Como Fazer Trufas Originais e Lucre o Ano Todo

  • Receba dicas gratuitamente em seu e-mail

    Mais de 10 mil pessoas recebem minhas dicas toda semana. Assine também!

Nesse Post eu ensino a fazer a trufa original, perfeita para vender no dia das Mães, Dia dos Namorados, dia dos Pais e muitas outras datas comemorativas!

Hoje nós vamos fazer aquela Trufa Original, que todo mundo ama, bem chocolatuda...

Ela é ótima pra presentear agora no dia das mães, super clássica, elegante e, claro, super gostosa também.

O que faz dela um presente perfeito não só no dia das mães, mas em qualquer outra ocasião, inclusive para fazer para eventos, nesses casos a gente faz elas um pouco menorzinhas, vou falar disso mais pra frente...

Eu gostaria de pedir que você compartilhe esse conteúdo no Whatsapp ou Facebook que tratem de confeitaria e faça e venda, porque isso ajuda demais a espalhar esse tipo de conteúdo para outras pessoas e eu realmente acredito que esse tipo de conteúdo pode ajudar as pessoas a ganhar seu dinheirinho e melhorar de vida

 

Hoje nós não vamos simplesmente fazer uma trufa...

Nós vamos fazer 3 modelinhos de trufa, e as duas últimas são as ideais para quem vai comercializar e eu vou explicar mais pra frente isso, então fica comigo até o final do post que te garanto que vai valer a pena...

Bora começar a receita então...

Nós vamos precisar de:

  • 600g de chocolate
  • 140 de creme de leite
  • 60 ml de licor

A primeira coisa a fazer é derreter o chocolate no micro-ondas ou no banho maria, pra gente fazer uma espécie de ganache...

Algumas pessoas preferem aquecer o creme de leite antes, e acrescentar ao chocolate picado... e não é errado viu? É só outro modo de fazer que dá certo também, mas eu prefiro assim, acho que mistura melhor e tenho mais certeza de não queimar o chocolate.

E você, já fez algum tipo de ganache? Como você prefere fazer? Derretendo o chocolate ou aquecendo o creme de leite? Diz pra mim nos comentários, eu quero saber como vc prefere.

Aqui eu tenho o chocolate já derretido, e eu já ensinei como derreter o chocolate aqui no canal, mas não tem degredo é só ir devagarinho, de 30 em 30 segundos até que ele esteja derretido, não precisa temperar, derreteu a gente já pode fazer a trufa.

Inclusive se vc quiser derreter no banho maria não tem problema também, no fim das contas dá no mesmo, você faz como você preferir...

Com o chocolate derretido, a gente mistura todos os outros ingredientes... Simples assim.. Aqui nessa hora a gente pode acrescentar também cargas de sabor, como alguma pasta saborizante ou algum tipo de castanha, nozes, amêndoas... Mas não é possível, nesse caso saborizar com algum ingrediente líquido porque o líquido vai desequilibrar a receita e deixar ela com uma consistência mais mole.

Existem trufas, como a de maracujá, por exemplo, que a gente saboriza com o próprio suco da fruta, mas isso já é outra receita, preciso deixar isso bem claro aqui...

Essa receita que nós estamos fazendo agora não aguenta nenhum tipo de ingrediente líquido porque a proporção dela já tá toda balanceada, se a gente acrescentar algum ingrediente líquido vai desestabilizar o ponto da trufa, ela vai ficar mole, e isso vai dificultar a modelagem das bolinhas e a gente quer bem firme para formar trufinhas bem lindas.

Depois de tudo misturado nós vamos cobrir com papel filme e leva pra geladeira por 1 ou 2 horas, pra ficar bem firme pra gente modelar.

Depois desse tempo é a hora que a gente põe mesmo a mão na massa.. Não tem jeito, dá uma certa melequeira sim, mas nada que água e sabão não dê jeito (risos)

Se você quiser que as suas trufas tenham um tamanho padrão, o que é o ideal se você for comercializar, o ideal é pesar elas, assim todas ficam no mesmo padrão. Para presentear eu recomendo 20 gramas, que é pra que fiquem bem bonitas e vistosas...

Já para eventos, eu sugiro aproximadamente 12g a 15g que é o tamanho ideal de docinho, fica mais fino, principalmente para uma mesa de doces.

Pra fazer a Trufa Original, a gente não precisa fazer uma bolinha perfeita...

aliás, se ela ficar irregular é até melhor porque a receita original é assim, bem irregular mesmo, como eu comentei lá no vídeo da diferença entre trufas e bombons, se você ainda não viu e não sabe a diferença entre os dois é so clicar aqui no card, ou na descrição do vídeo pra assistir

Depois de pesado e modelado, é só passar no cacau em pó.. ou chocolate em pó 50% e pronto. Simples, prático e fácil.

E tá pronta a nossa Trufa Original.

Só que como a gente mora em um país quente, essa trufa não tem uma boa durabilidade, tá exposta sem nenhuma camada de proteção, e pode inclusive derreter, já que é apenas uma ganache e é bem sensível...

A durabilidade dela assim é de apenas 3 a 5 dias...

Então, aqui no Brasil existe uma adaptação dessa trufa original onde a gente faz uma camadinha bem fininha de chocolate pra proteger essa ganache e dar mais durabilidade pra essa trufa...

