Ta animada pra esse Natal? Quer ter certeza de que está preparada pra realizar suas vendas nessa época? Nesse post eu te dou algumas dicas que podem te ajudar a ter um Natal super lucrativo esse ano.
Nunca mais tenha seu chocolate derretendo e sem brilho
Quero te entregar todos os segredos do chocolate para que você possa produzir sem erros e desperdícios na sua cozinha de casa.
Quero ter chocolates firmes e com brilhoOi eu sou a Joy e nesse vídeo eu vim trazer 5 dicas para fazer o Natal de 2021 mais lucrativo.
O Natal logo logo está chegando, e você quer aproveitar essa data para lucrar mais com os seus doces, mais não sabe nem por onde começar?
Eu fiz o post de hoje justamente pra te ajudar com isso!
O Natal é uma das melhores datas pro comércio em geral, especialmente para a confeitaria porque as pessoas estão mais propícias a presentear e a compartilhar momentos gostosos com quem se ama.
Por isso essa é também uma ótima oportunidade para quem quer começar a vender os seus doces e conquistar clientes que podem voltar a comprar durante o ano todo.
Mas para que isso aconteça é necessário planejamento.
Sem planejamento você pode acabar como aquele urso do pica pau que fica andando em círculos sabe?
Se você sabe qual urso eu to falando conta pra mim nos comentários.
O planejamento é que vai te deixar preparada para garantir as vendas, o seu lucro e ainda a melhor experiência de compra aos seus clientes.
Por isso eu listei 5 dicas que vão te ajudar a se planejar e garantir um Natal Lucrativo de verdade.
DICA 01: ESTABELEÇA METAS DE VENDAS
A primeira dica é, estabeleça uma meta de venda para atingir.
Mas cuidado com isso. Não pode ser uma meta definida pelas vozes da sua cabeça.
Precisa ser uma meta realista.
Você precisa levar em consideração quanto pode investir em ingredientes e embalagens, quanto tempo tem para produzir os seus doces, quanto consegue estocar... Enfim essas informações são super relevantes e vão indicar a sua capacidade de produção.
Só depois de definir isso você vai saber até quanto consegue vender aí sim definir uma meta de venda.
DICA 02: CRIE O SEU MENU ESPECIAL DE NATAL
A segunda dica é: Crie o seu menu Especial de Natal.
E quando eu falo menu, não quero dizer panfleto, PDF e nem nada disso.
Me refiro a lista de produtos que você vai comercializar mesmo.
A escolha dos produtos é muito importante e pode fazer toda a diferença entre o sucesso e o fracasso das suas vendas.
Por exemplo, menu muito cheio de opções pode acabar por confundir o cliente e atrapalhar as vendas e um menu específico demais, com apenas 1 único produto sem variação de sabor, pode acabar atraindo poucos clientes...
Como o Natal é uma época especial, que acontece apenas 1 vez ao ano essa é oportunidade perfeita de colocar no cardápio um produto exclusivo para essa data.
Isso por dois motivos:
1º Porque você pode vender doces que já são sucesso de venda nessa época. Como Sobremesas na Taça, Panetones Trufados, Chocolates com frutas secas entre outros...
2º Porque além de trazer uma novidade para os seus clientes ainda ativa o gatilho mental da escassez.
O que isso quer dizer?
A gente tem uma tendência natural de dar mais valor para as coisas que são mais escassas. De maneira geral, quanto mais difícil conseguir uma coisa, maior será o nosso desejo sobre ele.
Quando a gente coloca no cardápio um produto que vai permanecer a venda exclusivamente durante um curto período de tempo, (época de Natal, por exemplo) o cliente fica com a sensação que não pode perder a oportunidade e se sente um impulso muito maior para a realizar a compra.
Mas, apesar de que trazer uma novidade é sempre uma boa ideia, disso não deixe de incluir nesse cardápio especial os seus campeões de venda do ano todo, porque são doces que você já domina e que os seus clientes já aprovam. É só deixar tudo com uma carinha Natalina que não tem erro.
DICA 03: TESTE PRODUTOS ANTES DE VENDER
A Dica 03 é sobre testar os produtos antes de vender.
Eu sei que muitas pessoas vão torcer o nariz pra mim nessa hora, mas eu preciso te dizer isso.
Não coloque no cardápio nada que você já não tenha testado e produzido anteriormente. Fazer isso é péssimo. Pode te fazer perder muito tempo e dinheiro com ingredientes e na pior das hipóteses, te fazer perder cliente.
