No post de hoje nós vamos falar sobre perda de ingredientes, se isso acontece sempre, se existe como evitar os desperdícios e como é possível fazer isso. Vem comigo!
Nunca mais tenha seu chocolate derretendo e sem brilho
Quero te entregar todos os segredos do chocolate para que você possa produzir sem erros e desperdícios na sua cozinha de casa.
Quero ter chocolates firmes e com brilhoO medo de perder um ingrediente que é tão caro: o chocolate!
Oi, eu sou a Joy e no post de hoje vamos falar sobre medo de ter prejuízo por não saber trabalhar com o chocolate e acabar desperdiçando esse ingrediente.
Sejamos bem sinceros, uma coisa que nos trava demais de trabalhar com chocolate é o medo de errar a ponto de acabar colocando ingrediente fora. Você concorda comigo?
Pelo menos eu tinha muito esse medo:
Chocolate não é um produto barato e errar com ele pode significar colocar dinheiro no lixo.
Mas não precisa ser assim, é possível trabalhar com chocolate sem desperdícios!
Eu acho que falar sobre evitar esses erros com chocolate é super importante, eu sei que a gente gosta de aprender receitas novas - eu também gosto disso - mas se a gente foca só nisso, acaba perdendo dinheiro em testes e mais testes que no final resultam em chocolate derretendo ou com manchas.
E o pior é que só percebermos depois de pronta toda a produção. (Que raiva que dá!)
Além de dinheiro jogado fora, muito do nosso tempo e trabalho vai pro ralo também.
Então o objetivo desse vídeo é tentar mostrar pra você a importância de se ter domínio das técnicas, pra trabalhar com chocolate sem erros e minimizar a chance de perder ingredientes na produção, como podemos contornar esses problemas e como usar esses erros como aprendizado pra nossa vida.
Mas pra que tudo isso faça sentido, primeiro eu preciso te contar sobre os meus chocolates que foram parar na lata do lixo...
Sim, eu também já precisei jogar (muito) chocolate fora quando comecei a fazer os meus Ovos de Páscoa em casa e até quando comecei a vender minhas trufas e bombons, não escondo isso de ninguém.
E é assim mesmo, ninguém nasce sabendo.
Hoje sei que algumas vezes nem precisava ter posto no lixo, mas mesmo assim o fazia, por falta de conhecimento mesmo, e você já vai entender o porquê.
Bom, eu comecei a trabalhar com chocolate la páscoa de 1999. Eu tenho até medo de ser repetitiva quando conto isso porque já dividi isso em muitos outros posts aqui no Blog e vídeos lá no YouTube, mas acho que ainda não falei dos inúmeros erros que cometi durante essa jornada de dominar o chocolate.
Acontece que hoje é mais fácil resolver algumas coisas...
Se por exemplo a pessoa vai lá fazer chocolate, tudo certinho, seguindo as orientações da embalagem, e quando vai desenformar já começa a suar. Essa pessoa pode ir ao Youtube ou no Google, pesquisar aqui e ali e pronto, já vai descobrir o que aconteceu, como resolver ou como evitar que isso se repita. Certo?
Claro, as vezes é necessário "garimpar" um pouco mais na internet porque nela também existe muita informação errada, mas ainda é uma enorme vantagem dessa geração porque imagina, a 15 ou 20 anos atrás, isso simplesmente não existia!
E aqui eu estou falando de um problema simples, mas existem outros bem mais complexos que só entendendo bem o chocolate é possível resolver, como alguns problemas com temperagem, por exemplo.
E como eu não entendia muito do assunto (quase nada, na verdade) muitas vezes eu acabava jogando fora ingredientes sem nem mesmo precisar, só por achar que estavam estragados ou que não tinham correção.
Manchas eram o principal motivo do chocolate ir parar na lata do lixo. Não sei por que, mas a gente tem um "tique nervoso" com manchas né?
Saiu manchado => parece que tá estragado => Lixo!
Esse negócio de neura com manchas é pra tudo que for de comer... O meu marido, por exemplo, eu nunca vi pessoa mais chata pra isso. Ele ama abacate, mas se o abacate tiver uma manchinha de nada o maluco já acha que o abacate está podre e quer colocar no lixo. E o pior é que coloca mesmo!
Dá uma raiva. Caramba, o abacate está bom! Não quer ver a mancha é só bater com leite e fazer uma vitamina!
Você também é assim? Me conta nos comentários.
