A PÁSCOA ACABOU?

Hoje eu estou aqui pra falar um pouco sobre as minhas observações do cenário complicado em que estamos vivendo no país e no mundo...

Lucre com Chocolate o Ano Todo

Conheça a melhor maneira de trabalhar com chocolate e gerar uma renda extra

Quero gerar renda extra com Chocolate!

... e como eu acredito que isso pode impactar o nosso mercado, principalmente na Páscoa.

Primeiro de tudo, quem me conhece já sabe, mas eu gostaria de deixar claro aqui que não sou profissional da área da saúde, nem médica e nem nada disso, e as informações que eu tenho acesso são as mesmas que você tem acesso. 

Por isso, eu vou me reservar a falar apenas sobre o impacto que esse problema pode causar dentro do nosso mercado, vamos sobre o que esperar da páscoa desse ano, se vai rolar se não vai rolar, vamos falar de cancelamentos de pedidos, o que que a gente pode fazer a respeito disso, quais as medidas que podemos tomar e como se preparar pra sair disso la na frente, porque mesmo que a gente não produza agora quando tudo isso passar a gente vai precisar voltar a trabalhar e produzir.

No final do vídeo vou falar citar um vídeo de um profissional super confiável e que fala com maior clareza sobre essa pandemia em si, e deixar os links na descrição pra você consultar. 

MINHAS IMPRESSÕES SOBRE O CASO 

Bom, vou começar falando sobre como eu estou encarando tudo isso... 

Quando eu soube dessa doença se espalhando pela Europa eu fiquei assustada, mais ainda quando começaram a aparecer casos aqui no Brasil. Aqui eu, meu marido e meus 3 filhos já estamos em quarentena desde terça feira passada, inclusive. 

Isso porque eu faço parte do grupo de risco, assim como meu filho mais velho, porque a gente tem bronquite asmática, então é um cuidado a mais que a gente precisa ter. 

Existem os que acham que é exagero, mas eu prefiro que me chamem de exagerada agora do que depois eu deixe meus filhos se lamentando por eu não ter sido cuidadosa o suficiente. A vida da gente é uma só e a gente precisa cuidar dela. 

Por isso já deixo o meu apelo aqui, se você puder, fique em casa. Essa é a única ação que a gente pode ter pra evitar que isso se espalhe e se alastre sem freio.  

Lave bem as mãos, pesquise sobre os hábitos de higiene que a gente deve tomar pra evitar contaminação, são vários não é só lavar as mãos não. Principalmente se precisar sair de casa e se expor a isso. Cuide da sua saúde e da saúde dos seus, leve isso a sério. 

IMPACTO NO MERCADO 

Bom, eu trabalho com chocolate e ajudo pessoas que querem trabalhar com ele também, tanto quem trabalha informalmente, com produtos faça e venda ou por encomenda quanto para quem tem um negócio de doces e com isso tudo eu estou vendo muitos alunos e muitas pessoas se perguntando o que vai ser da páscoa o que vai ser da gente, que trabalha com doces porque afinal, muitas pessoas estavam contando com o dinheirinho que poderiam fazer com chocolates na Páscoa.

Pra muitas pessoas os chocolates e doces são uma boa fonte de renda extra, as vezes até a fonte principal, ou a única mesmo.

Por isso que tem tanta gente assustada e eu quero compartilhar com você a minha visão de como isso tudo vai impactar o nosso mercado. 

E pra isso precisamos primeiro entender o que é esse mercado. 

Do que ele é formado? 

Bom, ele é formado por oferta e demanda. Ou seja, de um lado estamos nós, produtores com o produto pra oferecer, e do outro lado estão os consumidores que fazem parte da demanda, ou seja, quem compra nossos produtos. 

Acompanhando esse raciocínio, é preciso incluir os nossos potenciais clientes nessa discussão, e eles também vão ser impactados por esse problema.  

Eu acredito que se continuar nesse ritmo que está indo, vai causar um impacto negativo realmente bem grande para trabalhadores de todas as áreas, afinal, quem vai comprar o que e onde? 

O fato é que se as previsões se confirmarem e acontecer como está acontecendo em outros países, vai ser difícil para todos nós como população. 

