A DIFERENÇA ENTRE O PREÇO E O VALOR AGREGADO NO OVO DE PÁSCOA

Hoje a gente vai falar sobre o preço do ovo de páscoa e o valor dele.

Quero ter chocolates firmes e com brilho

Nunca mais tenha seu chocolate derretendo e sem brilho

Quero te entregar todos os segredos do chocolate para que você possa produzir sem erros e desperdícios na sua cozinha de casa.

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Ué Joy, mas não é a mesma coisa? Não é, mas é normal a gente confundir.

A alguns dias eu publiquei um vídeo, nesse mesmo quadro, o Páscoa Joy, que vai ao ar todos os sábados durante essa temperada de Páscoa. 

E naquele vídeo eu comentei por cima sobre esse assunto e algumas pessoas me mandaram mensagens com dúvidas sobre o assunto, então achei que poderia ser um tema relevante pra trazer aqui nesse quadro. 

Mas gostaria de já começar explicando que o que vou falar aqui é um conceito que pode ser aplicado nos seus produtos em qualquer época do ano, não apenas na Páscoa. 

Então isso vale, por exemplo, para seus bombons, trufas, pães de mel e qualquer outro produto que você comercialize. 

AO PÉ DA LETRA 

Como sei que algumas pessoas gostam mais dos meus vídeos mais curtos e direto ao ponto, vou dar a resposta de cara aqui 

Basicamente o preço é o que você cobra do cliente. 

Já o valor agregado é o valor que o cliente percebe pelo produto. 

Ou seja, o valor percebido, o quanto o cliente valoriza esse produto. 

Eu vou admitir pra você que esse não era um assunto que eu dominava, mas quando você tem um marido que trabalha com marketing e você ouve por anos a fio esse tipo de assunto diariamente até durante as refeições, a meio que não tem como você não absorver, então eu aproveitar e dividir com você isso porque acredito que pode te ajudar. 

Nesse vídeo eu não vou ficar só nessa explicação rasa, eu vou explicar tudo que aprendi 
os conceitos dos termos preço e valor.

As vantagens e desvantagens de se trabalhar focando em cada um  
e ainda vou dar um exemplo prático pra você entender melhor o que estou falando. 

Então fica comigo que vai valer a pena.

ENTENDENDO O PREÇO 

O preço, como eu já disse aqui, representa só o valor monetário que você cobra pelo seu produto. O dinheirinho mesmo. 

Ou seja, você faz todo o cálculo dos seus custos de produção, custos fixos e variáveis, sua mão e obra e sua margem de lucro sobre esses valores para daí obter o preço que vai cobrar pelo seu produto, eu vou usar um ovo de Páscoa aqui como exemplo. 

O que pode alterar o preço desse Ovo de Páscoa é o tipo de produto que você vende e se você faz o mesmo que seus concorrentes fazem. 

Se você vende produtos sem muito diferencial, usando cobertura fracionada, será difícil de competir no preço com uma pessoa que faz o mesmo tipo de produto que você, porém usa chocolate. 

Porque no fim das contas a diferença de preço entre as melhores marcas de cobertura e um chocolate nobre, como nestlé, por exemplo, não faz tanta diferença assim. Aqui na minha cidade pago 22 reais uma cobertura fracionada e o chocolate nobre se eu pesquisar bem consigo encontrar abaixo de 30. Ou seja, a diferença de preço não chega a ser nem 50% 

Outro ponto é você oferecer ao seu cliente exatamente a mesma coisa que todos os seus concorrentes também oferecem. 

Quando não se tem nenhum diferencial seu em destaque, você entra na briga por preço e consequentemente acaba precisando abaixar o seu lucro a depender do preço que seus concorrentes estão cobrando pra conseguir realizar a venda, o que as vezes pra você pode gerar prejuízo, já que o concorrente pode de alguma forma estar conseguindo insumos mais baratos do que você.

ENTENDENDO O VALOR AGREGADO 

Já o valor é diferente. Não que ele seja contrário ao preço, não é isso. 

Na verdade pense no valor agregado como a “cereja do bolo”. 

É ele que vai ser responsável por aumentar a percepção que o seu cliente tem do seu produto, e quanto mais valor o cliente perceber no seu produto melhor, porque significa que ele tem tende a preferir pagar mais por ele do que pagar menos em um produto que ele não veja tanto valor assim. 

Resumindo, o valor agregado é quando você agrega ao seu produto detalhes que o diferenciam, que tornam, na visão do seu cliente, algo especial e único. 

Você pode potencializar isso com uma embalagem mais sofisticada pra “harmonizar melhor” com o seu produto. 

Vou te mostrar um exemplo de um ovo que fiz na minha série de Páscoa que disponibilizei a alguns dias atrás. 

Vamos supor que essa casquinha simples tenha apenas bombons dentro. Sem decoração nem nada. E cobramos 30 reais nele.

A DIFERENÇA ENTRE O PREÇO E O VALOR AGREGADO NO OVO DE PÁSCOA

Agora essa é a mesma casquinha com bombons dentro, porém, com essa decoração de florzinhas.