O pior de tudo é que quando ele faz esse tipo de coisa eu nem posso falar nada porque se o meu chocolate tinha mancha e eu já queria pôr no lixo direto.
Nem sempre eu punha porque sempre tinha algum doido pra dizer “deixa comigo que eu como assim mesmo”.
No fim das contas, depois de tantos erros e dinheiro jogado fora seja no lixo ou com cobaias o que mais me causou vontade de largar tudo e desistir do chocolate eram as frustrações.
Um sentimento de impotência que me fazia pensar se trabalhar com chocolate realmente era pra mim sabe? Se valia a pena eu insistir em trabalhar com ele.
Claro que cada caso é um caso, e isso que estou te contando é uma situação que eu vivi, mas compartilha comigo nos comentários se você também já passou por algo parecido alguma vez.
Bom, como boa taurina, se tem uma coisa que eu sou além de gulosa e ciumenta é teimosa também. Então apesar de toda essa frustração, hoje eu tô aqui falando sobre chocolate com você, o que significa a minha teimosia valeu pra alguma coisa...
Uma das coisas que não me deixaram desistir, além dessa teimosia foi o meu amor pelo chocolate, eu gostava de produzir meus doces, e por mais que um ou outro não ficavam perfeitos, eu me recusava a usar cobertura fracionada em minhas produções. Nunca curti o sabor dela.
Mas o que realmente me fez passar por cima desses problemas e continuar na minha jornada para dominar o chocolate foi entender que trabalhar com chocolate a gente não precisa de dom. Precisa de técnica e método.
Não é receita, não é achismo e definitivamente não era questão de talento.
O negócio não é talento, é simplesmente entender o chocolate e as necessidades dele, isso consequentemente vai impactar em uma melhor manipulação, ajudar a entender os eventuais problemas e como contornar situações que antes pareciam ser incontornáveis.
Como trabalhar em tempos de muito calor ou de muito frio por exemplo.
Pra gente aprender a dançar, precisa ouvir a música e entender o ritmo dela.
Com o chocolate é a mesma coisa!
Então, caso você também já tenha passado por isso e perdido ingredientes, ou até que por medo de perder ainda nem tenha tentado trabalhar com chocolate, eu vou listar aqui onde você deve estar mais atenta para não ter esses desperdícios.
A primeira coisa que precisamos saber é em qual etapa de produção esses problemas podem acontecer.
A primeira é a pré cristalização, que é a temperagem.
É quando a gente prepara o chocolate para que possamos fazer a nossa produção de bombons, trufas, ovos de páscoa ou qualquer outro produto que tenha uma casquinha de chocolate.
Essa é a parte que a maioria das pessoas sofrem, principalmente quem tá começando, e é onde se concentra boa parte dos erros e desperdícios na nossa produção.
Pra evitar erros nessa fase você precisa primeiro trabalhar com um termômetro, sempre. E precisa saber fazer a temperagem de forma correta. Entender a química por traz do chocolate faz uma diferença enorme aqui. Esse é um ponto crucial pra evitar prejuízo.
Se você produz bastante tem a etapa de gerenciamento do chocolate também
Que é quando a gente consegue reutilizar a mesma temperagem o dia todo. Faz uma temperagem apenas e vai gerenciando-a durante o dia, usando o chocolate sem precisar temperar novamente. Isso é bom porque permite aumentar a produtividade, produzindo muito mais com bem menos esforço.
Mas fazer isso de forma errada pode ferrar com a temperagem e aí o resultado final vai ser o mesmo de um chocolate que nem chegou a ser pré cristalizado, com manchas e derretendo fácil.
Pra evitar erros nessa fase e não acabar colocando nada no lixo, é preciso saber a forma correta de fazer esse gerenciamento. Isso não apenas vai tornar seu trabalho mais rápido, mas vai reduzir os processos de produção, reduzindo também a margem de erro.
Aí depois tem a fase de finalização e acabamento
Dominando as técnicas de produção você consegue produzir casquinhas mais finas, com melhor acabamento, gastando menos chocolate e também diminuindo muito a sua margem de erro.
Isso porque pra produzir cada tipo de produto, o chocolate precisa ser usado de uma forma diferente. Algumas vezes precisamos de um chocolate mais fluido, em outras precisamos de um chocolate mais denso, as vezes queremos aplicar texturas, pinturas, em alguns casos precisamos de casquinhas mais finas, outras mais grossas...
