O chocolate não derreteu direito e ficou com grumos, e agora?

  • Receba dicas gratuitamente em seu e-mail

    Mais de 10 mil pessoas recebem minhas dicas toda semana. Assine também!

No post de hoje você vai entender porque isso acontece e descobrir como evitar esse problema

Lucre com Chocolate o Ano Todo

Conheça a melhor maneira de trabalhar com chocolate e gerar uma renda extra

Quero gerar renda extra com Chocolate!

O seu chocolate fica com gruminhos na hora de derreter?

Você quer aprender a acabar de vez com esse problema? Então fica comigo porque hoje a gente vai descobrir porque isso acontece e vou contar também como evitar que isso aconteça.

Ah, antes eu preciso te contar que transformei esse Post em vídeo, então se você preferir assistir o vídeo, ao invés de ler o post, é só clicar no vídeo abaixo.

Acessar vídeo: http://bit.ly/ChocoArenoso

Lembro bem de uma das primeiras vezes que fui tentar trabalhar com chocolate

Era páscoa e eu queria muito fazer os chocolates para a família porque isso iria me ajudar a economizar uma boa graninha...

Mas eu não sabia derreter o chocolate direito, nunca tinha ouvido falar em banho maria na vida então taquei a água fervendo na panela e encaixei uma panela menor com o chocolate e fiquei ali mexendo pro chocolate derreter.

Como tava demorando muito liguei o fogão pra ir mais rápido. E foi bem rápido mesmo, então fui temperar usando o tal do banho maria invertido, e taquei o chocolate dentro de uma assadeira com água gelada, pra resfriar ele rapidamente...  logo ele tava fresquinho e eu já pude colocar nas forminhas...

Na hora de desenformar ele tava lindo... todo “mesclado”... hehehe... detalhe, era só chocolate ao leite, portanto ele deveria estar com a cor uniforme

Foi então que eu me apavorei!  

Ele estava todo manchado, parecia chocolate mesclado mesmo. Fui provar e ele parecia um “suflair”, só que não eram bolinhas de ar. Era ele todo esfarelado mesmo! Um horror! A economia quase se transformou em prejuízo, mas mais tarde acabei descobrindo o erro e salvei as outras barras de terem o mesmo destino. Ufa!

Então para entender porque acontece isso a gente precisa lembrar que o chocolate é muito sensível a temperaturas, certo?

Então se a gente ultrapassar 50 graus o chocolate queima e vai ficar manchado e até mesmo esfarelado.

Temperaturas mais altas que isso vão cozinhar o chocolate, ele vai se encher de grumos, ficar espesso, e se você tentar moldar o chocolate assim ele vai sair esfarelado e todo manchado.

Mas isso pode não acontecer com ele todo, principalmente se o derretimento for feito no micro-ondas, que aquece de dentro para fora e não faz isso de maneira uniforme.

Cuidado na hora de derreter é essencial

Por isso eu sempre recomendo que o derretimento em micro-ondas seja feito SEMPRE EM POTENCIA MÉDIA e aos pouquinhos, de 30 em 30 segundos...

Eu sei que é demorado, então a bem da verdade dependendo da quantidade que formos derreter a gente pode até “meter a louca” e no início colocar 1 minuto ao invés de 30 segundos, mas a medida que o chocolate for derretendo a gente precisa diminuir o tempo porque a temperatura sobe muito rápido.

Lembrando que a potência PRECISA SER MÉDIA SEMPRE não adianta bater o pé.

O chocolate não resiste ao calor da potência alta e queima mesmo... e é daí que vem aqueles gruminhos, principalmente se for chocolate ao leite ou branco. Esses gruminhos são geralmente gorduras ou a proteína do leite que queimam e separam dos demais ingredientes que compõem o chocolate. 

Isso pode acontecer no banho maria também

Se a água do banho maria estiver muito quente irá queimar o chocolate também, por isso é importante nunca, jamais, em tempo algum, derreter com o banho maria ainda no fogo. Fazer isso é quase como queimar dinheiro!

O fogo deve estar desligado, a água deve ser aquecida apenas até começar a formar aquelas bolinhas no fundo da panela.

E para quem tem dúvida se a água pode ou não entrar em contato com o fundo da panela que encaixa, eu digo que até pode, desde que essa água não ultrapasse os 50 graus.

Eu sempre recomendo que não entre em contato porque na maioria das vezes ela está acima dessa temperatura, mas se você se certificar que ela não ultrapasse os 50 graus, pode sim entrar em contato e isso até acelera um pouco o derretimento...

Mas mede a temperatura da água pra ter certeza, combinado?

E você, já passou por isso também? Conta pra mim nos comentários...

Você tem alguma dúvida a respeito de chocolate? Então eu preciso contar que disponibilizei uma apostila gratuita com os 4 erros mais comuns ao trabalhar com chocolate. Minha meta é desmitificar essa história de que trabalhar com chocolate é difícil!

E se você tiver uma dúvida ou sugestão de tema para post ou vídeo, deixa pra mim nos comentários, quem sabe a sua dúvida vira um post ou vídeo lá no canal e ainda ajuda outras pessoas?

Eu vou ficando por aqui, mas antes preciso agradecer pelo seu carinho de ter lido até aqui, eu espero de coração que você tenha gostado!

Beeijão beem grande pra você e até o próximo vídeo!

Tags: PÁSCOA CHOCOLATE
Lucre com Chocolate o Ano Todo

Descubra como em apenas alguns minutos você será capaz de encontrar preço certo de venda dos seus produtos e dar adeus aos prejuízos

Quero precificar do jeito certo

Olá, deixe seu comentário para CHOCOTONE OU PANETONE CASEIRO RECEITA FACIL E QUE DESFIA

Enviando Comentário Fechar:/