A DIFERENÇA ENTRE O PREÇO E O VALOR AGREGADO NO OVO DE PÁSCOA

Quanto a mais poderíamos cobrar por esse produto? 

Para fazer essas florzinhas da decoração eu gastei menos de 2 reais. 

Mas eu não tenho dúvidas que poderia vender a bem mais do que 32 reais, mesmo esse sendo o mesmo produto apenas com a aplicação da decoração. 

O que isso faz com nosso produto? 

Aumenta o valor percebido pelo cliente, por ser um produto diferenciado. 

E é isso que sempre digo quando falo da importância de agregar valor em seus produtos, fazendo algo diferente. E as possibilidades são infinitas. 

LIMITAÇÃO DE TRABALHAR POR PREÇO 

O problema de só visarmos o preço é que acabamos ficando limitados a fazer coisas muito simples com medo do cliente não pagar pelo nosso produto. 

E eu sei que eu não conheço o seu público, não tem como eu falar o que vai e o que não vai vender para seus clientes, afinal, são seus. 

O problema é que muitas vezes tomamos decisões em achismos, e eu estou dizendo por mim mesma. Por muitas vezes eu já pensei assim, o que acabava fazendo eu cobrar barato demais e não vendia porque as pessoas desconfiavam da qualidade 

Eu pensava que meu cliente não pagaria por um produto mais caro, mas eu nem tentava. 

Eu já contei essa história em outros vídeos e se você já viu, sabe no que deu. 

Prejuízo, muito prejuízo. 

O que eu quero dizer com isso é que só trabalhar na guerra de preços pode ser prejudicial pro seu crescimento, afinal, o combustível pra fazer o seu negócio decolar é o lucro que vai fazer na venda de seus produtos. 

E quanto maior valor agregado conseguir gerar no seu produto, consequentemente maior será o lucro. 

E esse é o problema de não se diferenciar da sua concorrência. É muito mais difícil vender um produto que sua concorrência já vende se você entrega praticamente o mesmo produto que ela. 

Então teste. 

Se você já trabalha com doces e acredita que agregar ainda mais valor não terá vendas, teste, sem precisar de mexer na sua linha atual de produtos. 

Faça isso criando apenas um produto mais elaborado, com uma embalagem especial, entregue em uma sacolinha especial, cobre por esse produto um preço que pague o valor que esse produto represente para o seu cliente. O valor e não o preço. 

E vai vendo como essa ideia se sai. 

Vai fazendo testes diferentes, mostrando pro seu público. 

VANTAGENS DE GERAR VALOR NO PRODUTO 

As vantagens de agregar valor pro seu produto impactam não apenas no lucro, ou seja, no financeiro de sua empresa, mas também o público que ela passará a atrair. 

E existem muitas formas de se agregar valor, com um acabamento diferenciado, com embalagem diferenciada, com atendimento diferenciado, com entrega a domicílio, são muitas formas. O cliente valoriza o carinho a mais, a sua vontade de fazer diferente. Porque no fim das contas o que isso mostra é o seu amor a sua paixão pelo que você faz e é isso que qualquer cliente valoriza. 

Claro, sempre existem pessoas que preferem o preço à qualidade, e pessoas que querem qualidade acima do preço. 

E existe público pra todos! 

Porém, quem trabalha agregando valor aos produtos, consegue lucrar mais e produzir menos, e essa é a tecla que bato. 

Porque ele vai, com o tempo, atrair ainda mais pessoas que buscam um produto de qualidade, e essas pessoas vão chegar até você de uma forma ou de outra. 

PÁSCOA LUCRATIVA 2.0 

Uma das coisas que sempre falo é que, na minha opinião o que torna uma Páscoa Lucrativa não são muitas vendas apenas, é um amontoado de fatores. 

Um deles é gerar valor criando produtos diferenciados para seus clientes, podendo assim aumentar a sua margem de lucro. 

Inclusive é uma das coisas que eu ensino dentro do meu curso Páscoa Lucrativa 2.0 que eu fechei a turma a alguns dias atrás... Se você não conseguiu entrar, mas ficou com vontade, vai ter outra oportunidade porque no comecinho de março vou abrir vagas para uma nova turma. 

É só clicar nesse link e se cadastrar na lista de espera, que eu te aviso por lá assim que as novas vagas abrirem. 

Quem estiver nessa lista de espera vai ter prioridade pra entrar na turma, porque as minhas turmas são sempre pequenininhas para que eu consiga dar um suporte pessoalmente pelo whatsapp. 

Aluno meu não fica assistindo video aula sozinho, tem meu whatsapp pra me chamar sempre que tiver dúvida e esse é o principal motivo de eu trabalhar sempre com turmas pequenas. 

FINALIZANDO 

Então eu espero de coração que você tenha gostado desse vídeo e que ele seja muito útil pra você. E que você tenha muito lucro nessa Páscoa, fazendo a diferença para os seus clientes com ovos lindos e cheios de valor. 

Se você gostou nãaao vai embora sem deixar seu like que me deixa tri feliz. 

Muito obrigada pelo seu carinho de assistir esse vídeo até o final, um beijo bem doce pra você e até o próximo vídeo. 

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