Se a gente erra nessa fase de acabamento muitas vezes o produto fica feio, impróprio pra venda, gastando mais chocolate do que o necessário e em qualquer desses casos pode acabar trazendo prejuízo.
E quando conhecemos cada técnica de acabamento, um leque de possibilidades se abre para criarmos nossas produções, diminuindo as chances de ter um produto rachado, manchado ou com recheio vazando por exemplo. Ou seja, diminui as chances de prejuízo.
E o armazenamento
Que eu deixei no fim da lista, mas na verdade depois da temperagem é o segundo maior motivo pro chocolate ir parar no lixo.
Aliás, na minha opinião, aqui o perigo é ainda maior do que na temperagem.
Porque mesmo que todos os passos anteriores tenham sido seguidos de forma impecável, com praticamente zero desperdícios e com bom acabamento, se o armazenamento for feito de forma inadequada, podemos perder toda a nossa produçãol, e o pior, sem saber onde foi que a gente errou.
E isso é pior que na temperagem quando o erro é na temperagem, a gente só precisa refazer ela e pronto. Reaproveita o chocolate ele volta a ter todas as qualidades dele,
Agora, quando o erro é no armazenamento, aí em grande parte das vezes o destino acaba sendo o lixo mesmo.
Mas não precisa ser assim, basta armazenar corretamente. E o calor não é empecilho pra isso.
É possivel armazenar corretamente tanto em cidades mais quentes quanto em climas mais frios. E isso mesmo sem ter um ar condicionado, aliás, foi assim que trabalhei por muitos anos. Essa música eu sem dançar.
E porque que quando o erro é no armazenamento, o destino acaba sendo o lixo?
Porque se mal armazenado pode pegar sabor de outras coisas, pode derreter e deformar, pode pegar umidade.
Armazenamento inadequado pode ocasionar fat bloom, que são manchas esbranquiçadas que parecem mofo e que espantam clientes. Ou sejam muitos motivos para prejuízos.
O fato é que quando dominamos cada uma dessas etapas, as dores de cabeça com o chocolate se acabam por completo, e eu sei que posso ajudar com isso, com os conteúdos que eu crio e posto aqui no blog, lá no canal do Youtube e nas minhas redes sociais.
Eliminando os problemas nessas fases, você pode dar adeus aos desperdícios, e ter realmente domínio do chocolate.
E se dominar o chocolate é a sua intenção, você só precisa aprender com os erros.
Você pode escolher o mesmo caminho que eu segui, aprendendo com os próprios erros, testando muito, perdendo ingredientes sem medo, ou seja, consciente de que isso vai acontecer e usar isso a seu favor, e a cada novo aprendizado é um passo a mais que você está dando pra chegar ao seu objetivo.
Como contei antes, na minha época não tinha acesso a conteúdos relacionados a chocolate, mas você ainda tem a vantagem de poder aprender com conteúdo aqui na internet. Eu criei esse canal justamente pra te ajudar com isso.
Outro caminho é seguir é aprender com os erros de outra pessoa. Usando as descobertas e o conhecimento que essa pessoa adquiriu. Com um método que te dê conhecimento técnico e um passo-a-passo a seguir. Mas que te acompanhe durante esses passos, te apoiando e auxiliando quando estiver errando ou com dúvidas.
Esse segundo caminho reduzir muito a curva de aprendizagem, e dá muito menos desperdício ou até nenhum.
Isso porque ao invés de aprender com os seus erros, você vai estar aprendendo com erros de outra pessoa.
E caso escolha esse caminho, vou adorar ter você comigo na nova turma do meu treinamento completo Dominando o Chocolate.
É um treinamento que vai te ensinar tudo que precisa aprender para dominar o chocolate, te dando a liberdade de produzir qualquer produto com chocolate sem dores de cabeça, e com minha mentoria individual pra te auxiliar em todo processo.
Para saber mais sobre o treinamento basta clicar aqui
O meu propósito aqui não é te ensinar um monte de receitas, é te ajudar a dominar o chocolate de vez para que você mesmo possa criar as suas próprias receitas com ele. A arte do chocolate a gente não domina através de receitas, mas de técnica.
Por hoje é isso eu espero que você tenha gostado do vídeo de hoje, muito obrigada pelo seu carinho de me acompanhar até aqui.
Um beijo bem doce pra você e até a próxima!
Joy
Veja Também:
Artigos Relacionados
Olá, deixe seu comentário para Armazenar o Mycryo, Chocolate pra Ganache e Recipiente para Derreter | Joy Responde #34