Qual o Melhor Chocolate para fazer Trufas e Ovos de Páscoa?

  • Receba dicas gratuitamente em seu e-mail

    Mais de 10 mil pessoas recebem minhas dicas toda semana. Assine também!

Nem sempre é fácil identificar qual é tipo ou marca usar, por isso nesse post eu vou te ajudar a escolher o seu chocolate!

Lucre com Chocolate o Ano Todo

Conheça a melhor maneira de trabalhar com chocolate e gerar uma renda extra

Quero gerar renda extra com Chocolate!

Se você já trabalha com doces, em algum momento já deve ter tido a dúvida de qual o melhor chocolate para trabalhar.

Como as opções são muitas, nem sempre é fácil identificar qual é tipo usar ou qual marca escolher.

Mas antes de te contar qual o melhor chocolate eu preciso te contar também que transformei esse Post em vídeo, então se você preferir assistir o vídeo, ao invés de ler o post, é só clicar no vídeo abaixo. Caso contrário, é só continuar lendo :)

Você pensa em trabalhar com chocolate mas tem dúvida de qual chocolate comprar?

Quer descobrir qual é o mais adequado pra fazer suas trufas, bombons, recheios e tudo mais?

Então hoje a gente vai falar sobre como escolher o chocolate certo para trabalhar.

Para começo de conversa eu quero te dizer que tô muito feliz de você estar aqui lendo esse Post e de poder te ajudar com a sua escolha mais importante no mundo do chocolate, a escolha que vai determinar o seu sucesso e o mais importante, o sucesso do seu negócio: o tipo de chocolate que você utiliza.

No mercado encontramos basicamente três tipos de produto que podemos trabalhar:

A Cobertura sabor chocolate:

Lembrando que ela nãaaao é chocolate!

Ela não possui manteiga de cacau na sua composição, e quando possui é muito pouca, e por isso, segundo a legislação brasileira ela não pode ser considerada chocolate. (a lei é clara: menos 25% de sólidos de cacau na composição não é chocolate).

É o produto mais em conta, mas o sabor é inferior ao chocolate, mesmo as melhores marcas acabam ainda deixando a desejar se comparadas a qualquer chocolate, mas elas são muito populares por causa do preço mais acessível e prrincipalmente por causa da sua praticidade.

As coberturas são normalmente utilizadas em casquinhas de trufas bombons, pães de mel e algumas decorações, porque as casquinhas são geralmente bem fininhas e não interferem tanto no sabor do produto final, porém como elas ainda deixam a desejar quando se trata de sabor, elas não são recomendadas para substituir o chocolate em Recheios de trufas, bombons e ovos de páscoa ou ainda em preparações como Brownies e Petit Gateau ou outras receitas.

Elas também não são indicadas para casquinhas de ovos de páscoa porque como essas casquinhas são bem mais grossas que as casquinhas de trufas, o sabor da cobertura fica muito evidente, logo, não fica tão saboroso.

Eu sempre gosto de recomendar que, caso você opte por trabalhar com cobertura em ovos de páscoa, deixe isso muito claro aos clientes porque eles provavelmente irão perceber que não é chocolate...

O sabor fica bastante inferior e o seu cliente vai perceber a diferença, e pode não voltar a comprar de você por se sentir enganado.

Por isso nesses casos, eu recomendo utilizar sempre o chocolate, a menos que o seu cliente concorde que você utilize a cobertura, combinado?

O Chocolate comum:

Esse é o chocolate que a gente já conhece de marcas nacionais como Garoto, Nestlé, Melken da Harald, entre outros... ele tem mais de 25% de sólidos de cacau mas ainda podem ter adição de gordura vegetal na sua composição.

Inclusive, se você quiser evitar as marcas com maior porcentagem de gordura vegetal, basta olhar na embalagem a composição do produto porque não tem erro, se leva gordura vegetal eles precisam dizer que leva e também a porcentagem.

Eu digo isso porque quanto menos gordura vegetal o chococolate conter, mais saboroso ele é, derrete melhor, fica mais fluído e melhor de trabalhar, então você pode escolher, basta lembrar de olhar na composição do produto.

E nós temos ainda o Chocolate premium:

Feito somente com derivados de cacau,  e por isso com preço bem mais elevado. São  produtos que podem ser importados, que a gente conhece como chocolate Belga, mas nós já temos Nacionais de extrema qualidade também, como a linha Unique da Harald.

