AS MARCAS DE CHOCOLATE QUE EU USO NA PÁSCOA

Quero compartilhar contigo neste vídeo as marcas de chocolate que eu normalmente uso nas produções de Páscoa.

Lucre com Chocolate o Ano Todo

Assista uma aula gratuita para evitar chocolates derretendo na mão

Conheça também os dois atalhos furados que levam aos erros no chocolate.

Quero ter chocolates firmes e com brilho

Essa é uma dúvida que eu recebo bastante, muitas pessoas tem essa curiosidade e me perguntam ou aqui no YouTube ou messenger, direct, e-mail, em época de Páscoa essa pergunta surge de todos os cantos, e é por isso que hoje eu resolvi fazer esse vídeo pra te contar quais as marcas de chocolate que eu uso. 

Já fiz um vídeo, beeem antigo, sobre marcas de chocolate pra Páscoa, mas o vídeo de hoje será um pouco diferente, porque lá naquele vídeo eu falo das marcas que já experimentei e que uso, mas durante o ano todo, e dessa vez vou falar apenas da Páscoa. 

Por isso eu não vou falar de cobertura fracionada aqui, já que eu nunca uso cobertura fracionada nas casquinhas de Páscoa. 

Deixei na descrição um link do vídeo onde eu explico o porquê de eu não indicar cobertura fracionada para produções de páscoa, e se você ainda não sabe qual a diferença entre cobertura fracionada e chocolate, eu explico em detalhes nesse vídeo do card, que também vou deixar na descrição. 

Nesse vídeo eu falo sobre o fato de não existir chocolate fracionado, e porque chamar cobertura de chocolate é ruim. 

PÁSCOA LUCRATIVA 2.0 

Bom, antes de começar preciso dar um aviso importante. 

Se você está começando agora a trabalhar com chocolate e quer aprender a trabalhar com ele sem dores de cabeça, aprender as técnicas corretas de pre-cristalização passo a passo, e evitar erros e desperdícios com testes e mais testes... 

Ou se já trabalhou com chocolate em outras páscoas, mas quer trabalhar com técnicas mais otimizadas e produtivas, quer aprender a gerenciar o chocolate e com isso estar reduzindo tempo de mão de obra conseguindo trabalhar com uma maior quantidade de chocolate usando técnicas que vão te ajudar a produzir muito mais em muito menos tempo. 

Tudo isso com o meu suporte e a minha mentoria, 

Então eu preciso te contar que eu estou abrindo hoje as vagas para a segunda turma do meu curso Páscoa Lucrativa 2.0. 

Nesse curso você vai aprender 9 tipos de ovos diferentes e deliciosos, mas o foco desse curso é ir muito além das receitas, é te ensinar os conceitos e técnicas que vão te possibilitar trabalhar com qualquer produção na sua Páscoa com eficiência, agilidade e sem desperdícios. 

Com técnicas e recheios bases que irão te dar possibilidades de criar os sabores que você preferir sem que você fique preso à receitas. Você vai aprender ganaches e brigadeiros em ponto de bico, lisas e perfeitos e o melhor, pra nunca mais errar esse tal do ponto de bico, que pra muitas pessoas costuma ser uma dor de cabeça. 

Além de eu te ensinar passo a passo tudo que você precisa saber para armazenar seus insumos e produtos com excelência, para não ter problemas em antecipar a sua produção de casquinhas. 

Se você tem interesse em seguir essa jornada de Páscoa comigo, eu te convido a clicar no primeiro link da descrição, e assistir com atenção o vídeo curtinho que tem lá na página. Lá no vídeo eu te explicou todos os detalhes do curso, o preço dele e claro, os bônus que você vai receber ao entrar nessa turma comigo. 

Se você está vendo esse vídeo depois das vagas fecharem você vai cair em uma página de lista de espera, e aí vai precisar esperar, porque eu só vou abrir essa turma novamente no ano que vem, essa será a última turma do meu curso de Páscoa esse ano, 

Então essa vai ser a sua última oportunidade esse ano. 

PARA CASQUINHAS BRANCAS

Bom, voltando ao tema do vídeo, vou começar falando das casquinhas com chocolate branco. 

O chocolate branco, como já disse em outros vídeos, é um pouco mais complicado de se trabalhar por si só, por conter muita gordura, açúcar e leite em pó, esses são os 3 ingredientes principais do chocolate branco. 

