Ja passou por problemas ao fazer seu panetone caseiro? Não sabe porque a receita deu errado mesmo fazendo tudo certinho? Vem comigo que eu te explico o porque e como evitar problemas com panetone massudo!
Nunca mais tenha seu chocolate derretendo e sem brilho
Quero te entregar todos os segredos do chocolate para que você possa produzir sem erros e desperdícios na sua cozinha de casa.
Quero ter chocolates firmes e com brilhoOi, eu sou a Joy.
E hoje eu tô aqui pra falar sobre erros que podem ocorrer quando a gente vai aprender um panetone artesanal.
Sabe aquele panetone que fica pesado e massudo, que mais parece um Bolotone? Ou aquele panetone que cresce e fica lindo na forma e depois murcha quando sai do forno?
Porque será que isso acontece?
Será que tem a ver com os ingredientes? Será que é temperatura errada de forno? Vamos falar de tudo isso nesse post;
E se você nunca se arriscou a fazer um panetone artesanal, caseirinho e delicioso porque tem medo de passar por esse tipo de problema é hoje que você muda de ideia!
Bora comigo?
Uma das principais causas do Panetone ficar com esse aspecto abatendo, massudo, é usar uma receita que não tá equilibrada.
Porque isso?
Porque uma massa com muito liquido, ou com muita gordura vai atrapalhar o desenvolvimento do glúteo, que vai atrapalhar o crescimento e que vai resultar numa massa de panetone sem estrutura.
Então é fundamental que você escolha uma receita profissional, que já foi testada muitas e muitas vezes, e que você sabe que dá certo pra ter surpresas quando for colocar a mão na massa.
Então vamos partir do pressuposto que você tenha uma receita equilibrada em mãos. Você sabe que é uma receita boa, já viu varias e várias pessoas tendo um bom resultado com ela.
Mas quando você foi testar, não teve tanto sucesso assim. O que pode ter acontecido?
Eu listei aqui alguns pontos que podem interferir no resultado do seu panetone.
Primeiro Ponto – Não use líquidos quentes.
Se você está fazendo isso, pode ser que isso esteja desandando a sua receita. O ideal é que os ingredientes líquidos não sejam usados mornos porque a temperatura quentinha acelera a fermentação e diminui o seu tempo de manuseio da massa.
A água morna é usada apenas na etapa da esponja, para ativar o fermento. SO NESSA HORA.
O panetone é uma massa rica e tem um tempo de fermentação maior do que um pão caseiro normal. Por isso que não é bom usar líquidos mornos, porque acelera demais o processo e o panetone perde textura com isso porque ele gosta de uma fermentação mais longa.
Existem panetones que fermentação por 3 dias, por exemplo. Nem todas as receitas demoram tanto até porque nem todas as farinhas suportam um tempo de fermentação tão longo.
Tô falando isso mais pra ilustrar mesmo.
E por falar em temperatura, normalmente ovos e manteiga precisam estar temperatura ambiente, para que a massa absorva melhor esses ingredientes
Segundo ponto – Misture os ingredientes na ordem correta
Parece besteira isso mas não é. Normalmente as receitas indicam o modo de preparo, mas a ordem geral correta para misturar os ingredientes é primeiro os secos, depois as gorduras e por fim os líquidos.
Mas no caso dos panetones, a gordura entra no final. Se misturada a farinha antes, ela vai impedir a formação do glúten que é fundamental para o crescimento da massa e pra obter aquele aspecto de desfiar que a gente ama.
De preferencia trabalhe a massa sem a gordura, até começar a atingir o ponto de véu. Só depois acrescente a gordura e sove mais um pouco. A massa do panetone adora ser bem amassada.
Terceiro ponto – Sovar a massa por pouco tempo
Outro problema grande é não sovar a massa o suficiente. Sovar dá trabalho e requer ali uma boa meia horinha de “braço” ou investir uma batedeira planetária.
