OVO DE PÁSCOA DECORADO COM FLORES

Hoje eu tô aqui pra ensinar um ovo de páscoa decorado, com uma técnica de decoração de chocolate em 2D.

Quero ter chocolates firmes e com brilho

Assista uma aula gratuita para evitar chocolates derretendo na mão

Conheça também os dois atalhos furados que levam aos erros no chocolate.

Quero ter chocolates firmes e com brilho

Aqui nós vamos usar flores, mas que você pode fazer corações, borboletas ou o que você preferir.

Eu sei que com essa crise muitas pessoas fecharam a agenda de pedidos e estão se resguardando até isso tudo passar, e que tem quem ainda esteja produzindo, mas que os pedidos caíram bastante.

Eu até fiz um vídeo sobre isso, esse aqui do card, onde falei sobre essa crise toda e vou deixar na descrição se você não assistiu e quiser assistir, vale a pena. 

Como eu comentei naquele vídeo, mesmo que a gente não produza pra vender agora, parado não dá pra ficar né? 

Então é tempo de estudar, aprender a precificar direito, a divulgar na internet e a praticar e melhorar as técnicas para que quando tudo isso passar a gente volte bem, volte preparado e melhor do que a concorrência porque vai haver uma guerra de preços depois disso tudo.

Todo mundo vai estar precisando de dinheiro e precisando vender.

Só que entrar nessa guerra de preços pode ser uma baita furada principalmente se a gente não souber o que está fazendo.

Então como uma das maneiras de se diferenciar é oferecer produtos diferenciados, eu resolvi trazer esse ovo parar você hoje. 

É uma técnica muito, muito fácil e que você pode usar em muitos outros produtos além da Páscoa, como pães de mel, bombons, corações trufados e por aí vai. 

Nós vamos fazer esse ovo todo decoradinho com florzinhas e você vai se surpreender de como é facinho de fazer e que deixa todo mundo apaixonado. 

Resolvi trazer esse ovo por três motivos: 

  • Primeiro porque ele é um ovo diferenciado, com mais valor agregado, justamente pela sua decoração, que ajuda a gente a se diferenciar e eu não trouxe isso ainda aqui no canal. 
  • Segundo porque eu ensinei essa técnica no vídeo da minha série gratuita de Páscoa desse ano, quem me acompanhou durante a série amou, e quem não conseguiu acompanhar me pedia muito para eu trazer aqui no canal por isso agora eu resolvi trazer, porque acho que vocês vão gostar. 

E terceiro porque ele é muito simples de se fazer, não é preciso nenhum molde ou apetrecho caro. Vou usar forminha de acetato mesmo pra você ver que não precisa nem daquelas forminhas caras.

DECORAÇÃO

Vamos pôr a mão na massa então?

Primeiro de tudo você vai precisar fazer essas florzinhas de chocolate, porque ter ela pronta vai facilitar na hora de decorar.

Você pode fazer essas florzinhas com antecedência de até uns 30 dias, eu não recomendo mais que isso porque com o passar do tempo ela pode perder um pouco do brilho.

Eu uso cobertura Fracionada pra fazer esses elementos decorativos, porque é mais fácil não precisa temperar, mas se você quiser utilizar chocolate pode ficar à vontade. Só precisa fazer a temperagem direitinho pra não derreter e não ter manchas, certo?

Pra fazer é muito, muito simples, e prático primeiro eu coloco a cobertura fracionada em saquinhos, corto a pontinha deles. 

E na mesa eu acomodo um saquinho desses bem lisinhos ou uma folhinha de acetato. Eu não uso papel manteiga porque pode deixar mais opaco, esse plástico ou o acetato deixam um brilho maior. 

Com isso tudo ajeitadinho a gente já pode começar a desenhar as florzinhas, eu sempre começo com o miolinho, faço vários miolinhos e deixo secar um pouco, nem precisa levar pra geladeira porque ele seca bem rápido, mas se quiser 3 minutinhos já são suficientes. 

Depois que o miolinho secar eu venho e faço cinco bolinhas em volta do miolo fechando as pétalas da florzinha. Bem simples mesmo, é tudo feito na base da bolinha. 

Se você quiser pode fazer com molde também, procura desenhos de florzinhas na internet, esses de criança pintar mesmo, imprime, coloca o acetato por cima e daí é só usar o chocolate como se fosse uma caneta, passando pelo desenho formando o desenho que você quer. 