É isso que deixa ele saboroso, mas em contrapartida isso deixa ele mais sensível a umidade e o calor e pra trabalhar com ele precisamos de atenção redobrada. 

É assim tanto no derretimento quanto no processo de temperagem dele. 

Nesse caso, de todos que já testei, as marcas que mais me agradaram são Garoto e Nestlé. 

Isso porque essas marcas são as que, na minha opinião, as que tem maior sabor de leite e mais fáceis de trabalhar. Se comporta bem na temperagem, no derretimento, é bem tranquilo de trabalhar com elas. 

E o sabor é aquele sabor de galak da infância mesmo, eu prefiro usar ele na Páscoa justamente por conta disso, porque as pessoas costumam ter memória afetiva do galak, por

comerem quando criança, e eu me incluo nesse grupo de pessoas. 

Então a minha escolha é principalmente pelo sabor, de todas que provei, pra mim Garoto e Nestlé são as melhores para chocolate branco. 

Já usei o Chocolate Branco da Sicao também, ele é bem fluído, fácil derretimento e temperagem também, e o sabor é bem gostoso, mas eu pessoalmente ainda prefiro Nestlé ou Garoto. 

O chocolate genuíne Branco eu tenho muita vontade de provar, ele é até premiado, tem muitas pessoas recomendando, mas aqui na minha cidade eu tenho dificuldade em encontrar, então quando eu provar eu conto aqui no canal se gostei ou não, combinado? 

As outras marcas com chocolate branco ou eu testei e não gostei tanto ou nem cheguei a testar.

O meu favorito é mesmo o Nestlé, e em segundo lugar o Garoto. 

Aliás, vou ver se consigo trazer pra você o Nestlé Branco aqui no canal no quadro Reviews ainda antes da Páscoa. Não vou garantir, mas vou me esforçar. 

Eu não estou considerando aqui as marcas mais caras como Callebaut e Unique da Harald porque o preço é mais alto, mas que elas são boas isso nem há o que questionar. São ótimas.

PARA CASQUINHAS AO LEITE E BLEND 

Já para as casquinhas onde uso chocolate ao leite, ou blend, eu até 2009 usava o Garoto, depois parei de trabalhar com confeitaria por motivos pessoais, voltei em 2013 com o Garoto e usei ale até 2014, só que esse foi o ano que ele mudou a fórmula e eu não me agradei tanto e daí migrei para o Nestlé. 

Uso o Ao Leite da Nestlé hoje em dia dois motivos... O primeiro que pra mim é mais fácil de trabalhar, o derretimento e a temperagem são mais fáceis, ele não fica com grumos, fica fluído, solta com facilidade do molde e é muito saboroso 

E o segundo é porque as pessoas gostam muito. As pessoas em geral estão muito acostumadas ao sabor do chocolate nestlé então é fácil de acertar, principalmente nessa época de Páscoa. 

Eu já usei o Sicao também, é muito fácil de trabalhar com ele, muito mesmo, e eu até uso bastante essa marca, mas para o ao leite eu ainda prefiro o sabor da Nestlé.  

Eu já testei o Melken da harald e o Mavalério ao leite também, e não gostei tanto do sabor.

A praticidade de trabalhar de ambos é incrível, eles obedecem muito bem à temperagem e à moldagem, o mavalério é um pouco menos fluido, mas o sabor deles não agrada tanto o meu paladar, eu sinto sabor de baunilha e no chocolate não gosto tanto de sentir esse sabor. 

Eu não costumo usar eles apenas por esse motivo, mas isso é gosto pessoal mesmo, porque pra trabalhar são muito bons. 

PARA CASQUINHAS COM CHOCOLATE MEIO AMARGO 

Agora quando falamos de chocolate meio amargo, a primeira coisa que avalio é o sabor. Isso porque normalmente quem consome chocolate meio amargo tem um paladar um pouquinho mais sensível para chocolate, e nesse caso, para que o chocolate tenha mais sabor de chocolate, a massa de cacau presente na composição é o que faz diferença. 

Não vou poder te dizer aqui qual é o percentual de massa de cacau que cada chocolate possui, porque eles consideram isso é segredo industrial. Só as marcas com chocolate de qualidade premium, que aqui no Brasil são o Seleção da Sicao, o Callebaut e o Unique da Harald, que informam o percentual de cacau do chocolate, as marcas mais acessíveis não informam isso, infelizmente. 