Uma dica é sovar em etapas, sove, deixe descansar na geladeira, sove novamente até atingir “ponto de véu”, quando se estica massa e ela fica elástica a ponto de ficar transparente. Você pode adicionar farinha aos poucos até que a massa descole dos dedos mas sempre o mínimo possível para que você trabalhe a massa.
Quarto ponto – Adicionar a quantidade de fermento errada
Caso o seu pão não esteja crescendo o suficiente, você provavelmente está errando algum ponto da receita. Mais fermento não significa uma massa maior ou mais macia. Vai estragar sua receita e descompensar a quantidade dos outros ingredientes.
Um envelope de fermento biológico seco de 10g é o bastante para 1kg de farinha. Não use mais do que isso nunca. No caso de fermento fresco usa cerca de 40g pra cada 1kg de farinha.
Quinto ponto – Não deixar a massa descansar
A massa do panetone precisa de descanso, não só pela fermentação mas também pelo glúten pois ele ativa com sova e com tempo de descanso. Esse processo leva algumas horas. A minha receita, eu uso farinha nacional e não uso fermento natural, então não é uma fermentação muito longa mesmo assim costuma levar cerca de 8 horas fermentando.
Sexto ponto. Muita generosidade nos recheios
É horrível comer um panetone com miséria de carga né? Panetone cheio de frutinhas ou gotinhas de chocolate é muito mais delicioso vamos e convenhamos. Mas tudo que é demais prejudica. Se você usar recheio demais (muito mais que 20% do peso total da massa), o panetone vai ficar muito denso e existe uma grande chance do excesso de carga causar problemas no crescimento.
Segura essa vontade de lotar o panetone de frutas, chocolates, e outras “cositas más” porque essa proporção de 20, no máximo 25% é mais do que suficiente.
O SEGREDO ESTÁ NO PROCESSO
O segredo do panetone está no processo. Se você respeitar todos esses pontos vai ter um panetone Artesanal macio, delicioso e cheio de aroma e sabor.
Sétimo ponto, importante eu não podia encerrar o vídeo sem falar sobre isso.
Escolha uma farinha de trigo boa, e peneire ela sempre.
Por mais que esse passo não seja mencionado na receita que você está seguindo, os padeiros o seguem religiosamente.
A farinha deve sempre ser peneirada antes de ser adicionada à massa, afinal, com o deslocamento do ar, ela vai ficar ainda mais fofa e porosa, garantindo uma textura excelente ao seu pão caseiro.
Se você não sabe escolher a melhor farinha de trigo pro seu panetone, eu fiz um vídeo aqui no canal que te ajuda nessa questão, lá eu falo sobre farinha forte e farinha fraca, eu conto as farinhas que eu costumo utilizar e ensino a ler no rótulo da farinha e saber se ela é uma farinha forte ou não.
Gostou das dicas do post?
Tenho certeza que essas dicas vão te ajudar a fazer um panetone caseiro delicioso!
A propósito, se você quiser aprender a fazer o seu próprio Panetone Artesanal você pode entrar pra turma do meu curso de Panetones.
Lá eu divido com você a minha receita de panetone artesanal, com essência caseirinha e fresquinha além claro de todos os segredos para uma massa de panetone macia, úmida, desfiante, cheia de aroma e sabor e com zero conservante.
É qualidade e frescor na sua mesa de Natal e na mesa dos seus amigos e clientes.
Além disso lá no curso eu compartilho também os meus recheios trufados que são os meus campeões de vendas, são 5 no total, um mais delicioso que o outro.
Quem entra no curso tem meu suporte pelo whats app, então não tem como dar erro. Você entra na turma e vai fazer panetones deliciosos sem medo de errar o ponto. Qualquer coisa eu to ali a 1 whats de distância.
Eu vou deixar o link aqui pra você, é só clicar aqui pra saber mais sobre o curso. Te espero lá!
Muito obrigada pelo seu carinho de acompanhar esse post até o final, um beijo bem doce pra você e até o próximo!
Olá, deixe seu comentário para Armazenar o Mycryo, Chocolate pra Ganache e Recipiente para Derreter | Joy Responde #34