Aqui eu estou fazendo a mão livre porque quero florzinhas bem simples e não tem essa necessidade. 

Depois delas prontas levo pra geladeira uns 5 minutinhos até que solte do plástico ou do acetato e pronto é só guardar ou usar. 

Aqui, eu tenho 72 florzinhas, sendo 24 com cobertura fracionada branca, 24 com ao leite, e 24 com a mistura entre as duas. 

Eu sempre faço o miolinho com uma cor diferente pra destacar a cor. 

Esse é um ótimo exemplo de onde eu uso cobertura, eu uso assim, em detalhes de decorações como esse, que no final, não é o sabor que vai ficar evidente no produto final.

PRODUZINDO AS CASQUINHAS 

Agora vamos fazer nossa casquinha. 

Aqui vou usar uma casquinha usando o chocolate da Harald, da linha Unique Amazônia, 70%.

Esse é um chocolate de origem, ou seja, ele é fabricado utilizando apenas o cacau da região amazônica do alto xingu. 

O Chocolate de origem é um chocolate especial e além disso é um chocolate que possui apenas massa de cacau, manteiga de cacau e açúcar na composição. Ou seja, é um chocolate de qualidade bem superior. 

Já postei aqui no canal um vídeo no quadro Reviews falando desse chocolate, você pode clicar aqui no card pra assistir, e vou deixar o link na descrição do vídeo também. 

A pré-cristalização dele é igual a qualquer outro chocolate amargo, aqueceu a 45-50 resfriou a 29, devolveu pro bowl e já pode usar. 

Tenho alguns vídeos no canal ensinando a temperar e o processo é o mesmo. 

Os únicos pontos que você vai precisar observar caso use um chocolate 70% é que ele demora um pouco mais pra derreter, por conter mais massa de cacau.  

E na temperagem o seu grau de resfriamento é de 29 graus, um pouco mais alto do que os chocolates ao leite e blend.  

Terminou esse processo, é hora de colocar o chocolate na forminha. 

Como nós estamos usando uma forminha de acetato basta colocar o chocolate até a marquinha que mostra na forminha. 

Vamos bater bem pra tirar as bolhas de ar e nossa casquinha não ficar com buraquinhos, encaixamos o silicone e a outra parte da forminha.  

Vamos pressionar um pouquinho para espalhar esse chocolate pela forminha e ele ir até as bordas.  

Essa forminha que eu estou usando é a 359g da BWB o número dela é 142, e por último, vamos levar na geladeira pra cristalizar, até a forminha ficar opaca.

Vou fazer a base do ovo, apenas colocar chocolate em uma forminha de pão de mel, essa é a forminha número 802 da BWB. 

Não vou fazer o pão de mel, é só uma basezinha maciça mesmo pra que seja forte o suficiente pra sustentar o peso do ovo. 

Pra fazer é só colocar o chocolate até a marquinha, bater pra tirar o ar e levar pra geladeira assim mesmo. 

Aqui as minhas forminhas já ficaram opacas, ficaram 16 min na geladeira e o chocolate já soltou.   

Agora a gente vai fechar esse ovo e decorar ele. 

Se você quiser valorizar ele ainda mais você pode trufar ele se quiser ou aplicar bombons. 

Aqui eu vou deixar o meu sem recheio, simples mesmo. 

Pra fechar basta passar as bordas em uma superfície plana aquecida pra derreter levemente e assim podemos encaixar as duas partes para colar.  

Só esperar uns segundinhos pra fixar bem.  

Eu seguro assim com um paninho pra não derreter o ovo porque eu sofro de mãos quentes e as luvas infelizmente não são suficientes pra mim inclusive essa dica do paninho é uma dica extra especial pra você que assim como eu sofre com as mãos quentes.  

Luvas de algodão são ótimas, mas são difíceis de encontrar então o paninho ajuda nisso, claro precisa ser exclusivo pra essa finalidade. 

Depois do ovo fechado é só colar na base, aplicando um pouquinho de chocolate derretido no centro da base e encaixando ela. Ainda segurando com o paninho até que ele fique firme.  

Quase pronto... vamos pra decoração então? 

DECORANDO O CHOCOLATE COM TÉCNICA DE APLICAÇÃO 

Olha, é muito simples.

A gente só vai precisar de cobertura já derretida, não pode estar quente, o ideal é deixá-la esfriar pra não derreter o chocolate, e também, das florzinhas que fizemos antes. 