Então, pensando nesse ponto de vista, sim, a demanda pode diminuir muito nessa Páscoa, isso se houver demanda porque por mais que tentemos vender ela pode não existir. As pessoas prioridades e os chocolates da páscoa não estão entre elas. 

E isso quer dizer que a Páscoa acabou? 

Não sei. 

E eu seria irresponsável com você se viesse aqui só pra trazer otimismo e notícias boas, porque na verdade no meio disso tudo simplesmente não existem notícias boas. 

Seria irresponsável principalmente porque se eu viesse aqui pra fazer um discurso com palavras bonitas de esperança, eu não estaria sendo eu. 

É preciso ser otimista, claro, mas com os dois pés na realidade. 

Se você me acompanha a mais tempo, sabe que gosto de fazer você refletir, não sou a dona da verdade, mas precisamos ter em mente agora que nunca passamos por algo parecido com isso.  

É algo totalmente novo pra mim, pra todo mundo, até pra própria indústria e isso já está refletindo em toda a sociedade, o pior é que é um trem sem freio, a gente não tem nenhum controle porque o impacto no mercado vai acontecer, mas é impossível prever como e com qual força que ele vai chegar. 

E o que está no nosso controle? 

Nos cuidar, cuidar da nossa família e nos preparar pra quando isso passar. 

Até porque impedir não dá, vai acontecer. É inevitável. 

COMO NOS PREPARAR 

E como podemos nos preparar? 

Primeiro de tudo, mantendo a calma e pensando de forma racional e não emocional. 

É claro que a gente não quer perder venda, que não quer ter pedidos cancelados, mas isso é normal. As pessoas precisam se resguardar, precisam cuidar da saúde, precisam cuidar de prioridades e chocolate não um item de prioridade. A gente precisa ter essa consciência e respeitar isso. 

Então, se você já recebeu encomendas, você não pode evitar que o cliente ligue cancele a encomenda, mas você pode conversar de maneira franca, perguntar se não prefere adiar pra daqui 2 ou 3 meses, pra não perder a venda. 

Inclusive eu recomendo que não espere o cliente ligar, ligue você e converse, convide para adiar até isso tudo passar. Assim você evita sair de casa e fazer entregas nesse momento do surto, porque isso é um risco pra você que vai entregar quanto é um risco também pra quem vai receber.

Ah Joy mas eu não posso perder venda! 

Essa não é a hora da gente agir por impulso sem pensar. Se perder venda pode significar perder a saúde, é melhor perder a venda, né? 

E se o cliente já pagou 50%, mas está cancelando e pedindo de volta e eu até já gastei o dinheiro com ingredientes. 

Aí é preciso negociar.

Porque você precisa expor isso, seja honesto e franco, conte que já gastou e que isso é natural porque esses 50% é um dinheiro que você usa pra girar, pra comprar ingredientes, com calma com educação. 

Não caia em discussão, não fique brigando com cliente... respeito acima de tudo, a gente precisa manter o respeito do cliente, proponha pra ele um crédito com você pra gastar quando isso tudo acabar. 

Isso vai garantir que você não perca clientes, que depois disso tudo essas pessoas voltem a comprar de você. 

E se você já antecipou a produção, produziu suas casquinhas, mantenha elas armazenadas e sem recheio.

Você pode usar caixas de papelão pra isso ou caixas de isopor caso na sua região esteja muito quente. 

Tenho vídeos aqui no canal sobre o assunto que podem te ajudar nessa tarefa. 

Se ainda não produziu as casquinhas, mas já comprou todos os insumos para Páscoa, armazene-os bem também, da mesma forma que as casquinhas. Protegidos de calor e umidade. 

Se ainda não está acertando na manipulação do seu chocolate, pode aproveitar esse momento para aprender a lidar melhor com ele. 

Você pode rezafer a temperagem com o mesmo chocolate várias vezes, basta cuidar para não superaquecer ou não deixar em contato com umidade.  

E tome muito cuidado com a manipulação dos alimentos pra evitar qualquer tipo de contaminação. 

Você pode usar os ingredientes para produzir brigadeiros e ganaches e congelar, porque tanto brigadeiros quanto ganaches podem ser congelados também. Se organiza pra não perder ingredientes que você já tenha comprado. 