Tanto o Chocolate Comum como o Premium são produtos que garantem a qualidade do seu produto seja ele qual for... casquinhas de bombons e ovos, recheios, brownies e etc... São chocolates saborosos, tem um custo mais elevado do que as coberturas e também são mais trabalhosos do elas, já que necessitam passar pelo processo de temperagem ou pré cristalização. Por isso que tanta gente se assusta e desiste de trabalhar com elas... mas na verdade a gente precisa pesar bem os prós e contras de cada uma delas antes de escolher qual utilizar.

Mas afinal Joy, qual desses chocolates eu devo usar?

Então... Como eu disse lá no começo do vídeo, embora eu esteja muito feliz de poder te ajudar com isso, essa é uma escolha muito importante e precisa ser uma decisão sua.

Até porque é você que conhece os seus clientes, não eu. Pra fazer essa escolha você vai precisar analisar e descobrir qual é o seu tipo de cliente.

Por exemplo...

Se você tem clientes de alto padrão, paladar apurado, que procura produtos de primeira qualidade e tem disposição em pagar caro por essa qualidade, você precisa trabalhar com chocolate premium. Qualquer coisa inferior a isso vai deixar o seu cliente infeliz e ele vai procurar na concorrência um produto de qualidade superior ao seu.

Mas se os seus clientes não são tão exigentes assim, mas gostam de consumir um produto com bom custo x benefício, ou seja... um produto de boa qualidade, porém com um preço um pouco mais em conta, você deve escolher o chocolate comum. Esse cliente geralmente não estará disposto a pagar por um produto mais caro mas também não quer pagar barato e abrir mão da qualidade.

Se os seus clientes procuram por um preço baixo acima de tudo e abrem mão do sabor para pagarem mais barato, talvez você deva trabalhar com a Cobertura. Ele não estará disposto a pagar mais caro e vai sempre procurar uma concorrência mais barata, mesmo que com qualidade inferior, nesse caso até mesmo a casquinha do ovo de páscoa poderia ser de uma cobertura fracionada de boa qualidade.

Eu geralmente não recomendo trabalhar com coberturas devido ao sabor mesmo que é mesmo inferior, isso nem adianta negar, mas se esse realmente for o seu público talvez essa seja uma a opção mais adequada.

Vale lembrar que optando por esse caminho você estará trabalhando com um produto bem popular e provavelmente enfrentará uma grande concorrência.

Escolher o tipo de produto que você vai trabalhar é algo que só você pode fazer mas faça isso com sabedoria, não haja impulsivamente pensando no seu gosto pessoal, lembre que você está fazendo o produto para o seu cliente e não para você, por isso escolha um produto esteja alinhado ao bolso e principalmente ao gosto do seu cliente.

As vezes clientes com uma situação financeira mais humilde não se importam de pagar um pouco mais caro por um produto de qualidade assim como pode acontecer de um cliente com um poder aquisitivo um pouco melhor procurar sempre pelo produto mais barato, sem se importar tanto com o sabor, por isso não se baseie apenas no poder aquisitivo do seu cliente, saiba o que ele espera de você e dos seus produtos. E olha, essa é a dica de ouro de hoje viu? Não deixe que ela passe batido, aplique isso no seu negócio antes de escolher o chocolate que você vai usar porque isso vai fazer toda a diferença.

Então, com essas dicas você já conseguiu identificar o seu cliente, deixa pra mim nos comentários, quero muito saber ;) 

Você tem alguma dúvida a respeito de chocolate? Deixa pra mim nos comentários, quem sabe no próximo post ou vídeo eu responda a sua dúvida?

Eu vou ficando por aqui, quero agradecer pelo seu carinho de ter lido esse post até o final, espero de coração que você tenha gostado!

Beeijão beem grande pra você e até mais!

Tags: PÁSCOA CHOCOLATE
Lucre com Chocolate o Ano Todo

Descubra como em apenas alguns minutos você será capaz de encontrar preço certo de venda dos seus produtos e dar adeus aos prejuízos

Quero precificar do jeito certo

Olá, deixe seu comentário para CHOCOTONE OU PANETONE CASEIRO RECEITA FACIL E QUE DESFIA

Enviando Comentário Fechar:/