Então teste antes, sempre.
E aproveite o teste para tirar fotos para divulgação e, até mesmo para oferecer degustações a seus clientes para que eles conheçam o novo produto que você pretende incluir no cardápio.
O lado ruim dos testes é o custo que isso pode gerar, mas o lado positivo é muito maior. Você vai oferecer um produto onde tem certeza que o resultado final vai ser incrível, e o melhor de tudo, já vai atiçando o público com fotos e degustações pra vender ainda mais.
DICA 04: ENTENDA OS REQUISITOS DE UMA BOA EMBALAGEM
A dica 4 é sobre as embalagens.
Natal é época de presentear e grande parte dos doces que a gente vende nessa época são comprados com essa intenção.
Por isso não dá pra deixar de dar atenção para esse assunto.
Não precisa ser as embalagens mais caras, mais refinadas e nem nada disso.
Elas precisam apenas os seguintes requisitos:
- Suportar o peso do produto;
- Permitir o armazenamento sem comprometer a integridade do alimento;
- Oferecer proteção ao produto com um fechamento adequado;
- Ter fácil manuseio e transporte;
- Ser financeiramente viável para o seu negócio.
Como eu disse, você não precisa investir nas embalagens mais caras.
Por exemplo, uma caixa simples, de papel craft branco fica linda apenas com uma fita de cetim vermelha e uma tag Natalina.
Ou seja, você pode dar um toque especial mesmo usando embalagens mais econômicas.
Não se esqueça, boas embalagens deixam boas memórias tem um potencial muito maior de fazer seu cliente lembrar de você futuramente.
DICA 05: PRECIFIQUE SEUS PRODUTOS CORRETAMENTE
A dica 05 é sobre precificação.
Depois de definir o seu cardápio, testar as receitas e definir as embalagens que vai comprar, não esquece de parar com calma e precificar tudo direitinho, na ponta do lápis.
Leve em consideração custo dos ingredientes, custo de mão de obra, custos fixos, custo com embalagens, taxa de entrega, e não se esqueça da sua margem de lucro.
Não deixe nada de fora.
A precificação bem-feita é o que vai garantir o seu lucro.
Não adianta nada você criar um produto especial lindo, delicioso, com uma embalagem caprichada e no fim de tudo, cobrar o preço errado.
Você vai ter perdido tempo e dinheiro.
Eu sei que a maioria de nós ama estar na cozinha fazendo nossos doces e odeia ficar calculando preço das coisas mas isso é fundamental pra fazer o negócio dar certo, não tem jeito.
Então nada de empurrar a precificação com a barriga, combinado?
DICA BÔNUS: DIVULGAÇÃO E VENDAS
E eu preparei uma dica Bônus ainda, Sobre divulgação e venda.
Primeiro, divulgação.
Já pincelei a respeito disso quando falei sobre testar as receitas antes, use as fotos que você tirou nos testes para divulgação. Escolha os canais sociais que você mais usa e mais tem interação com os clientes pra estar postando essas fotos e atiçando o desejo dos clientes.
E estabeleça para seus clientes os seus canais de vendas, Se por Direct, se por Whats, se por telefone, deixe sempre eles muito bem-informados dos seus contatos, as suas formas de pagamento, se você trabalha com entrega ou retirada e outra dica superimportante que eu quase esqueço...
Não esqueça de definir uma data limite para pedidos e uma meta limite de vendas..
Lembra da dica 1? Sobre meta e definir sua capacidade de produção?
Ela é fundamental nesse momento porque vai te ajudar a saber o seu limite
É isso que vai garantir que você não vai precisar passar a véspera de Natal produzindo porque aceitou mais pedidos do que podia.
Isso acontece muito na última semana do Natal e da Páscoa também, o povo adora comprar de última hora e o único jeito de se prevenir desse tipo de estresse é definindo esses limites.
E ai, gostou das Dicas para este Natal?
Se quiser você pode ouvir essas dicas em vídeo no meu canal do youtube. Vou deixar o link aqui pro vídeo caso ache melhor ouvir eu falando.
Se gostou do post deixa um comentário aqui embaixo, me conta que doces você ta pensando em vender no natal.
Eu vou ficando por aqui, muito obrigada pelo seu carinho de ter lido esse post até o final, um beijo bem doce pra você e até o próximo!
Olá, deixe seu comentário para Armazenar o Mycryo, Chocolate pra Ganache e Recipiente para Derreter | Joy Responde #34