda. 

É um produto especial, que precisa de uma atenção especial nesse sentido. 

CONCEITO BÁSICO DOS TIPOS DE CLIENTES 

Quando a gente trabalha com doces, ou chocolates a gente precisa ter em mente que existem primeiramente 2 tipos de mercado que a gente pode vender, o de conveniência que é oferecendo aqueles doces faça e venda, aquele bombonzinho pra pessoa comer ali na hora como um lanchinho, aquele que você vende no trabalho, na faculdade enfim... Um docinho para aquele momento da fome ou da gula. 

E o de momentos especiais, que pode ser transformando o chocolate em um presente, uma caixa de bombons ou um outro produto presenteável, ou ainda doces para aquela comemoração especial, seja uma festinha de aniversário em casa ou uma formatura ou casamento, por exemplo. 

Todos esses casos se dividem em conveniência ou momentos especiais, certo?  

Os bombons ou chocolates pintados com manteiga de cacau não encaixam no modelo de conveniência, eles encaixam nos momentos especiais então não servem para qualquer tipo de cliente. 

Porque aquele cliente que quer um chocolatinho pra comer na hora da fominha, não vai dar a esse produto o valor que ele realmente tem. 

O cliente certo para esse tipo de chocolate pintado é então aquele cliente que está procurando um chocolate para um momento especial ou uma data especial. 

Ele quer presentear alguém, ou quer servir em uma festa, a intenção dele não é comer um chocolate é utilizar esse chocolate para celebrar alguma coisa.  

Percebe como o valor que o cliente dá ao produto muda?

UMA TÉCNICA DE ALTO VALOR AGREGADO 

Então quando nós podemos incluir um bombom, ou chocolates pintados com manteiga de cacau no nosso cardápio de doces em dois casos, se a gente trabalha com doces para festas, porque eles são uma tendência pra mesa de doces, mas principalmente se você trabalha com doces e quer ter opções de presentes ou lembrancinhas de chocolate para oferecer aos seus clientes.  

Vale super a pena trabalhar com chocolates pintados porque eles são o que a gente pode chamar de produto de alto valor agregado. 

Mas Joy o que que é isso?

Eu explico, é considerado um produto de alto valor agregado, aquele produto que foi produzido com algum processo que agregasse a ele um maior valor percebido, ou seja, que o cliente está disposto a despender para adquirir porque percebe algum valor pra ele.  

E além disso ainda tem muito poucas pessoas trabalhando com esse tipo de chocolate, o que aumenta mais ainda o valor dele, porque se torna um diferencial. 

Lembrando que valor é diferente de preço. Isso é importante ressaltar aqui.  

Trocando em miúdos produto de alto valor agregado é aquele produto que desperta no cliente a sensação de que vale a pena adquirir porque tem um algo a mais que ele valoriza. 

Esse valor, no caso dos bombons pintados, está associado ao acabamento e a beleza do produto, a dificuldade em encontrar quem saiba fazer, mas existem outras formas de se agregar valor a um produto como um atendimento especial, embalagens diferenciadas, qualidade dos materiais entre outros fatores...  

Se você quiser saber mais sobre isso deixa pra mim nos comentários que eu faço um post mais pra frente pra gente falar exclusivamente sobre isso, porque é um assunto importante e que ajuda a gente a vender melhor, inclusive.

O fato é que agregar valor a um produto depende diversas variáveis, em tudo que é produzido para comercializar, mas sempre costuma se resumir em duas: qualidade percebida por custo percebido.

Sendo assim, a chave tanto da venda quanto da satisfação do cliente está em encontrar a proporção perfeita entre esses dois pontos.

Qualidade versus custo. 

E é aí que entra a precificação correta, que se a gente não der a importância necessária, pode levar a gente a não vender ou a não ter lucro. 

E a gente não quer nenhum dos dois né? 

PRECIFICAÇÃO CORRETA 

Então além de calcular tudo direitinho, todos os custos com chocolate, com manteiga de cacau, com os papeis que utilizou pra forrar a bancada de trabalho e não sujar a cozinha inteira de manteiga de cacau colorida, mas principalmente o seu o tempo de trabalho que é maior, afinal de contas é um produto que demanda um tempo maior de produção, uma atenção a mais, um melhor acabamento, demanda tempo a mais até na hora da limpeza.

Ou seja, é um produto que dá mais trabalho pra produzir, que você gasta mais tempo de mão de obra, então se você não considerar isso vai acabar trabalhando de graça... 