MANIPULAÇÃO DOS ALIMENTOS 

Cuidados com a manipulação dos seus alimentos são essenciais e necessários sempre, e não é só porque estamos em uma crise de saúde pública. 

A gente precisa tomar os cuidados com a manipulação de alimentos sempre, volta e meia eu falo sobre isso aqui no canal, já linkei até uma cartilha da anvisa, que é gratuita e a gente pode baixar e estudar, vou linkar nesse vídeo aqui novamente pra ajudar com isso, porque isso já era uma obrigação, mas  a gente sabe que infelizmente nem todo mundo segue, só que agora depois dessa crise isso vai ser uma coisa que o próprio público vai exigir, porque afinal de contas é natural que todo mundo fique mais desconfiados do que nunca pra essas coisas, principalmente com o comércio informal e artesanal. 

Por isso seguir atentamente as regras de manipulação de alimentos não basta, é preciso acima de tudo mostrar mesmo pro seu público como você lida com essa questão na sua produção. 

Faça vídeos e mostre para seu público como você produz, não estou falando de passar receita, mas sim de mostrar a parte de higienização, mostrando que você toma os cuidados necessários para com a manipulação de alimentos e que os seus produtos estão livres de qualquer contaminação. Assim você conquista a confiança dos seus clientes e quando essa tempestade passar é em você que eles vão confiar quando precisar comprar. 

Se você tem dúvidas sobre o assunto, tenho uma super aula onde falo sobre validade aqui no Youtube, e lá naquele vídeo eu falo bastante sobre regras de manipulação dos alimentos, vou deixar aqui no card e na descrição o link pra você assistir, se quiser. 

Prepare também seu marketing online, pois essa vai ser uma das únicas, se não for a única forma de recebermos pedido daqui pra frente, pelo menos por alguns meses aí pela frente.  

O Luiz, meu marido trabalha com essa área de marketing digital a vários anos, ele é muito bom nesse assunto e a gente tava até pensando que ele podia ajudar, fazendo vídeos falando justamente sobre isso, em como nós podemos contornar essa crise com o uso das redes sociais.

De início ele ficou meio com receio, acho que é timidez das câmeras, mas ele aceitou e vai tá subindo esses vídeos no canal dele nos próximos dias, então eu vou deixar aqui na descrição o link do canal dele pra você se inscrever e assinar o sininho pra receber notificação avisando assim que ele lançar esse vídeo, porque vale a pena, não é puxar saco não, mas ele é bom nisso e esse é um assunto que a gente precisa aprender a lidar pra sair dessa crise, porque a gente vai precisar vender, se não agora, quando essa crise passar. 

PÁSCOA ATÉ JUNHO 

Aliás, eu fiquei sabendo pelo Instagram que tem até um movimento na internet, criado pela Renata Penido, usando a hashtag Páscoa até junho, e algumas pessoas me perguntaram o que eu acho dessa ideia. 

Eu achei a ideia muito boa, de verdade mesmo. 

Um movimento legitimo que pode ajudar a nossa categoria a não perder a renda mais lucrativa do nosso segmento, que é a Páscoa. 

Mas eu tenho algumas considerações a fazer. 

Entrar nesse movimento é valido claro, mas temos que ter consciência do que eu falei no começo do vídeo, precisamos ser realistas e não criar expectativas. 

A Páscoa precisa de quem produz, nós, que é quem está trabalhando nesse movimento, mas não podemos esquecer que do outro lado tem os clientes, que também serão afetados nessa crise. 

Sendo assim, precisamos considerar que tudo pode mudar a partir de agora, inclusive a relação de compra das pessoas com produtos artesanais.

Temos que ser realistas também que alguns profissionais de saúde acreditam que essa crise vai se arrastar até o meio do ano, outros dizem que até o final do ano, e isso já complicaria tudo porque vamos precisar adiar até quando? Não tem como saber!

E se não tivermos clientes, não tem Páscoa. No sentido comercial da coisa, que é do que estamos falando aqui, porque a Páscoa em si, no sentido de renascimento, ela vai existir em quem acredita, em quem tem fé. 

