Não é preciso ter dom para trabalhar com chocolate
Não é preciso talento ou dom para trabalhar com chocolate
Oi, eu sou a Joy e a primeira vez que tentei temperar chocolate para fazer casquinhas fazem mais de 20 anos. De lá pra cá muitos erros aconteceram mas nunca tanto quanto nas primeiras tentativas.
Como tudo na vida, as primeiras tentativas são as piores. Sempre.
Se você já trabalha com chocolates ou se já tentou algumas vezes temperar chocolate para fazer casquinhas de bombons ou ovos de páscoa, você sabe o quanto esses erros iniciais nos irritam e nos desmotivam.
Se existe uma coisa que passa na nossa cabeça quando isso acontece é que para lidar com chocolate é preciso ter algum dom, algum talento especial e que trabalhar com chocolate não é algo para qualquer pessoa.
Mas esse tipo de pensamento é uma coisa criada pela nossa imaginação diante da frustração e dos erros.
A verdade é que para trabalhar com chocolate ninguém precisa de dom, só precisa querer e assim como qualquer outra coisa que queremos aprender na vida, é preciso ser resiliente , persistente e não se deixar desanimar pelos erros.
Se você está passando por isso nesse momento, eu espero que esse post te ajude com isso, e te motive a não desistir de trabalhar com chocolate.
Deixa eu te contar uma pequena parte da minha história
Eu já contei em outros posts aqui do blog como foi que eu comecei a trabalhar com chocolate: A ideia era presentear meus familiares na primeira Páscoa do meu filho mais velho, que hoje está com 22 anos de idade.
Mas o que eu nem sempre conto é que eu quase desisti de trabalhar com ele várias vezes quando comecei.
Eu definitivamente não achava que tinha talento para aquilo, meus chocolates derretiam e por muitas vezes cheguei a jogar ingredientes na lata do lixo.
Eu já “queimei” muito dinheiro com testes e mais testes.
Tinha absolutamente tudo pra dizer que não tinha talento, que não era pra mim essa ideia de trabalhar com chocolate e eu não tinha ar condicionado. Não tinha muito material onde eu pudesse aprender sobre chocolates e tirar minhas dúvidas pontuais, como temos hoje com a internet.
Mas eu sou uma taurina teimosa e simplesmente não desisti porque, mesmo com as frustrações, eu focava no resultado que eu queria chegar e não nos erros ou problemas que eu encontrava pelo caminho.
É claro que na época eu não entendia bem isso. Mas hoje, olhando pra trás, eu entendi que o que fez a diferença mesmo foi eu não focar nos erros e sim nas soluções para eles. Por isso eu pesquisava, comprava tudo que fosse revista que falasse sobre chocolates, ia nas livrarias pesquisar, as vezes nem comprava nada só ficava lá lendo os livros e depois ia embora...
O objetivo que eu queria alcançar era o que me dava forças pra continuar e, claro, minha teimosia e minha paixão por chocolate também.
Reflexão: O que é talento?
Qual a influência do talento nisso tudo?
Não quero entrar no clichê do “fazer por amor” ou algo do tipo, mas já entrando, o fato é que se trabalhar com chocolate faz seu coração cantar, você tem tudo que precisa pra aprender a trabalhar com ele, assim como qualquer outra parte da confeitaria.
Na verdade vai muito além, acredito de verdade que se você fizer algo por amor, por mais que tenha dificuldades no processo, você consegue forças pra continuar, resistir e aprender com tudo isso.
O que me leva a crer que não é o talento, ou dom como algumas pessoas dizem, mas sim o "gosto pela coisa" sabe?
Então se nós desistimos nos primeiros problemas que encontramos, bom, talvez não é bem isso que queríamos, e está tudo bem, foi uma experiencia. Cada um sabe o que lhe faz brilhar os olhos não é mesmo?
Encarar os erros como aprendizado
Uma conselho que eu posso dar a você que ama chocolates como eu, e que você pode implementar agora mesmo, é ser curiosa(o).
Isso vai te ajudar muito a conseguir dominar o chocolate.
Por exemplo, imagine que você vai produzir barrinhas maciças de chocolate, então você tempera seu chocolate, coloca na forminha, leva à geladeira, tudo certinho, mas quando desenforma encontra seu chocolate está cheio de furinhos - Essa é a hora de ativar a sua curiosidade e tentar entender o porquê que esses furinhos acontecem
Afinal, o que é que pode causar isso no meu chocolate?
Vou ajudar com essa pergunta: Nesse caso o problema é que você não bateu a forminha o suficiente na hora que aplicou o chocolate, o que fez com que se formassem bolhas de ar nele.
A curiosidade só ajuda
Porque é com ela que desenvolvemos a habilidade de identificar e resolver os erros que aconteceram para evitá-los futuramente e não precisar mais passar por eles.
E claro, aprender com os erros dos outros também é válido!
Por isso que aqui no Blog e lá no meu canal do YouTube eu compartilho vídeos que resolvem muitos problemas com chocolate. Problemas que eu conheço porque passei na pele e já recebi muitas mensagens e comentários de quem conseguiu aprender a trabalhar melhor com chocolate só de acompanhar meus vídeos.
E para quem quer se aprofundar ainda mais e quer ter o meu acompanhamento mais de perto com aulas e passo a passo e uma mentoria comigo eu criei o meu treinamento Dominando o Chocolate, onde assim como aqui no canal, eu ensino o que deu certo pra mim baseado nas minhas experiencias, meus erros e acertos.
A forma como você vai aprender depende apenas da velocidade que você quer fazer isso, mas no fim o que vai realmente fazer você chegar no seu objetivo é a sua vontade e dedicação em aprender e aplicar os conhecimentos na sua produção.
Tratando os erros, seus ou de terceiros, como aprendizados e não como causador de medo e insegurança.
Tudo se resume ao objetivo que deseja alcançar
Sendo assim, pergunte a si mesmo:
Qual o seu objetivo com chocolate?
É um objetivo forte suficiente pra seguir em frente?
É um objetivo que faz o seu percurso de aprendizado valer a pena?
Se sim, então esquece isso de não ter "dom", ou "talento" para ochocolate, e bora seguir em frente que o chocolate é uma delícia super lucrativa e no final dessa jornada você vai agradecer a você mesmo por não ter desistido.
Não é dom ou talento que a gente precisa ter, é apenas vontade de aprender e dominar as técnicas certas. E ninguém nasce com isso, isso a gente aprende e aperfeiçoa com o tempo
Bom é então isso, eu espero que você tenha gostado do post de hoje, e que ele te ajude a se inspirar e não desistir de trabalhar com chocolate que é delicioso, é uma fonte de renda excelente, é vendável o ano todo sem contar o prazer que é trabalhar com ele.
Muito obrigada pelo seu carinho de acompanhar esse post até o final, um beijo bem doce pra você e até a próxima!