Mas, desses chocolates mais comuns, o que eu sinto com um sabor maior de cacau, quando falamos do meio amargo, é o da Sicao. 

Ele é escuro de uma beleza maravilhosa, é fluído, de fácil manuseio, derretimento fácil, temperagem também, e tem um sabor de cacau maravilhoso. 

Eu considero que para o meio amargo o Sicao é incomparável. 

Claro, é apenas minha opinião, mas né, eu tô aqui hoje justamente pra dividir minha opinião contigo. 

Eu já experimentei outras marcas de meio amargo, trouxe até review aqui no canal da Genuíne, que tem um sabor maravilhoso por sinal, nossa só de lembrar dá agua na boca, mas se você assistiu ao review sabe que eu achei ele um pouco denso, menos fluído do que eu estou acostumada e esse é um dos motivos de eu não utilizar ele frequentemente, esse e claro, o fato de eu não encontrar Genuíne com facilidade por aqui, fazer o que. 

O Nestlé e o Garoto meio amargo são bons e se comportam bem ao derretimento, temperagem e cristalização final. Eu só não uso porque acho o sabor do chocolate meio amargo da Sicao superior.

PARA CASQUINHAS COM CHOCOLATE AMARGO 

Agora quando falamos de chocolate amargo mesmo, aí as marcas mais comuns nem tem essa opção. Só as linhas Premium que eu comentei, que falam o percentual de cacau que o chocolate contém.  

As marcas que podemos encontrar para chocolates amargos são Seleção da Sicao, Callebaut e Unique da Harald. 

Essas marcas têm vários percentuais diferentes, desde o chocolate branco (onde o percentual se refere apenas a manteiga de cacau) até os chocolates escuros que vão de 34% ao leite até os mais amargos com porcentagem acima de 80% 

Como só elas me oferecem essa opção de amargo eu uso elas, mas de toda a que eu prefiro mesmo é a Unique Amazônia 70% da Harald, inclusive tem um review dele aqui no canal, onde falo sobre ele ser um chocolate de origem e mostro como ele se comporta no derretimento, temperagem e na cristalização final. Faço até uma casquinha de ovo de Páscoa com ele nesse. 

Se você quiser assistir qualquer um dos vídeos de Review que eu citei nesse vídeo eu vou deixar o link da playlist na descrição pra você.

PARA LINHAS ESPECIAIS

Para linhas de produtos de Páscoa especiais, seja produtos com alto valor agregado, com decorações mais chamativas e artísticas eu prefiro sempre usar chocolates premium, isso porque esse é um argumento a mais para validar o preço mais alto pro cliente. 

Normalmente, são linhas mais finas de produtos para um público mais exigente. 

O mesmo acontece com as linhas de produtos fit, onde prefiro sempre usar o chocolate amargo, das linhas premium. 

Para esse tipo de produto mais fino, eu prefiro usar esses chocolates porque esses são chocolates mais puros, por assim dizer, afinal, são feitos com poucos ingredientes e não tem outro tipo de gordura além da manteiga de cacau, o que dá mais brilho ao produto. 

E claro, também porque com menos ingredientes e sem tantos aditivos eles são uma opção mais saudável, principalmente pra linha Fit. 

DIFERENÇA DAS MARCAS DURANTE A PRODUÇÃO 

Mas será que o tipo de chocolate faz diferença na nossa produção? 

Se formos falar de qualidade, sim.  

Afinal, um chocolate premium vai sem dúvidas ter uma qualidade superior a linhas de chocolates mais acessíveis.  

Lembrando que aqui eu tô falando de chocolate mesmo e não cobertura fracionada. 

O problema é que a linha premium é mais cara e não é todo mundo que pode comprar um ovo de páscoa feito com esse tipo de chocolate. 

Então embora eu até use esses chocolates, para a maioria dos meus produtos eu escolho trabalhar com os chocolates mais acessíveis como Nestlé e Sicao. 

Agora se formos falar de sabor na verdade depende, porque cada um tem um gosto, e no fim o chocolate que pode ser bom pra mim, pode não ser bom pra você e vice versa. 

Agora se formos falar de produção, ou seja, conseguir realizar os processos de temperagem corretamente, desenformar e manipular o chocolate para sua produção, aí não faz tanta diferença. 

Exceto pelo fato de alguns serem um pouco mais fluidos que outros, ou no caso dos premium que possui um brilho maior. 