Essa camada protege a trufa e te dá pelo menos mais 5 dias de validade, o que é uma coisa ótima, principalmente se vc vai comercializar. 

É por isso que eu prefiro com essa camada porque ela protege o recheio pra não ressecar ou derreter, mantem o formato e fica cremosa por mais tempo, mas você fique à vontade para fazer como você quiser

Pra fazer ela é um pouquinho diferente e eu vou te mostrar agora

Depois das bolinhas pesadas e modeladas, a gente volta elas pra geladeira por mais meia horinha, que é pra elas ficarem firmes para banhar no chocolate, e assim elas secarem mais rápido também.

Mas olha só, é geladeira viu? Nada de freezer! Mais pra frente eu vou explicar o porquê disso.

Pra banhar a gente vai precisar de 150g de chocolate já temperado, eu ensinei no vídeo de temperagem em banho maria invertido, se você ainda não viu e quiser aprender é só clicar aqui.

Eu vou mostrar 2 jeitos de cobrir essa trufa que são maravilhosos:

E as duas são banhando no chocolate...

Mas nada de usar garfinho nem nada disso, a gente faz na mão mesmo...

Calma, a mão não vai ficar melada, vamos usar uma luvinha de látex ou de silicone. Você encontra facilmente essas luvas em lojas de produtos para confeitaria ou até mesmo em farmácias.

Nós vamos banhar colocando pouco chocolate na palma da mão e envolvendo a trufa em uma fina camada de chocolate, dançando a trufa na mão que é pra ficar com esse formato onduladinho e lindo com cara de trufa chique.

A gente espera secar, enquanto isso vai banhando as outras... quando a primeira já secou a gente dá um segundo banho nela, pra cobrir completamente e ficar com acabamento perfeito, exatamente do mesmo modo... coloca o chocolate na mão, envove a trufa completamente e solta ela no papel manteiga.

Lembra que eu falei que as bolinhas de trufa não podiam ir ao freezer?

Pois então.. eu levei uma ao freezer pra mostrar como que ela fica se a gente faz isso...

Olha só, essa é a que ficou na geladeira só meia hora e essa a que ficou no freezer, olha a diferença de brilho das duas... Isso porque a que foi no freezer fica suando toda, a finalização não fica bonita, o chocolate fica mole em contato com a nossa mão, não fica perfeito como essa daqui, que ficou na geladeira só meia horinha.

A outra opção de cobertura é pra dar a ela o aspecto original da trufa...

Depois de fazer a primeira casquinha, não precisa fazer a segunda camada porque como a gente não vai colocar ela no papel manteiga o fundinho dela não vai ficar exposto e ela vai ficar completamente coberta. Então a gente vai banhar e largar a trufa imediatamente sobre um prato com cacau em pó ou chocolate em pó 50%, envolvendo ela completamente. Então é só esperar secar e tirar o excesso do pó.  Eu gosto de tirar o excesso asism, com um coador, só batendo nela assim, porque a gente não precisa ficar manipulando tanto a trufa e fica mais fácil.

Essa é a trufa que fica mais com cara da original, só que protegida e com mais durabilidade.

Eu gosto de pensar que essa é uma versão melhorada da Trufa.

Como essa receita é uma sugestão para o dia das mães, uma dica muito importante é escolher com muito carinho a embalagem... Porque é ela que vai ajudar atrair quem for comprar o presente e a encantar a Mamãe, que é quem vai receber o presente.

Por isso, se você tem um negócio e quer vender mais, você precisa investir em embalagens bonitas e diferenciadas, não só para o dia das mães mas para qualquer data

O formato de coração, por exemplo, é um clichê da data, então a gente pode oferecer uma embalagem nesse formato, ou pode fugir do clichê...

A ideia que eu trouxe aqui para você é uma embalagem bem clássica mesmo, bem especial, até porque datas comemorativas pedem algo especial, principalmente o dia das Mães né... Um detalhe com uma fita vermelha, parece até bobagem, mas um laço bem bonito assim valoriza muito o produto.

Dá pra ganhar muito dimdim com essas trufas, tanto agora, no dia das mães quanto em qualquer data comemorativa e não apenas para presentear, como eu disse, mas pra eventos também.

Não esquece de calcular os custos direitinho porque isso é muito importante, combinado?

Espero que você tenha gostado do Post, fiz com muito carinho pra você <3

Obrigada pelo carinho de ter lido até o final, um beijo bem doce pra você e até o próximo Post!

 

Tags: RECEITAS CHOCOLATE TRUFAS BOMBONS FAÇA E VENDA
Lucre com Chocolate o Ano Todo

É possível lucrar com chocolate o ano todo, e não apenas na Páscoa!

Quero essa apostila agora!

Olá, deixe seu comentário para QUAL É O MELHOR TERMÔMETRO PRA CHOCOLATE

Já temos 1 comentário(s). DEIXE O SEU :)
Maria Salete Da Silva

Maria Salete Da Silva

Eu não consegui derreter o chocolate fracionado o que será que aconteceu,tentei mais de meia hora e ele não derreteu,por favor me de um retorno obrigada!
★☆☆☆☆DIA 18.07.19 23h12RESPONDER
N/A
Enviando Comentário Fechar:/
Enviando Comentário Fechar:/