É preciso considerar também o dinheirinho que você investiu em um treinamento para produzir esse tipo de acabamento, porque não é algo que qualquer pessoa faz.  

Quando a gente trabalha com venda de doces diferenciados, como os chocolates pintados, nós não estamos trabalhando somente com a com venda de produtos, nós estamos prestando um serviço, então o valor que a gente cobra não pode ser apenas pelo custo que tivemos, seja em dinheiro ou tempo. Nós devemos cobrar pelo que fazemos e pelo resultado que nós apresentamos. 

Por isso a gente precisa sim considerar a nossa expertise no preço dos nossos doces, principalmente no caso dos chocolates pintados, afinal de contas nós passamos muito tempo praticando, treinando várias técnicas para conseguir produzir eles perfeitinhos, com harmonia de cores, existe toda uma dedicação envolvida e essa dedicação se reflete diretamente na qualidade e no acabamento dos nossos chocolates pintados 

Isso também faz parte do valor agregado. 

Faz sentido isso pra você? Conta pra mim nos comentários quero saber a sua opinião sobre isso. 

COMO ESCOLHER A EMBALAGEM 

Quando a gente trabalha com chocolates pintados, uma coisa que a gente precisa cuidar é na embalagem. 

Ela precisa ter dois pré requisitos básicos. O primeiro é valorizar a aparência e o segundo é proteger o produto. 

Como os chocolates pintados são um produto com acabamento mais bonito, essa beleza precisa ser destacada, pra valorizar mais. 

Por exemplo, a gente não pode embrulhar um a um. Nada de cobrir com papel chumbo, senão se perde todo o valor dele. 

Já pensou, todo um cuidado pra deixar a casquinha linda, pintada, brilhosa aí vai lá e cobre com papel chumbo? 

Não dá, então no caso de chocolates para presentes a gente precisa escolher embalagens que ou deixem ele a mostra, ou que sejam bonitas e deêm a aparência refinada que ele merece ao mesmo tempo em que preservem ele sem arranhar a casquinha brilhosa e delicada que ele tem. 

Porque tem que proteger sim, se os bombons ficarem encostando um no outro eles vão se danificar vão arranhar, vão perder o brilho e a gente não quer nada disso. 

Então, são embalagens um pouco mais caras, não adianta, mas é o tal do valor agregado.

Se a gente não cuida disso e coloca um produto tão lindo tão delicado em qualquer caixinha, o cliente não enxerga o valor que o produto tem, daí não compra e a gente fica triste. 

Eu sei que dói de pensar em pagar 10, 12 reais em uma única caixinha de bombom, mas lembra que esse valor vai estar embutido no preço, você não vai dar de graça. E sem isso, talvez a venda nem aconteça. 

Agora para festas a embalagem não precisa ter essa função de valorizar a aparência, porque os bombons não vão ficar nela, só vão ser transportados mesmo até a montagem da mesa de doces da festa e tal então a função da embalagem nesse caso é só proteger mesmo, claro, usando aqueles bercinhos ou forminhas de 4 pétalas para não se chacoalhar tudo e chegarem arranhados e manchados na mesa da festa. Certo? 

FINALIZANDO 

Então é isso, nesse post falamos sobre vender os chocolates pintados com manteiga falamos em que ocasiões eles são mais indicados pra vender.

Falamos que eles não são recomendados para aquele docinho pra comer na hora da fominha e sim pra momentos especiais. 

Falamos que o grande diferencial desse tipo de bombom é o valor agregado dele, é a aparência e o acabamento diferenciado mesmo. 

Falamos sobre o preço, sobre não esquecer de incluir o tempo de produção que é maior e também considerar a sua expertise na hora de calcular o lucro porque a sua expertise, o tempo que você se dedica pra treinar e melhorar as suas técnicas refletem no acabamento do seu produto e agregam mais valor a ele. 

Falamos também sobre quando incluir chocolates pintados com manteiga de cacau no nosso cardápio de doces, se vale ou não a pena fazer isso. 

Vale sim. 

Ainda falamos um pouco também sobre o tipo de embalagem que devemos usar para esse tipo de produto. 

Bastante coisa, nem tinha me dado conta que falei tanto hoje rsrs 

Então é isso eu espero que você tenha gostado.

Obrigada pelo seu carinho de ler esse post até o final, um beijo bem doce pra você e até o próximo post. 

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