CHOCOTONE OU PANETONE CASEIRO RECEITA FACIL E QUE DESFIA

  • Receba dicas gratuitamente em seu e-mail

    Mais de 10 mil pessoas recebem minhas dicas toda semana. Assine também!

Como prometido, hoje vou ensinar pra você o passo a passo para fazer a massa do panetone em casa.

Lucre com Chocolate o Ano Todo

Conheça a melhor maneira de trabalhar com chocolate e gerar uma renda extra

Quero gerar renda extra com Chocolate!

Depois desse post você vai saber fazer o seu próprio panetone ou chocotone na sua cozinha de casa, podendo criar não apenas panetones com uvas passas e gotinhas de chocolate, você pode fazer do seu jeito!

E mais, esse é o primeiro de uma série de três posts que vou trazer aqui no canal abordando esse tema, de panetone e Chocotone. Como comentei, o post de hoje é te ensinando a fazer a massa, no próximo vou te ensinar a fazer um recheio trufado de alpino que é de comer rezando, como minha vó já dizia.

E no terceiro e último post você vai aprender a rechear seu panetone ou chocotone Trufado do jeito certo e também a decorar ele.

Mas se você quiser ir além, dando um passo a mais no seu conhecimento, eu quero te contar que criei um curso completo de panetones trufados gourmet, onde eu consigo explorar de forma muito mais detalhada tudo que você precisa saber para fazer um panetone trufado perfeito. São mais de 20 aulas, contando com dois tipos de massa diferentes, além de recheios e coberturas e ensinando o passo a passo para garantir que você atinja o ponto certo da massa para que fique aquele panetone perfeitinho, úmido, cheio de sabor e se desfiando.

E claro, contando com todo o meu suporte para te ajudar nesse processo.

Se quiser saber mais, é só clicar no primeiro link da descrição desse post pra garantir a sua vaga.

INGREDIENTES PARA A RECEITA

Bom, vamos pôr a mão na massa?

Pra fazer a massa de panetone, eu vou precisar de primeiro de tudo fazer uma esponja que é pra já ir ativando o nosso fermento.

Pra fazer a esponja vamos precisar de:

  • 100 g de farinha de trigo
  • 100 ml de água temperatura ambiente
  • 10 g de fermento biológico seco, aquele granulado de pacotinho.

Pra fazer é supersimples, è só misturar bem os três e deixar descansando por uns 20 minutinhos em temperatura ambiente pra ele dobrar de volume 
Enquanto a esponja descansa vamos separando os ingredientes do próximo passo. 
 
Nós vamos precisar de:

  • 400 g de farinha de trigo
  • 40 g de leite em pó
  • 130 g de mistura para panetone Arcolor ou Mix 
  • 4 gemas 
  • 1 colher de sopa de essência para panetone  
  • 1 colher de chá de sal  
  • 50g de açúcar 
  • 170 ml de leite 

MODO DE PREPARO 

E agora que eu estou com todos os ingredientes, eu começo misturando todos os ingredientes secos em um bowl, reservo eles de ladinho.

Em outro bowl misturo todos os ingredientes líquidos.

Agora n´s misturamos os líquidos nos secos e em seguida acrescentamos a pré mistura e a esponja que já descansou os 20 minutinhos e já está bem crescidinha.

Vamos misturar tudo bem misturadinho e vamos sovar muito bem, uns 15 20 minutinhos até a massa ficar bem lisinha e elástica, ou se você tiver uma batedeira planetária com batedor de gancho, você pode levar pra bater nela pra não precisar sovar na mão, e é isso que eu vou fazer aqui.

Não precisa ser nenhuma super batedeira, mas ser uma batedeira que aguente. Por muitos anos eu fiz na minha planetária Arno, inclusive ainda faço só que ela não fica tão bonitinha no post, é só por isso que usando essa outra hoje.

Vamos deixar batendo por uns 10 minutos, até dar ponto de véu que é esse ponto que ela tá bem elástica.

Agora a gente vai carregar essa massa com gotinhas de chocolate 

Aqui eu tenho 250g de gotinhas de chocolate, vou abrir a massa assim pra espalhar chocolate por toda ela, depois vamos fechar enrolando assim e agora é só pesar as porçõezinhas pra por nas forminhas.

Essa massa rende 2 panetones de 500 gramas e mais dois de 100 gramas.

Vou pesar 550 g para o panetone de 500 gramas e 100 gramas para os de 100 gramas .

Vamos bolear o panetone pra deixar bem redondinho.

Vamos por nas forminhas e pronto, só deixar crescer até chegar na borda da forminha.

Aqui a minha massa já cresceu, vou levar pro forno pré aquecido a 180 graus até que ele fique bem douradinho e que a gente espete um palitinho e ele saia bem limpo igual a gente faz com bolo.

Olha que lindo!

Suuuuper fofinhoo, olha que coisas mais lindas! Esse eu vou guardar pra gente rechear com o recheio que vamos fazer no próximo post, E esse eu vou abrir agora porque a gente precisa ver se tá bom né.

Vou tirar o papel dele, olha a fofureza disso gente do céu.

Vou partir... tantannn.

Pai amado que coisa mais linda. Bem desfiento, bem recheadinho de gotas. E o aroma? Tu tens que fazer isso em casa pra entender do que tô falando.

Olha como desfia? Nossa, tô sem palavras.

QUANTIDADE E USOS

Maravilhoso né? E não é nada complicado, bem facinho... Você gostou? Me conta nos comentários, quero muito saber. Porque eu gostei demaiiis! 

Como comentei essa receita rende o suficiente pra 2 chocotones ou panetones trufados, e você ainda pode usar o que sobrar da massa pra fazer um panetone trufado no pote, que também faz muito sucesso nessa época.

RECHEIO

Essa massa é maravilhosa demais, super fofinha, bem recheadinha de gotinhas, muito aromática e saborosa, mas se o que você quer é um panetone trufado, então ainda falta o recheio né?

No próximo post eu vou trazer a minha receita de Trufa Cremosa de Alpino pra gente rechear esse chocotone e deixar ele ainda mais maravilhoso, então fica ligadinho, se ainda não é inscrito no canal se inscreve e ativa o sininho da notificação pra não perder, porque vai valer a pena!

FINALIZANDO

Então é isso.

Esse post foi um dos mais pedidos de todos que tive aqui no canal, e eu realmente espero que de alguma forma ele tenha acrescentado no seu aprendizado e te ajude a produzir seus próprios panetones.

E se, de alguma forma, esse post te ajudou, quero te pedir duas coisas.

A primeira é que, assim que pôr a mão na massa, me mande sua foto por direct lá no Insta, vou adorar ver o seu resultado.

Meu segundo pedido é que compartilhe esse post. Só assim ele consegue chegar a mais pessoas, e se esse conteúdo foi util e importante pra você, ele pode estar ajudando outras pessoas também, e eu conto com você pra me ajudar com isso.

Muito obrigada pelo seu carinho de me acompanhar até aqui, foi um prazer enorme fazer esse post pra você!

Um beijo bem doce pra você e até o próximo post. 

Tags:
Lucre com Chocolate o Ano Todo

Descubra como em apenas alguns minutos você será capaz de encontrar preço certo de venda dos seus produtos e dar adeus aos prejuízos

Quero precificar do jeito certo

Olá, deixe seu comentário para CHOCOTONE OU PANETONE CASEIRO RECEITA FACIL E QUE DESFIA

Enviando Comentário Fechar:/