Então antes de pensarmos se vai ou não ter Páscoa, que é uma coisa que está fora do nosso controle, o ideal mesmo é a gente se preparar pra quando isso tudo passar, seja para uma possível Páscoa ou não, e se ela chegar, estaremos aqui prontas pro trabalho, se não a gente segue com outras produções... O que não pode é parar de vez, a gente precisa se preparar pro retorno até porque quando isso passar vai estar todo mundo sem dinheiro, todo mundo precisando vender, e o pior, vendendo tudo a preço de banana. Porque vão achar que qualquer venda vai ser lucro. 

E não é bem assim, venda mal feita pode se tornar até prejuízo. 

Então o primeiro passo é se acalmar, é priorizar a sua saúde, a saúde dos familiares, aproveitar esse tempo pra se organizar, se preparar pra volta pra não precisar entrar nessa guerra de preços e voltar bem, voltar preparado e sem desespero. 

Usar esse tempo pra aprender será um ótimo investimento pra você mesmo que a Páscoa não venha, e isso é uma coisa que está no seu controle. 

Conhecimento não se perde, e não tenho dúvidas que terão muitas outras Páscoas, e alias, não é só na Páscoa que fazemos chocolates, é no ano todo. 

A saúde é que a gente não pode perder. Então sem desespero, foca nisso. Na sua saúde, física e emocional, na saúde da sua família e em se preparar pra quando a tempestade passar. Porque ela vai passar e vai embora se Deus quiser. 

OS LINKS SOBRE A CRISE 

E como prometido, vou deixar na descrição links dos vídeos que podem esclarecer melhor todo esse problema que estamos enfrentando com uma visão mais técnica sobre o assunto. 

Vou deixar aqui um vídeo do Átila, que é biólogo formado em microbiologia, ou seja, vírus é a área dele. Ele tem prestado um serviço maravilhoso aqui no YouTube sobre esse assunto, está postando muito material atualizado sobre o assunto no canal dele e também nas redes sociais, se você não conhece o Àtila eu convido você a conhecer o canal dele e acompanhar porque nessa era de Fake News pra todo lado a gente precisa ter uma fonte confiável, principalmente em se tratando de um assunto sério como esse. 

FINALIZANDO 

Se eu deixei algum ponto pra trás que você gostaria que eu tivesse falado deixa aqui embaixo nos comentários pra mim que eu respondo e quem sabe a gente faz um vídeo abordando esse assunto também. 

Bom então é isso, se cuide, fique em casa, cuide de você e da sua família, tempos difíceis virão, mas nós vamos superar isso tudo, vamos passar por isso e sair todos ilesos, quiçá mais fortes, se Deus quiser. 

Eu espero ter ajudado com esse vídeo, se você gostou deixa seu like que ele me ajuda demais.

Muito obrigada pelo seu carinho de assistir esse vídeo até o final, um beijo bem doce pra você, muita saúde pra você e pra sua família e até o próximo vídeo.

Tags:
Lucre com Chocolate o Ano Todo

Descubra como em apenas alguns minutos você será capaz de encontrar preço certo de venda dos seus produtos e dar adeus aos prejuízos

Quero precificar do jeito certo

Olá, deixe seu comentário para MEUS CHOCOLATES DERRETEM FÁCIL, O QUE ESTOU ERRANDO? | JOY RESPONDE #010

Enviando Comentário Fechar:/

Você está a um passo de Dominar o Chocolate

Dominando o Chocolate é um treinamento que vai te ensinar de forma simples e dinâmica, a dominar o chocolate em 10 dias ou menos.

Quero Saber Mais
  • Para amantes do chocolate

    Pra quem ama o Chocolate e sempre sonhou em produzir chocolates de qualidade em casa, para presentear amigos e parentes, ou apenas por hobby, mas sem interesse de vender.

  • Para empreendedores

    Pra quem quer gerar uma renda extra, abrir o próprio negócio de chocolates ou pra quem já tem um negócio de doces, mas quer enriquecer o seu cardápio com produtos de chocolate com maior qualidade.

  • Para profissionais

    Pra quem deseja se capacitar profissionalmente para trabalhar na área seja em ateliês de doces, chocolaterias, confeitarias, hotéis ou patisseries.

Quero Saber Mais