Aplicando as técnicas corretamente o resultado final é sempre o mesmo, o que muda é só sabor.

E as técnicas de temperagem, ou pre-cristalização, que é o nome mais correto, não vão mudar se você usa Nestlé, Garoto, Melken ou Callebault.  

No fim, o processo é sempre o mesmo, mudando apenas por tipo de chocolate, se é branco, ao leite ou amargo e não pela marca. 

Vejo muitos comentários aqui de pessoas que acharam uma determinada marca muito difícil e erraram, perdendo chocolate e que vieram me pedir recomendação de uma outra marca mais fácil.

Se você também passa por isso infelizmente eu tenho que te dizer que se você está errando com uma marca, o problema não está na marca do chocolate, mas sim no processo que você está executando. Independentemente do método de temperagem que está utilizando. 

Por isso que sempre digo que pra você não ter mais problemas com chocolate, é preciso aprender a manipular ele da forma correta, e aprendendo isso você vai ver que é muito mais simples do que pensava. 

E como fazer para dominar a manipulação do chocolate afinal? 

Bom, tem duas formas, ou você vai aprendendo e testando por conta própria, é muito possível que vá errar uma vez ou outra, perder alguns insumos, mas com persistência e tempo uma hora você consegue melhorar seus resultados e dominar o danado. 

Ou você pode aprender sem precisar se virar sozinho, e apenas aprendendo com alguém que já domine e já tenha experiência em ajudar outras pessoas a dominar o chocolate. 

Aí, o seu trabalho vai ser apenas aplicar tudo o que aprendeu e ir aperfeiçoando as técnicas aprendidas. 

Se você preferir a segunda opção, eu estou aqui para te ajudar com isso, porque no meu curso de Páscoa eu vou te dar todo esse passo a passo, onde você vai aprender como manipular o chocolate da maneira correta, e sem erros, vou te ensinar tudo que você precisa aprender para ter uma produção de chocolates rápida, eficiente, sem dores de cabeça e com qualidade nas suas produções. 

Tudo isso com minha consultoria diária e pessoal, onde vou estar ali te esperando para resolver suas dúvidas direto pelo WhatsApp, para qualquer problema que surgir durante sua produção. 

Como eu sempre digo, não abandono aluno meu assistindo vídeo aula não, faço questão de estar presente ajudando em cada dúvida. 

Como eu já disse antes, não sei até quando as vagas estarão abertas, e elas são sempre bem pequenas, então se você tem interesse, clica no primeiro link da descrição para entrar na última turma do curso Páscoa Lucrativa 2.0 desse ano.  

Essa é sua última oportunidade, quer minha ajuda nessa Páscoa? Então se inscreve, perde tempo não!

FINALIZANDO

Então é isso, hoje nosso assunto foi as marcas de chocolate que eu utilizo, essa é uma dúvida que eu recebo bastante, muitas pessoas tem essa curiosidade por isso euu resolvi fazer esse vídeo pra te contar tudo com detalhes.

Eu espero que você tenha gostado desse vídeo, foi feito com muito carinho. 

Meu muito obrigada pelo seu carinho de assistir a esse vídeo até o final, um beijo bem doce pra você e até o próximo vídeo. 

Tags:
Lucre com Chocolate o Ano Todo

Descubra como em apenas alguns minutos você será capaz de encontrar preço certo de venda dos seus produtos e dar adeus aos prejuízos

Quero precificar do jeito certo

Olá, deixe seu comentário para OVO DE PÁSCOA DECORADO COM FLORES

Enviando Comentário Fechar:/

Você está a um passo de Dominar o Chocolate

Dominando o Chocolate é um treinamento que vai te ensinar de forma simples e dinâmica, a dominar o chocolate em 10 dias ou menos.

Quero Saber Mais
  • Para amantes do chocolate

    Pra quem ama o Chocolate e sempre sonhou em produzir chocolates de qualidade em casa, para presentear amigos e parentes, ou apenas por hobby, mas sem interesse de vender.

  • Para empreendedores

    Pra quem quer gerar uma renda extra, abrir o próprio negócio de chocolates ou pra quem já tem um negócio de doces, mas quer enriquecer o seu cardápio com produtos de chocolate com maior qualidade.

  • Para profissionais

    Pra quem deseja se capacitar profissionalmente para trabalhar na área seja em ateliês de doces, chocolaterias, confeitarias, hotéis ou patisseries.

Quero Saber Mais