Vamos colocar a cobertura em um saquinho, cortar a ponta e colocar uma gotinha da cobertura atrás da florzinha, e aplicar ela delicadamente no ovo.  

Percebe que a parte que estava colada no acetato é a parte que eu deixo aparecendo, porque é a parte que tem mais brilho e eu acho que fica mais bonito. Mas se você preferir colar do outro lado não tem problema.  

É só segurar a flor por uns dois ou 3 segundos e ela já fica fixa bem. 

Ai, é só repetir o mesmo processo em forma de espiral, até o topo.  

Lembrando, aqui estou te ensinando uma técnica. 

Uma coisa que gosto de ensinar tanto em minhas redes sociais quanto em meus cursos e treinamentos são técnicas e receitas que te possibilitem replicar ou recriar de outras formas, ou seja, do seu jeito. 

Então você pode usar essa mesma técnica para fazer flores, borboletas, os desenhos que preferir. você pode usar essa técnica de diversas formas diferentes, a criatividade é que manda.  

E pode usar a cobertura colorida pra fazer tudo bem coloridinho. É só tingir com corante lipossolúvel, corante próprio pra chocolate. 

Aliás, no meu curso eu ensino a fazer essa decoração passo a passo, com essa rosa 3D em pasta de chocolate e ainda outros oito tipos diferentes de decorações. 

Além de, claro, te ensinar como manipular o chocolate, fazer a pré cristalização do jeito certo para evitar dor de cabeça com chocolate que não cristaliza direito. 

TERCEIRA SESSÃO 

Bora falar de preço e validade? 

Bom preço eu não gosto de dar porque não sei quanto você gastou pra produzir, então eu te recomendo a assistir um vídeo de precificação de ovo de páscoa que eu tenho aqui no canal que vai te ajudar muito... Mas como é um ovo decorado, ele é um produto de valor agregado então lembra que na hora de precificar, depois de inserir todos os custos com ingredientes, custos fixos, mão de obra, a margem de lucro dele tem que ser mais alta certo? 

Sobre a validade. 

Como aqui é um ovo só de chocolate não tem nada de recheio dá pra fazer com bastante antecedência ele tem validade de até 3 meses. Na verdade, a validade vai ser a mesma do chocolate que você usou pra produzir a casquinha. 

É um ovo durável, que dá pra estocar, guarde já embalado em caixinhas em local fresco, longe de luz solar e umidade. 

Por falar em embalagem, não se esqueça também de, pra um ovo assim, decorado, é preciso usar embalagens que mostre o produto, com pelo menos um visor de acetato por exemplo, algo que valorize a beleza dele. 

FINALIZANDO 

Gostei bastante do vídeo de hoje, e você? Hoje fizemos as flores, aprendemos essa técnica de decoração fácil e prática, fizemos a casquinha, fechamos o ovo, colamos ele em pé, decoramos ele e ainda falamos de preço validade e embalagem. 

Como comentei essa técnica das florzinhas você pode aplicar em muitos outros chocolates, até mesmo em barrinhas recheadas. Por que não? 

Eu espero que você tenha gostado tanto quanto eu, e se gostou não vá embora sem deixar o seu like que me deixa tão feliz, e que me ajuda tanto. 

Vamos encerrando por aqui, se cuida, se proteja, eu desejo muita saúde pra você e sua família. 

Um beijo bem doce pra você e até o próximo vídeo! 

Tags:

Olá, deixe seu comentário para OVO DE PÁSCOA DECORADO COM FLORES

Enviando Comentário Fechar:/

Você está a um passo de Dominar o Chocolate

Dominando o Chocolate é um treinamento que vai te ensinar de forma simples e dinâmica, a dominar o chocolate em 10 dias ou menos.

Quero Saber Mais
  • Para amantes do chocolate

    Pra quem ama o Chocolate e sempre sonhou em produzir chocolates de qualidade em casa, para presentear amigos e parentes, ou apenas por hobby, mas sem interesse de vender.

  • Para empreendedores

    Pra quem quer gerar uma renda extra, abrir o próprio negócio de chocolates ou pra quem já tem um negócio de doces, mas quer enriquecer o seu cardápio com produtos de chocolate com maior qualidade.

  • Para profissionais

    Pra quem deseja se capacitar profissionalmente para trabalhar na área seja em ateliês de doces, chocolaterias, confeitarias, hotéis ou patisseries.

Quero Saber Mais